[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

09 outubro 2011

Ansiedade, Euforia, Reflexão

Ansiedade

Nunca tinha ficado tão ansioso por algo como fiquei pelo resultado dessa seleção de mestrado. Só houve três eventos na minha vida que geraram em mim uma aflição tão grande:

- Os dias que antecederam minha aprovação no vestibular da UnB, cujo resultado saiu em 20/2/2008.

- As horas anteriores a meu primeiro beijo. Foi uma espera interminável até que eu tivesse coragem de beijá-la. Isso ocorreu na madrugada entre 17 e 18/5/2009.

- Apenas uma semana depois, só que dessa vez uma ansiedade alegre: criei grande expectativa ao longo de todo o dia, pois naquela noite teria - e tive - minha "1ª vez" (22/05/09).

(Como menção honrosa, na sexta-feira em que fui pela primeira vez a uma boate, em 28/10/2005, fiquei à beira de um "nervous breakdown", chegando até a chorar quando minha mãe não queria me deixar ir. O motivo não poderia ser outro: uma garota por quem eu estava apaixonado iria na boate naquela noite.)

Acredito que fiquei assim porque muita coisa estava em jogo. Se eu passasse, iria mudar para o Rio, localizado em uma outra região do país (afinal, venhamos e convenhamos, Brasília é do lado de Goiânia!), sendo uma das maiores metrópoles da América; além disso, teria aula com alguns dos melhores e mais prestigiados professores de Ciência Política do Brasil; e mais, entraria em contato com uma vida cultural muito mais efervescente do que a que encontro em minha cidade natal e em minha "cidade universitária".

Porém, se eu não passasse teria que tentar a seleção de mestrado em História (na UnB mesmo), mas com a auto-estima meio abalada por não ter passado no meu "plano A". Não parece tão horrível, e de fato não é. O problema é outro: ao invés de avançar para um desafio mais instigante, eu permaneceria em Brasília por mais 2 anos, lidando com um meio que já conheço bem (amigos, professores, grupos...). Tudo bem que mudar de POL para HIS já seria uma mudança, mas vocês sabem que, para uma pessoa ambiciosa como eu, mesmo um cenário como esse seria insuficiente para me satisfazer.

Dormi mal nas últimas semanas. Voltei a assistir a "Dawson's Creek", uma das séries mais deprê da face da Terra. Comecei a jogar "Pokémon Black" para ocupar o tempo. Tive dificuldades para ler; por sorte tive poucas aulas desde que voltei do Rio, portanto meu desempenho acadêmico não foi prejudicado. Para piorar, a súbita mudança de clima Rio -> Brasília me fez pegar um resfriado.

Em compensação, fui a duas festas (Oasis Day e Reverberation, sendo que esta foi excelente!) para "esfriar a cabeça" e me reuní com meu orientador para acertar os pontos e entrar na reta final da monografia. O colóquio sobre Schiller, a Semana Universitária e principalmente a campanha para o DCE pela Aliança pela Liberdade também me distraíram um pouco dessa tensão pré-resultado.

Euforia

... e ele veio antes do esperado. Após uma reunião da Aliança, cheguei na minha kitnet em torno das 21h, e até brinquei no Facebook, com a seguinte promessa: "se eu passar, ficarei bêbado na sexta-feira à noite. Isso mesmo! Algo inédito pode acontecer! Não fiz isso nem quando passei no vestibular, mas passar nesse mestrado mudará tanta coisa na minha vida que vale a pena comemorar de forma mais exaltada. =D" Para a minha surpresa, em questão de minutos mais de 10 amigos/as meus "curtiram" o post.

Porém, quando eu achei que esta seria a única situação divertida da noite, eis que, enquanto eu estava enfrentando a líder do 4º ginásio de "Pokémon Black", a Lizie, amiga minha que faz mestrado em POL na IESP/UERJ, me liga às 22:43 para dizer que eu poderia "adiantar o porre", pois tinha passado! Como as entrevistas foram nos dias 4 e 5, já na noite da quarta-feira pregaram o resultado da seleção no mural. Segundo o edital, a lista só seria divulgada no dia 7. Portanto, dois dias antes do previsto fiquei sabendo da minha melhor notícia em 2011: ano que vem irei morar e estudar no Rio de Janeiro!

Como era de se esperar, fiquei eufórico, mas principalmente aliviado, relaxado. Tanto que até demorei mais que o esperado para vencer o 4º ginásio, hehe. Ouvi Oasis ("D'You Know What I Mean?") para comemorar, mantendo uma tradição iniciada no vestibular de 2008, quando esta música também foi o meu "tema da vitória". Aproveitei para combinar com uns amigos meus que sairíamos na sexta para a Ressaca Oasis Day, onde eu cumpriria minha promessa. (Infelizmente [?], não consegui ficar bêbado; tomei uma marguerita e uma dose de José Cuervo Ouro, mas mantive minha lucidez, hehe.)

Muitos amigos e colegas meus vieram me parabenizar, pela internet mesmo ou na "vida real". Fiquei feliz com esse apoio, que já tinha aparecido antes do resultado. Acho até que eles estavam mais confiantes de que eu passaria do que eu mesmo, rs. Porém, minha cautela foi na medida certa: eu apostava na aprovação (portanto, não caí em falsa modéstia), mas não cantei vitória antecipadamente.

Reflexão

Nos 10 dias anteriores à viagem para o RJ, eu estava contaminado pela ansiedade; nos 8 dias que fiquei por lá, tive uma semana bem feliz; quando voltei para Brasília, foram 11 dias de aflição; depois do resultado, 3 dias de euforia. Agora que a maré baixou, posso voltar ao meu ritmo normal, após um mês atípico. Posso enfim me concentrar nas minhas atividades acadêmicas corriqueiras, e creio que mesmo a campanha eleitoral pela Aliança é parte desse cotidiano. Minhas emoções já não estão mais oscilando entre a melancolia e o êxtase, portanto posso voltar a ser o "Kaio racional".

Para uma pessoa sistemática como eu, que precisa de metas, um "norte", não tenho do que reclamar, pois agora preciso terminar a minha monografia até dia 18 de Outubro, pois quero defendê-la no dia 31 desse mês. Em tese, ela já está quase pronta, pois consistirá na junção dos quatro artigos que escrevi nos últimos 11 meses. Porém, ainda preciso "costurar" o texto, dar-lhe coesão e coerência e acrescentar-lhe alguns detalhes. Creio que, se eu me programar bem nos próximos dias, dá para fazer tudo isso sem me preocupar tanto com os prazos.

Nas próximas semanas tenho outros dois eventos: a ANPOCS (24 a 28/10) e o Planeta Terra (5/11). Aliás, ainda preciso comprar logo as minhas passagens para São Paulo, pois o preço está aumentando exponencialmente. Portanto, desocupado e ocioso eu não vou ficar. Ainda faltam cinco meses para eu me mudar para o Rio de Janeiro - a matrícula e as aulas serão só em Março -, então o jeito é aproveitar os momentos derradeiros de minha graduação na UnB, a.k.a. "best years of my life"!

 

Comentários:

 

 

[ << Home]