[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

26 julho 2010

The Dark Side of Sophia

Eu sou muito cauteloso com qualquer coisa que me soe a "culto", "seita", "ocultismo". Não gosto de nada que invoque gnosticismo ou qualquer outra doutrina que fale em "divinização da sociedade" (os Ivan Karamázov da vida, hehe). Afinal, se não sigo religiões há 7 anos, preciso ter um mínimo de coerência, e também não me ligar a grupos esotéricos. Acredito que eu seja um livre-pensador, com influências - e predileções - pelo Libertarianismo (política/economia) e pelo Humanismo (artes/filosofia). Além disso, mesmo que eu ainda seja um 'baby intelectual', procuro me apoiar naquilo que é consensualmente tido por canônico, clássico; enfim, os grandes livros e autores do Ocidente (é uma delimitação deliberada, afinal, a vida é curta e não sei se terei tempo e paciência para estudar o pensamento oriental).
Sou tão temeroso que, mesmo ouvindo quase todos os dias o curso de História da Filosofia de Olavo de Carvalho (em meu celular-mp3, no caminho para a UnB), sou bem cético quanto a algumas de suas afirmações. Sua exaltação da revelação do cristianismo, por exemplo, não me convenceu. Também não levo muito a sério o lado mais politizado de Olavo, que tende ao conspiracionismo, mesmo que vez ou outra acerte em suas delações (a existência do Foro de S. Paulo, por exemplo; aliás, Índio da Costa foi sensato ao associar o PT com as FARC). Porém, concordo com boa parte de suas críticas à filosofia (e sociedade) moderna (s), e admito que ele tem um estilo expositivo interessante.

Minha inspiração para esse texto foi a Nova Acrópole. Lembram-se que ontem eu estava bastante interessado pela "escola", e até pensava em fazer um curso por lá? Pois bem, hoje à tarde perguntei para um professor meu que tem muito interesse por Filosofia o que ele sabia ou achava da N.A. Um colega meu que estava ouvindo a conversa imediatamente disse: "Não vale a pena, Kaio! Já estudei lá, e posso lhe dizer: é uma seita! O discurso é humanista, mas pregam o relativismo religioso" Meu prof. corroborou, falando que eles têm fama de esotéricos.
Hoje à noite, resolvi pesquisar mais sobre eles na internet, e o que li não foi nada animador. Os podres do fundador, as ligações de Blavatsky (uma pensadora muito citada na palestra que vi ontem) com o ocultismo, relatos de "lavagem cerebral" e "táticas de guerrilha", símbolos suspeitos e por aí vai.
O mais curioso é que ontem mesmo eu tive alguns indícios de que a Nova Acrópole não cheirava bem. Na hora pensei que era apenas exagero de minha parte, mas hoje as peças se encaixaram. Não tomem isso como evidências, mas apenas impressões e desconfianças:

1 - A palestrante não parava de sorrir, de uma maneira assustadora, e falando em uma linguagem que, embora clara, era espalhafatosa. Além disso, no máximo 25% da fala dela foi sobre os Cavaleiros do Zodíaco, o resto foi propaganda da escola e pregação anti-cristã (sutil, diga-se de passagem), ode ao aperfeiçoamento humano e críticas ao materialismo. Quando eu fiz uma pergunta/comentário sobre a temática da depressão (Seiya, A Batalha de Abel), ela respondeu algo que tinha pouco a ver, sobre síntese do conhecimento e tal;
2 - A secretaria também era excessivamente sorridente, e tinha um discurso muito na ponta da língua para soar espontâneo;
3 - O imenso sucesso da organização pelo mundo inteiro, com uma disseminação veloz no próprio DF (já são 10 sedes!) me deixaram meio "encucado", pois é difícil de acreditar que tantas pessoas se interessam realmente por filosofia;
4 - A maioria dos temas que eles estudam, por mais que insistam em falar que é filosofia "à maneira clássica", pouco me pareciam ter a ver com os grandes debates filosóficos. Algumas coisas, como o próprio festival de desenhos animados em que fui, até que são interessantes, mas a maioria das discussões soam como "vamos enfiar filosofia oriental e auto-ajuda em tudo que der!" Procurem um encarte deles e vocês entenderão o que quero dizer.
5 - A ênfase em filosofia prática e trabalho voluntário causou-me estranhamento, na medida em que essa história de "aprender fazendo" não era o que eu esperava de uma genuína escola filosófica, por mais que isso seja um preconceito elitista da minha parte.

Depois de tudo isso, nem pretendo voltar lá nessa semana para conhecer o curso. Ganho mais lendo os textos para o GEH e o PET.

Em off: a campanha eleitoral já começou na UnB! Visite o Blog da Liberdade para conhecer mais sobre a chapa 5, a Aliança pela Liberdade.

 

Comentários:

 

 

Você fez muito bem em não voltar lá.
Para quem quer saber o que é a Nova Acrópole, sugiro uma visita ao Facebook e ao Blog indicado abaixo. Em ambos existe um ótimo material sobre o assunto.

Aonde ha fumaça ha fogo!

Nova Acrópole - O Lado Podre | Facebook
www.facebook.com/novaacropole.oladopodre

Nova Acrópole - A Seita Esotérica?
seitaacropole.blogspot.com/


Olá, gostaria de saber mais sobre esse assunto, o material do facebook foi retirado..


realmente é mais fácil querer ganhar algo lendo do que levantar do seu comodismo e ir trabalhar por um mundo melhor.


Kaio é um rapaz inteligente, percebeu logo que nova Acrópole é uma arapuca muito bem disfarçada. É exatamente tudo isso que vc falou. Estive lá por longos anos e demorei muito para entender o que se passa neste lugar. São tão perigosos que retiram da web tudo que é dito contra eles...


Veja o link

http://ddata.over-blog.com/xxxyyy/5/12/15/21/Manual-sobre-la-secta-destructiva-Nueva-Acropolis.pdf


Deixem de hipocrisia! Mostrem as provas ou fatos ou qualquer coisa que justifique o que disseram... Ou cuidem das suas vidas ao invés de criticarem esta Organização (nome correto e não seita).


Ao DOENTE aí do post acima!! Se fosse para procurar um emprego ou ajudar a família duvido que se enfureceria dessa forma, bem como se fosse para protestar nas ruas por um país melhor!! hipócrita!! isso é prova que ele está no nível máximo da lavagem cerebral! e para dobrar essa sua língua que se acha muito afiada, quero ver se seria voluntário em um hospital cheio de doentes, com os moradores de rua, com as crianças abandonadas! não isso vc não quer!!! sabe porque??? isso não dá ibope , não é??? na NOVA BOSTOLE uns querem comer aos outros vivos para ver quem se aparece mais, pq é uma dita "organização " que está em mais de 50 paises aí sim vc enche a boca e diz : Sou voluntário!! Voluntário do quê??? de uma nova seita uma nova ORDA de perversos, de um novo esquema de tirania, de conspiradores podres e doentes sobre o mundo atual??? ou como vcs PSICOTICOS dizem: Mundo Velho! é isso mesmo pessoal! esse doentes nos tacharam de "os que sofrem" " que vivem na caverna", filhos do mundo velho, e onde eles acham que constroem um mundo novo??? só se for uma nova legião de demonios, onde a desgraça reina!! bando de URUBUS, CARNICEIROS E LOBOS que famintos pela desgraça alheia por causa dessa "ideologia" doentia estão provocando males inimagináveis na vida de muitas pessoas e apenas acumulando dívidas espirituais. Desse lugar tenho nojo!!


Meus caros...

Vocês querem juntar-se à minha Seita? É

fácil: no dia em que os pagãos adoram o

Deus do Sol, eu me reúno com outras pessoas

para simbolicamente comer o corpo de um

homem morto em um instrumento de tortura

romano e tomar seu sangue...

O nome da minha seita? Cristianismo.

É claro que estou sendo irônico. Não tenho

nada contra e sou eu mesmo cristão. Mas

vocês entram na onda de pânico, dúvida e

medo, demontrando falta de conhecimento

próprio...

Como a maçonaria, os rozacruzes e a

teosofia é óbvio que a nova acropole estuda

temas esotérico e de filosofia natural. Mas

caso vocês não saibam, também o fazem os

padres católicos, os pastores evangélicos e

qualquer filósofo que se enamore da

verdade. Existe uma vertente esotérica e

exotérica em cada religião, ciência, arte,

política... É estudar suas multifacetas

também é papel do enamorado da sabedoria: o

filósofo.

Vocês são crianças, com psiquês infatis,

tomando o velho caminho de condenar o

desconhecido: não são filósofos. Tenho

grande amor por estas organizações pois

seguem o modelo das sociedades naturais e

esotéricas que são sempre símiles:

"Formar um núcleo de fraternidade independentemente de cor de pele, condição social, religião, sexo..."

Isto é base para o estudo comparado de ciências, religiões, artes, para que então cheguemos à verdade.

Se vocês não conseguem beber de fontes como filosofia budista, cosmologia tibetana (através de blavatsky, sim pq não?) é pq fazem parte da "seita do cristo" que como na idade média condena tudo o que não conhece.

Lembro as palavras do Salvador que diz:

"Amai os vossos inimigos."
"Vos sois deuses."
"Não julgai para que não sejais julgados".

Incrível como são sempre os mesmos apaixonados (paixão - pathos) por estas seitas cristãs, os primeiros a não seguir os mandamentos de seu Cristo: são doutores de livros que nunca leram e críticos maravilhosos de sociedades que nunca compreenderam...

Medíocres...


Eu ando na Nova Acrópole e estudo as matérias lá leccionadas. Como em tudo na vida não podemos saber onde está ou não a verdade. Mas há que fazer escolhas e o conhecimento que lá transmitem, parece-me o mais verossímil. Não há lavagem cerebral. Acontece sim, encontrarmos pessoas que pensam como nós. Na prática, talvez seja isso o que mais assusta aqueles que tanto mal dizem... Uma sugestão, pensa por ti!


Vivemos numa época muito "mental", por passarmos tanto tempo criticando e julgando as coisas, acabamos por esquecer dos valores mais básicos e fundamentais de nossa vida em conjunto. O que a Nova Acrópole busca é resgatar um homem melhor, e sim, é pura filosofia! Porque filosofia, pelo menos para os clássicos, não é o puro e simples intelectualismo, mas o amor por um saber, saber de vida... e esse saber também condiz que quem fica sentado somente pensando, pode até desenvolver uma mente bem intelectual, mas não faz muita diferença pra si e pro mundo... é por termos tantos homens que disputam suas razões, que buscam criticar uns aos outros, é que vivemos numa realidade de miséria física e moral...


Sou aluna lá e vou sair! O que me desespera é saber que meu namorado é completamente cego em relação a devoção ao "ideal" e com a minha saída eles vão conduzi-lo sem a minha proteção. Eu to fudida! é como se dessem uma dose cavalar de LSD pra ele e tudo o que eu fizer não vai ser capaz de tira-lo desse transe.


Já fui Força Viva da N.A. Muita história, momentos bons e ruins... resumindo. Saí.


Estive nesta instituição por 15 anos, fui fffvv e chefe...e sei muito bem sobre o q falar...espero q um dia façam um documentário, como fizeram da cientologia ou o livro do opus dei, é só me chamar...até hoje tenho pesadelos e traumas que só curo na proxima encarnação...


Boa Jornada a todos!!!


A escola de filosofia é uma "faixada" de uma escola esotérica, que por sua vez, é uma "faixada" de algo que não fiquei para descobrir... rsrs.

Algumas pessoas entram na escola procurando um lugar, um caminho, que possam conduzi-las a serem pessoas melhores neste mundo e outra para se sentirem melhores. Estes vão adorar a "faixada" filosófica e após estarem lá vão atrair pessoas com essa carência, sendo atraídos pelo entusiasmo, e como já foi citado:
- "A palestrante não parava de sorrir, de uma maneira assustadora, e falando em uma linguagem que, embora clara, era espalhafatosa."
- "A secretaria também era excessivamente sorridente, e tinha um discurso muito na ponta da língua para soar espontâneo;"
Pois existe um grande trabalho de marketing para atrair idealistas e voluntários. Por isso, quem visitar irá ver muitos discursos prontos, até em conversas informais, "parecendo" algo ensaiado.

Agora para quem busca uma orientação para SER melhor e fazer um mundo melhor pode ser um bom lugar também, como alguns outros, já que o crescimento pessoal é íntimo.

A Busca (a Jornada) é o mais importe.


Fui em uma Nova Acropole do Lago Norte sobre KANT e a Liberdade. Destrui a paletra: Falei que o relativismo de kant visa substituir a moral cristã. E o declinio da sociedade ocidental comecou com humanistas e materialistas do iluminismo. Velho , a mulher que tava dando paletras quis me matar kkkkk


Certa vez perguntaram para Buda o que era o Nirvana. Ao qual ele respondeu: vá e veja por si mesmo...


como ousa criticar tanto algo que nem conhece? A nova acrópole divulga todos seus cursos e palestras, está aberta a todos que queiram conhecer um pouco mais, não exigindo nenhum compromisso. Se quiser saber um pouco mais do que se passa, simplesmente compareça a uma sede e se informe.

Duvido que quem realmente conheça a nova Acrópole sofra de qualquer tipo de pesadelo, a filosofia liberta, jamais aprisiona.


"como ousa criticar tanto algo que nem conhece?". ui, daí já dá pra ver que tipo de gente que só sabe ser cordial com os tontos. Quanto recebe alguma crítica respondem com a verdadeira face, ou seja, "quem é você para pensar por si próprio".

É, meu irmão, um post de 2010, que segue sendo monitorado pelos caras. É, no mínimo, para achar estranho mesmo...


Fui janos lá
Eles fazem lavagem cerebral sim
Até hoje tomo remédios e faço tratamento pelo o que passei lá dentro
Cheio de segredinhos e ensinamentos que não tem nada a ver com filosofia
Pior lugar... minha psicóloga diz que as pessoas de lá estão doentes e não sabem


Estou fazendo o curso lá (segundo semestre) e comecei a "perceber" tudo isso acima. O conteúdo é legal! Muito conhecimento compilado mas muita coisa, também, a ser questionada... Aos que sofreram por lá, da Força VivaJ Janos, gostaria de entender melhor o que é "fazer parte disso", o que sofreram, exatamente? Como consideram ser feita essa lavagem cerebral? Estou tendenciosa a sair pois acho que vai chegar um momento onde vão "cobrar" uma postura participativa na organização, e não só asssisrir aula, o que só me interessa, na verdade. Poderiam falar mais sobre o que passaram de ruim por lá? Que tipo de pressão sofreram?


Conheço uma pessoa que frequenta a NA e acabei cursando o primeiro e parte do segundo módulo, achei o primeiro módulo bem interessante, já o segundo revelavam algumas explicações sobre a criação do mundo e das especias muito foras da realidade, o que me fez perder o interesse e deixar de participar. Até então achava algo inofensivo, depois compreendendo mais como funciona uma seita comecei a ficar preocupado, pois é exatamente o modus operandi, começam te falando algo realmente bom e que faz sentido para te levar para contar sua versão da história. Não entendia muito bem o por que disso, até que no desenrolar das ultimas eleiçoes, esta pessoa que eu conheço passou a defender fervorosamente figuras como o bolsonaro e o militarismo, revendo por exemplo o fato da ditadura militar de 64, afirmando que aprenderam na historia da NA que não houve ditadura no Brasil, fazendo comentários pesados contra homossexuais,os tratando como sub humanos, etc. Aí que para mim tudo fez sentido, relembrando os assuntos como eram abordados, e em outras pesquisas de relatos de ex membros, claramente pode se concluir que é uma seita de inclinação neo-facista, só não sei até onde eles podem ir. Tome cuidado, a lavagem cerebral sempre é sutil.


Fico impressionado com o ímpeto de alguns dos membros da NA aqui nos comentários. Dá pra perceber que realmente rechaçam a liberdade de pensamento e informação. Tanto que a instituição não admite as críticas, processam os meios de comunicação e coíbem os que falam sobre a SEITA. Acredito que a filosofia é algo que se estuda por gosto, individualmente, pois trata-se do puro e simples prazer pela contemplação da sabedoria. Qualquer filósofo que se preza compreende que seu caminho é, não raro, solitário e introspectivo. Os filósofos sempre penetram nas entrelinhas, observam as segundas intenções e questionam racionalmente a validade de qualquer afirmação.
Este comportamento autônomo, liberto e individual é tratado com total desprezo pelos membros dessas seitas. Qualquer grupo pode ser utilizado para sanar carências emocionais, mas, no caso de organizações como a NA e outras doutrinas sectárias (algumas delas se portam como igrejas evangélicas que parecem boates cheias de música e agitação, com excursões e cursos de leitura bíblica...causam a mesma alienação), a vulnerabilidade é o meio primordial de exercer influência e ganhar adeptos.
O comportamento dos membros, um falso sorriso onipresente e repugnante, as técnicas de coerção psicológica, tudo ensaiado, forjado, artificial. Se a pessoa está carente e necessitada de pertencimento, que vá reatar as coisas consigo mesma, com Deus (se crê Nele, se não, com o Destino ou o Universo), com sua família e amigos. É a minha sugestão. Se não nos sentimos amados entre as pessoas que nos circundam, por que acham que vão nos amar e valorizar dentro dessas panelinhas hierárquicas cheias de dogmatismos e segundas intenções?
Deve-se tomar muito cuidado com essas panelinhas fanatizantes. Se quer conhecimento, busque por si só! Quer ler a bíblia e conhecer a Deus, ou se quer conhecer o pensamento de Nietzsche por exemplo, faça-o sozinho, leia o que os próprios escreveram, não busque interpretações mastigadas! Ninguém pode pensar, refletir, orar, ou se desenvolver por você! Existem cursos e vídeos no Youtube, documentários, livros e manuais sem fim que podem nos ajudar. Basta selecionar as coisas, pensar de forma independente, querer ultrapassar os limites da mediocridade. Estamos na era da informação, minha gente! Vamos confiar na nossa busca. O "Eu Superior" que se fala nessas seitas não é esse Demiurgo controlador que possui os membros, mas algo que está na potência do indivíduo. É o EU que interage com a realidade e a natureza, não o grupo ou a mente coletiva. Essa potência, essa chama interior, tentam apagar em você, arrancar sua energia e sua personalidade e reduzi-las à cinzas. Na mente desses lunáticos, a única coisa que vale é a mentalidade obediente, submissa ao pensamento do grupo. Espero de coração que essas pessoas possam vir pensar por elas mesmas e exercer a filosofia de corpo e alma em suas próprias vidas sem precisar de compromissos injustos. Se não se respeita a liberdade individual, não se respeita o instinto do homem de buscar autenticidade, a virtude dos sábios.


Eu frequentei a NA por um tempo acompanhando minha esposa, mas percebi coisas estranhas: um certo fanatismo das pessoas, principalmente dos jovens; técnicas de persuasão e até hipnose por parte dos veteranos; desvios sutis de foco nos estudos; e outras coisas.

Primeiramente, achava q era uma falsa impressão que eu estava tendo, só q as características só ficavam mais evidentes e fortes.

Eu logo sai fora e fui pesquisar, onde confirmei tudo com depoimentos e relatos ex-integrantes e também de parentes e amigos (assim como eu) que perderam pessoas pra essa "escola".

Falo "assim como eu" pq infelizmente minha esposa não conseguiu ter o mesmo ponto de vista e crítico que eu tive, pois já estava "fisgada" pela lavagem cerebral que é feita nas pessoas que frequentam essa falsa escola de filosofia. Hoje estamos separados e eu fazendo terapia pra recuperar minha saúde mental. Minha esposa (agora ex-esposa graças às "mudanças" q a Nova Acrópole fez em nossas vidas) tá com sérios problemas de depressão bipolar e não quer se tratar pq foi orientada a não procurar profissionais sérios de saúde. Eu continuo por perto dela, cuidando de acordo com as aberturas q ela me dá. Torço muito para que ela consiga sair dessa barca furada a tempo de afundar de vez sua vida!

http://ddata.over-blog.com/xxxyyy/5/12/15/21/Manual-sobre-la-secta-destructiva-Nueva-Acropolis.pdf

https://segundauniaonews.wordpress.com/2011/06/04/seitas-parte-vi-a-nova-acropoles/

http://www.kelebekler.com/cesnur/txt/lou4.htm

http://www.montfort.org.br/bra/cartas/apoio/20090729181528/

https://acropoledotseita.wordpress.com/2017/01/24/nova-acropole-nao-e-uma-escola-de-filosofia-mas-uma-seita-secreta-destrutiva/



Eu estou frequentando a NA agora. Terminando o primeiro módulo. Quando eles começaram com o papo de reincarnação, energia prânica, eu fiquei um pouco triste. Considero difícil encontrar pessoas que pensem como eu. As outras coisas que eram ditas faziam sentido então eu deixava isso passar.

Um dia o professor leu um texto da diretora mundial. Ela aconselhava a não acreditar em tudo que lemos nas notícias, se referindo ao fogo na floresta amazônica. Dava a entender que ela não achava que isso era um problema tão grande. (Bolsonaro feels)

Foi a partir dai que eu decidi entender melhor essa organização. Fui ver quem era HPB e fiquei surpreso com o nível de esoterismo e coisas difíceis de acreditar. Pesquisei também o fundador, Livraga. (Gostou de ser chamado JAL). Ele era parte da Sociedade Teosofica de Blavatsky na Argentina. Depois que foi expulso, criou a Nova Acropole. Livraga escreveu muitos livros, inclusive um sobre elfos da floresta e duendes.

Minha pesquisa me levou a muitos links citados aqui. O material disponível em inglês e espanhol é melhor. Esta pagina de comentários se mostrou interessante também de um ponto de vista mais contemporâneo.

Eles têm uma fazenda chamado Modulo Sao Jorge no interior de SP. Para ficar la devemos pagar estadia e comida, acima da mensalidade da escola. Existem níveis dentro da organização e, quando questionei, as explicaram de forma muito rasa e defletiva. Não explica, por exemplo, como alguém vira presidente ou diretor nacional, e juram que ninguém recebe salário da seit- organizaçã. Os diretores de escola são escravizados e aqui é onde esta a lavagem cerebral.

Eles podem abrir uma escola onde quiserem, se quiserem. Depois de passar por um “curso”, claro. Para abrir a escola, não recebem ajuda alguma. Eles pagam pelo imovel, material, serviços, manutenção.. e ainda lecionam. Parte da nossa mensalidade vai embora para o Brasil-Sul. (Eles dividiram o país em dois)

É com esse dinheiro que eles podem ter essas sedes rurais e muito mais fora do país que nós não vamos nunca saber. Mesmo escravizado, meu professor promete que a Nova Acropole tem MUITO a oferecer a quem quer fazer parte.

Mas, como fazer parte, cético como eu sou?

Não vou continuar para o próximo módulo pois meu tempo e dinheiro podem ser melhor aplicados. É uma pena por um lado, pois as pessoas são legais e o clima é gostoso, mas é muito estranho para mim.


Em tempo, e eu agradeço sua atenção até aqui, o aluno da UnB que começou essa discussão...

Ouvindo Olavo de Carvalho irmão? Que merda.

