[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

31 outubro 2011

Um Outubro inesquecível

Chegou ao fim o melhor mês de minha vida:

- 5/10: passei no mestrado.
- 7/10: fui ao show da Morning Glory para comemorar.
- 11/10: "aula etílica" com o prof. Estevão e o pessoal da História.
- 14/10: Festival Mundano, cujos destaques foram o show do Bad Religion e a tenda da Play em meio à chuva.
- 18/10: terminei minha monografia.
- 19/10: após ótima palestra sobre Jango, fui a um birthday e reencontrei uma amiga após meses; conversei por horas com ela.
- 20/10: fui ao seminário do grupo de Bakhtin e depois saí com o pessoal para comer hot-dog e depois ir ao Zigfrida.

(Já falei sobre estes eventos nos posts anteriores, então vamos nos aprofundar nos que virão abaixo:)

- 22/10: finalmente vi filmes do Buñuel e depois fui a uma ótima Festa da Arquitetura.
Assisti a "O Cão Andaluz" (bizarro, no bom sentido!) e "O Fantasma da Liberdade" (outro filme bem maluco, só que com um surrealismo mais "realista"). O debate depois da exibição das películas também foi proveitoso.
Encontrei muitos amigos/as e colegas na festa da FAU; dancei até cansar, a trilha sonora estava impecável...
Ah, e a notícia que todos esperavam: fiquei bêbado! (ou, pelo menos, cheguei a um estágio etílico inédito na minha vida, rs) Tomei 2 vodkas (uma com energético, outra com Coca) sem ter jantado.
Descobri uma coisa legal: o Kaio "etilicamente desenvolvido" é parecido com o Kaio sóbrio. A diferença é a intensidade - p.ex., aloprei ainda mais na hora de dançar; mantive conversas numa boa, mas também era mais intenso nas minhas falas.
Também percebi que realmente a "visão turva" e o ritmo acelerado são os sintomas da ebriedade. Tinha visto isso no clipe de "Smack my bitch up" do Prodigy, mas agora sei que é verdade!
(P.S.: Desde terça-feira, 25/10, estou abstêmio. Agora que descobri que meu eu etílico é parecido com meu eu sóbrio, o álcool perdeu a graça para mim.)

- 24 a 28/10: ANPOCS, a melhor em palestras das 4 em que fui.
O congresso desse ano foi ótimo em palestras; era tanta coisa boa que quase enchi meu bloco de anotações, num total de 27 páginas!
Só teve festa no última dia; em compensação, foi a melhor discotecagem em que já fui em uma ANPOCS. Tocou de tudo: Bee Gees, Titãs, New Order, Tim Maia, RPM, Beatles... Saí mais cedo (2h) porque começaram a tocar samba (argh!) e, além disso, eu estava cansado (dancei bastante, e minha roupa ficou ensopada, haha).

- 27/10: Aliança pela Liberdade ganhou heroicamente a eleição para DCE.
Quando eu entrei na UnB, minhas esperanças quanto ao movimento estudantil foram subitamente frustradas com a invasão da reitoria e a eleição do José Geraldo para reitor.
Em 2009, entrei na Aliança, afinal era um grupo liberal e de pessoas confiáveis; virei vice-presidente da AL meses depois.
No ano seguinte, defendi que disputássemos as eleições para DCE, mas em votação equilibrada o grupo decidiu que não. Fomos bem novamente nas eleições para RD, e virei conselheiro do CEPE (Ensino, Pesquisa e Extensão).
No início de 2011, eu era um dos poucos que manteve o grupo vivo, e aos poucos a Aliança se renovou (o Politéia trouxe vários membros novos, p.ex.). Porém, estava meio desanimado (em parte, pela ansiedade quanto ao resultado do Mestrado; por outro lado, temia que a AL se aliasse à TAU), e até anunciei minha saída do grupo no fim de Setembro. No dia seguinte, contudo, o Alexandre conversou comigo no Houston e me convenceu a voltar. Felizmente, meu ânimo voltou também, e nesse 1 mês de campanha eu me dediquei bastante; aliás, não só eu, o grupo inteiro deu muito sangue nesse período eleitoral!
Nossa vitória foi fruto de muito esforço, coesão, respeito ao eleitor e companheirismo. Eu estava em Caxambu quando saiu o resultado, mas nem por isso deixei de comemorar efusivamente! No próximo post falarei mais sobre isso...

