30 janeiro 2019
Em 30 de Janeiro de 1989, o New Order lançou Technique. Gravado em Ibiza, ilha espanhola conhecida por suas festas regadas a música eletrônica, o 5º LP do quarteto de Manchester claramente absorveu esta atmosfera, e é o disco mais dançante do conjunto - embora ainda haja espaço para as canções melódicas (à la "Dreams Never End" [81], "Age of Consent" [83] e "Love Vigilantes" [85]) que sempre se destacaram em seus álbuns. Mesmo com todas as distrações da vida noturna, a banda não se dispersou e fez o seu melhor álbum de estúdio - ainda que possivelmente empatado com Power, Corruption & Lies (1983).
Para uma banda que tinha mais reputação pelos singles do que pelos discos (não por acaso, a coletânea Substance é considerada a obra-prima do New Order), Technique representou uma nobre exceção: é um trabalho tão consistente que quase todas as suas faixas poderiam ter sido lançadas como singles. As escolhidas são todas excelentes: "Fine Time" (a canção mais rave/acid house do New Order), "Round & Round" (refrão contagiante e clipe interessante) e "Run" (uma das mais românticas do álbum). Pelo menos outras três poderiam ter sido selecionadas: "Vanishing Point" (tão cativante que foi o único não-single a entrar no Best Of de 94), "Dream Attack" (surpreendentemente acústica para o disco mais eletrônico da banda até então) e "Mr. Disco" (outra perfeita para as pistas). As outras três faixas também são muito boas: "Love Less" é uma delicada balada, "All The Way" tem uma letra intrigante de Bernard Sumner ("It takes years to find the nerve / To be apart from what you've done / To find the truth inside yourself / And not depend on anyone") e "Guilty Partner" tem uma linha de baixo de Peter Hook que dita o ritmo introspectivo.
Embalado em uma elegante capa concebida por Peter Saville, Technique foi o 1º álbum do New Order a estrear em 1º lugar nas paradas britânicas, e também teve boas vendas nos EUA e no Brasil (em ambos os países alcançou o disco de Ouro). Mesmo completando uma década de estrada, a banda se mantinha relevante para as cenas musicais emergentes, como a acid house e a Madchester.
08 janeiro 2019
5. David Bowie (10/1-10/9)
6. A vida depois do doutorado (30/6-31/12)
7. Demais eventos acadêmicos (5-7/12)
8. Mudança de apartamento (22/9)
(termino de escrever este e o Lado A quando chegar no Rio)