Abraço


Ola pessoal. Ninguém quer ser manipulado. Temos um impulso natural e salutar de querer ser livre e por isso temos panico de ser manipulados. Por isso, os prudentes agem com cautela frente a ideologias que pretende seguir. Por tudo isso, penso que os amigos que aqui comentam tem razão em investigar tudo aquilo que consomem, principalmente ideias.
Temos também que saber investigar. Investigar significa vestir a lente da impessoalidade e buscar a verdade por tras do veu. Mas investigar dá trabalho. dai que surge o adágio: "julga quem tem preguiça de conhecer".
Eu tenho investigado a nova acropóle, por dentro e por fora. Mas só posso falar por mim. Pessoal. Como eu tenho aprendido a amar.
Sim, amar. Antes eu nem conseguia falar essa palavra e sei que ela deve ate causar estranheza em alguns. Amar é a palavra que estou aprendendo a vivenciar nessa escola. Levei meus bens mais preciosos para dentro desta escola , minha esposa e meu pequenino filho. Quem tem filho sabe como temos cuidado com eles. Queremos o melhor para eles. Hoje eu sinto que o melhor presente que dou para o meu filho e fazer ele conviver dentro desta escola. Não julgo voces que estão criticando. Voces são meus irmãos e estão certo em buscar o melhor. Estao cuidando dos seus filhos. Pois eu digo de Pai para Pai. Pode levar teu pequeninho la pra escola porque la é lugar do bem, do belo, do justo, do verdadeiro. Lugar de Deus. Lugar de ética. lugar de abraço. De gente que se sabe imperfeito, mas que busca crescer sempre. Lugar de poesia. De cantoria, de caridade, principalmente a caridade moral, que é a mais rara.
Talvez vcs pensem. Ou esse cara esta iludido ou esse cara é um dos manipuladores.
Se eu for manipulador eu devo ser um dos piores, pois nesse meu texto só tem uma ingenua sinceridade incapaz de mover o mais tolo dos homens.
Quanto a ser um iludido, bem. Estamos no mundo de "Maia" não estamos?! Espero ter contribuido ao debate.

para temperar a vida, eis o ultimo poema que minha esposa declamou la em nossa escola:

O Amor é a Minha Religião
O meu coração pode adoptar todas as formas
Uma pradaria para as gazelas
Um convento para os monges
Um templo para os ídolos
Uma ka'ba para os peregrinos
As tábuas da Torá
O livro d'O Corão
Eu professo a religião do Amor
Por onde quer que passe a sua caravana
O Amor é a minha religião e a minha fé.

~Ibn'Arabi


Gente, nenhuma Seita vai te convidar para participar dizendo que é uma Seita. São todas "mascaradas", do contrário ninguém fica. Agora tu quer mesmo saber se tá numa seita ou não? Vê o video abaixo. É bacana porque mostra a abordagem científica sobre o tema, apresenta as características das seitas, é simples, direto, sem radicalismos. https://www.youtube.com/watch?v=svbk_vZf0z8




Acho que este site tá maluco com comentários mais malucos ainda!

Estranho porque a professora sorria DEMAIS?
Esotérica? Ela é uma dissensão da Teosofia, que tem cunho esotérico, ou seja, místico! Ela, de antemão, já se coloca assim e não esconde!
Voluntariado tem bastante! estudos!
É fechada? Sim, até um pouco demais para o meu gosto, bem como a teosofia e Eubiose o são.
Não quer dizer que seja satânica, malévola ou o que o valha. Tem muitos aspectos bons e não vi ninguém lá sofrendo lavagem cerebral. Ninguém é obrigado a nada e fica porque quer.


Uma instituição que segue monitorando as criticas que recebe na internet. Sei não. Tem alguma coisa errada!


Primeira pergunta: como eu vim parar aqui? KKKKK brincadeira... Mas enfim, eu sou filósofo acropolitano, e o que posso dizer para vocês é que, sim, para se tornar membro é preciso cortar os pulsos e oferecer a vida para o diabo e durante os nossos cultos fazemos sacrifícios de pessoas para Satã!



KKKKKKKKKK gente, fala sério!

Com todo respeito: não fiquem aqui parados lendo sobre as experiências ruins que as pessoas tiveram com a NA, sem dúvidas, essas pessoas nunca foram membros, por algum motivo particular deles, não puderam ser... Vão lá ter suas próprias experiências, viver essa aventura, descobrir o poder latente que existe dentro de você. É dolorido sim, enxergar algumas coisas dói e pode até ser traumatizante quando entra em conflito com o que guardamos dentro de nós... Mas isso passa e logo você vai sentir vontade de amar, de ajudar, de doar-se ao mundo.
Quanto aos que não puderam experimentar isso na NA, não é difamando a escola que vocês vão encontrar a verdade, não deu certo na NA, mas não fiquem parados no tempo, continuem caminhando, buscando, a verdade não pertence a nós, nem a vocês, nem a grupo nenhum, a verdade pertence a Deus.


E cuidado: nós estamos de olho em quem se levanta contra nós! Nós estamos infiltrados no governo, fazemos parte da ONU, tomamos as principais decisões da humanidade, nós vamos pegar você que esta lendo!!!



KKKKKKKKKKKKK parei


Muito bom ler todos os comentários. Eu estava pensando em ir conhecer o curso de filosofia e estou contente comigo mesma por ter resolvido pesquisar sobre a instituição antes. Meu comentário é apenas para manter esta publicação ativa e aguardar que ajude outras pessoas a não entrar nessa furada.
A todos que se posicionaram favoráveis, repensem sua posição, afinal pensar por si mesmo inclui questionar e reavaliar nossas escolhas. Bjos de luz.


Fazem lavagem cerebral nos adolescentes e jovens adultos e com perfil de idealistas. Se você nāo tem esse perfil (ou seja, se você é preguiçoso e nāo deseja ardentemente mudar o mundo), nāo se preocupe, só vai precisar assistir às aulas e se voluntariar dentro da escola quando puder e pagar a mensalidade porque a instituiçāo precisa dessas pessoas também para existir. Agora se você é idealista, cuidado para nāo se tornar força viva, é tāo sutil que quando perceber vai ter tarefa até o pescoço (domingo à domingo - literalmente) e vāo utilizar da culpa para nunca dizer nāo. Perdi uma pessoas MUITO MUITO especial para mim, que está muito doente, mas nāo percebe, e diz para todos que está ótima. Espero que ela acorde.


Bastou uma palestra para enxergar o charlatanismo e perceber o quanto se parecia com uma seita... Uma sensação de que a todo momento escondiam algo, que não estavam sendo sinceros ou autênticos.


Seu comentario é um daqueles que eu deveria imprimir e ter guardado camarada
Vivi uma tentativa dessa no meio profissional de tentarem "apagar meu brilho interior" suprimirem com ofensas e comentarios baixos minha vitalidade.
Todas as caracteristicas citadas por voce sao essenciais para uma vida plena e saudavel
Hoje eu sei que outras pessoas percebem isso tambem de forma instintiva
Abraço


Bom, eu sou apenas mais uma pessoa que chegou aqui por estar buscando informações sobre a organização. Portanto, talvez não tenha uma contribuição tão significativa a fazer, mas vamos lá. Cheguei a fazer um semestre de curso na Nova Acrópole, desde então percebendo algo de "diferente" no ar, mas que eu não conseguia (e ainda não consigo) dizer o que é. Por gostar muito de filosofia e pela forma como a NA a ensina, tenho pensado em retomar o curso, mas tudo o que leio sobre, unido com a estranha sensação que eu tive no curto tempo em que lá estive, me causa imensa resistência. Vamos a alguns pontos.

a) Sobre ser uma "seita" (1): isso, sinceramente, não é problema para mim. Eu gosto de esoterismo, creio em reencarnação etc. Já estou nessa vibe desde muito antes de conhecer a NA. O grande problema para mim, portanto, não é o fato de eles terem uma pegada espiritualista, mas de parecerem ocultar algo.

b) Sobre ser uma seita (2): a nossa mentalidade cristã tende a chamar de "seita", no sentido pejorativo do termo, tudo aquilo que foge à moral cristã. Habituado a transitar pelas religiões que sou, posso atestar que não existe isso de ser ruím tudo que vai na contramão do Cristianismo. A questão, portanto, não é que as seitas sejam negativas, mas, sim, saber se a NA o é.

c) Sobre unir filosofia e espiritualidade: particularmente, não vejo problema nisso. Veja bem: uma hierarquização do pensamento humano não seria preconceituosa? Quem define que Platão é filosofia, mas os textos hindus não o são? A partir de que critérios se dá tal definição? A partir dos critérios de quem? As próprias palestras da NA, que existem aos montes no YouTube, evidenciam o diálogo existente entre todo o conhecimento até então produzido, e isso é muito positivo. Vale considerar, porém, que, se por um lado eles estudam os escritos hindus, o hermetismo etc., nada se houve da vasta filosofia contida na obra de Kardec, por exemplo, e o texto bíblico, por sua vez, é apenas mencionada vez ou outra, sem aprofundamento algum. E isso me incomoda.

d) Como toda e qualquer organização, a NA tem uma tendência ideológica, que é, visivelmente, de direita. Para confirmar isso, basta observar os pensadores que eles admiram: Roger Scruton, Simone Well e afins. Isso é um problema? De maneira alguma. Sobretudo considerando o fato de termos uma mídia e Educação monopolizada pela esquerda. A democracia permite essa diversidade, que me parece salutar. Você só precisa ver se se alinha com o pensamento deles. Mesmo não sendo adepto ferrenho de nenhuma vertente, ainda resisto um bocado... E sendo homossexual, inclusive, não estou certo de que lá seja lugar pra mim...

e) Um exercício interessante pode ser tirar das coisas o que elas têm de bom... A própria NA ensina sobre a dualidade que impera em todos os aspectos da vida material, inexistindo, portanto, essa coisa de bem e mal absolutos. A organização pode ter lá as suas esquisitices (e parece ter mesmo), mas seria inteligente jogar tudo na lata do lixo? Seria inteligente ignorar o brilhantismo de uma professora como a lúcia Helena Galvão? Seria inteligente desconsiderar até o trabalho social que eles fazem? Seria correto fazer vista grossa para as pessoas que, na contramão dos que tiveram experiências traumáticas, foram ajudadas e se sentiram melhor lá dentro? Tudo tem seu lado bom e seu lado mau, e não é diferente no catolicismo, no espiritismo, na universidade etc.

Quanto ao meu retorno, ainda não sei. Estou me tratando de uma depressão. Não me parece prudente me meter com algo que possa mexer demasiadamente comigo. por ora, sigo acompanhando de longe...

Boa sorte pra nós.


Caramba. Estou passando exatamente pelas mesmas questões que você, inclusive, tratamento de depressão. Tenho conversado muito com alguém na Nova Acrópole, assistido às palestras no YouTube de Lúcia Helena Galvão, lendo bastante sobre os fundadores e pilares da NA, refletindo se quero conhecer mais ou não... Fui convidado para iniciar o curso de filosofia da N.A, mas sou muito reticente com questões como seitas. E, assim como você, não me incomoda nem um pouco conhecimentos ou crenças fora do cristianismo, porque sou bastante crítico do cristianismo e suas igrejas desde muito novo. Também sou homossexual e já li relatos de homofobia dentro da NA, o que tem contribuído para que eu fique reticente sobre a simpatia e acolhimento iniciais, já que, a princípio, até mesmo igrejas evangélicas "acolhem" homossexuais, mas sabemos o que na verdade pensam sobre nossa condição. Em vertente política, me considero de centro esquerda liberal, e me dou muito bem com ideias divergentes, tento amigos e colegas de direita e dos mais variados espectros políticos, porque penso que o debate saudável e liberdade de expressão são pilares fundamentais para uma sociedade plural. Porém, como você disse, o fato da Nova Acrópole parecer o tempo todo que está escondendo algo, deixando sempre a sensação de ter caroço nesse angu, me incomoda bastante.


Prezo muito minha liberdade, meu livre arbítrio, e até toparia fazer parte, mesmo com todos os poréns. O problema é que, em cultos, seitas, ideologias ou filosofias do tipo, costuma rolar todo tipo de perseguição a quem não quer mais fazer parte. Esse é o meu medo. Abraços!


Meu nobre, sou o cara do comentário anterior. Baita identificação essa que rolou, héin? Isso é bom. Sabe?, eu até acho que as pessoas que saem da N.A. não sofrem perseguição nem nada do tipo. O meu receio, na verdade, é que haja uma manipulação no sentido não de nos libertar, mas, pelo contrário, de nos "transformar" naquilo que eles desejam.

No que tange à orientação sexual, sei lá, cara... parece que é assunto proibido lá. Isso sem contar uma espécie de seriedade percebida lá dentro que, particularmente, muito me incomoda.

Bom, uma vez que estou no mesmo dilema que você, não tenho moral para lhe dar um conselho. Posso, porém, lhe dar uma sugestão.

Segue assistindo às aulas da Profa. Lúcia, afinal de contas ela é maravilhosa. Poupe-se de dar um passo mais sério agora e deixe o curso propriamente dito para mais à diante. Quando passar o isolamento social, assista algumas palestras presenciais etc. Tudo isso vai ajudar você na tomada de uma decisão.

Enfim, é o que eu disse no comentário anterior: tire de lá o que houver de melhor, sem necessariamente se comprometer de maneira mais efetiva. Isso é prudência, ora!

Ah!, comprei dois livros deles. Um é bem simples e gostoso de ler, intitulado "Filosofia para viver", de Délia Steinberg Guzmán, e o outro, que ainda não comecei a ler, é "Paz Guerreira", de Talal Husseini. Caso lhe interesse...

Sorte pra nós...
Forte abraço!


TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.
EU JÁ TIREI AS MINHAS, NĀO PORQUE LI O TEXTO, MAS PORQUE PASSEI POR TUDO ISSO LÁ DENTRO. ALÉM DISSO, VI UMA AMIGA PRÓXIMA A MIM PASSAR E NĀO CONSEGUIA ACREDITAR. ATÉ QUE DECIDIR PROCURAR NA INTERNET E TUDO SE CONFIRMOU.

O ESTRESSE DELA, A FALTA DE SONO, O TEMPO EXCESSIVO DEDICADO AO LOCAL, A FALTA DE AUTOCUIDADO EM GERAL, A PESSOA ADOECEU, FICOU COM DÍVIDAS (E VI QUE ACONTECEU COM MUITA GENTE TAMBÉM). ELA É FORÇA VIVA, NUNCA VAI SAIR DE LÁ. TEM MUITOS ANOS ALI, É UM CADÁVER AMBULANTE. VIVE CANSADA... MAS TUDO É ESSE IDEAL QUE NUNCA VAI ACONTECER...

NĀO TEMOS MUITOS DEPOIMENTOS E ARTIGOS BEM ESTRUTURADOS NO BRASIL, OLHEM EM ESPANHOL. VOU DEIXAR ALGUNS LINKS AQUI.
MUITOS MEMBROS E ALUNOS DO NÍVEL I DISCORDAM PORQUE NĀO VIRARAM FORÇA VIVA, NĀO SABEM DA DOR E DO SACRIFÍCIO PESSOAL QUE DEVEM FAZER PARA LEVAR ESSA ESCOLA NAS COSTAS... JÁ QUEM É FV, DARIA A PRÓPRIA VIDA AO IDEAL. MUDAM DE CIDADES PARA FUNDAR NOVAS SEDES, ISSO NĀO É NORMAL!

NĀO É NORMAL VOCÊ NĀO COMER BEM, DORMIR BEM, IR TODO DIA PARA SEDE, DORMIR LÁ PARA "PROTEGER" O LOCAL, NA VERDADE, ELES NĀO GASTAM NEM COM VIGIA, PORQUE OS FANÁTICOS CUIDAM DE TUDO, TEM GENTE QUE REVEZA PRA DORMIR LÁ, CARA!

EU VI, EU SEI DO QUE TO FALANDO. NĀO FOI NINGUÉM QUE ME FALOU, EU VIREI MEMBRO E QUASE FV... AINDA BEM QUE SAÍ À TEMPO, MAS FICO TRISTE PELOS QUE FICARAM SE ACABANDO ALI. DÁ MUITA PENA, NĀO ACHO QUE É 100% CULPA DA PESSOA, ELA É VÍTIMA DE CERTO MODO. PEGAM PESSOAS QUE QUEREM MUDAR O MUNDO, PEGAM PESSOAS VULNERÁVEIS QUE NĀO SABEM DIZER NĀO, AINDA MAIS PRA "MESTRES" TĀO "LEGAIS" E "SÁBIOS". QUEM SOMOS NÓS, NĀO É MESMO?

CARA, NĀO ENTREM, NĀO DÊEM FORÇA NEM DINHEIRO PRA ESSE LOCAL. ELES TĀO SE APROVEITANDO DE PESSOAS COM ENERGIA E SUGANDO A PESSOA ATÉ A ALMA...


OLHEM O DEPOIMENTO DESSAS DUAS MOÇAS (LEIAM O DEPOIMENTO DA CLARA LUZ), PRA QUEM NĀO SOUBER ESPANHOL, TRADUZA, VALE A PENA... FOI ALGO BEM SEMELHANTE QUE PASSEI, E ELA NĀO É DO BRASIL...

https://redapoyo.victimasectas.com/nueva-acropolis/



ESTRUTURA -
https://redapoyo.victimasectas.com/nueva-acropolis/estructura/


https://redapoyo.victimasectas.com/nueva-acropolis/mito_de_la_caverna/


https://educasectas.org/nueva-acropolis-4/






Fiquei 5 (cinco) anos na Nova Acropole de Brasilia. Cheguei a dar palestras. Tenho inumeras testemunhas de tudo o que vou escrever.

Na epoca, os professores nos obrigavam a fazer a saudacao a romana (nazista) antes de comecar a aula. Justificavam que foi uma simbologia sagrada deturpada pelos nazistas (como se os romanos fossem santos! Indica que eles simplesmente desconhecem historia).

Como eu era muito jovem, nao conseguia entender a gravidade do gesto, inaugurado pelo fundador da NA logo apos a II Guerra Mundial. Foi preciso maturidade para compreender o quao agressivo e politico era o gesto.

Hoje em dia, nao fazem isso porque houve tanta desercao na NA que tiveram que se adaptar. Mas todos os anos da decada de 1990 sabem que nao estou mentindo.

Alem disso, sao acriticamente fanaticos por Platao (cuja tendencia autoritaria ja foi denunciada por Karl Popper no seu A Sociedade Aberta e Seus Inimigos). Platao era profundamente homofobico. Dizia que o ideal do homem e da mulher era serem heterosexuais. Tambem nos idos de 1990, quando perguntados se um homossexual poderia ser Forca Viva, diziam que nao porque nao eram os ideais de homem e mulher. Dizem que tambem mudaram nisso. Nao e, contudo, uma mudanca de consciencia, mas um oportunismo politico.

Finalmente, ele infantilizam a razao das pessoas sempre as desafirmando, o que nao e muito diferente dos jogos que padres e pastores nao escrupulosos fazem com seus fieis. Essa logica de dependencia emocional e racional fica escondida nos dizeres "mestre" e "discipulo", que eles deturpam em favor da submissao das pessoas.

Passam por mim e nao me cumprimentam. O maior sinal de que tem e seguem uma logica de seita: nao admitem que sejam superados e descartados. Eles observam nos que deixaram a Acropole uma ameaca aos seus proprios dogmas e terrorismo velado de que "quem sair da Acropole caira na fria e umida materia".

Nao sao considerados por nenhum filosofo serio. No entanto, estao com uma estrategia, muito bem pensada, para vender seus cursos de Introducao a Filosofia e fazer bom caixa, de se aproximar de quem sempre criticaram (cristaos, judeus, etc).

So nao os acho ameacadores porque sao incompetentes. Nunca conseguiram, de fato, aumentar o nucleo duro politico da Nova Acropole porque ninguem com verdadeiro potencial profissional fica muito tempo la.

Devem negar a morte tudo isso, ate porque deve ter percebido que, se continuassem com apologias a simbolos nazistas e atitudes veladamente homofobicas, seriam processados ou seriam condenados a irrelevancia.

Por fim, permitem (em uma AFRONTA ao codigo de etica da psicologia) que professores sejam psicologos do Serafis e profissionais da saude mental que cuidam de alunos. Eles, tao eticos...

Em suma, uma experiencia bacaninha (com data para comecar e terminar), uma auto-ajuda legal com fumos de alto teor academico ou filosofico. Mas, se perguntarem quantos ali leram ate o final um livro de Platao, talvez somente a palestrante-mor.

Se tiverem alguma outra duvida, visitem o wikipedia da Nova Acropole. Ali, ha a referencia de dois doutores, um em misticismo nazista e outra em criminologia de cultos. Ambos, academicamente, consideram Nova Acropole apologetica ao nazismo e um culto perigoso. Isso ai eu ja nao acho, por falta de competencia.

No mais, eles agradam a quem tem uma psique fragil e precisa de alguem que mande e determine o que devem pensar e sentir. Tem muita gente com esse tipo de dependencia emocional.

E, antes que esqueca, quem da a mesma palestra ha 20 anos, se nao conseguir dar uma boa palestra, entao, francamente, assine o atestado nulidade.


Verdade!

Mas vejam o verbete Nova Acropole em ingles. Nesse perfil tem informacoes que o perfil em portugues nao traduz (espertinhos)

https://en.wikipedia.org/wiki/New_Acropolis

Political ideology
The organization has been accused of supporting neo-fascism and neo-Nazism.[4][24] New Acropolis officially condemns Nazism, racism and political extremism,[25][26] Professor Nicholas Goodrick-Clarke stated in 2003 that "the structure, organization and symbolism of the Nouvelle Acropole [New Acropolis] is clearly indebted to fascist models."[10] According to Jean-Marie Abgrall, "New Acropolis has borrowed elitist and Aryanist symbols and ideas."[8]

As stated in 2010 by Religions of the World: A Comprehensive Encyclopedia of Beliefs and Practices : "The alleged use of paramilitary language, symbols, and forms of organization, along with more recent charges of brainwashing, have led to many criticisms of the New Acropolis in Europe, especially in France, since the mid-1970s.”[4]

The Theosophical Society, of which Livraga was a member before founding New Acropolis, officially denies any links to New Acropolis,[27] saying that Livraga was expelled from the organization due to his connection with "extremism of the ultra right and Nazism".[28]

Cult status
The French Commission on Cults (1995) as well as a Belgian parliamentary commission, have, in 1997, registered it as a cult in their respective countries, in an annexed blacklist to their report, along with 171 other associations. On May 27, 2005, the public cult blacklists were abandoned by the French government.[29] However Serge Blisko, director of the French Interministerial Mission for Monitoring and Combatting Cultic Deviances (MIVILUDES) said to Vice in 2014 that "the French government still considers New Acropolis a cult and it remains under surveillance".[23]

Goodrick-Clarke, Nicholas (2003). Black Sun: Aryan Cults, Esoteric Nazism, and the Politics of Identity. New York University Press. p. 86. ISBN 9780814731550. A recent example of the neo-fascist potential in Theosophy is provided by Nouvelle Acropole movement of Jorge Angel Livraga (b. 1930), the charismatic Argentinian Theosophist who by the 1980s had built up an argent youth following in more than thirty countries. The structure, organization and symbolism of the Nouvelle Acropole is clearly indebted to fascist models.

Palmeri, Juan Carlos (1998-02-22). "Letter to the Vice-Chairman of the European Council from Theosophical Society Secretary General". Retrieved 2020-05-25 – via Theos Talk. 1. Livraga's theosophical devotion was a strong attachment expressly to H.P.B. with exclusion of the leaders who followed her. 2. New Acropolis was established as an academy of theosophical and philosophical studies with definite subject matter and grades. 3. He and his wife acquired from the beginning a character, a temper of "instructors" assuming a strong "spiritual authority". 4. There are many evidences about the real nature of that institution which was internally connected with extremism of the ultra right and Nazism. 5. Those and many others evidences that we omit show that he was never suitable to the structure of the Theosophical Society which never could support such disposition.