- 29/10: fritei na festa da Voodoohop.
Gastei uma grana de táxi pra ir e voltar, mas valeu cada centavo. Repertório bem eclético, indo da eletrônica mais lisérgica ("Idioteque", Radiohead) até o pop cômico ("El Justiceiro", Os Mutantes). Essa Voodoohop foi bem melhor do que aquela em que fui em Junho! E ainda ganhei cortesia para a próxima, que será em 19/11, rs.

- 30/10: reencontrei minha mãe e meu irmão semi-caçula após 2 meses.
Foi divertido passar dois dias com eles. Nossa despedida não poderia ter tido um clima mais "família": tomamos café da manhã no McDonald's!

- 31/10: defendi minha monografia, e fui aprovado com louvor.
Deu tudo certo! Passou um cometa Halley, então pela 1ª vez ever falei de um jeito não-rápido e ponderado, hehe. Acho que argumentei bem diante da banca, sem titubear; ah, e as críticas e comentários dos professores foram proveitosos, anotei tudo e tentei respondê-las na medida do possível.
Fiquei tão aliviado que minha pressão deve ter caído de uma só vez. Estou meio resfriado, e ando mais cansado que de costume. De qualquer maneira, naquela mesma noite fui comer pizza com minha mãe, meu irmão e dois amigos meus.

21 outubro 2011

Um apanhado dos últimos 12 dias

9: Acordei de madrugada para ver a F1. Jenson Button venceu o GP do Japão e Sebastian Vettel sagrou-se bicampeão mundial. Nada mais justo! São dois pilotos talentosos e carismáticos.

10: À noite o Mateus apresentou um colóquio sobre "A Morte em Veneza" (Thomas Mann). Aliás, gostei de reler esta bela novela, que é um verdadeiro tratado sobre estética.

11: Depois da aula vespertina de História dos Conceitos fui ao bar/restaurante Ki-Filé com o pessoal de Teoria da História 2, em uma "aula etílica" de nosso professor Estevão. Foi bacana.

12: Prezo pela coerência: passei o Dia das Crianças jogando Pokémon, é claro!

13: Minha quinta-feira constitiu em: aula de Teoria da História 2, debate das chapas para DCE (acho que nós da Aliança pela Liberdade fomos bem! Bem, pelo menos fomos a única chapa que não fez um discurso padronizado - vide texto hilário do Vanguarda Popular), conversas gaiatas no CAPOL, ler um pouco e, por fim, uma reunião da Aliança.

14: A estrutura da UnB deu mais uma prova de que não aguenta chuvas. Eu estava tendo aula de Estética no BAES, e as salas ficaram inundadas de água barrenta! Detalhe: este prédio foi inaugurado recentemente.

Também parei para refletir sobre algo bacana - este semestre está sendo realmente fantástico no que diz respeito às matérias que peguei:
I - Li muito Platão e Aristóteles e agora estou estudando história do cinema em Estética;
II - Estou aprendendo bastante sobre a pintura no Renascimento - e, nas próximas semanas, estudaremos a crítica do juízo estético em Kant - em Filosofia da Arte;
III - Dei sorte de pegar matérias com o Terrie (Política e Sociologia) e Paulo Afonso (Mudança Política no Leste Europeu) em um semestre atípico, pois eles não estão sendo picaretas;
IV - Ter aulas sobre as escolas historiográficas com o eruditíssimo prof. Estevão em "Teoria da História 2" é um verdadeiro Momento Mastercard;
V - Estou fazendo de ouvinte uma boa matéria da pós-graduação em que estudamos desde Koselleck até Nietzsche e Kant (História dos Conceitos);
VI - E, para fechar, terminei "Monografia 2" quatro dias depois (18/10).

O Festival Mundano daquela sexta à noite foi insano! Uma das melhores festas do ano, tanto pelo Bad Religion quanto pela discotecagem! Aliás, a chuva só deixou a tenda Play mais "fritante"! Parecia uma Skins Party, de tão animada que estava.