Legal tambem eh que eles costumam ou usar a flexao de genero porque acham que da mais status:

Nao eh DA ACROPOLE. Eh DE ACROPOLE.

Meu...



Few discoveries are more irritating than those which expose the pedigree of ideas.
Lord Acton

Poucas descobertas sao tao irritantes quanto as que expoem o pedigree das ideias.
Lorde Acton


Eu frequentei a nova acropole brevemente em toronto por sugestao de uma das minhas melhores amigas. Realmente, tem algo muito sinistro neste local. Eu achei meu palestrante muito Arrogante, dono da verdade...eles sao muito formais e Pontuais e se vc se atrasa 1 minuto eles comecam a te ligar desesperadamente. Achava muito estranho q o palestrante sempre descia as Escadas de um jeito misterioso. Ele tambem um dia me falou que temos que esvaziar nossos copos: para mim esta e uma forma sutil de lavagem cerebral...nem terminei o primeiro modulo...alertei minha amiga mas nao sei se ela continua la pois perdi contato, espero q ela tenha said tambem


Cara cheguei neste site por "acaso"... aqui no Brasil, no sul do pais, não é diferente não! Sofri na mão deste povo! Eles nunca abandonaram o cumprimento nazista, só não o fazem mais entre os membros e as pessoas novas na instituição, mas em cerimônias, aulas fechadas, etc. continuam fazendo; tem um livro do mestre deles - Livraga, que até retiraram das prateleiras, em que os homossexuais são chamados de o "cancro* rosa" da sociedade; tem outro texto, também dele, em que diz que não se deve colocar pessoas portadoras de necessidades especiais para atender na recepção das escolas, pois não querem passar a imagem de fraqueza. Esta escrito, com todas as letras, isto que estou falando.! Um verdadeiro horror! Altamente contraditório, uma instituição que se diz espiritual, acreditar que a verdadeira fortaleza de um ser humano está em seu corpo. Fraternidade universal que exclui homossexuais, pessoas portadoras de necessidades especiais, os diferentes. Como assim? E por aí vai! Há uma máscara bem montada para atrair as pessoas numa fachada de filosofia e fraternidade universal, mas quando você entra mais a fundo não é isso o que encontra! Ah! e se um dia, por qualquer que seja o motivo, você resolver sair da seita, eles te perseguem, fazem reuniões secretas orientando os ffvv a não te procurarem e nem sequer falarem mais contigo, te difamam e dizem horrores sobre você. Ontem, você era a melhor pessoa do mundo e tinha milhares de amigos sorridentes, filósofos fraternos e, no dia seguinte, você passa para o Índex acropolitano e vai ser "queimado vivo" na fogueira da caverna deles. Tudo o que criticam na Idade Média, eles fazem e se justificam em nome do "ideal". Como se os fins, justificassem os meios. Infelizmente, os que circulam na superfície da seita não vão conseguir ter esta visão porque isto tudo fica velado, muito muito velado. É um horror!

*O cancro é uma doença do foro oncológico descrita como uma “doença multifatorial que provoca a proliferação de células de forma anormal e a diminuição da apoptose”,


Conheci a NA agora, durante a pandemia e tenho assistido a inúmeras palestras da Profa. Lúcia Helena Galvão. O que tem me chamado a atenção é que jamais, em tantos meses, a ouvi fazer menção a Jesus, um filósofo por excelência, enqto endeusam Platão, Sócrates, Buda, Confúcio e Helena Blavatsky, dentre outros. Isso tem que ter uma razão.


Alguém precisa fazer alguma coisa. Eu tenho visto aqui tanto mal que eles fizeram...

Colega do posto do dia 26/12/20...

Isso ocorreu exatamente comigo. Me sinto até de forma "acolhido" por sua mensagem... Eu era uma pessoa maravilhosa, mas depois eu fui excluída das redes sociais, falaram muito mal de mim para os outros membros de modo que perdessem o contato comigo...


Alguém precisa fazer alguma coisa...

A PF, algum detetive, algum jornalista. Isso precisa vir à tona...

Esse lugar nāo é bom... Por favor, galera. Nāo entrem lá.



Enviem relatos sobre N.A. para agathadyer6@gmail.com
SOMENTE COM E-MAILS FAKES. Não enviem dados pessoais. Sua identidade não será revelada, pois não tenho interesse em ter suas informações comigo.

Obrigado


��������... alguém sensato enfim!!! Exatamente essa a resposta!!! A filosofia não é para todos...e as pessoas tendem a julgar de forma muito negativa o que não está ao alcance do entendimento delas.


"Destruí a palestra" haha é tanto ego que fica anônimo. Acho que instituir escolas tem a ver com superar justamente esse egoísmo


Eu estudei na Acropole no ano de 2020, terminei o primeiro módulo e nao dei continuidade pois também sentia essa energia estranha na "escola".Apesar que tive duas aulas presenciais e o resto onlinr,por causa da pandemia.

Você entra achando que vai ser um curso bacana, mas parece mais uma seita mesmo.
Há alguns pontos que me chamaram atenção e que me fizeram enxergar e abandonar essa escola:

-Se nao me engano sao 7 niveis pra se atingir,me lembrou os 33 niveis da maçonaria.

-A a partir do 2° nivel , eles dizem que nao há um tempo certo para terminar e atingir o ultimo estágio... voce que vai sentir que esta apta e se absorveu todo o conhecimento daquele nivel.. etc

- o diretor dessa escola estava ha 20 anos no nivel 4,eu fiquei tipo... 20 ANOS,NIVEL 4? MASOQQQ...enfim...

-eles cobram uma mensalidade de cerca de 140 reais,ate ai tudo normal como qualquer outro curso,porem,até quando teria que pagar sendo que o diretor estava no nivel 4 ,há 20 anos... haja dinheiro pra ficar pagando algo que nao tem "fim".

-os professores sao treinados e formados na propria escola,nao admitem professores formados em outras instituições, isso me chamou muito atencao, porque eles seguem uma conduta propria e fazem parecer ser a "verdade absoluta".
Muitos lá eram professores e profisionais de outras areas,com conhecimentos leigos e tiveram oportunidade de seguirem como professores da nova acropole somente fazendo os proprios cursos da instituição.Isso me pareceu uma otima forma se fazer lavagem cerebral,pois como nao eram formados em outras escolas e nao tinha conhecimento na area, é mais facil conduzir o pensamento a bel prazer.Ponto pra eles.

-A professora trancava a sala de aula e nao abria a porta até o intervalo ou terminar a aula... por mais que é idiota essa questao,isso me causou estranheza.

-Até folhetos, marcadores de paginas sao pagos kkkk

-Dizem que tem sedes no mundo inteiro, porém escondem que foram proibidos em varios paises.
O único que te falam é a China,alegando que foi por causa do sitema comunista,mas nao dizem dos outros paises ,por exemplo da europa.

-Professora Ana Lucia, gosto muito dela,mas acho que ela serve para chamar os peões para o abate... pois a maioria das pessoas que entraram comigo ,falaram que vieram por causa dela...

-Por ultimo,me incomodou tambem esse fato deles estarem sempre sorrindo e fazendo a linha good vibes,meio chapados."Ah mais ele sao simpáticos"... dá pra sentir quando a simpatia é verdadeira e nao falsa... temos ai o canal metaforando que diz que um sorriso nao dura mais que 4 segundos na cara ... rsrsrs

Enfim... nao recomendo esse curso,fiquei decepcionada,pois sempre desejei fazer o curso deles.



Se vocês tem tanta certeza no que dizem porque não ter a coragem de dizer quem são. Fico também anônimo porque vocês são perigosos.


Moça do dia 01/02/21... você descreveu totalmente o que passei naquele local. Fiquei de 2018 até 2020... foi um pesadelo... espero que algumas pessoas que conheci, saiam de lá o quanto antes, pois nāo estāo nada bem...


Nova Acrópole é uma seita mesmo.
A Seita que dói menos

Sério nunca li tanta bobagem num lugar só kkkk


Olha! A este tanto de críticos aí...o que estão fazendo pela sociedade? Qual ideia tem para que a sociedade dê certo?

Ok. Se criticam a escola, e acham que está errada, sigam caminhos como madre Teresa, Zilda Arns, Nelson Mandela, Stephen Hawking, e tantos outros que acharam seu caminho de contribuir com a humanidade.

A escola a qual vocês fazem referência, não é a primeira nem a última com essa ideia de ajudar a sociedade a buscar o que é o Bem, que não é ela quem estabeleceu, mas quando vamos estudar em diversas culturas, todas falam de coisas muito parecidas.

Vocês estão incomodados com a "forma", porém sabemos que tudo no mundo precisa de um jeito certo de funcionar, Uma Organização.

Alguém aí falou de Platão: escreva algo sobre o princípio a natureza do Homem, e como uma cidade pode dar certo, vivendo em harmonia. Aí compara com Platão, de qual fica melhor.

Alguém aí falou de Helena Blavastky: leia umas duas obras dela "por mais absurdas que sejam", e vejam que muita coisa que ela disse há tantos anos atrás, estão sendo descobertos nos últimos 50 anos, graças aos avanços da física quantica. Vejam biografia de Einstein, e verão quais serão um de seus livros de cabeceira. E vejam Tomas Edson.

Para quem saiu todo iludido e até está com depressão, vocês descrevem tão bem tudo que é nova acrópole mas não conhecem nada de si mesmos para lidar com os próprios problemas. Estranho. Não?

Filosofia: Amor a Verdade. Terão muitas maneiras de buscarem conhecer. A escola tem uma proposta. Nunca falou que é a única.

Sugiro que façam como os pinguins: se quiserem cruzar o oceano, não tentem fazer sozinhos, pois vão acabar se dando mal, mais cedo ou mais tarde. Peguem a inspiração dos que já fizeram e ajuda dos que estão propondo a fazer algo.



Não parem de buscar, por medo de ter os sentimentos feridos.

E quem quiser conhecer mesmo, vai lá. Não fiquem só por conta dos comentários de quem foi 2 ou 3 vezes. Vão e ouça os comentários de quem frequenta há anos.

Sobre as cotas, paga-se energia, aluguel, água, arcondicionado, cadeiras, mesas, pincéis, e tudo mais que pode imaginar que uma empresa precisa pra funcionar. Mas não é voluntário? Sim. É. Não existe distribuição de lucros e não existe salários.

Algum professor foi ruim ou causou má impressão? Não foi feita nenhuma promessa de perfeição. Ou fizeram pra vocês? Por acaso a Lúcia falou de célebres professores dentro da sala de aula? Não. Ela fala de pessoas empenhadas em construir um mundo melhor, e estão dando o seu máximo.



"""Para quem saiu todo iludido e até está com depressão, vocês descrevem tão bem tudo que é nova acrópole mas não conhecem nada de si mesmos para lidar com os próprios problemas. Estranho. Não?"""

Falou merda e bostejou as mesmas coisas que todos dizem. Vocês sāo arrogantes... e você? O que você tem feito pelo mundo? Sem opiniões próprias... o mesmo discurso de sempre... cansa....

Vá trabalhar na sociedade e nāo se segregar dentro de uma organzizaçāo racista antes de ousar mandar alguém fazer algo pelo mundo.

Se curem de tanta arrogância.


Complicado né, cara. O pior é que o que não falta lá é idealista achando que ali é a vida real, se enganando e fugindo desse mundo. O mundo é esse aqui, onde nascemos, crescemos e podemos agir e pensar, esse mundo imperfeito e material.

Vi muito essa fuga lá dentro, essa segregação que tu comentaste. E afirmo com convicção isso, o amigo lá em cima falou para irmos lá não só 3 ou 4 vezes e eu fui, frequento por 4 ANOS na sede de Manaus (apesar de ter me afastado durante a pandemia um pouco).

E o que vejo é essa triste fuga, eles se chamam de idealistas, com peitos estufados, mas esquecem que idealismo em excesso é prejudicial e te cega, por exemplo, você idealiza uma pessoa numa relação e isso vai te prejudicar, você idealiza seus pais quando criança e mais tarde os conhece de verdade.



 "...Se quiserem cruzar o oceano, não tentem fazer sozinhos, pois vão acabar se dando mal, mais cedo ou mais tarde."

Me parece que você ignora o que o próprio JAL prega, uma das coisas que JAL mais ataca nos seus materiais é essa massificação cega, e ele inclusive dá vários nomes de movimentos com esse intuito.

O próprio professor Luiz Carlos, que é o diretor nacional, fala muito sobre isso, e nos incentiva a pensar de forma independente, inclusive o admiro muito mais que a Lúcia Helena por isso, ele incentiva essa independência e livre pensar, ela tenta forçar ideologias e romper consciências (está até no passado dela, vide que ela era uma grande militante política, antes de ser acropolitana, como o professor Rangel era também) (acropolitanos antigos devem se tremer com isso que acabei de escrever, já que sabem que é a verdade).


"Peguem a inspiração dos que já fizeram e ajuda dos que estão propondo a fazer algo."

Isso da tradição eu até compreendo, nos apoiar no ombro de gigantes, mas cuidado, amigo, mesmo apoiado no ombro de gigantes, é você o responsável por dar o pulo para mais acima e você é o ser pensante e racional, que deve julgar por si mesmo o melhor curso de ação, não deixar que esses gigantes pensem por ti.


Os defensores de Acrópole neste site cometem dois silogismos: 1. argumentos ad hominem (Quem é você para falar de Acrópole se você não faz nada pela humanidade? Como se conhecessem todos aqui e Acrópole fosse a única ou a maior benemérita do mundo); 2. silogismo "você não sabe do que está falando"(muita gente aqui estudou lá por anos, perto de décadas e sabe muito mais do que quem defende; 3. Na mesma linha do "você não sabe do que está falando", o "vá e veja por você"(já fomos e não gostamos); 4. Insistir que o lugar não é culto, mas defender com a linguagem mais religiosa e fanática possível ("fora da Acrópole, o caos", "Nova Acrópole can do no wrong", "sou iluminado por estar lá e você é um ser inferior", "você não faz nada pela humanidade"(como se conhecesse a vida do interlocutor);5. Na falta de argumento, lance mão de poesia ou alguma frase de efeito. Tenho pena. Basicamente, isso.


Dois nada, lá se foram 5...


Amigo do dia 3/4/21 02:08

Você me parece um dos poucos sensatos que frequentam o local ... as pessoas se perdem ali... Como conselho, nāo fique. Sei que esse conhecimento é atrativo, mas depois que você sai, é um grande alívio. Ninguém está perdido por nāo participar de uma "escola". Nós já tínhamos nossa vivência antes de chegarmos ali. O que eles querem passar é que estávamos cegos e foram eles tiraram o véu da ignorância. Se você chega carente e um pouco desanimado com o mundo, facilmente cairá nessa história.


Estava lendo os comentários. Quantas pessoas sofrendo por terem se envolvido com outros seres humanos na NA. Cada um com sua dor... eu mesmo já tive uma experiência muito difícil.

Namorei uma moça lá há alguns anos, ela estava há mais tempo que eu... notei seu fanatismo, mas continuei com ela por amá-la muito.

Quando percebi a arapuca, decidi sair e consequentemente terminamos o namoro.

Ela nunca aceitava nenhuma opiniāo divergente da que era passada na escola para ela... muito triste. Por estar há muitos tempo, sua dedicaçāo era exclusiva, deixava até de assistir as aulas da faculdade para servir o local. Os pais dela nāo gostavam nada disso, mas ela estava cega e se prejudicou muito. Além disso, doava muito dinheiro.

Até hoje ela está lá. Mas cada um vive do jeito que acha certo né? Perdi um grande amor, eu amei essa moça demais. Pena que para ela, só presta quem serve "o ideal" como eles dizem.


Sou o amigo do dia 3/4/21 2:08.

E cara, o que mais vi lá realmente eram pessoas que se envolviam com acropolitanos ferrenhos como essa sua ex-namorada (os chamados Forças Vivas) e se quebrando depois.

Como disse, me afastei durante a pandemia e realmente foi uma sensação muito boa. Eu voltei por uma razão, quero ter acesso a livros e materiais que eles escondem do público, e você não os encontra a venda em lugar nenhum. Fora que estou mais firme em mim mesmo, então não caio naquela ladainha deles.

O que mais fico de cara com eles é esse fanatismo, como pode uma escola de filosofia ensinar coisas de forma unilateral, como se estivéssemos em uma igreja?

Sério, quase não há diálogo lá. O professor repassa o assunto (todo escrito por JAL ou Délia, "baseado" em outros livros) e alunos tiram dúvidas, mas as dúvidas não podem fugir muito do direcionamento deles. E se foge, eles falam que você está usando muito a mente (eles chamam de Kama Manas) para entender, falam que devemos usar mais a intuição. Pfff!
Sério, é loucura às vezes.


UM CARA MORREU NA FAZENDA.
DISSERAM APENAS PARA A MĀE QUE ELE ATIROU EM SI PRÓPRIO POR ACIDENTE.

OLHEM QUE ESTRANHO ISSO...

https://portalcontexto.com/me-se-diz-punida-apenas-pelo-seu-inconformismo/

Eu já sabia porque quando estudei lá, o pessoal aprende a usar armas na fazenda (os homens "cavalheiros", me poupem...)

Mas enfim... tem muita coisa irregular lá...

O MENINO MORREU MANO... E ELES PROCESSARAM A MĀE DELE PORQUE ELA POSTOU UM OUTDOOR BUSCANDO RESPOSTAS... ELES FAZEM ISSO COM TODO MUNDO QUE OS "ENCARA"...

DESSE LUGAR EU TENHO NOJOOOO


https://livrozilla.com/doc/818503/oito-pessoas-morreram-afogadas-no-feriad%C3%A3o-do-carnaval-es...


https://portalcontexto.com/me-se-diz-punida-apenas-pelo-seu-inconformismo/


Alguém precisa fazer alguma coisa...


https://portalcontexto.com/mae-tres-meses-apos-morte-de-filho-nao-posso-ficar-sem-resposta/

https://livrozilla.com/doc/818503/oito-pessoas-morreram-afogadas-no-feriad%C3%A3o-do-carnaval-es...


https://portalcontexto.com/me-se-diz-punida-apenas-pelo-seu-inconformismo/


ISSO É MUITO GRAVE


Amigo do dia 3/4/21 2:08.


Sou o cara que perdeu a ex namorada... Tome cuidado... eles sāo perigosos...


Mas fico feliz em saber que há alguém buscando respostas. Desejo sorte.

A mídia deveria saber desses casos... quero muito que um dia uma emissora de TV de grande impacto possa fazer uma reportagem sobre essas coisas...

E é verdade... se você questiona, usa muito o seu Kama Manas e se você insiste em manter sua opiniāo, eles dizem para você deixar seu lado "animal" ou algo do tipo (nāo lembro ao certo como eles falavam)


Sou o amigo do dia 3/04/21 2:08.

Essa é uma coisa que acho muito difícil. Eles são poucos, mas no geral tem pessoas com muito poder lá dentro, e óbvio que elas sendo humanas, nem sempre vão querer o melhor para todos.

Fiquei muito assustado com essas reportagens que o colega do dia 11/04/21 15:50 colocou. E fiquei assustado porque sei que os "cavalheiros" têm treinamento com armas e de sobrevivência mesmo.

Para você ter noção do poder deles, eles derrubam via ações judiciais qualquer site que os acusa ativamente de ser um culto.


Eu percebi que aqui é talvez o único e último reduto para falar sobre isso no domínio .br, eu não tenho experiências tão profundas em tudo que vi por aì para contar, mais mesmo assim tenho muita coisa para dizer. Pela limitação de caracteres terei que fazer isso em muitas partes e peço desculpas desde já, mas acho importente que as pessoas que resolveram buscar conteúdo sobre da NA, fora da mesma, para ver sua procedência ou por que também esta achando que têm algo estranho acontecendo...

A postagem inicial já está um pouco datada porém nunca foi tão importante, necessária e atual pois eu comecei a acompanhar a NA aqui do Brasil no início da quarentena, em março do ano passado, e vi a mesma mais que dobrar o seu números de inscritos no youtube onde hoje já são quase 700 mil. E isso com certeza indica que deve ter tido um grande aumento de pessoas aderindo aos seus cursos e se tornando membros da mesma (inclusive eu). Com todo respeito ao dono do blog que eu não conheço, penso que este assunto deveria estar em uma “vitrine” bem maior sendo assim mais exposto, para que as pessoas possam saber mais sobre o assunto.

É bem provável que quem não tenha nenhum tipo de relação com a NA (talvez nem nunca tenho ouvido falar dela) e caia aqui nesse post de "paraquedas" (aberto neste blog já há uma década), ignore tudo e vai buscar seus próprios interesses, e eu entendo, eu provavelmente faria a mesma coisa. Agora se você não chegou aqui por acaso, mas por que procurava mais informações às respeito da Nova Acrópole (fora daquilo que ela já nos oferece…), então não deixe de ler tudo e ainda ir mais além, não tenha preguiça e busque em fontes externas (outros domínios que não só o “.br” principalmente!) para chegar às suas próprias conclusões, isso pode te evitar sérios danos futuros (literalmente muito lá na frente, anos após seu envolvimento com a organização)

As acusações que li aqui no blog e principalmente nos referidos sites (li todo os comentários e todo o conteúdo dos links deixados aqui, inclusive um manual em pdf, só não foi possível ler o que já foi retirado), além de conteúdos em outros domínios como o espanhol, são muito sérias e não deveriam passar “batidas”, afinal se prejudicaram e continuam prejudicando tantas pessoas, algo deve ser feito a esse respeito. E, da mesma forma, se isso também não passa de uma calúnia, seria justo resolver esse problema para limpar o nome da organização. Não sou eu que vou “bater o martelo” e dar um veredito final, até porque eu não fui tão “longe” como alguns artigos e relatos que eu li para ver se corroboram com o dito, por tanto vou apenas deixar as minhas impressões. Para quem tiver mais interesse e, assim como eu, resolveu buscar mais informações sobre a organização NA depois de sentir por si mesmo que algumas “peças” pareciam não se encaixar estando fora do lugar, e pararam aqui neste blog por “acaso”, leiam até o final pois como já devem ter percebido não se encontra praticamente nada a respeito na internet Brasileira e o pouco que tinha ainda foi retirado.


Conheci a NA através dos vídeos do youtube, em sua maioria ministrados pela professora Lúcia Helena Galvão (LHG), apesar de haver outros professores também. Eu adorava e devorava os vídeos, assisti com certeza mais de 100 vídeos somente no ano passado. Fiz cursos da LHG pelo idealix (que são aparentemente separados da NA, não saberia realmente dizer) e em outubro do mesmo ano eu assinei a “Ácropole play”, uma plataforma de streaming da Nova Acrópole, onde eu assisti a outros tantos vídeos. Por fim, em fevereiro deste ano comecei o curso deles (“Filosofia à maneira clássica”) no módulo I que está sendo online por conta da pandemia e passei a ouvir alguns podcasts deles também.

Fui atraído pela NA pois gosto de Filosofia, mas pessoalmente não gosto da maneira acadêmica, teorizada e excessivamente "intelectualóide" como ela, geralmente, é abordada por aí, o que fez não eu perder o interesse de entrar em uma graduação da mesma. Também gosto muito de mitologia, antropologia, história e conhecer a cultura de todos os povos passados e presentes, coisa que também de certa forma é vista na NA. Concordo também que o que aprendemos de útil e bom deve ser posto em prática para melhorar nossas vidas e dos outros, ideia sempre enfatizada na NA. Somado a isso, a ideia de bondade e fraternidade “pregada” pela NA para mim é válida e indiscutível, por tanto não tive dúvidas, senti que ali seria como uma casa e comecei a “visitá-la” quase que literalmente todos os dias a partir de março de 2020, porém somente através de seus conteúdos online como dito..