15: Zerar Pokémon SoulSilver no mês passado me fez retomar um vício que me acompanha desde o fim da década de 90. Comecei minha versão de Pokémon Black dia desses, e já estou com 6 insígnias e um time com pokémons lv. 41-42. Já zerei o White no início de 2011 (antes mesmo de lançarem o jogo na América e Europa!), mas o Black tem a tradução "oficial", então foi um estímulo a mais para jogar.

Festival Mundano, parte II. Infelizmente, no sábado não foi tão bom quanto na sexta. Não sei se foi o público (um pessoal meio "punk farofeiro", sabe?), se foram os problemas nas caixas de som ou se fui eu mesmo (afinal, fiquei moído de tanto dançar na sexta). Porém, a discotecagem do meu amigo Luti já valeu a noite!

Quando cheguei em casa, levei um susto: "Começou o horário de verão? Nem sabia!" Bem, de qualquer maneira a corrida de F1 começou 45 minutos depois que cheguei na kitnet, então não me atrasei. Porém, a corrida foi meio sonolenta...

16: Foster The People é mais uma boa banda que confirma a minha tese (lembram daquela resenha que fiz do "Tonight", do Franz?) de que o rock desta década será predominantemente eletrônico, dançante e "com teclados". MGMT, Friendly Fires e Two Door Cinema Club que o digam. Destaque para "Helena Beat", "Pumped Up Kicks", "Houdini" e, principalmente, "Call It What You Want"; foi a 1ª que ouvi, indicada por um amigo meu.

Passei o domingo inteiro escrevendo a monografia. Na verdade, o que mais fiz foi juntar os 4 artigos de tal forma que gerassem um texto coeso.

17: De manhã fiquei sabendo do terrível acidente na Fórmula Indy que matou Dan Wheldon. O vídeo da batida dos 15 carros me deixou perplexo. Para falar a verdade, acho que a tragédia poderia ter sido ainda pior; foram batidas muito violentas! É uma pena que Wheldon tenha falecido, pois era um dos melhores pilotos da geração atual. Ganhou as 500 Milhas, desenvolveu o carro que será usado em 2012 e estava perto de voltar para alguma das equipes grandes.

Comprei dois discos por preços inacreditáveis: o álbum de estréia da Legião Urbana por 10 reais (a Abril está lançando nas bancas de revista toda a coleção de discos da Legião, um por semana!) e o "Tudo ao mesmo tempo agora" dos Titãs por apenas R$ 5,00 (comprei em promoção no Sebinho)! Aproveitei para deixar reservado um livro em espanhol com vários artigos sobre Thomas Mann, que foi lançado em 1975 em comemoração ao centenário do nascimento dele.

Ainda naquela segunda houve o colóquio sobre "Wilhelm Meister"; como sempre, a discussão foi frutífera. Porém, como é uma obra longa, só falei de metade dela. Deixarei para concluir a exposição em outra data.

18: Depois que uma amiga me contou que a aula de Estética e Literatura seria sobre "Um Retrato do Artista quando Jovem", resolvi ir como ouvinte. E não me arrependi! Foram 3 páginas e meias de anotações no caderno. Achei o professor muito bom. Depois da aula fiquei conversando com outra amiga minha que faz esta matéria.

À noite, um ciclo chegou ao fim: terminei a monografia! Só faltava escrever a conclusão, mas à tarde pensei em algo interessante para ela e, ta-dah!, concluí minha tese. Lembrando que minha defesa será no dia 31/10, às 17h, na sala de reuniões do IPOL.

19: Tive três boas aulas, almocei com uma colega em um restaurante na 409 norte, à noite fui à palestra do Jorge Ferreira sobre João Goulart (muito boa, diga-se de passagem) e, por fim, no aniversário do Kim, onde conversei por horas com uma colega que não via há meses. Quando cheguei em casa, ainda fiquei um tempão no MSN.