No começo, apenas pelos vídeos do youtube da NA, posso dizer que foi uma experiência muito boa. Através desses vídeos a percepção de que algo além da parte didática e do estudo das mitologia, filosofia e história é praticamente inexistente ou muito pouco perceptível, talvez com a exceção de ter no geral sempre um enfoque em algum momento voltado para a parte moral e metafísica. As palestras tendem terminar com alguma lição moral para melhorar nossas vidas e que eu pessoalmente não acho nada de errado com isso, pelo contrário acho muito bom. Com relação à metafísica, a princípio, ela é encarada como um “conhecimento geral” da maneira de se pensar nas diferentes culturas a esse respeito. Como eu assisti a muitos vídeos (tanto pelo youtube quanto pela acrópole play) posso relatar que percebi pelo menos 4 coisas:

1. Com exceção dos gregos e romanos, os vídeos abordam com mais ênfase e em maior número culturas, histórias, personagens e pessoas que não são tão comumente vistas a fundo pela filosofia ocidental “tradicional” contemporânea, e é visto especialmente a cultura oriental. Começamos a nos deparar, com certa frequência com nomes, como Jorge Ángel Livraga (mais como citações de coisas que ele falava), Sri Ram e sem dúvida nenhuma especialmente com Blavatsky (HPB);

2. Os temas abordados ficam predominantemente nos campos da ética e da metafísica. Ao vermos bastantes vídeos e prestar bastante atenção, começamos a perceber que apesar de abordar muitas culturas, os assuntos não fogem muitos do mesmo eixo, algumas ideias começam a ficar repetitivas. A princípio isso pode se dar por conta de, segundo NA, eles buscam mais aquilo que une as diferentes culturas do que aquilo que as separam;

3. A linha das religiões consideradas “messiânicas monoteístas” (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo) são muito pouco abordadas e somente através de suas vertentes e correntes místicas (nunca diretamente através delas). Tirando uma única palestra que eu ouvi sobre a páscoa onde se abordou Jesus de uma maneira bem rápida e indireta, não vi e desconheço que tenha algo sobre Cristo (assim também como o Deus dos Judeus e dos Islâmicos).


4. Com todo respeito aos professores da NA, é impossível não verificar que a LHG se destaca dos demais em conhecimento dos assuntos tratados. Temos uma outra parcela que “ok, foi bom ou razoável tá valendo e obrigado" e uma última, onde você não sente muita segurança nas suas didáticas e conhecimentos, eles mesmos se sente inseguros ou como se fosse algo decorado (isso por que a escola têm como princípio termos ideias próprias…)

O que tudo isso têm a dizer?! Absolutamente nada. Pelo menos a princípio e aparentemente...

Quanto aos cursos que fiz da LHG no idealix (sobre gestão do tempo e sobre técnicas de estudos), não tenho nada a dizer, apenas que gostei e não vi nada de diferente da maneira que ela costuma abordar os assuntos em outros vídeos.

Finalmente comecei a fazer o curso “Filosofia à maneira clássica”, curso introdutório de filosofia que dura por volta de 6 meses e que pode ser continuado em mais 6 módulos se quisermos nos aprofundar mais. Existe um custo mensal que varia de sede para sede, para cobrir gastos referentes a manutenção da sede, pois o trabalho dos professores e administradores, entre outros, é voluntário. Isso é bem aberto e abordado em vídeos do youtube para todo público em geral. Sem problemas, o valor não é tão alto e não vejo nada de errado nisso, desde que tudo isso seja verdade é claro. Comprei também à parte uma apostila desse primeiro módulo com o conteúdo que está sendo abordado.
Foi aqui, começando o curso, que a coisa começou a se tornar ligeiramente diferente e pequenas percepções, que podemos depois de ver tantos vídeos da NA, vão ganhando forma e profundidade, se revelando aos poucos. Mesmo muito longe da realidade da maioria dos depoimentos (muitos de ex acropolitanos diga-se de passagem) e artigos ruins que eu li, até por que como falei ainda não vivenciei tanto tempo dentro da NA e nem sequer cheguei a pisar diretamente em nenhuma sede por conta da pandemia para me aprofundar e poder dizer com mais propriedade alguma coisa, ainda assim comecei a reparar, desconfiar e questionar algumas coisas.

Foi por conta disso que resolvi procurar e saber mais sobre a NA, pois até então todas informações que eu tinha provinham diretamente deles (seus sites, vídeos, podcasts, cursos, propagandas etc). Que fique de aviso para todos que isso é um erro primário e pior, acredito que a maioria faz a mesma coisa que eu fiz infelizmente. Mesmo que alguém próximo lhe diga que algo é bom, sempre verifique buscando o máximo de informações por sua conta, seja o que for (parece óbvio mas não é…).

Comecei a pesquisar mais sobre seu fundador, Jorge Ángel Livraga Rizzi por conta própria, o que me revelou seu contato com Jinarajadasa e Sri Ram (ambos presidentes da Sociedade Teosófica Mundial) e este, por sua vez, com Blavatsky, e por fim sua ligação com a Teosofia. Diferentemente do que foi dito aqui por um "defensor" da NA nos comentários, onde declarou: “Esotérica? Ela é uma dissensão da Teosofia, que tem cunho esotérico, ou seja, místico! Ela, de antemão, já se coloca assim e não esconde!”. Eu tenho a dizer que isso é uma grande, mas uma imensa mentira mesmo que deve ser refutada!, isso nunca esteve explícito, e olha que eu li e vi muita coisa na NA em um ano e só fiquei sabendo disso recentemente através de minha própria busca

Obs 1.: na página oficial da NA Brasil há um breve relato sobre seu fundador (JAL) dizendo do seu envolvimento passado com as pessoas citadas acima e a Teosofia, mas não que isso tenha uma ligação religiosa indireta (muito menos direta), com a NA e isso é muito importante para os desavisados como vocês poderão ler aqui.


Obs. 2: É claro que a Teosofia é comentada e apresentada em alguns artigos e vídeos da NA (com o tanto que se fala de Madame Blavatsky seria até impossível não ouvir nada sobre isso…), porém nos apresentam como um conhecimento geral, assim como estudamos outras culturas e religiões, e não como algo em que a organização segue e acredita, não como sendo a sua religião, muito menos como algo a se aderir e a se praticar, o que é completamente diferente!

Obs. 3: Já imagino, obviamente, que isso seria contestado dizendo que ninguém é obrigado a acreditar e praticar nada. Seria mais uma mentira, mas deixarei para falar disso por último, que é aonde quero chegar. Mas isso por si só já começou a fazer sentido, explicando o teor e conteúdos produzidos e ensinados pela NA e estes sendo ainda mais enfatizados, aberto cuidadosamente aos poucos e aprofundados no seu “curso de filosofia à maneira clássica”.

Em minhas buscas finalmente me deparei com uma publicação (http://www.kelebekler.com/cesnur/txt/liv_por.htm) que confesso ter ficado atônito após terminar a leitura, me perguntando se isso realmente poderia ser verdade ou não, pois eu não estava esperando algo tão sério e drástico assim, foi literalmente indigesto, um soco na boca do estômago. Após isso procurei muito pela internet (.br) mas não encontrei nada, até me deparar com esse conteúdo do blog, e este por sua vez sem nenhuma pretensão de focar nesse assunto ou envolvido em alguma “conspiração” para “atacar” a NA, como fica visivelmente claro (reitero aqui a importância desse assunto ser divulgado urgentemente melhor!). Li todos os seus comentários, todos os links ainda disponíveis (incluindo o manual em pdf), e expandi minha busca ainda para domínio espanhol (onde podemos encontrar muitas outras coisas como falei, o que só aumentou meu espanto e começou a fazer sentido da onde eu estava “pisando”. Até a wikipédia (espanhola e americana) contém conteúdos bem diferentes do nosso, vale a pena verificar. Com tudo que foi falado e descrito acusando a NA de ser uma seita que eu li, vejo que existem pelo menos 3 aspectos que deveriam ser abordados para entender o que realmente é a NA.

Quanto sua natureza religiosa
Quanto a sua natureza política e ideológica
3. Quanto sua natureza econômica

Nesse ponto se faz necessário fazer os seguintes apontamentos pessoais para que eu venha a ser imparcial e não caia em injustiça.

Já começarei dizendo que não vou tratar diretamente dos dois últimos itens, pois não tenho base experimental e muito menos provas para falar algo. Tudo o que sei a respeito veio de fontes de artigos e depoimentos lidos. Mas diferentemente do que alguns possam defender, a NA não é e nunca foi um “livro aberto”. Os seus anuários que ficam disponíveis a qualquer um em seus sites não provam absolutamente nada. Vou falar aqui apenas um breve comentário com relação aos 2 últimos itens.

Com relação aos seus ideais e políticas, a NA foi “taxada” como uma força de extrema direita, paramilitar, com atitudes racistas e pensamentos que remetem aos nazistas. Ao vermos as estruturas hierárquicas mais avançadas da NA com tudo que foi relatado no século passado pelos artigos lidos (será que houve alguma mudança?!), fica difícil contestar isso. Porém apenas o que eu posso relatar é que a NA incentiva as pessoas a buscarem um conteúdo mais “elevado” culturalmente, nas artes em geral isso é bem claro, eles estimulam a ouvir música clssica, a ler poesia e grandes obras literárias da humanidade, mas nunca presenciei nenhum tipo de discriminação com quem não possui ou não faça isso. Aliás, concordo e acho que devemos buscar coisas melhores para alimentar nossas mentes do que aquilo que geralmente nos é oferecido, sem é claro discriminar qualquer tipo de pessoa (se a NA lá nos seus níveis mais avançados e “superiores” se mostra elitista e discriminatória já não posso falar…)


Com relação à sua natureza econômica, foi afirmado categoricamente, pela maioria das acusações que eu li, que esse é o objetivo final dos líderes da NA, mesmo se disfarçando inicialmente como aquela que se sacrifica abrindo mão de tudo e sendo voluntária em prol dos outros. Gostaria de acreditar que isso é pura invenção, algum tipo de perseguição política e/ou religiosa para com a NA, mas também não consigo ter esse convencimento. O interesse dos poucos líderes que se apresentam humildes e enriquecerem à custa da imensa maioria do seu “rebanho” é totalmente plausível como o que a gente vê por aí em tantas instituições religiosas, políticas, não governamentais entre outras.

Também foi falado do abuso do voluntariado de seus adeptos, mas eu não posso dizer muita coisa a respeito. Recentemente em uma aula online dada pelo próprio responsável e líder da sede onde estou, nos foi dito que na NA logo seríamos inseridos em algum trabalho voluntário, que “aqui nós limpamos até banheiros” e deu uma risada que não dava para saber se estava falando sério ou brincando. Acontece que eles abordam isso no estilo “Sr. Miyagi”, onde servir é uma honra, uma lição de humildade e ainda um ganho extra de sabedoria. Não vou discordar aqui disso, para ser sincero eu até capto essa idéia e respeito, o que fica em “xeque” são se essas intenções são genuínas ou não, e agora eu conhecendo um pouco mais do outro lado da história fica muito difícil de engolir isso.

Também foi falado que conforme o membro “sobe”, “amadurece”, este se torna mais responsável na NA, por tanto também passa a contribuir mais, ou seja, a mensalidade que todos pagam (inclusives eles) e possivelmente outros custos por ser membros e continuar “usufruindo” daquilo que a NA oferece aumenta conforme vai se envolvendo mais com a instituição. Isso seria um sinal de exemplo para os futuros novos membros “inicialntes”, ser responsável para “o bem” geral. A princípio pode fazer sentido, só que não… Aqui confesso que fiquei com uma “pulga” atrás da orelha na hora...

De qualquer forma como citei anteriormente, não experimentei ainda profundamente nenhuma das coisas afirmadas nos artigos e depoimentos, então não cabe a mim fazer qualquer julgamento, além disso há pessoas que viveram e ainda vivem lá há muito mais tempo do que eu, por tanto mais aptas para tal assunto.

Por fim, o tópico que eu tenho um pouco mais de experiência e propriedade para falar da NA, é com relação ao seu aspecto religioso ou esotérico se preferirem assim chamar. Em tudo o que eu li sobre as acusações sobre a NA o foco geralmente se manteve no esquema que é realizado para tirarem dinheiro de seus membros, mas considero que desses 3 pilares (razões políticas, econômicas e religiosas), a religião é o pilar mais “forte” sem dúvida nenhuma, e é o que pode sustentar os outros dois pilares, se ela cair o resto cai junto. Se as acusações todas feitas à NA se sustentam (e infelizmente tudo indica que sim), é o seu aspecto religioso, suas crenças e ideologias, em especial de seu fundador JAL, que consegue manter seus esquemas de interesses econômicos e políticos.

Se “vocês” interessados, seja alguém que concorde ou não com tudo com o que já obteve de informações (e espero que não só minhas e não só daqui do blog mas o máximo possível que conseguiram) e chegaram até aqui, não deixem de terminar de ler até o fim. Eu não pretendia que ficasse tão grande se transformando num texto, mas não me vi com muita opção, e vejo que é preciso tocar em um pontos antes de continuar.


Não quero ser taxado de xenófobo, preconceituoso religioso, que não gosta dos adeptos da Teosofia e dessa religião ou alguma outra baboseira do tipo, pois bem, leia até o fim antes de tirar qualquer conclusão. Acho necessário entrar em um aspecto pessoal meu e dizer que eu sou Deísta, isto é, eu acredito eu uma potência/inteligência superior (Deus se quiser chamar assim...), mas vejo as religiões e tudo o mais que se refere a Deus como uma obra do homem em busca do seu Criador e não o contrário, como se Deus estivesse se revelando diretamente aos homens, em outras palavras eu não creio em nenhuma religião muito menos sigo suas doutrinas, ritos e dogmas. Apesar disso, consigo respeitá-las e inclusive enxergar e aprender com elas e suas escrituras sagradas muitas coisas sábias, por isso gosto tanto de conhecer suas histórias (sem fechar os olhos para outras tantas más que elas também ocasionaram e ainda ocasionam...). Acho importante deixar isso claro pois sei bem como o homem religioso no geral pode agir em defesa de sua fé, sendo imparcial e atacando aquilo que lhe causa "estranheza" e desconfiança.

No caso eu não tenho nenhum tipo de motivação dessa natureza para fazer tal coisa. Na verdade não estou nem aí, se existem x, y, z religiões e nem se alguém é de x, y, z religião, desde que não façam mal a mim, aos outros e ao planeta natural. Também não faz a mínima diferença para mim as crenças pessoais de cada um, por exemplo, se a pessoa acha que ela vai ressuscitar depois de morrer indo morar em algum “paraíso” ou tampouco se ela acredita que vai reencarnar após a morte em uma outra vida e talvez pense que hoje ela é a reencarnação de algum príncipe, algum alienígena ou até mesmo de uma “pedra”…., ou qualquer crença após a morte que possa existir por aí. Se a pessoa acredita também que ao morrer ela apenas vai virar “comida de bicho”, ótimo, somos livres e ponto. Aliás se alguém quiser criar a sua própria religião agora nesse exato momento eu estou “cagando e andando” vai fundo! (me desculpe o “francês”).

Outra coisa é essa cisma de mania de perseguição que quase todo religioso têm, e é sempre a sua religião e suas crenças que é perseguida! Os outros parece que não... Não que isso não ocorra hoje em dia, principalmente em um nível psicológico, mas está bem longe da realidade conferida por eles. Isso é algo muito comum se ouvir na NA (especificamente no curso) sobre as perseguições injustas que sofreram muitos filósofos (já está embutido por tabela teósofos claro) e até mesmo execuções, e que foram queimados na fogueira, claramente uma referência aos cristãos. Jamais negaria isso, mas e os outros?! Não foram perseguidos e de certa forma continuam sendo perseguidos os Judeus, os Islâmicos, os Hindus, Budistas, etc etc etc e inclusive os próprios Cristãos?! E o ateu por acaso não foi e é perseguido?! Não são esses e tantos outros injustiçados?! Religiosos parecem desconhecer a história, se esquecerem dela ou só lembrar a parte que lhes interessa...

Ficando claro isso posso seguir falando da:

“FILOSOFIA À MANEIRA… TEOSÓFICA!” OU “TEOSOFIA À MANEIRA NÃO TÃO CLÁSSICA"


Após pesquisarmos um pouco podemos ver claramente a ligação de seu fundador JAL com a Teosofia, mais espantoso ainda foi saber que ele afirmou ter se desvinculado e saído da mesma quando na verdade ele foi expulso! (vide artigos nos links). Porém a Teosofia para ele nunca morreu, ela só mudou de forma onde ele a idealizou e criou a NA ou “NT” (Nova Teosofia) à sua própria “imagem e semelhança” levando suas crenças e ideais para ela. É uma Teosofia “modificada” da original, mas ainda assim uma Teosofia.


Volto a reiterar um ponto aqui que é muito importante e essencial, o motivo na verdade pelo qual eu estou escrevendo tudo isso, que é mentira que a NA é transparente e fala em algum momento da sua ligação ou de algum tipo de vínculo religioso com a Teosofia ou alguma variante dela (ou com qualquer outra religião ou fé). Isso não está explícito em seus sites, artigos, propagandas, vídeos, cursos e nem mesmo no seu curso principal!! (pelo menos aparentemente e inicialmente...).

Não dá para falar sobre tudo que tenho vivenciado com o curso se não virará um livro aqui que ninguém vai acabar lendo, poderia falar de muitas coisas que em pouco tempo eu observei lá. Então tentarei ser sucinto usando apenas um tema que eu observei lá e é muito recorrente e acho que é um ponto fundamental que sem ela a “coisa” não funcionaria por lá. Se trata sobre a doutrina da reencarnação.

A reencarnação é um dos elementos mais falados e batidos na NA, a explicação é por que é uma visão de mundo sobre a morte muito presente em várias épocas e lugares, dentre vários povos. Na verdade é a que “domina”. Então acabamos vendo e estudando muito isso, o que não é normalmente compreensível é claro. Acontece que quando menos você percebe, “voilá”, a reencarnação já deixou de ser um simples estudo teórico para ir aos poucos se tornando sutilmente uma crença em seus membros. Os assuntos não são mais tratados como uma história ou um conhecimento, mas incorporados no modo de crer e agir das pessoas.

Lembro-me da primeira vez que percebi isso logo no começo quando uma professora do curso nos disse, ao termos uma aula do Bhagavad Gita, e falar sobre ações e reações dos nosso atos nos perguntar se gostaríamos de ficar aqui na terra reencarnação após reencarnação sofrendo até aprendermos ou aprender que temos logo que fazer o correto (a temática era sobre ética). Ela não falou brincando, ela acredita nisso e até sem problemas, mas o fato é que era isso literalmente que ela queria nos passar sem saber se todo mundo que estava lá tinham a mesma crença. Achei estranho, mas depois percebi que eles logo “recrutam” pessoas ainda novas que estão em um módulo acima, digamos 2 ou 3 para dar aulas ou realizar oficinas (atividades pós aulas), então desencanei.

Esse tipo de coisa começou a ser mais recorrente, com algumas pessoas falando mais e outras menos. Umas semanas depois me inscrevi para assistir uma mesa redonda sobre o tema “propósito na Vida” que se deu em uma outra sede em outro estado diferente do meu, onde 2 palestrantes de “renome” dentro da NA (o fundador da sede de lá já a 30 anos e uma mulher cheia de títulos e doutorado e pós doutorados e que supostamente já estudou nos 4 cantos do mundo até na Rússia, e já está na NA há muitos anos também), discutiram sobre o tema. A palestra foi boa, mas quando chegou no final uma sala virtual onde estavam mais de 100 alunos foi “obrigada” a ouvir o seguinte da suposta PhD:

“Afinal não devemos arrancar os cabelos achando que o propósito será revelado em um ato para nós, o propósito é o próprio caminho” o que não vi nada de errado ao contrário entendi a mensagem, o problema é que ela terminou dizendo: “Muitas vezes nós precisamos de uma vida inteira para entender nosso propósito e só na próxima começamos a realizá-lo!".

Me digam onde isso é Filosofia?! Onde isso é uma religião?!

Isso explica também uma certa “indisposição” quando eles têm que tocar no assunto de reencarnação com os alunos da primeira turma, pois eles ainda não sabem quem está lá no meio e no que acreditam ou não. Isso explica também por que as religiões monoteístas da linha hebraica não são diretamente abordadas, pois não acreditam em reencarnação, em especial a Cristã que acredita na ressurreição. Elas só são abordadas através da suas vertentes místicas (p ex vão falar de zoroastro, cabala, sufismo e pequenos grupos iniciais cristãos). Quando não é possível abordar assim falam, das conspirações feitas em concílios como o de Nicéia e Justiniano, onde teriam proibido e “apagado” a questão da reencarnação na bíblia.


Veja bem, não têm nada errado estudar sobre essas coisas, até se faz necessário e eu acho válido e interessante, mas vai ficando bem claro que esses assuntos não têm papel didático de um simples conhecimento e estudo e sim para dar base e força às suas crenças, à sua teosofia, a sua religião. Se pegarmos o budismo por exemplo para falar das religiões orientais, onde a crença em reencarnação é muito grande e presente, você somente vai ouvir na NA o lado da reencarnação no budismo, quando na verdade o budismo, na sua origem e tradicionalmente, acredita apenas no renascimento que é bem diferente de reencarnação. De fato os budistas ortodoxos não só não acreditam em reencarnação como também eles enxergam essa doutrina totalmente contrária com aquilo que eles crêem! Muitas pessoas ficam admiradas quando você comenta isso com elas a respeito do budismo, até mesmo budistas!

Eu não sou um estudioso, mas por ter um grande apreço pela filosofia busdista e buscar esse estilo de vida já conhecia algo sobre esse assunto, só que ainda conhecia ainda tudo. Resolvi pesquisar melhor por conta própria e o que acontece se você for entrar nesse assunto mais profundamente é no mínimo estranho. O que teria levado a essa mudança de mentalidade em uma religião tão antiga de 2.500 anos atrás?! Aí a coisa começa a fazer sentido… O conceito de reencarnação apesar de ser muito antigo já com Platão e até bem antes, entra no budismo após Alan Kardec criar sua doutrina, porém ela foi largamente espalhada por ninguém menos, ninguém mais que quem?! Helena Blavatsky ou HPB para os íntimos! (confiram vocês mesmo a história e confirmem). Isso explica não apenas a admiração por HPH que os “acropolitanos” têm, mas quase uma fissura e idolatria (não todos, claro).

Volto a perguntar: isso é filosofia?!

IMPORTANTÍSSIMO! Não posso confirmar pois não tenho os fatos e provas mas a NA (seus verdadeiros “cabeças”) podem muito bem utilizar o conceito de reencarnação para enganar desavisados. Através da sua principal “arma” e pilar (a religião) ela consegue atingir seus outros 2 outros pilares (Objetivos). A questão de arrancar dinheiro de seus membros facilmente e a questão de atingir seus objetivos políticos ideológicos! Não vou entrar aqui em detalhes mas resumidamente através de seus ensinamentos sobre o Karma e o Dharma (extremamente usado na NA), que bem simplificadamente,já aviso, fala sobre ação e reação em conjunto com a doutrina da reencarnação nos “vende” a idéia de que podemos renascer em diferentes situações dependendo de como nos “saímos” aqui na terra agora, então pode ser melhor ou pior, ou seja, devemos seguir o “caminho reto”. O problema é que eles é quem vão ditar esses caminhos, usando como base diversos textos sagrados e outros livros!