20: Em clima de férias (afinal, terminei a mono, hehe), fui ao XIV Congresso Internacional de Humanidades. O primeiro GT, sobre Osman Lins, foi razoável, mas o segundo, com os alunos do grupo de estudos sobre Bakhtin, foi ótimo! Utilizaram o marco teórico deste crítico russo para analisar autores como Machado de Assis, Shakespeare, Cervantes e João do Rio. Depois das palestras, fiquei conversando com o pessoal, nos demos bem e fomos comer hot dog no Setor das Farmácias (aliás, melhor cachorro quente que comi nos últimos tempos!) e, depois, ao bar Zigfrida. Foi uma noite bem divertida, em que foram contadas histórias das mais malucas!

21: Dediquei a manhã para fazer campanha pela Aliança. Passei com o pessoal na FS pregando cartazes. Curiosamente, nós quatro usamos óculos de grau; parecia uma chapa nerd!

Resolvi passar esta sexta à noite em casa, afinal preciso descansar; ando dormindo mal. Ah, mas amanhã volto à ativa: tem Festa da Arquitetura. E, para melhorar, no domingo viajo para a minha quarta ANPOCS!

(P.S.: Na minha kit não há absolutamente nenhuma comida ou bebida (exceto água); tanto é nem jantei, rs. Amanhã passarei no supermercado...)

09 outubro 2011

Ansiedade, Euforia, Reflexão

Ansiedade

Nunca tinha ficado tão ansioso por algo como fiquei pelo resultado dessa seleção de mestrado. Só houve três eventos na minha vida que geraram em mim uma aflição tão grande:

- Os dias que antecederam minha aprovação no vestibular da UnB, cujo resultado saiu em 20/2/2008.

- As horas anteriores a meu primeiro beijo. Foi uma espera interminável até que eu tivesse coragem de beijá-la. Isso ocorreu na madrugada entre 17 e 18/5/2009.

- Apenas uma semana depois, só que dessa vez uma ansiedade alegre: criei grande expectativa ao longo de todo o dia, pois naquela noite teria - e tive - minha "1ª vez" (22/05/09).

(Como menção honrosa, na sexta-feira em que fui pela primeira vez a uma boate, em 28/10/2005, fiquei à beira de um "nervous breakdown", chegando até a chorar quando minha mãe não queria me deixar ir. O motivo não poderia ser outro: uma garota por quem eu estava apaixonado iria na boate naquela noite.)

Acredito que fiquei assim porque muita coisa estava em jogo. Se eu passasse, iria mudar para o Rio, localizado em uma outra região do país (afinal, venhamos e convenhamos, Brasília é do lado de Goiânia!), sendo uma das maiores metrópoles da América; além disso, teria aula com alguns dos melhores e mais prestigiados professores de Ciência Política do Brasil; e mais, entraria em contato com uma vida cultural muito mais efervescente do que a que encontro em minha cidade natal e em minha "cidade universitária".

Porém, se eu não passasse teria que tentar a seleção de mestrado em História (na UnB mesmo), mas com a auto-estima meio abalada por não ter passado no meu "plano A". Não parece tão horrível, e de fato não é. O problema é outro: ao invés de avançar para um desafio mais instigante, eu permaneceria em Brasília por mais 2 anos, lidando com um meio que já conheço bem (amigos, professores, grupos...). Tudo bem que mudar de POL para HIS já seria uma mudança, mas vocês sabem que, para uma pessoa ambiciosa como eu, mesmo um cenário como esse seria insuficiente para me satisfazer.

Dormi mal nas últimas semanas. Voltei a assistir a "Dawson's Creek", uma das séries mais deprê da face da Terra. Comecei a jogar "Pokémon Black" para ocupar o tempo. Tive dificuldades para ler; por sorte tive poucas aulas desde que voltei do Rio, portanto meu desempenho acadêmico não foi prejudicado. Para piorar, a súbita mudança de clima Rio -> Brasília me fez pegar um resfriado.

Em compensação, fui a duas festas (Oasis Day e Reverberation, sendo que esta foi excelente!) para "esfriar a cabeça" e me reuní com meu orientador para acertar os pontos e entrar na reta final da monografia. O colóquio sobre Schiller, a Semana Universitária e principalmente a campanha para o DCE pela Aliança pela Liberdade também me distraíram um pouco dessa tensão pré-resultado.