Á princípio a NA é uma “boa samaritana” e está aberta a todos, sem distinção de raça, cor, sexo, condição social, cultural e... religião. Claro qual instituição religiosa de hoje negaria ou impediria que alguém de outra crença entre e frequente o seu espaço?! Seja por princípios éticos ou apenas por uma formalidade ou o mais provável para que essa pessoa seja depois convertida para a “sua verdade”?! De certa forma a “jogada” é inteligente e sensacional, pois ela aparentemente “abraça” todas as tradições, filosofias e religiões do mundo, mas no final só usam delas aquilo que realmente lhes interessam e acreditam para formar a sua própria religião e atingir seus ideais!

A NA não estuda com uma visão crítica, imparcial, vendo de “fora” a Teosofia como faz um cientista da religião ou mesmo um verdadeiro filósofo, ou ainda como ela mesma faz com relação às outras crenças e religiões, pois ela é a própria religião Teosófica (modificada pelo “ego” do seu fundador e seus interesses). Um leigo ou cego dentro da NA não vai perceber isso pois é muito bem dissimulado e possivelmente vai achar que é alguém querendo “atacar” a sua organização (em vez de religião…) se ouvir isso.


A NA simplesmente se define como uma escola de filosofia e ponto final, mais especificamente “à maneira clássica” onde afirmam que devemos "honrar as verdades com à prática (HPB)”. E qual é essa “maneira clássica” e quais são essas “verdades”?! A Teosofia que eles pregam de maneira sutil, cuidadosa e “camuflada” através de suas crenças e ideias! (possivelmente por uma razão bem óbvia, a maioria das pessoas virariam as costas e seguiram seus caminhos sem parar para ver e saber mais de perto sobre organização, se fosse declarado abertamente do que se trata, então é mais fácil vendê-la pelo nome de “filosofia”).

Todo o conteúdo que eles usam não é e nunca foi aberto e muito menos eles buscam estudar tudo que existe. Seus vídeos (do youtube e acrópole play), seus sites, artigos, cursos, sua apostila que eu recebi, simplesmente tudo é selecionado! Ao perguntar para um professor do curso porque não têm um ou outro assunto ou pensador, a resposta é que “temos um tempo enxuto” e não é possível se aprofundar no início, “selecionamos para ter um panorama geral”. Mas tanto o que é abordado nos vídeos fora do curso, como dentro do próprio curso e sua apostila, podemos perceber que é tudo igual. Da mesma forma que eles fazem quando abordam as religiões, é assim também com outras correntes de pensamentos tradicionais ou filosóficos.

Eles não abordam uma imensa parte de pensadores tradicionais da filosofia, mas não por causa da falta de tempo, e sim por não serem não condizentes com o que eles acreditam! Outros tantos são abordados somente uma parte que lhes interessam para tentar validar seus pontos de vista. Eles afirmam fazer um estudo comparado das diferentes tradições, religiões e filosofias, e fazem porém “derrubam” o que não concordam e mantém o que lhes interessam sem contrastar aquilo que eles já previamente creem, ou seja é uma imensa falácia!

O que tem que ficar claro aqui é que as pessoas (assim como eu) estão sendo persuadidas a acreditarem que estão entrando em uma escola de filosofia de verdade, mas estão caindo em uma escola religiosa, doutrinária, com suas próprias crenças e ideais já preestabelecidas! Primeiro se eu quisesse entrar em uma “Comunidade Teosófica” teria procurado uma diretamente, pois vivemos num país bem democrático com relação a isso e aqui no Brasil têm várias e vou repetir eu não tenho nada pessoal contra a Teosofia, vai quem quer, não sou um “líder religioso” aqui tentando atacar todo mundo na fogueira! Mas não é disso que se trata a questão! Se trata da mentira e do engano imposto sem o consentimento da pessoa (ou da maioria delas…)

E segundo, para piorar ainda mais isso tudo, o uso dessa “Pós-Teosofia” ou “Nova Teosofia” vem carregada de idealismos e interesses de seus líderes que misturam camuflando suas verdadeiras intenções dentro dessa “nova religião” e que tende a fazer com que aqueles membros que vão “evoluindo” dentro da organização se tornem cada vez mais fanáticos e cegos cumprindo aquilo que eles querem! Você não vai perceber isso nem vendo todos os vídeos ou lendo todos os artigos da NA, nem mesmo se começar a ser um membro inicialmente. Talvez nem mesmo depois disso, pois as coisas não vão estar grafadas com o nome “Teosofia” e nem precisam, pois bastam que seu conteúdo esteja impregnado dela (suas crenças e ideias ainda distorcidas por seus idealizadores).

Além disso eles usam algo que é vital nesse esquema, a crença de tudo o que dito é mantida por um cego “ar” intelectual que traz satisfação aos participantes por obterem a “verdade”, estarem do lado certo, se sentirem seguros e por isso estarem “saindo da caverna” como é muito bem utilizado. Nem precisamos ir longe daqui do blog para começar a ver isso, como foi sugerido em outro comentário “acropolitano” aqui mesmo:

“Se vocês não conseguem beber de fontes como filosofia budista, cosmologia tibetana (através de blavatsky, sim pq não?) é pq fazem parte da "seita do cristo" que como na idade média condena tudo o que não conhece.


E logo em seguida outra necessidade que é essencial para que a crença se mantenha, se apresenta, logo depois quando diz:

Lembro as palavras do Salvador que diz:

"Amai os vossos inimigos."
"Vos sois deuses."
"Não julgai para que não sejais julgados".

Sem essa ideia de bondade e fraternidade, que é embutida a “rodo” pela organização, a coisa não iria muito longe. Veja bem, eu não estou afirmando que essa pessoa que escreveu isso está inventando ou dissimulando, pelo contrário, acredito piamente que ela está convencida disso!

Continuando ele diz: “Incrível como são sempre os mesmos apaixonados (paixão - pathos) por estas seitas cristãs, os primeiros a não seguir os mandamentos de seu Cristo: são doutores de livros que nunca leram e críticos maravilhosos de sociedades que nunca compreenderam…” , para fechar com a falsa segurança que sua suposta inteligência e cultura lhe traz (sustentada e “carimbada” por onde ele anda e se encontra, na NA). É claro que não podemos generalizar e dizer que todos na NA são assim, mas é um bom reflexo.

É interessante falar da “seita do cristo” que na idade média condenava tudo o que não conhece, ao mesmo tempo que em pleno século 21 ele também está julgando e condenando. Mas esse é o típico camarada que provavelmente não sabe e não percebe que ele também está ligado à crenças, a uma religião ou talvez saiba e como acha que a sua têm a “mente aberta” e “abraça” a tudo e a todos, acredita cegamente que está do “lado certo”. O que no geral essas pessoas não enxergam é que de maneira nenhuma elas estão abraçando tudo, pelo contrário, elas estão abraçando de todos somente o que lhes interessa e isso vem disfarçado de fraternidade e sabedoria o que fica mais difícil para o sujeito que realmente acredita nisso, depois, conseguir se desvencilhar de suas próprias crenças e amarras em que foi colocado.

Nesse sentido, nessa “multiplicidade” disfarçada, ciscando e “bebendo” em cada religião e filosofia tudo aquilo que lhe interessa, que vai de encontro com algum ideal prévio, é criada a sua própria religião com seus próprios dogmas, ritos e doutrinas (se ler os vários artigos sobre as acusações contra a NA, vai ver como essa verdade é especialmente refletida quando se observa sua prática nos “níveis mais elevados” da organização) . Como já falado, ninguém vai ver isso nos vídeos do youtube, nos sites da NA, nos trabalhos voluntários que a organização promove, nem mesmo no curso de filosofia que ela oferece (pelo menos não inicialmente…).

É claro que 99% das pessoas que estão na NA são meros peões em um complexo jogo de xadrez, muitas nem sabem direito o que estão fazendo ali (como eu não sabia). São apenas “soldados de frente de batalha” vital para o propósito de seus poucos idealizadores, mas completamente descartáveis se e quando necessário. Que fique claro, que eu acredito que a esmagadora maioria das pessoas que estão na NA, são pessoas que agem genuinamente com o que acreditam, pessoas de bem que realmente querem mudanças na sua vida e na vida dos outros, que buscam um mundo de justiça e melhor. Inclusive muitos professores e outras pessoas envolvidas ativa e diretamente na organização. Eu jamais arriscaria a citar nomes e tentar separar o “joio do trigo''. Acredito que são muito poucos, porém fortes, são as "cabeças" do esquema e com um imenso poder de convencimento.

Também vejo que há muitas pessoas buscando apenas espiritualidade ou ainda algo para acreditar e se agarrar, na verdade muitas estão sedentas por isso, eu entendo bem não dá para julgar, todos nós ansiamos por algo a mais que nos dê forças para seguir em frente aqui agora e esperança de que haja algo além depois que formos dessa vida. Porém isso as transforma em um alvo fácil para a quem as querem manipular (e isso acontece, infelizmente em várias religiões e até fora delas).


Disso tudo ainda fica quase impossível evitar não tocar no nome de uma pessoa por mais que eu tente evitar, a professora Lúcia Helena Galvão que realmente me cativou no bom sentido da palavra. Não sei qual é o papel dela no meio de toda essa bagunça, gosto de pensar que ela é uma pessoa realmente espiritual e que busca a espiritualidade todos os dias assim que acorda e que ela busca realizar o bem de todo o seu coração e ajudar os outros. E Talvez para ela seria melhor criar sua própria comunidade Teosófica longe dos ideais ocultos “acropolitanos”, eu não iria frequentar mas acho que talvez ela seria uma boa líder. Não sei, talvez seja apenas o que eu queira acreditar, fica difícil dizer que após 30 anos na instituição ela não sabia de nada, ou talvez sabia e talvez preferiu fechar os olhos e continuar lá somente para buscar fazer o bem para os outros e de alguma forma “tocar o rosto de Deus”. Ou talvez ela seja a pessoa mais dissimulada que um dia já conheci, e “meu deus” que grande decepção seriam para os seus admiradores (inclusive eu), alguns por depositar tanta confiança em sua pessoa com certeza desabaria, como “crentes” desabam quando seus líderes são desmascarados, eles “perdem o seu chão”. Mas é isso vou ficar apenas no talvez e talvez um dia eu saiba...

Para finalmente fechar aqui, lembrei que teve um outro camarada que brincou aqui no post dizendo: “... sou filósofo acropolitano, e o que posso dizer para vocês é que, sim, para se tornar membro é preciso cortar os pulsos e oferecer a vida para o diabo e durante os nossos cultos fazemos sacrifícios de pessoas para Satã!”. o que o sujeito não percebe é que quando se avança e observa-se do topo de qualquer ideologia extremista que seja, ao ponto de até se formarem milícias (no caso da NA, F.F.V.V. como eles gostam de de se intitular), a coisa deixou de ser uma simples “brincadeira” e não têm a mínima graça.

Como que tudo aquilo que foi pregado desde o começo na NA pode chegar a esse ponto?!, de pessoas chegarem até mesmo a andar armadas ao invés de abraçadas?! Quando chega nesse ponto meu amigo, não precisa de nenhum ritual real, às pessoas já estão sendo “sacrificadas para Satã” simbolicamente falando, e nesse ponto o “feitiço virou contra o feiticeiro", e aqueles que juraram de mãos juntas que tinham se desprendido das “correntes” e que eram eles mesmos os que tinham saído da “caverna”, nunca deixaram a mesma…

Esse é um assunto de grande importância e urgência na minha opinião, não algo para se “deixar para lá e ir cuidar da minha própria vida”, no final o dano não vem somente para aqueles que passam a frequentar a NA, mas para toda a sociedade. Aqui no Blog do Kaio foi o único local que restou para se encontrar algo diretamente na internet Brasileira. Eu não o conheço e estou em São Paulo a uma certa distância. Penso que ele não poderia imaginar que há 10 anos atrás quando ele fez uma simples e inocente pergunta e desconfiou de uma simples “palestrante que não parava de sorrir, de uma maneira assustadora” aonde que isso viria parar… Como falei acredito que “99%” dos membros da NA são inofensivos, muitos não “pisariam numa formiga”, mas se os outros 1% não o são, é melhor agir com discernimento e sabedoria mesmo, pois como declarou seu fundador o JAL: “Têm maior culpa aquele que mata uma formiga, que aquele que mata uma pessoa por uma causa”.


Anônimo DO DIA|12/4/21 23:34

Primeiramente, obrigada pelo depoimento. Espero que as pessoas o leiam com atençāo como fiz. Gostaria de comentar algumas coisas que colocou:

"Achei estranho, mas depois percebi que eles logo “recrutam” pessoas ainda novas que estão em um módulo acima, digamos 2 ou 3 para dar aulas ou realizar oficinas (atividades pós aulas), então desencanei.” --> É exatamente isso que acontece… jovens de até 30 e poucos anos, quanto mais jovem, melhor para eles… já destruíram a vida de muitas famílias.

Outra coisa que você comentou foi a questāo da limpeza do banheiro. Bem… isso é real. Nunca lavei tanta louça na minha vida… Depois que saí, eu percebi o quanto fui explorado. Pedem com carinho e você faz tudo: lava chāo, faz as compras do mercado da lanchonete, faz propaganda toda semana dos cursos para o público externo… além de uma perda de tempo, te causa um mal psicológico enorme.

Vāo colocando aos poucos na sua cabeça que a pobreza está relacionada com almas pequenas, sāo contra qualquer tipo de justiça social, extremamente conservadores…


Meu caro… continue e verá… você nāo tem espaço para suas próprias opiniões. Ali é o professor dando aula e você recebendo o conhecimento.
“Aluno” “sem luz”. Eles até fazem um gesto de um potinho como se o professor colocasse algo dentro da cabeça que aluno (que para eles nāo receberam ainda o conhecimento).

"...mas quase uma fissura e idolatria (não todos, claro).” --> Você já participou do ritual para entrar no segundo nível? Você vai perceber a idolatria à JAL e HPB. Pode até ser um pouco pertubador. Quanto mais acordado estiver, mais estranho será a sensaçāo. Para quem já foi fisgado, será algo completamente normal. Mas é nesse ponto que você se pergunta "o que estou fazendo aqui? Isso nāo é o que eu esperava"


"Só usam delas aquilo que realmente lhes interessam e acreditam para formar a sua própria religião e atingir seus ideais!” —> Se eu tivesse essa mesma mentalidade naquela época, eu nāo teria sofrido tanto… é bem isso mesmo…


"Seus vídeos (do youtube e acrópole play), seus sites, artigos, cursos, sua apostila que eu recebi, simplesmente tudo é selecionado!” —> Sim, exatamente... No primeiro nível estudamos platāo, um pouco de Aristóteles e tal… segundo nível? JAL JAL JAL...


"O que tem que ficar claro aqui é que as pessoas (assim como eu) estão sendo persuadidas a acreditarem que estão entrando em uma escola de filosofia de verdade, mas estão caindo em uma escola religiosa, doutrinária, com suas próprias crenças e ideais já preestabelecidas!” —> BINGO!!! Se disseres que nāo concorda com algo, é porque você "nāo entendeu".



"Primeiro se eu quisesse entrar em uma “Comunidade Teosófica” teria procurado uma diretamente...Se trata da mentira e do engano imposto sem o consentimento da pessoa"
” —> FOI EXATAMENTE O MESMO SENTIMENTO QUE EU TIVE… DEPOIS QUE PERCEBI O QUANTO FUI TAPEADO, FIQUEI MUITO IRRITADO…


CONTINUANDO O COMENTÁRIO...

"...dentro da organização se tornem cada vez mais fanáticos e cegos cumprindo aquilo que eles querem!” —> Perdi uma grande amiga, até hoje está lá. Eles sāo completamente alucinados, e o pior é que prejudicam a própria vida, família, carreira para ficar em devoçāo? Porque sāo discípulos. Os F.F.V.V. sāo pessoas com problemas, nāo é normal aquilo... o quanto se afastam das famílias, de tudo. Se dedicam exclusivamente para aquilo. É doentio.


"vital para o propósito de seus poucos idealizadores, mas completamente descartáveis se e quando necessário.” —> Exatamente o que aconteceu comigo...verdade eu saí, mas depois pararam de falar comigo. As coisas sāo bizarras, eles tem uma “devoçāo” extrema. É o ideal antes de qualquer ser humano.

Sobre a professora Lúcia Helena Galvão, gosto muito dela. Mas como um professor da sede que frequentei sempre falava (isso nos níveis mais superiores, nunca falaram isso no primeiro nível) que ela era apenas uma apresentadora. Era o papel dela na escola, ela era essa pessoa que passava a informaçāo pelo youtube e pronto. Confesso que fiquei até desencantada e até me passa pela cabeça o quanto ela deve ter sido explorada quando mais nova… ela é uma pessoa com um conhecimento absurdo, de fato, mas sei lá, acho tudo muito estranho…

"no caso da NA, F.F.V.V. como eles gostam de de se intitular), a coisa deixou de ser uma simples “brincadeira” e não têm a mínima graça.” —> Tive um amigo lá. DOENTE. Sem mais… Tenho pena/raiva dessa pessoa por ser tāo burra e nāo perceber que é explorado por décadas. Largou māo do emprego, relacionamentos. Para viver uma vida ansiosa e exaustiva (como tantos já falaram aqui).



Caro amigo, se quiser continuar e dar seu dinheiro até ver "no que vai dar", eu acho válido, até porque precisamos de pessoas lúcidas naquele local. Mas se nāo, saia logo. Antes que te puxem com uma falsa simpatia.


Oi, anônimo do dia 13/04/21 20:15.

Sou um anônimo que tinha comentado lá em cima que estava há mais de 4 anos na NA, e cara!

"Você já participou do ritual para entrar no segundo nível? Você vai perceber a idolatria à JAL e HPB. Pode até ser um pouco pertubador"
Sobre esse teu comentário é muito verdade!
A cerimônia de formatura para se tornar um membro é bizarríssima!
Você vê claramente a fixação por HPB deles!

E pior, é quando mostram aquela bandeira...

Quem é membro sabe qual bandeira, uma com uma águia no meio, um martelo e mais uns detalhe, que lembra muito a águia do símbolo nazista.

Mas é claro que eles desconversam, falando que é um símbolo e pó pó pó. Sei...


" Caro amigo, se quiser continuar e dar seu dinheiro até ver "no que vai dar", eu acho válido, até porque precisamos de pessoas lúcidas naquele local. Mas se nāo, saia logo. Antes que te puxem com uma falsa simpatia."

Valeu por ler e comentar, o pior é que não têm como saber disso tudo sem conhecer mais a fundo! e principalmete ter acesso ao passado já conhecido da NA, se as pessoas tivessem acesso a esse conhecimento não ficariam mais lá, se continuarem é por que são muito cegas ou muito doentes que nem vc falou para continuar numa porcaria dessas.

Eu até pensei em continuar lá, mas saí, não por causa do dinheiro e sim pq não consigo disfarçar bem pois tenho um temperamento meio exploxivo quando vejo injustiças e enganação. Foi criado um grupo no whatsapp onde estão todos os alunos e administradores, incluindo o líder da sede, e cheguei até mesmo a cogitar em confrontar diretamente o líder colocando todos os artigos, reportagens e depoimentos que eu tive acesso (menos esse blog para não comprometer nínguem). Pensei em expor tudo e pedir satisfações, ao mesmo têmpo em que as pessoas que estão lá (mais de 20) já tomariam conciência da situção. Mas me contive para não acabar perdendo a cabeça com eles e levar isso para uma coisa mais séria. A sorte desses "líderes" é que as pessoas que entram buscando esse tipo inicial de conteúdo costumam ser pacíficas, se não estariam lascados...

Mas dúvido que eles vão conseguir ocultar isso pra sempre, uma hora a máscara cai e eles mexeram com a pessoa errada pois eu não tenho literalmente nada a perder, não tenho medo dessas bostas de milicias e não vou sossegar até isso vir a tona!!


Olá, anônimo dos relatos extensos (risos).

Cara, acho que você fez muito bem em não “confrontar diretamente o líder colocando todos os artigos (...)” etc., pois isso, certamente, só resultaria em mais estresse e revolta para você. Digo isso porque, se as pessoas lá dentro se guiam pela cegueira e fanatismo, é bem provável que não lhe dariam ouvidos. Ademais, decerto os professores, coordenadores e afins já têm uma resposta pronta para tais questionamentos.

O parágrafo acima pode lhe parecer desanimador, mas veja por outro lado... Eu conheci este blog no ano passado, e, de lá pra cá, vez e outra volto aqui para ver se há novos comentários. E esses têm sido cada vez mais frequentes. Afinal, ao passo que a NA cresce (graças à popularidade da LHG), mais e mais pessoas começam a investigar, comentar etc. Portanto, se há algo errado como de fato parece haver, não creio que fique escondido por muito tempo (a não ser que a NA já tenha planejado alguma estratégia de enfrentamento a essas questões...).

Você falou sobre reencarnação. Cara... eu não me importo que a NA se paute no esoterismo, pois gosto desses assuntos. O que me incomoda é que essa base esotérica e teosófica seja escondida.

Quando fiz o primeiro módulo lá, comprei dois livros: um sobre música e outro sobre reencarnação (“Reencarnação: um novo olhar face ao mistério da morte”, de José Angel Livraga e Délia Steinberg Guzmán, 2004). Recordo de haver mostrado ao professor os livros que havia acabado de comprar na secretaria e, quando mostrei o livro sobre reencarnação, o cara se fechou na hora, como se aquele fosse assunto proibido. Recordo de haver ficado até constrangido, pois pensei que, como eu havia comprado a obra lá mesmo, a gente poderia falar um pouco sobre o assunto, mas...

Quanto à Profa. LHG, veja que, em algumas de suas palestras, ela costuma mencionar “uma situação pessoal” muito difícil que enfrentou quando mais jovem. Naturalmente, ela nunca entra em detalhes, mas isso me leva a refletir que, comumente, as pessoas que recorrem à NA estão frágeis emocionalmente, vendo naquele conhecimento uma possibilidade de vencer a dor. Foi o meu caso (que sofro de depressão0, pode haver sido o caso da LHG e parece ser o caso de muita gente. E talvez aí esteja a razão por serem pessoas manipuláveis, mesmo com tanta coisa estranha escancarada na internet. É muito difícil as pessoas abandonarem ou mesmo duvidarem de um ambiente no qual foram acolhidas em momento de dor.

Fico triste por tudo isso, pois a LHG me parece um ser humano tão grandioso. É uma pena que ela seja porta-voz de uma organização que, aparentemente, tem objetivos ocultos.

Só espero que alguém esteja “printando” os comentários desta página, pois nunca se sabe quando uma decisão judicial pode tirá-la do ar...


Um ponto interessante é que a NA se diz aberta a pessoas de todas as religiões e inclinações políticas, mas, durante o curso (no meu caso, já no primeiro módulo), se mostram claramente de direita e contrários ao Cristianismo.

Quanto a ser de extrema-direita, não é nada difícil de perceber: o Acrópole Play dispõe de palestras sobre Roger Scruton, a LHG já fez uma live sobre Simone Weil... Não me entendam mal. Não há nada de errado com esses filósofos. Até gostei muito de conhecer Simone Weil. Mas convenhamos... Cabe ao espírito filosófico descartar estudiosos adeptos à ideologia X ou Y? A um filósofo não caberia uma análise comparativa de todos os estudiosos?

Por acaso alguém já viu um acropolitano mencionar Jean-Paul Sartre ou mesmo um contemporâneo, como Luc Ferry? Duvido...

Ah! Aproveitem para observar qual político os acropolitanos costumam exaltar em suas redes sociais... Pois é... Muitos deles não se manifestam nesse sentido, mas outros tantos são abertamente simpáticos a Jair Bolsonaro, Donald Trump etc.

Não estou entrando no mérito desses políticos serem bons ou maus, pois não é o assunto aqui. A questão é: seria coincidência que tantos acropolitanos tenham uma mesma inclinação ideológica?

Quanto à questão religiosa, sim, eles são contrários ao Cristianismo. Percebi isso nas primeiras aulas a partir de uma crítica sutil feita por um professor, que dava a entender que a igreja é algo inferior. Recordo de haver questionado o professor, ressaltando o fato de muitas pessoas saírem de situações difíceis (como as drogas, por exemplo) graças às igrejas. Na ocasião, o professor disse que sim, MAS... sempre tem um “mas” quando se apresenta evidências positivas para algo que não está de acordo com as ideias deles.

Simplesmente não há sentido algum no fato de uma escola de filosofia abarcar diversas correntes de pensamento (sufismo, budismo, hinduísmo etc.) e ignorar Jesus, cujo pensamento não raro converge com o do Oriente.

Minha sugestão? A gente sempre deve se envolver com as coisas somente até a página 15. Estou querendo dizer que as palestras do YouTube são boas. Vamos assistí-las. O Acrópole Play tem muito conteúdo bacana. Assine se quiser e puder. Mas não vá além disso, pois “pagar pra ver” pode não valer a pena...


Olá, sou a pessoa dos "relatos extensos" rsrss

"Por acaso alguém já viu um acropolitano mencionar Jean-Paul Sartre ou mesmo um contemporâneo, como Luc Ferry? Duvido..."

Jamais e inúmeros outros, além disso muitos outros que eles usam, só retiram a parte que lhes interessam, p ex. Nietzsche (seria coincidência por seu "carinho" aos cristãos?! rsrss). Usam raramente de forma bem "pontual", por que sabem que Nietzsche "arregaçaria" eles junto com todas as suas crenças e ideais usando o seu "martelo"!!!

E claro, seria a maior estupidez eu me expor assim no whatsapp e ainda não adiantar nada, foi só na hora da "explosão" mesmo que eu cheguei a cogitar isso.

Um camarada comentou aqui que não botava muita fé que eles são perigosos pois são incompetentes, pode até ser, mas se essa organização está aí há tantas décadas é pq deve ter gente por trás, mesmo que poucos, que não é. E se barraram coisas maiores não terão dificuldades de "apagar" aqui o blog se se sentirem ameaçados (já não esta apenas "printado", mais filmado e muitas coisas já estão guardadas e arquivadas para serem disseminadas que nem um vírus, que até o covid sentirá "inveja", aguardem e só esperar o momento certo...).

Enfim, é preciso ter dicernimento e estratégia nesse jogo. Fiquei contente de ter conhecido o blog, mesmo dadas à circunstâncias, mas não postarei mais nada aqui, será a ultima vez. Já disse o que deveria ser dito, espero que muitos ainda cheguem até aqui e leiam e, se alguém próximo de quem estiver lendo aqui (que não é da NA e sim a conhece de "fora" como eu conheci atravez do youtube...) quiserem saber mais sobre a mesma, não hesitem falar, mostrem o que vcs achegaram e chegou ao conhecimento de vcs, falem para pesquisarem em outros dóminio que não o ".br", usem tradutores, apontem o que vcs puderem!!!

Quanto a mim agradeço a preocupação e a sugestão mas não posso e não vou fechar meus olhos para tudo isso, a minha conciência não permitiria, eu não teria o "sono dos justos"... Meus dias já estão "contados" de qualquer maneira. Todos se vão um dia...

...e parafraseando o imbecil do JAL, "vale até mesmo morrer por uma causa", o que ele não sabia e era cego é saber qual era a causa certa, e essa meus amigos (assim como outras pois a NA não é o único veneno sendo disseminado no mundo...) é realmente uma causa correta, justa, sem manipulações, sem enganos, sem mentiras, sem cegueiras!!

Abs a todos,

tenham mais do que apenas uma vida longa, que no final se mostra bem curta de qq jeito. Não existe uma "morte digna", por tanto busquem uma vida digna e que valha a pena ser vivida! Talvez isso seja o mais próximo que consigamos de "tocar à Deus", aqui nessa terra agora, O Verdadeiro, longe de todas as loucuras e insanidades humanas...


Mesmo que tirem do ar. Tenho o site gravado e também todos os comentários printados. Sei que nāo fui o único prejudicado por esse local. Eu deveria ter processado por tudo o que passei.


Cara não ia adiantar nada vc processar nínguem vc só ia se expor.

Não precisam escrever tanto assim para tentar entender como funciona, isso acontece em tudo quanto é lugar do mundo, aqui mesmo no Brasil tá cheio, a NA é só mais uma...

Aparece sempre uma pessoa com um ideal político extremista (pode ser de direita, de esquerda, da "diagonal", ou da direção que for...). Aqui, é esse, visivelmente nazi, do JAL. Essas pessoas lúnáticas começam com a preteensão de criar um "Império" e para isso necessita dos seus braços direito e mãos de ferro, são aqueles que literalmente dariam a vida pela causa, são aqueles líderes colocados estratégicamente em sedes nacionais (seus "presidentes") e líderes de sedes regionais num posto logo abaixo mais também extremamente comprometidos.

É nescessário ainda outras pessoas também comprometidas e até de um "exército" e para isso é preciso selecioná-las, "garimpá-las" do meio do todo, através de algum tipo de sistema. Para isso utilizam a "escola", onde as pessoas quanto mais vão subindo de nível (seus "módulos" 1, 2, 3...) são aquelas mais aptas para fazerem parte do pretendido. Nesse caso daí na NA elas chegam nessas brigadas e "forças vivas" (seu "exercíto", sua milícia...)

Por fim, mas o mais importante, um "Império" precisa de dinheiro, de muito dinheiro para poder acontecer!!!

É aí que entram todos os seus membros que são a grande maioria, a grande "massa" que vai manter viável todo o sistema. Sempre são usadas táticas de "lavagem cerebral" que possam ao máximo manter essas pessoas cegas e alheias a tudo o que se passa realmente por trás ou para tentarem fazer com que elas "comprem" a ideia desse ideal, dessa causa.

O mais comum é usarem religiões e outras crenças (por exemplo que são bons lugares que pensam nos outros, que praticam voluntariados, ajudam o meio ambiente e por aí vai...) para tirarem o dinheiro de que necessitam (é só vê o que acontece por aí com um monte de crente que é roubado por um monte de pastor...), deixando as pessoas literalmente cegas (algumas mesmo depois de já demonstrato o golpe que levaram continuam cegas achando que não é verdade, é incrível! aí vc percebe como o ser humano pode ser vunerável e frágil...).

Esses líderes estão sempre de olho para derrubarem tudo o que vai contra os seus ideais e promoverem tudo o que é a favor, nem que para isso precisem usar, pisar e até descartar pessoas.

Efim, infelizmente isso acontece em todos os lugares, a NA é só mais uma. Quem consegue "farejar" isso de longe nem pisa nesses lugares, e quem pisou e conseguiu "abrir os olhos" o melhor que tem a fazer é sair e avisar os futuros desavisados...


só completando..., algo mais importante ainda para mante-las, do que esse "pegueno rebanho" que frequenta suas sedes e pagam para ser membros, é que essas grandes organizações também buscam 9e muitas vezes conseguem...) fazer associações com outras grandes organizações e até mesmo governos! Ou seja o sistema está todo comprometido...


Se você pesquisar agora algo do tipo como "nova acrópole seita", nāo aparece mais... Como sempre esse povo tirando tudo o que é do ar e o direito das pessoas olharem comentários conta o local. Bem, pelo menos uma coisa eles sempre deixaram claro: nāo apoiam a democracia.


Alguém aqui, dos comentários longos, pode dar uma ideia sobre como deveria funcionar uma escola de filosofia? Quais assuntos tratar? Como ela funcionaria? Quem iria dirigi-la? Quem seriam os alunos? Como sustentaria financeiramente?

Já que estão colocando defeito na casa velha, ajudem a construir uma nova.

Vamos lá. O objetivo é formar uma escola de filosofia, para que o Ser Humano possa desenvolver e civilização também.

Alguns aqui citaram a Sociedade Teosófica, mas como ela existiram muitas outras que temos notícias. Escola de Pitágoras, Confúcio, Alexandria, Essênios, Renascentista, Rosacruzes, Maçonaria, Espiritismo, e devem ter outras que não conheço. Todas elas com princípios muito bons, mas claro com o passar dos anos pode ser as pessoas foram se distanciando destes princípios. Assim como nas nascentes as águas são cristalinas mas a medida que vai andando, pode ser que as pessoas poluam elas.

Então, deem uma ideia. No lugar de criticar, vamos somar. Pois o mundo já tá cheio de críticos.


https://www.youtube.com/watch?v=GS4U5NCb7iE

https://www.youtube.com/watch?v=za5lpDLVPmo


Sinceramente? Depois de um tempo, você percebe que é uma seita sim. O povo que continua lá é porque quer e já sofreu uma lavagem cerebral. Nāo tem mais jeito... Eu saí no momento que percebi.


Eu tbm fiz somente o primeiro módulo e quando acabou piquei a mula da escola kkkkk
Eu esperei 6 anos pra fazer o curso,pra juntar dinheiro e talz...ai quando finalmente me matriculei,fiquei tão feliz,
fiquei imaginando uma escola onde eu iria aprender bastante e também me tornar uma pessoa melhor... porém foi o oposto...
Foi os 600 reais mais mal gastos da minha vida ...
eles levam a aula sempre pro lado mais ocultista...nem sou religisosa,sou uma pessoa de mente aberta mas essa escola é uma viagem que só...


Há quatro anos eu acompanho o canal da Nova Acropole por causa da Lucia Helena Galvão. Eu comecei a ficar com a pulga atrás da orelha quando em uma das palestras a Lucia mencionou a HPB. Como eu já tinha algum conhecimento em teosofia em achei aquilo muito estranho, porque a HBP tem uma história toda polêmica e a Lucia fala dela como se fosse uma deusa. Outra coisa que achei estranha é a escola se apresentar como uma escola de filosofia sendo que a teosofia é a sua base de ensinamento. Mas mesmo assim eu continuei acompanhando o canal, eu fiquei pensando que, talvez, eu é que não tinha conhecimento suficiente sobre HPB. Mais tarde, eu fiquei pensando em outras coisas, por exemplo, se vocês assistirem os vídeos mais antigos da Lucia Helena, vocês vão perceber que ela tem uma postura arrogante ao ensinar. Além disso, ela parece ser uma pessoa triste. Então, como uma pessoa com tanta sabedoria pode ser assim?
Outra coisa que achei estranho é que todos os palestrantes costumam falar a mesma coisa ou usar exemplos parecidos.
Bom, então hoje eu acabei descobrindo esse blog e estou chocado. O que mais me intriga nisso tudo é a figura da Lucia Helena, pois, ela transmite tanta verdade e boa intenção no que ensina que é quase impossível pensar que a Nova acropole esconde esse lado sombrio.
Eu pensei em duas situações no caso da Lucia Helena:
1 - Ela diz que desde criança tinha uma inclinação filosófica. Eu imagino que por ela ter tido desde cedo esta aptidão, então ela deve ter se sentido muito sozinha e diferente das outras pesssoas. Daí, acredito que a Nova acropole se tornou um grande refúgio para ela, e assim ela mergulhou de cabeça nisso e foi doutrinada.
2 - Por outro lado, é muito estranho alguém que parece ter tanta lucidez e capacidade de reflexão defender valores tão elevados e, ao mesmo tempo, admirar uma HPB. Pior ainda, ser porta-voz de uma escola fundada por Jorge Angelo (ela provavelmente leu as obras dele e deve ter acesso à tal bandeira com o desenho da águia). E se ela tem tantos anos na escola, é claro que ela é de um grau bem elevado. Neste caso, ou ela é uma pessoa perversa ou sofreu uma tremenda lavagem cerebral. Alguém sabe alguma coisa mais consistente do passado dela?


Olá, depois de tantos comentários relevantes vim dizer a minha experiência. Parecida com a de muitos, porém, mais breve.
Entrei na Nova Acrópole em 2019, fique cerca de um ano.

Fiz o primeiro módulo, até aí, tudo bem.
Tratava-se de filosofia clássica sim, entretanto, já senti alguma "mania" deles de "endeusar" algumas coisas... Por exemplo "A República de Platão". Falam disso como se fosse possível e real construir uma tal república e acreditam na divisão de "homens de ouro", "homens de prata", etc. Isso já me causou estranhamento.

No segundo módulo que começa o culto a HPB e ao esoterismo.
Qualquer inclinação mais "científica" é cortada pela raiz, dúvidas raramente são tratadas com seriedade e são mais uma espécie de joguete emocional. Sempre no papo de "nós não sabemos nada, temos que aprender, seguir o exemplo de grandes líderes (avatares como eles chamam)". Aí eu decidi perguntar quem decide, que opinião em consenso dentro da NA, decide que HPB é "avatar" ? Cri, cri, cri...

Daí fui me afastando, quando percebi também, que, as ações sociais deles são todas para "inglês ver". Aqui no RJ há duas, uma de limpeza do meio ambiente em um local muito isolado que, sinceramente, não se faz diferença alguma. E uma ajuda em uma "comunidade" que também fica em um local muito isolado, longe da realidade das favelas do RJ.

Aos poucos vão aumentando a mensalidade...
pedindo para você ir mais na sede,
lavar uma louça,
cuidar de uma horta,
por comida aos cachorros,
etc...

Outro ponto importante: quando eu estava pagando mensalmente, e sumia por duas aulas, já vinham no meu WhatsApp me procurar, saber o que aconteceu.
Em outra época, parei de pagar mensalmente, atrasava um mês ou dois, fui faltando algumas aulas e ninguém vinha me "procurar".

A tendência deles tratarem bem pessoas mais velhas, com vidas financeiras estabelecidas e que compram livros, marcadores de páginas, cadernos, pagam por palestras, etc... pra mim, foi bizarro e deixou claro o que eles querem com essas escolas: dinheiro e pescar um ou outro com o emocional mais fraco a ponto de encontrar ali abrigo, e assim, trabalhar para eles de graça.


Outro ponto bem martelado desde o início é que a "Teoria da Evolução" é mentira, e se tem muitos indícios para acreditar nisso. Eles falam isso todas as aulas, o tempo inteiro.
Porque?


https://www.reddit.com/r/brasil/comments/go9ugk/novacropole_institui%C3%A7%C3%A3o_para_ensino_de_filosofia/

https://twitter.com/cyberporto_/status/1174158354060632064

https://www.reddit.com/r/brasil/comments/55d9aw/nova_acr%C3%B3pole_%C3%A9_uma_seita/

https://ao.wikiqube.net/wiki/New_Acropolis

"A organização foi acusada de apoiar neofascismo e neonazismo.[4][24] Nova Acrópole condena oficialmente nazismo, racismo e político extremismo,[25][26] Professor Nicholas Goodrick-Clarke afirmou em 2003 que "a estrutura, organização e simbolismo da Nouvelle Acropole [Nova Acrópole] é claramente devida aos modelos fascistas."[10] De acordo com Jean-Marie Abgrall, "A Nova Acrópole pegou emprestado elitista e Arianista símbolos e ideias. "[8]

"Conforme afirmado em 2010 por Religiões do mundo: uma enciclopédia abrangente de crenças e práticas : "O suposto uso de paramilitar linguagem, símbolos e formas de organização, juntamente com acusações mais recentes de lavagem cerebral, levaram a muitas críticas à Nova Acrópole em Europa, especialmente em França, desde meados da década de 1970 ”.[4]

"o Sociedade Teosófica, da qual Livraga era membro antes de fundar a Nova Acrópole, nega oficialmente qualquer ligação com a Nova Acrópole,[27] dizendo que Livraga foi expulso da organização devido a sua ligação com o "extremismo da ultradireita e o nazismo".[28]"

"Status de culto
o Comissão Francesa de Cultos (1995), bem como uma comissão parlamentar belga, em 1997, registrou-o como um culto em seus respectivos países, em uma lista negra anexa ao seu relatório, junto com 171 outras associações. Em 27 de maio de 2005, as listas negras de culto públicas foram abandonadas pelo governo francês.[29] No entanto, Serge Blisko, diretor da Missão Interministerial Francesa para o Monitoramento e Combate aos Desvios de Culto (MIVILUDES) disse à Vice em 2014 que "o governo francês ainda considera a Nova Acrópole um culto e continua sob vigilância".[23]"


Em um comentário anterior (16/4/21 22:08), uma pessoa utiliza o argumento de que, tal como a Sociedade Teosófica, outras tantas instituições existiram, e citou o espiritismo, e confucionismo etc.

Beleza, mas é preciso deixar claro que a grande questão aqui não é o que a NA defende ou no que acredita, mas, sim, o fato de ela aparentemente esconder os seus valores por trás da imagem de escola de filosofia.

Ora, eu adoro o espiritismo, por exemplo, mas, ao ir a uma casa espírita, eu já sei do que se trata, já sei o que esperar. Não vou pensando se tratar de uma escola de história da França e de repente me deparo com a obra de Kardec. Não me sinto enganado.

Ou seja: o que causa resistência à NA são os aparentes interesses ocultos, a lavagem cerebral etc. Se é uma escola de filosofia com base esotérica, tá de boa! Então que se assuma como tal.

Em resposta ao outro colega, que questionou sobre a Profa. Lúcia Helena (20/5/21 19:29), eu também fiz o mesmo questionamento que você e já procurei uma biografia dela etc. e não encontrei nada. Em uma palestra, ela comentou algo sobre o marido, e só então eu soube que ela é casada. Tem também a filha dela, que trabalha na área jurídica. De modo geral, porém, parece haver uma preocupação em não se expor etc. Claro, nenhuma pessoa pública é obrigada a expor a vida pessoal, mas, considerando o contexto da NA, isso acaba sendo estranho, não? Apenas ressalto que eu adoro a professora.

Quanto à Helena Blavtsky, o fato de exaltarem tanto ela na escola já devia ser o suficiente para que as pessoas percebam se tratar de uma escola com base teosófica. Afinal, se HPB é assim tão relevante na história da filosofia, porque ela não é mencionada no contexto acadêmico? E, se ela pode ser tida como filósofa, porque não considerar também Allan Kardec, por exemplo? Se a escola busca contemplar todo o conhecimento do ocidente e do oriente, porque ignoram personagens como Jesus Cristo? Filosofia seletiva, não?

Há alguns anos, eu soube de um livro que critica HPV, revelando, inclusive, que ela mesma tinha dificuldades em seguir os princípios da teosofia, exagerando na alimentação, razão pela qual sofria de obesidade. Infelizmente não recordo o título da obra.

Enfim, é uma pena que seja assim, pois eles têm muito conteúdo bacana e de relevância, mas esses pontos levam a gente a se afastar. Ninguém quer ser enganado. E tampouco fazer parte de algo sem saber o que realmente se pratica e se pretende ali.


Pessoa do comentário acima... É ISSO!


Concordo plenamente com você. Me senti muito enganado, confesso que fui ingênuo, percebi somente do que se tratava na cerimônia (que foi um pouco "assustadora"), pois me pegou de surpresa.


O que eles falavam no nível 1 e início do nível 2 fazia TOTAL sentido para mim, sobre termos um mundo mais fraterno, acreditar num ideal que contemple todos os seres humanos, eu me sentia muito conectada com aquilo (exceto a parte referente aos homossexuais, nunca gostei do modo que se referiam à sexualidade das pessoas), mas fui inocente ao "deixar ver o que ia dar", deveria ter saído antes.

E também comecei a perceber que nāo estava mais me divertindo tanto nas cerimônias me senti explorado, muitas vezes. Só que toda vez que meu lao racional pensava sobre a exploraçāo eu logo cortava o pensamento e dizia mentalmente "isso é preguiça, preciso controlar minha personalidade, preciso trabalhar para o ideal".


Estava passando mais tempo com eles do que com meus familiares, isso foi um alerta vermelho. Claro que era tudo "porque eu queria", mas usar a frase "só se você puder" depois de termos ficado ouvindo palestras sobre responsabilidade, nos faz sentirmos culpados por nāo colaborar mais em um local que nos "acolheu" tāo bem.


A ficha foi caindo, familiares me alertaram, mas nāo conseguia ver.

Me senti muito mal e enganado. Percebi que sofri sim lavagem cerebral. E passar por isso nāo é sinônimo de burrice. Fiquei triste, mas saí.

E claramente as pessoas cortaram os laços comigo, típico.

Logo fui procurar na internet, pois me senti culpado diversas vezes e achava que estava sendo injusto, mas me deparei com esse blog e muitos outros sites com depoimentos que só confirmaram o que eu achava. Fico feliz, pois percebo que nāo estou louco. Fui enganado.

E sobre a HPB, ela inclusive fumava...
e sobre LHG, eles nāo se expõem mesmo, é tudo misterioso.


Sou a pessoa do dia 20/05/21. Eu nunca ouvi falar que HPB era filósofa. Na minha opinião, está mais do que claro que eles dizem isso apenas para usar uma fachada. Eu tinha comprado o livro do Sri Ram e até gostei muito, porém, agora fico meio neurótico se vale a pena ou não, já que ele parece ter tido algum tipo de relação com o fundador da Nova Acropole. Tem um canal também chamado Brasil Paralelo que tem algumas séries voltadas para valores humanos e cultura, e até achei parecido com o conteúdo que NA busca disseminar, a diferença é que esse canal é feito por um grupo de pessoas que tem o posicionamento político de direita e buscam fazer frente à esquerda. Eu estou falando sobre isso porque às vezes dá medo como as pessoas são tão polarizadas, eu acredito que devemos buscar um equilíbrio. Devemos sim pautar nossa vida por valores humanos porque isso nos ajuda a evoluir, a ter uma vida melhor, mas, também é preciso ter uma mentalidade aberta e saber respeitar a individualidade do outro.


Pessoa do comentário de 9/6/21 13:01, eu sou a pessoa do comentário anterior ao seu. Fiquei muito pesaroso lendo o seu comentário e lamento muito que você tenha passado por tal experiência.

Eu só cursei o primeiro módulo e, embora já tenha me causado estranhamento desde o princípio, não cheguei a ter esse nível de aprofundamento, mas acho que nem preciso...

Você mencionou a visão deles sobre a sexualidade e, inclusive, sobre a homossexualidade, e esse foi um dos muitos motivos da minha resistência, por algumas coisas que li. Nunca vi, porém, eles se posicionarem sobre. Caso possa falar sobre, eu agradeço.

Sobre o que você disse quanto a se cobrar estar presente lá e as muitas palestras sobre responsabilidade... Isso me parece a prova perfeita da manipulação. Eles não vão lhe dizer que você “tem” que fazer algo, ou tentar obriga-lo etc. Sutilmente, porém, tentarão te fazer sentir-se culpado por não estar a serviço do tão proclamado ideal. Vale lembrar, porém, que nenhum grupo que te priva do convívio familiar pode ser bom...

E, quanto aos laços cortados após a sua saída, é típico mesmo! Eles nunca vão manter relações com os dissidentes, não importa quão fortes hajam sido as relações estabelecidas lá. Mas a NA não é a única a adotar tal comportamento não... Conheço um outro grupo universalista em minha cidade que age exatamente dessa forma...