Euforia

... e ele veio antes do esperado. Após uma reunião da Aliança, cheguei na minha kitnet em torno das 21h, e até brinquei no Facebook, com a seguinte promessa: "se eu passar, ficarei bêbado na sexta-feira à noite. Isso mesmo! Algo inédito pode acontecer! Não fiz isso nem quando passei no vestibular, mas passar nesse mestrado mudará tanta coisa na minha vida que vale a pena comemorar de forma mais exaltada. =D" Para a minha surpresa, em questão de minutos mais de 10 amigos/as meus "curtiram" o post.

Porém, quando eu achei que esta seria a única situação divertida da noite, eis que, enquanto eu estava enfrentando a líder do 4º ginásio de "Pokémon Black", a Lizie, amiga minha que faz mestrado em POL na IESP/UERJ, me liga às 22:43 para dizer que eu poderia "adiantar o porre", pois tinha passado! Como as entrevistas foram nos dias 4 e 5, já na noite da quarta-feira pregaram o resultado da seleção no mural. Segundo o edital, a lista só seria divulgada no dia 7. Portanto, dois dias antes do previsto fiquei sabendo da minha melhor notícia em 2011: ano que vem irei morar e estudar no Rio de Janeiro!

Como era de se esperar, fiquei eufórico, mas principalmente aliviado, relaxado. Tanto que até demorei mais que o esperado para vencer o 4º ginásio, hehe. Ouvi Oasis ("D'You Know What I Mean?") para comemorar, mantendo uma tradição iniciada no vestibular de 2008, quando esta música também foi o meu "tema da vitória". Aproveitei para combinar com uns amigos meus que sairíamos na sexta para a Ressaca Oasis Day, onde eu cumpriria minha promessa. (Infelizmente [?], não consegui ficar bêbado; tomei uma marguerita e uma dose de José Cuervo Ouro, mas mantive minha lucidez, hehe.)

Muitos amigos e colegas meus vieram me parabenizar, pela internet mesmo ou na "vida real". Fiquei feliz com esse apoio, que já tinha aparecido antes do resultado. Acho até que eles estavam mais confiantes de que eu passaria do que eu mesmo, rs. Porém, minha cautela foi na medida certa: eu apostava na aprovação (portanto, não caí em falsa modéstia), mas não cantei vitória antecipadamente.

Reflexão

Nos 10 dias anteriores à viagem para o RJ, eu estava contaminado pela ansiedade; nos 8 dias que fiquei por lá, tive uma semana bem feliz; quando voltei para Brasília, foram 11 dias de aflição; depois do resultado, 3 dias de euforia. Agora que a maré baixou, posso voltar ao meu ritmo normal, após um mês atípico. Posso enfim me concentrar nas minhas atividades acadêmicas corriqueiras, e creio que mesmo a campanha eleitoral pela Aliança é parte desse cotidiano. Minhas emoções já não estão mais oscilando entre a melancolia e o êxtase, portanto posso voltar a ser o "Kaio racional".

Para uma pessoa sistemática como eu, que precisa de metas, um "norte", não tenho do que reclamar, pois agora preciso terminar a minha monografia até dia 18 de Outubro, pois quero defendê-la no dia 31 desse mês. Em tese, ela já está quase pronta, pois consistirá na junção dos quatro artigos que escrevi nos últimos 11 meses. Porém, ainda preciso "costurar" o texto, dar-lhe coesão e coerência e acrescentar-lhe alguns detalhes. Creio que, se eu me programar bem nos próximos dias, dá para fazer tudo isso sem me preocupar tanto com os prazos.

Nas próximas semanas tenho outros dois eventos: a ANPOCS (24 a 28/10) e o Planeta Terra (5/11). Aliás, ainda preciso comprar logo as minhas passagens para São Paulo, pois o preço está aumentando exponencialmente. Portanto, desocupado e ocioso eu não vou ficar. Ainda faltam cinco meses para eu me mudar para o Rio de Janeiro - a matrícula e as aulas serão só em Março -, então o jeito é aproveitar os momentos derradeiros de minha graduação na UnB, a.k.a. "best years of my life"!

05 outubro 2011

RJ 2012, here we go!


Passei na seleção do mestrado de Ciência Política da IESP/UERJ, yay!