E não, você não está louco. Você está desperto e consciente do que se passou. Estamos juntos.


Quanto ao comentário de 9/6/21 22:30, então... A NA tem, sim, uma inclinação ideológica à direita. Se isso é ou não um problema, aí vai das inclinações de cada um. Eles não assumem isso com clareza, mas nem precisa. Basta observar os seus ideais, o apelo à meritocracia, os autores sobre os quais palestram (Roger Scruton e cia) etc.

Você mencionou a Brasil Paralelo. Então, a BP tem muito conteúdo bacana. E devemos considerar o fato de que eles em momento algum escondem o seu posicionamento político. Pelo contrário, o liberalismo econômico é o cerne do trabalho deles. Ademais, nada há de esotérico ou religioso na BP.

A NA, porém, finge não ter posicionamento com a finalidade de atrair mais público. E eles conseguem isso... Basta, porém, acompanhar algumas palestras para perceber os ideais de direita ou de extrema direita deles.

É como eu te disse... isso, por si só, não precisa ser um problema, até porque eu tenho uma visão de que a sociedade só terá avanços reais e significativos quando ambos os lados – esquerda, direita, centro etc. – buscarem as convergências. Seria arrogante demais acreditar que um único lado detém a verdade.

Por outro lado... eu desconfio de tudo que se pretende esconder, e é aí que eu tenho o pé atrás com a NA...


“A Nova Acrópole, sob aparências culturais, é claramente política. Trata-se de estabelecer um governo aristocrático e totalitário. A organização é bem hierarquizada e até paramilitar. Usam trajes marrons e a saudação a uma águia no sol lembrando o fascismo. A nova Acrópole organiza conferências, cursos e viagens com pretensões culturais, históricas e filosóficas.”

Prof. João índio, Universidade Católica de Goiás – Departamento de Filosofia e Teologia

Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3689/material/5.DO%20PAGQNISMO%20AO%20ANIMISMO.doc


Sobre os comentários anteriores perguntando sobre a professora Lúcia Helena. Tenho algumas informações para vocês.

Convivi um pouco com a filha dela, que é da área jurídica. Sim, ela tem uma filha, sim, ela é casada(ou foi) com o professor Luís Carlos Marques Fonseca, diretor nacional da Nova Acrópole, esse não foi o primeiro casamento dela, já que a Isabella Galvão não é filha do professor Luís Carlos.
As histórias que Isabella contou falam que a Lúcia Helena tinha/tem um personalidade bem forte (o que dá para perceber, especialmente nas palestras mais antigas dela. Ela é bem incisiva. E a cereja do bolo, ela já foi petista, daquelas bem "idealistas" mesmo. Isso diz muito sobre o que ela é, ao meu ver.


Tanta frescura. Não ajudam, não criam, não participam. E querem criticar quem faz alguma coisa pelo mundo.

Criem uma forma melhor. Terão tanto trabalho, que não terão mais tempo para criticar.

Lavagem cerebral: se a cabeça for como um lote baldio, realmente qualquer uma chegará a fazer o que quer.


Ao estudar religiões diversas com suas mitologias, encontramos muito em comum entre elas inclusive com o cristianismo. Mas isso tira nossas certezas, pois aprendemos, principalmente se somos evangélicos que tudo isso é idolatria e coisa do maligno.


Eu participei da NA por um bom tempo. Gente perversa tem em todos os lugares, inclusive lá. Quando saī, eu sofri demais. Fiquei muito doente. Meu maior problema com o local sāo os métodos e a lavagem cerebral que realmente ocorre. Eu também acompanho esse blog por muito tempo. Vi o tanto de gente que foi prejudicada. Para vocês, eu desejo de todo o meu coraçāo, que encontrem a paz, assim como eu, após essa experiência tāo traumática. Vocês também conseguirāo.

Para os acropolitanos, o tempo vai dizer. Vocês terāo suas consequências (assim como todos nós pelos erros cometidos). Especialmente os líderes dessa seita. Porque vai acontecer, se é que já nāo está acontecendo. Para vocês, eu desejo que encontrem exatamente o que estāo procurando. Que o karma encontre vocês.

Vou parar de seguir o blog, talvez entre algum outro ano, num futuro distante. Mas eu encontrei minha paz.


Fiquem bem. Esse blog é muito importante para aqueles que procuram ser entendidos após passar por aquele local. Nāo, vocês nāo estāo loucos. Sigamos firme. Nada dura pra sempre, especialmente a mentira. Entāo um dia, a NA vai pagar por tudo o que fez com tantas pessoas de bom coraçāo.


Um forte abraço.


Honestamente, sem intenção de ofender nenhum acropolitano que eventualmente leia isto aqui, mas também não muito preocupado. Pois bem, em meados de 2016 quando tinha 18 anos passei por um período de depressão, e lá nessa época conheci o budismo (até hoje permaneço sendo budista). Porém, por volta do ano de 2018 conheci as famosas palestras no YT da N.A, principalmente as da prof. Lúcia Helena (ah, ela tem uma dicção digna de nota, devo admitir). Nessa época, despertei uma paixão intensa pela "filosofia à maneira clássica" proposta pela escola. Não demorou muito entrei em contato com a escola e inciei o módulo 1, onde havia uma ênfase grande à filosofia oriental (eu como budista estava até animado) e ao planotismo do grandíssimo Platão. Muito embora houvesse tais ênfases, nada tão aprofundado assim e com o passar do tempo parece que eu ia me perdendo em tanta mistura que ocorria nas aulas expositivas, mas tudo bem, eu estava passando por um processo de superação da deprê e aquilo era bem confortável. Isso porquê ao entrar na escola (depois de tocar a campainha que fica abaixo de uma câmera de segurança), você sobe as escadas e lá no 1 andar escutava uma música clássica que parecia uma coisa meio ensaiada mas o ar era estranho) e um pessoal sorridente e agradável. Começamos as aulas e após algumas semanas, houve introdução ao budismo. Como já era praticante e conhecia suficientemente o básico, além de estar ao lado de budistas de longa data (não na escola) com contatos que vão até monges no Japão e no Tibet, fiquei um pouco decepcionado com o que passaram sobre os ensinamentos de Buda, a impressão que tive era de estar numa catequeze para crianças de 10 anos porém budista e não católica (fiz 1 comunhão e crisma por ter sido criado e amado em uma família quase inteiramente católica). Enfim, relevei, e uma bela noite, ao frequentar aula sobre Platão, um aluno questionou sobre uma controvérsia envolvendo o filósofo, momento em que imediatamente a prof, até então atenciosa e doce, rispidamente respondeu "nunca ouvi falar sobre isso, depois pesquiso", nunca mais tocaram no assunto. Foi quando iniciou a estranheza de fato. Relevei novamente e, de novo, em uma bela noite de outra aula no mesmo módulo, uma menina soltou algo em torno do que segue: "prof, quando eu venho pra cá, na medida que subo as escadas sinto que a cada degrau meu espírito se eleva e me afasto do mundo material lá de fora, quando saio é até triste (MANO??). Enfim, não deu pra continuar relevando. Pesquisei mais sobre a escola em sites estrangeiros e fiquei assustado de saber que em alguns países europeus essa escola foi considerada "seita" (MANO, sou eu não falando isso ok? fica de boa aí) pois pra mim, mesmo experienciado tais ocasiões, mesmo que minimamente estranhas, ainda sim achei que os europeus estavam doidos. Enfim, continuando, eu estava pegando um cara na época (sou um rapaz, incrível né cara) e depois de umas noites se encontrando, olha só, descubro que ele também é aluno lá só que de outro módulo, parece que havia dado um tempo para resolver pendências da facul mas que disse que ia voltar, pois estava louco pra retornar. Aproveitando a oportunidade de ter alguém que era de dentro da escola e ao mesmo tempo "íntimo", arrisquei conversar com ele sobre essas situações nada demais mas de um tanto incômodas, e a curiosidade de saber se em módulos posteriores havia um estudo mais aprofundados (ele já tinha passado do módulo 1). E então gente, que arrependimento. Ele quase se alterou e disse que nada do que eu falava tinha muito fundamento, que era coisa da minha cabeça e que a escola era um lugar maravilhoso que só ajudava pessoas. Não preciso comentar mais nada sobre certo? Nos afastamos. Finalizando, a escola vende muito a ideia de isenção política, mas se você não for tão burro assim, percebe facilmente inclinações à direita ideologicamente falando (é um problema? Não vou opinar, mas afirmo que é um problema vender a ideia de que não há posição política ali, nas entrelinhas).


Perfeito!!! ��������������������


Oi, gente. Foi muito bom ter descoberto este blog. Eu me identifiquei bastante com alguns relatos.
Eu sou ex-aluno da NA. Eu estava perto de terminar o primeiro módulo e até estava gostando. Mas eu já estava percebendo que havia algo oculto, secreto, etc... Eu comecei a ter dificuldade em acompanhar o ritmo das aulas, pois tudo é passado de forma muito rápida, com muita pressa. É diferente de uma escola comum, onde você terá que ler os livros, fazer resumos, resenhas, apresentar trabalhos, etc. (ou seja, ter tempo suficiente para refletir de verdade sobre os assuntos expostos). Lá não existe isso. Você estuda o resumo de várias doutrinas diferentes e de uma maneira muito rápida. Eles não fazem muita questão que você leia os livros. Eles dizem que, de início, basta estudar pelas apostilas e está tudo bem. Eu percebi uma certa superficialidade com ares de "profundidade". É tudo muito rápido e com pressa para que passemos para o segundo módulo, que é "secreto" até então... A gente não recebe uma "grade curricular", como em cursos normais. Existe, sim, um ar de religião, seita, ocultismo, iniciação, muitos símbolos, imagens, hierarquias, etc. E muito mistério, mascarado por risos simpáticos e amigáveis.
Eu acabei desistindo do cursos por motivos de saúde, além de outras dificuldades, e fui surpreendido pela resistência de um dos professores. Ao invés de eu receber compreensão, eu recebi incompreensão. Ao invés de eu ser tratado com sabedoria, eu fui tratado de uma forma carinhosamente arrogante. Percebi, então, o fanatismo, o proselitismo, o sectarismo, a idolatria, etc. Ou seja, percebi que ali existia tudo o que eu não estava procurando. Eu percebi, portanto, que não existe sabedoria neste lugar, infelizmente. É uma pura ilusão. Se você gosta de filosofia e quer aprender mais sobre o assunto, estude por conta própria ou faça algum curso sério, sem mistérios, onde você possa ter acesso a toda "grade curricular" do curso e saber em que terreno está pisando. Essa é a sugestão que eu dou para quem está pensando em frequentar essa "escola/seita".


Ah, eu gostaria de fazer outra observação. Se você está passando por algum processo de depressão, evite lugares assim, cheios de mistérios. Faça suas leituras por conta própria, com muito senso crítico, e esteja em dia com sua psicoterapia, acompanhamento médico, etc. Não vá se você estiver, de alguma forma, vulnerável e carente. Procure conforto junto da sua família, amigos, alguma atividade artística/esportiva, contato com a natureza e, se você quiser procurar uma religião, não vá sozinho... Vá com alguém de sua confiança e que não deixe você se tornar uma presa fácil. Enfim, tenha cautela em tudo que você for fazer na vida. Muita cautela e esteja sempre atento aos sinais.
Muita paz e luz para todos!


Tudo isso que li aqui é verdade mesmo? Existe algo que comprove essas coisas? Pois vi que são acusações sérias, não podem ser tratadas levianamente da boca para fora. Se tudo isso é verdade por que a justiça não foi acionada? Ou por que não fizeram nada a respeito ainda para salvar as pessoas que lá estão e não sabem disso? Estas dúvidas me vieram a cabeça pois hoje em dia tem essa onda de ter raiva de algo, por ter ideias diferentes e sair difamando na internet anonimamente, como uma grande inquisição tecnológica/religiosa/medieval. Então quando vejo algo sempre suspeito das intenções de quem fala. Quero realmente saber qual o interesse de quem fez essas acusações acima.


"Según un informe brindado por la Asamblea Nacional Francesa, Nueva Acrópolis es una secta con tendencias claras de extrema derecha, y gustos paramilitares. Independientemente a los numerosos reportes de este tipo, es posible pasarse años orbitando en el grupo sin ver nada de esto, porque dichos secretos son revelados únicamente a quienes aceptan con mayor facilidad la manipulación de los líderes y muestran menos reproches y criticas a las numerosas tareas que estos le impondrán." http://hemerotecana.blogspot.com/2011/04/la-secta-nueva-acropolis.html

"profesa y difunde una teosofía que induce a la asunción fanática de ideas expresadas con categorías como «nueva Raza espiritual» y «Superhombre» y promueve la adhesión a una mística de «entrega total» a cierto «Ideal acropolitano», en el que «matar puede ser un acto de amor». Asimismo hay algún material publicado e igualmente aportado a la causa que contiene referencias, en concreto, a una práctica conocida como rapto de las sabinas/os», con la que se alude a la utilización de tácticas de carácter sexual para la captación de adeptos." – Sentença Judicial (o trecho descreve as práticas da NA): http://origenes-na.blogspot.com/2015/02/programa-radial-nueva-acropolis-una.html

Condenação de Angel Livraga (inclui link com o documento de denúncia da NA de 1986): http://www.pepe-rodriguez.com/Sectas/Casos/NA/Nueva_Acropolis_Livraga.htm

"Nueva Acrópolis tiene dos caras, una externa y otra interna. La externa es la que se ve en las páginas web, en las charlas abiertas, y también en los cursos de Filosofía comparada.

Luego hay un punto intermedio que es el de los miembros. Los miembros ya han hecho el primer curso y participan en las excursiones y en las actividades de voluntariado, etc.

Pero la parte interna de Nueva Acrópolis son las Fuerzas Vivas. Es este núcleo interno de la organización el que sabe los verdaderos objetivos. Y las críticas sobre manipulación psicológica vienen en la mayoría de los casos por ex-integrantes de las Fuerzas Vivas."
http://esoterismo-guia.blogspot.com/2017/02/acerca-de-nueva-acropolis.html?m=1

Testemunho do Chile(e muitos outros mais nos comentários):
http://asurayasura.blogspot.com/2009/03/que-es-nueva-acropolis-testimonio-chile.html?fbclid=IwAR0d8Uwltz4ZBT3NRlPfdjv4MNqAVDSTUKMGEkob6k5KYXS52E1rVtZKNjw

Livro El Gran Engaño: https://drive.google.com/file/d/1QNqZQ4rCeyYukLSh5qJthqPqoSVQ1WVT/view?fbclid=IwAR2Z6MnUfE9Ic0MiXFMqg1FfZaBGkyjIDXX-vuMpC2e58E2hDMfRRTwauSk

Manual dos dirigentes: https://drive.google.com/file/d/1e9k6WUrzC05yREPd71zn50_GqFUHb5dk/view?fbclid=IwAR3KnMCMI0SCxtqrmI82uBjMA3LyMRAkuR04FjYC1qsLuMJlDusulLYMGds

Regulamento interno: http://www.pepe-rodriguez.com/Sectas/Casos/NA/NA_Reglamento_interno.pdf


ANÔNIMO DO DIA|13/9/21 12:11


Com uma busca rápida na internet, você percebe que MUITA coisa foi feita, houveram MUITAS tentativas. Mas se pergunte: o que é mais poderoso: 1 pessoa lutando por justiça ou um grupo de pessoas fortes e influentes? Digo influente porque tem TANTO advogado trabalhando por essa escola que você não tem IDEIA...

Minhas tentativas de alertar a pessoa e a família da pessoa não deram em nada, na verdade acabaram em difamação por parte da pessoa, inclusive essa seita deu total apoio. Então, eu e muitos outros desistiram.

Mas pesquise e verá que inclusive tem uma mãe que até hoje busca por justiça porque seu filho morreu na fazenda que essa seita tem em Brasília. Ninguém nunca explicou o ocorrido para essa mãe, e ela foi PROCESSADA pela NA por fazer um outdoor na cidade pedindo por explicações (olha que absurdo!!!!). E até hoje não se sabe como ele morreu (na verdade sabem sim, porque quem estudou lá, como eu, sabe que eles aprendem a usar arma). Se foi acidente ou não, não sei. Mas o menino levou um tiro no olho e no pé.

Você não vê o exemplo do nosso próprio país? Esse povo faz o que quer aqui porque encontrou um terreno fértil para qualquer tipo de prática ilegal e violenta.


OUTRA COISA PARA O ANÔNIMO DO DIA|13/9/21 12:11


Como você achou esse site? Pesquisando "nova acrópole"no google que não foi...

Se chegou até aqui é porque também buscou por algum podre porque desconfia de algo. Se faz parte desse lugar, espero que saia o quanto antes...


https://livrozilla.com/doc/818503/oito-pessoas-morreram-afogadas-no-feriad%C3%A3o-do-carnaval-es...

Alguém sabe o que aconteceu depois?


Ao Anônimo de 18/8/21, 22h40, acho que você já foi devidamente respondido. E, como foi dito, decerto você chegou a este blog por ter também as suas desconfianças, mas ainda resistir a elas, dado o seu provável apreço pela escola. Peço, porém, que não se deixe levar pelas próprias ilusões. Você tem razão quando diz sobre os haters, de fato muito comuns nos dias atuais. Mas pensa bem... Você acha que a quantidade de comentários que há aqui, sendo postados desde 2010, são pura difamação? Além disso, creio que você seja adulto o suficiente para saber que no mundo (e sobretudo em nosso país), dinheiro e poder são o que conta, né? Portanto... Fique atento. Se você fizer parte da NA, observe bem, converse com as pessoas e veja a reação delas, reflita... e, principalmente, tenha cuidado.


Eu acompanho esse blog já faz um tempo e sou ex acropolitana.

Eu conheci a instituição através de uma palestra em um shopping centre. A palestra tratava da filosofia nos contos de fadas. Na época, eu tinha 20 anos. Me interessei imediatamente e logo efetuei a minha inscrição.

O primeiro módulo foi, a princípio, muito agradável.eu conheci vários colegas que pensavam como eu e até hoje mantemos contato (acabamos saindo na mesma época, um pouco depois do início do módulo 2). Porém,apesar desse sentimento agradável, eu percebia algumas coisas esquisitas. Por exemplo, tudo tinha uma aura de mistério, locais da sede onde não podíamos transitar, alguns objetos escondidos, assuntos que começavam a fugir da filosofia e que claramente tinham um viés mais espiritual. Quanto a isso, eu acho até interessante, mas como foi dito anteriormente por um outro anônimo, que seja claro desde o princípio.

Outro ponto que começou a me incomodar foi a constante demanda de trabalho voluntário. Quando me dei conta, estava na NA nos meus finais de semana e dias que correspondiam ao meu curso. Ficava um sentimento de nunca ser o bastante, visto que a nossa professora largou a vida dela em sua cidade natal para abrir essa filial.

Quanto aos eventos, eu conheci a professora LHG, adorava os vídeos e estava ansiosa de conhecê-la pessoalmente.Mas, a impressão que eu tive foi bem diferente. No intervalo, ela não conversou com os alunos, só um cumprimento rápido e passou a maio parte do tempo ( intervalo e confraternização) sozinha ou conversando com a professora.

A cerimônia de início do segundo nível me causou MEDO. A sala de aula escura, com várias velas, uma foto enorme do JAL, a cerimônia seria um batismo como eles disseram, me senti em um ritual de iniciação. Após esse evento, eu e meus amigos ficamos com o pé atrás.

O início do segundo módulo já não tinha mais nada do “pouco da filosofia do primeiro semestre” poucos meses depois, acabei saindo. Após pesquisas na internet, vi que ela apagam toda a opinião contrária à instituição. O que não faz sentindo visto que a mesma é uma instituição pública.Enfim, tudo muito esquisito.


Olhem esse comentário do Chile. Vi que muitas pessoas já se relacionaram com acropolitanos (FFVV) nos comentários. Esse é de uma pessoa do Chile:

"Olá, meu nome é X., sou do Chile e estou muito interessado em tudo relacionado à Nova Acrópole. Isso porque sou casado com uma pessoa que pertence a esse grupo.
Tudo o que li me impressionou porque, como dizem em seus artigos, por fora é uma seita que não representa grandes medos e se mostra puramente cultural e filosófica. Mas, na realidade, para quem faz parte desse grupo, eles representam um inimigo que cada vez mais se apodera de seus seguidores.
Para a família não é fácil ver como as pessoas que amamos não percebem que estão sendo usadas e sacrificam tempo, dinheiro e família pelo seu ideal acropolita.
Não tem sido fácil para mim morar com meu marido, porque essas demandas estão aumentando cada vez mais; Desde que comecei a investigar o que realmente é Nova Acrópole, tenho entendido por que ele se comporta como se comporta. Porque ele é capaz de sacrificar família, pais até casamento e filha por seu ideal. Ele está tão convencido de que suas "atividades escolares" são normais que não há nada, ninguém e nenhum argumento para convencê-lo do contrário.
As atividades até altas horas da manhã e ao longo da semana são consideradas "normais", consumindo tempo e, em grandes ocasiões, até dinheiro do que alguém dedicaria à família e ao lar.
Escrevo-te porque estou desesperado, não sei como te ajudar e te convencer que deves analisar a tua "escola" de uma forma mais altruísta e não ser um servo tão leal e cego ao mesmo tempo.
Espero que você possa me orientar de uma forma muito sutil para começar a fazer meu marido mudar a visão que ele tem sobre a Nova Acrópole, gostaria de saber como as pessoas que prestam seus depoimentos conseguiram sair desta instituição, e se pode ser conseguiram que eles voltassem a ser as pessoas que já foram, sem pensamentos ou ideais tão perturbados por uma mente distorcida e doente como a de seu representante chamado JAL.
Por favor, não subestime minhas palavras e me ajude.
Esperando sua resposta,
X."

A pergunta que não quer calar é: Se todas essas denúncias são falsas, por que tem TANTA gente, de TODOS os países relatando a mesma coisa???????


Fonte do comentário acima:

http://asurayasura.blogspot.com/2015/03/madre-desesperada-consulta-por-esposo.html


Aqui no Brasil, um jovem Força Viva CS morreu, vítima de arma de fogo, em uma fazenda/módulo na Nova Acrópole em 2014, no estado de GO, fazendo segurança armada como voluntário.

No julgamento, eles (chefes da NA) negaram que a arma era da Nova Acrópole e colocaram toda a responsabilidade no jovem, dizendo que a arma era dele. Porém, a arma era de Nova Acrópole e muitas controvérsias são constatadas.

- A mãe do jovem foi processada judicialmente por NA, simplesmente por exigir esclarecimentos: https://pt-br.facebook.com/sonoticias.com.br/posts/1848719565382746/

- Aqui há uma parte do processo legal: https://sistemas2.trt18.jus.br/solr/pesquisa?q=id:3-10750349

- Neste links, reportagens com a mãe do jovem:

https://livrozilla.com/doc/818503/oito-pessoas-morreram-afogadas-no-feriad%C3%A3o-do-carnaval-es...

https://portalcontexto.com/mae-tres-meses-apos-morte-de-filho-nao-posso-ficar-sem-resposta/

https://portalcontexto.com/me-se-diz-punida-apenas-pelo-seu-inconformismo/


Para os curiosos desavisados ou apenas quem queira destilar seu veneno, só os posso lembrar dos principios, públicos:

Fraternidade
Promover um Ideal de fraternidade internacional sem distinções de sexo, credo, cultura, religião, sociais, etc.

Assim busca promover o respeito pelas diversas identidades e tradições, e, ao mesmo tempo, fortalecer a união para além das diferenças; harmonizar pessoas, ideias e sentimentos numa convivência enriquecedora e aberta.

Conhecimento
Fomentar o amor à sabedoria por meio do estudo comparado de filosofias, religiões, ciências e artes, para promover o conhecimento do ser humano, das leis da Natureza e do Universo.

Entendemos a filosofia como o eixo que relaciona as diferentes facetas e vertentes do conhecimento humano.

Desenvolvimento
Desenvolver o potencial humano, promovendo a realização do ser humano como indivíduo e sua integração na sociedade e na natureza, como elemento ativo e consciente para melhorar o mundo.

Boa sorte em suas respectivas jornadas, um membro da N.A. São Paulo


Resposta o comentário acima:

Desde quando isolar uma pessoa de sua família é fraternidade?

Desde quando alienar uma pessoa com pseudociência é conhecimento?

Desde quando processar/ameaçar qualquer site/pessoa que fala o que acontece no local é desenvolvimento?

Sim, esses princípios são da teosofia, que o "mestre"de vocês pegou, mas que nada tem a ver com essa "escola.

E outra coisa, uma pessoa MORREU no local e nada foi esclarecido até agora? Ou você não sabe que os membros usam armas?

Ah cara, me poupe!


GENTE, ISSO QUE ELES COLOCARAM AQUI SOBRE O CASO DO MENINO QUE FALECEU, É MENTIRA:


"Concedida a oportunidade para se defender, a reclamada resistiu às pretensões dizendo que "nunca teve conhecimento do armamento que o Sr. Paulo Gabriel estava portando e, tampouco, forneceu e autorizou a utilização de armamento" (fl. 180).""


ELES USAM ARMA SIM!!!! Os caras não são somente "forças vivas", mas podem ser "cavaleiros guardiões", quem estuda há mais tempo lá, sabe que eles usam armas... mas eles sofrem lavagem cerebral pra não contarem pras suas famílias...

Meus sentimentos aos familiares e espero que a justiça seja feita.

https://sistemas2.trt18.jus.br/solr/pesquisa?q=id:3-10750349


sábado, 8 de novembro de 2008

Nova Acrópole ameaça Papa segundo serviço secreto Italiano

Nova Acrópole nos jornais pelo mundo.

Essa matéria abaixo foi publicada no The Guardian no dia 18 de dezembro de 1999. É um jornal de grande renome na Inglaterra e com grande credibilidade em todo o mundo. Não posso dizer que a matéria é extremista ou não. Contudo, Franco Frattini citado na matéria é o responsável pelo conselho de segurança da União Européia. Clique aqui para o link da matéria original, em inglês.

Uma observação interessante é que a Nova Acrópole é citada como uma seita e realmente perigosa pelo serviço de inteligência da Itália...

Satanistas ameaçam a festa do Papa.

Rory Carrol, de Roma
Sábado 18 de dezembro, 1999

The Guardian

No topo do caos do transporte, banheiros insuficientes e a diminuição de peregrinos, os planejadores do fim de ano sagrado de Roma descobriram 3 coisas a mais para se preocuparem: satanistas, anarquistas e terroristas.

O serviço de inteligência Italiano avisou que grupos secretos podem tentar alguma violência na Praça de São Pedro na noite de Natal, quando o papa recebe com boas vindas os primeiros 20 mi de peregrinos.

Todos os setores do serviço de segurança foram colocados em alerta de um possível ataque por dois cultos do milênio conhecidos como Seguidores de Belzebu e Nova Acrópole, como disse Franco Frattini, o presidente do comitê de segurança do parlamento (1).

Franco Frattini

Ele disse que Roma ficou em alerta essa semana por causa do aviso dos Estados Unidos sobre planos de ataques terroristas em locais não específicos durante as celebrações do novo milênio.

Centenas de milhares de pessoas se aglomeram na Praça de São Pedro para celebrar o jubileu da igreja Católica Romana, um ano sagrado a cada 25 anos. O Sr. Frattini disse que o evento é um dos alvos mais desejados de todas as festividades planejadas para a celebração do milênio.

O grupo Nova Acrópole se dedica a retaliar a morte de Giordano Bruno, um clérico acusado de heresia que foi queimado em Campo dei Fiori, 400 anos atrás. O Movimento Anarquista Italiano tem incitado seus seguidores a interromper as celebrações, e os serviços de inteligência encontrou sites na internet com instruções de como fazer bombas.

As autoridades e o Vaticano tentam garantir aos italianos e aos estrangeiros que será seguro visitor Roma.

As projeções de 30 milhões de peregrinos visitariam Roma no ano 2000 para verem o Papa foram revistas para 1 terço devido à publicidade negativa da preparação da cidade.

(1) Franco Frattini é atualmente o Ministro do Exterior da Itália. Ele foi o Vice-Presidente da Comissão Européia pela Justiça, Liberdade e Segurança. Parece que não é um indivíduo que não sabia o que estava falando...


MAIS UMA VEZ ESSA SEITA RETIRANDO TUDO O QUE SE FALA SOBRE ELE... AGORA ESSE BLOG NÃO APARECE MAIS NAS PESQUISAS DO GOOGLE POR CAUSA DE UM PEDIDO NA JUSTIÇA...




Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Alguns anseiam contudo pela ilusão...busque.


Ando por lá também.
Depois de meio século, enfim, acordei.


Vc nem foi.
Como sabe que é furada?
Esse povo aqui ainda acredita na democracia, não entedem o estado de coisa que vivem.
Aff


Pois e


Negacionistas/Conspiracionistas/Acropolitanos são tipo:

"Todo mundo é burro, menos eu."



Prova disso é o comentário acima. Olha a arrogância da pessoa falando dos tipos de Governo de Platão kkkkk

Vai estudar, doido. Larga de ser gado e ficar reproduzindo o que ficam te dizendo naquela apostila.


"Anônimo do dia 4/12/21"

É exatamente isso que deu para constar nos meses que eu fiz o curso lá! No caso fiz online e as aulas são dadas por diferentes pessoas e tirando o responsável da unidade que também dá as aulas, é possível ver claramente que os outros são pessoas ainda sem experiência, pessoas que estão apenas um pouco à frente no curso. Essas pessoas ficam literalmente, na maior parte do tempo, repetindo o que a escola passa, o que está na apostila.

Isso têm um nome, se chama doutrinação (pra não falar diretamente lavagem cerebral...), só que a maioria que tá lá não enxerga, afinal eles possuem a "verdade". São dogmáticos como qualquer religião ou seita apesar de se apresentarem como filosofia. Não devem saber que filosofia é exatamente o oposto disso, é crítica e adogmática por natureza...


Realmente é tudo verdade. Vi com meus próprios olhos e senti a terrível manipulação. Quem não se adequa a pureza racial fica em um campo de concentração psicológico e tem sua energia vital apenas utilizada para trabalho.
Todos os símbolos são os mesmo da Alemanha nazista. A desculpa é que os símbolos são mais antigos e realmente são. Mas a questão é: Por que o estandarte de Jorge Angel Livraga é exatamente igual ao de Hitler? Outros estandartes também. Sem falar na obrigação em fazer a saudação nas reuniões e aulas internas não abertas ao público geral ou alunos.
O chefe de filial cobrava constantemente que eu deu desse valor a ele por meio de presentes e gestos físicos/financeiros. Lembro de um dia ser escarniado em uma aula interna somente por não demonstrar isto.
Constantemente quando estava sozinho em aulas ou em trabalhos internos com o chefe, o mesmo fazia racismo velado a nível psicológico. Nunca havia sofrido racismo até chegar na escola, tanto que não sabia como reagir. Lembro de um dia levar pão para comer e dizer "não gosto deste porque é mais escuro". Hoje questiono, se não gosta por que comprar e levar sabendo que naquele dia somente eu estaria ali?
Percebi que a preferência é sempre por jovens de idade, talvez pela maior facilidade de manipulação. Quando eu fazia ligações para interessados em nova turma, o chefe dizia expressamente e raivosamente para não ligar para acima de 30 anos. E quando mesmo assim quando estes chegavam, eram desencorajados a não continuar na escola, isto é feito psicologicamente, ele me ensinava a fazer.
Há as afirmações da NA de que todas as demais organizações anteriores (Maçonaria, Rosacruz, Espiritismo e Sociedade Teosófica) falharam, é para criar a imagem de única verdadeira e manter o estudantes mais fiéis a organização. As igrejas fazem isso quando não reconhecem que Deus está presente nas outras igrejas.
Há uma teoria da evolução das raças, que foi trazida do oriente por Blavatsky, e que mal interpretada gera racismo, xenofobia, e na India as castas...
muito pouco se desenvolveu sobre isso no ocidente esotérico, mas também, como raças-civilizações, Lemúria, Atlantes, etc... mas como um processo coletivo... mas sempre há o risco de cair para o racismo... há que ter muito cuidado sobre isso.
A sociedade teosófica não acredita que seja um corpo em decomposição (como é constantemente afirmados nas aulas e reuniões e etc.)... rsrs... e sim, afirmam que a NA é uma dissidente por motivos egoístas.
É preocupante a postura de racismo, totalitarismo ... isso não se vê de forma institucional ou sistêmica na maçonaria, na AMORC ou no martinismo.
Alegar para si supremacia, é só propaganda... mas pratica de racismo, totalitarismo, é preocupante.


Veja aqui o que a ST diz quando questionada sobre isto:

"Bom dia! em atenção a sua dúvida gostaríamos de esclarecer que a Sociedade Teosófica não coaduna com as informações repassadas pela Instituição filosófica e ao contrário do que foi dito, a Sociedade Teosófica continua viva mantém firme o propósito para o qual foi criada pelos Mestres. De forma alguma está em decomposição, ao contrário, cresce a cada dia. Esclarecemos também que o Sr. Sri Ram, não fundou a Nova Acrópole, em seu discurso ele apenas deu liberdade àqueles que queriam criar essa organização para que assim fizessem. Não houve uma autorização expressa. E muito menos incumbiu essa organização de substituir a Sociedade Teosófica que dentre seus objetos de estudo, a filosofia é apenas uma das questões. A ideia era de colaboração entre as instituições, mas de forma alguma sucessão. Temos muito respeito pela Instituição Nova Acrópole pelo belo trabalho de divulgação da filosofia hermética, mas estão equivocados quanto a condição da Sociedade Teosófica, esta sim, criada por vontade dos Mestres e fundada por HPB Blavatsky. Estamos a disposição para esclarecimentos de maiores dúvidas."

Resposta de outros estudiosos:

"De fato, a ST falhou em sua missão e os Mestres dela retiraram seu apoio, não na época de Sri Ram, mas logo após a morte de Judge, que faleceu não muito tempo depois de Blavatsky. Lembrando que a falha não deveu-se a Blavatsky, mas a seus continuadores imediatos como Annie Besant.
Contudo, a alegação de que os Mestres escolheram a Nova Acrópole como canal exclusivo é completamente falsa. Eles continuaram apoiando as Ordens tradicionais legítimas como a Rosacruz, a Maçonaria, o Martinismo, o Sufismo entre outras. A Nova Acrópole é só mais uma das organizações pseudo-iniciáticas modernas que pretenderam continuar a missão da Sociedade Teosófica, mas essa missão encerrou-se, como dito, logo após a morte de HPB. Após isso a Grande Fraternidade Branca continuou com seu apoio às organizações estabelecidas há muito, Iniciáticas e confirmadas. E a Nova Acrópole não é uma delas, apesar das suas boas intenções."

Por sorte tinha para onde retornar após passar tanto tempo nesta Seita a Maneira Clássica. Sinto pelos que estão desde jovens e estão a mais de 15 anos pois mesmo vendo que isto não conseguem sair pois não tem mais vida fora de tudo isto.

Estou a disposição para mais informações.


Bom, no dia 9/6/21 eu fiz aqui um comentário que continha o seguinte trecho:

“Há alguns anos, eu soube de um livro que critica HPV, revelando, inclusive, que ela mesma tinha dificuldades em seguir os princípios da teosofia, exagerando na alimentação, razão pela qual sofria de obesidade. Infelizmente não recordo o título da obra.”

E eis que hoje, oito meses depois, encontrei o título da obra sem nem ao menos procura-lo. Foi uma feliz coincidência. Trata-se do livro “O Babuíno de Madame Blavatsky”, de Peter Washington (ed. Record, 2000, 462 páginas). Parece que o livro está esgotado, mas é possível adquirí-lo em livrarias sebo e afins.

Penso que seja uma leitura pertinente. Não para criticarmos toda uma filosofia, mas, sim, para conhecermos os bastidores da mesma, lançando sobre ela um olhar mais crítico.


A questão não é uma crítica à filosofia. Basta ter bom senso!

Mas estamos falando de uma organização que age de forma sistematizada para fins de propagação e execução de ideias nazistas que culmina em racismo, homofobia, totalitarismo e etc. É disto que estamos falando!



Para membros a saudação nazista foi trocada para a mão no coração. Porém, a saudação com o braço direito levantado continua a ser obrigatória em reuniões internas para forças vivas, aulas particulares, cerimônia como a de solstício de verão, de inverno, de equinócios, cerimônia de dia dos vivos acropolitano, cerimônia do Lotus branco e etc


Estou feliz de encontrar este blog, revisei todos os comentarios de mais de uma década, faz duas semanas que encontrei o canal de youtube de N.A estava vendo os videos da tan famosa palestrante (LHG), estava gostando muito, faz dos días al digitar rápido no youtube escrevi en espanhol Nueva Acrópolis e saia uma entrevista de un video em español, acho que de uma chilena ex força viva (este nome me espanta) para um canal daqui de Espanha denuciando N.A como seita, claro rápidamente começei a investigar, em espanhol encontrei muita coisa denunciando, más em português näo encontrava nada, cheguei a pensar que eram entidades diferentes, más o logotipo era o mesmo, asim que finalmente encontrei, quero dizer que me considero uma pessoa desperta e atenta, madura uma mulher brasileira de 52 años que vive na europa faz 30 anos, no freguento nenhum tipo de igreja e me asustei do fácil que estava começando a seguir o canal da N.A sem questionar nada, hoje voltei escutei uma conferencia de proposito, ja com esta informaçäo de seita e sim, começei a perceber claramente uma manipulaçäo no discurso que nem havia percebido antes, isto me asusta como pode ser? o tom acusativo, a liçäo de moral, e introduçäo da idea de culpa por näo evoluir. Quando encontrei a historia do fundador ja foi uma grande decepçäo e outra coisa, alguém sabe em que universidad de filosofia esta formada a palestrante Lúcia Helena Galväo e outros palestrantes? Obrigada pela atençäo, desculpa meu português. Um grande abraço
R.B


Olá senhora do comentário acima. Respondendo sua pergunta: eles não possuem formação formal em filosofia. São anos e anos naquela seita para depois afirmarem que são filósofos...


Sem querer entrar em defesa da escola, devo dizer do que os dois últimos comentários acima me fizerem refletir. Essa coisa da formação superior... É claro que o conteúdo filosófico transmitido por uma pessoa formalmente graduado é mais fidedigno. Não podemos desconsiderar, porém, a infinidade de péssimos professores formados, bem como as pessoas muito cultas, mas sem formação. Esse argumento da formação superior me incomoda porque, se a gente envereda por aí, corremos o risco de cair em um preconceito bastante tolo né?

Agora trazendo essa discussão para o contexto da NA: acompanhando alguns vídeos, vi que tem muitos professores um tanto rasos. Recentemente mesmo vi um dizendo algo tão clichê que me assustei. Afinal, estamos falando de uma instituição que se diz escola de filosofia, certo?

Há, porém, os bons professores, dentre os quais posso citar a LHG (a meu ver, melhor do que muitos filósofos que estão na mídia), Melissa Andrade e Jean Cesar Antunes. O que estou querendo dizer é que é possível apontar os problemas dessa instituição (que parece ser uma ordem iniciática) sem invalidá-la como um todo. Digo-o porque eu, particularmente, embora não pretenda nunca mais retornar lá, acompanho e aprendo muito com as aulas da Profa. LHG. Seria tolo julgá-la inapta ao ensino de filosofia né?


Caro membro da seita,

Nos anos em que estive na seita conheci os professores citados acima de forma mais próxima, para a minha infelicidade. Nos bastidores, nas reuniões internas, nos conselhos realizados frequentemente, nos rituais e nos treinamentos militares e armados, todos eles são completamente diferentes do que se vê no youtube ou em conferências públicas. Posso afirmar que é só propaganda. Tirando alguns relatos bobos que se vê acima, de pessoas que frequentaram pouco tempo, todas as informações e acusações são verídicas, mas realmente há muito mais informações em espanhol. Aqui no Brasil a secretaria de propaganda é mais "eficaz".


Há um certo tempo está sendo criado uma nova seção interna, dita de iniciação de verdade segundo o prof. Zé Henrique. Sendo criada pelo atual mando máximo: "o que traz o fogo".

Trazem alguns ensinamentos e procedimentos que eram ensinados em épocas muito remotas, como por exemplo, o de dominar a mente e a vontade, também conhecido em outros locais como "assunção". Se trata de procedimento de magia negra.

Internamente há práticas para o desenvolvimento dos poderes ocultos e pouco a pouco o discípulo vai-se convertendo em um mago negro sem saber, porque é uma linha tênue que separa um lado do outro.

Não tenho certeza mas desconfio que pratiquem magia sexual também, pois já vi coisas estranhas.

Em ordens brancas há quatro provas para examinar a moral do discípulo branco.
Nesta instituição em questão o objetivo das provas é outro.

Isto é tudo o que é possível contar por agora.


Amigo(a) de 15/3/22, agradeço pelo que disse quanto ao comportamento dos professores “nos bastidores”. Já vi uma menção a isso em algum outro comentário menos recente aqui. No meu caso, eu não sabia, pois só frequentei a escola por um semestre, não tendo a oportunidade de conhecer ninguém a fundo. Percebi, porém, o tom de mistério, os sorrisos excessivos, a rigidez hierárquica etc.

Ademais, eu me referi à qualidade deles enquanto professores, e não enquanto pessoas. Afinal, por um lado, temos que lembrar que qualquer um de nós, pessoalmente, terá um comportamento distinto daquele que tem em público ao se apresentar como professor e afins né? Por outro lado, porém, se uma pessoa fala de paz, fraternidade etc. e, pessoalmente, destrata as pessoas e tem outros comportamentos reprováveis, preconceituosos e afins, aí a coisa já muda de figura...

Ah! Achei curioso você haver utilizado o vocativo “caro membro da seita”, típico comportamento de quem acredita que a gente precisa odiar ou idolatrar, sem a possibilidade de um meio-termo ou de uma análise menos passional que permita chegar à uma conclusão minimamente justa. Todavia, considerando que você permaneceu por anos na escola, compreendo a sua postura, pois acredito que lá haja passado por experiências que lhe tornam impossível ver qualquer ponto positivo. Eu, porém, estou avaliando de um lugar bem mais distanciado que o seu, entendeu?

Quanto ao colega de 18/3/22, se o que você relata de fato procede, só confirma o que tenho percebido: é uma ordem iniciática que se apresenta como escola. E o problema não é que seja uma ordem, pois há dezenas por aí, mas, sim, que o seja em segredo, se apresentando como escola e manipulando a mente de tanta gente que chega lá buscando conforto emocional etc. Posta mais informações quando puder!


Sobre a morte do rapaz na fazenda em Brasília e a mãe do mesmo condenada a pagar multa por exigir respostas:

O mesmo foi assasinado na fazenda.



https://es.scribd.com/document/110331234/Manual-Nueva-Acropolis




https://elpais.com/diario/1997/02/14/madrid/855923054_850215.html




https://www.vice.com/es/article/4w9d89/el-hombre-que-escapo-de-nueva-acropolis-308-v7n1



Tudo mentira. Acusações falsas contra o movimento que só faz bem para humanidade. Deviam fazer igual nós, ocupar-se pelo bem da humanidade. E ajudar o nascimento do Homem novo e melhor. Com o braço direito alto, Ave!


Nossa larga mão de ser otário, cego e fanático. Igual a essa merda de organização já existiram e existem centenas no decorrer dos séculos. Essa ideia de novo homem, de um ser "mais evoluído" é pura pretensão de todas essas bostas de seitas que se acham mais importantes e superior do que os outros, são um atraso acorda pra vida! O lugar já engana os outros logo na porta de entrada não revelando o que é e quais suas verdadeiras intenções, imagina lá mais internamente... Escola mau caráter isso sim! Que bem que vcs acham que estão fazendo pra humanidade com essa falsa propaganda de trabalhos sociais?! Que espiritualidade que se têm por ficar repetindo o que as antigas tradições já falaram há milênios?! Fachada pra um bando de pessoas que confundem espiritualidade com superstições e ritos, que acreditam ter alguma verdade absoluta só porquê leu alguma coisa antiga ou alguém que vcs idolatram como a HPB disse, que deliram em suas crenças e fantasias sem questionar nada, vcs vivem uma mentira e são um atraso pra humanidade e não um progresso. Com o dedo do meio levantado, vaza!


Sei que não é certo generalizar, mas quando eu vejo esses comentários desses lunáticos narcisistas de seitas, fica evidente algum tipo psicológico de complexo de messias ou complexo de inferioridade com algum delírio de grandeza. Não vale apena perder tempo tentando argumentar com esse tipo de gente, pois além deles entenderem isso como um "ataque vindo dos ignorantes" fortalecendo assim mais ainda suas crenças infundadas, só uma ajuda profissional poderia fazer alguma diferença, se é que mesmo essa faria. Talvez a melhor coisa a ser feita seja ignorar, desde que o dano seja somente para própria pessoa, quem sabe assim ela caia em si pra realidade...


Rs...
Como disse, assim eles são internamente. Na verdade pior, pois há histórico de ameaças e assassinatos pelo "Ideal". Mas quem ainda não acreditar, me procure que envio os arquivos, áudios e filmagens. Mas tomem cuidado, eles estão vendo isto aqui também, o comentário do dia 13 e 18 são de um machado bem antigo.


Aula de DSG, ano de 2015 Dirigida a todos os Manos Máximos em uma Reunião Internacional, RIMM:

https://docs.google.com/document/d/14XUf_ugP0KTc4THCcnPB3_9fFNnSNUt0/edit


Posição da Nova Acrópole sobre a homosexualidade:

“Hace un par de años publiqué, desde estas mismas páginas, mis ideas sobre la necesidad de proteger a NUEVA ACRÓPOLIS de una amenaza que se estaba haciendo cada vez más peligrosa: la homosexualidad y la drogadicción.”

“La homosexualidad y la drogadicción no es una enfermedad ni una necesidad, sino un vicio mortal que toda persona natural y decente está obligada a combatir.”

(Bastión “El cáncer rosa”. Jorge Ángel Livraga)

“La conducta se torna polivalente; todo es bueno y tiene su justificación. Los invertidos y las lesbianas proclaman su condición con grandes pancartas por las calles de las principales Capitales del Planeta, y a los criminales encerrados en las cárceles se les llama “marginados”

(Bastion “La opción”. Jorge Ángel Livraga)


Rendição absoluta ao ideal:

Esta entrega absoluta só é necessária no Círculo Interno. Embora nos últimos anos haja mais permissividade. Diz-se que o tempo dos "dinossauros" acabou. Mas se eles encontrarem alguém muito dedicado que trabalha duro para fazer as coisas direito, eles vão espremer o máximo dele, fazendo com que ele se sinta culpado se ele fizer algo fora de NA (estudar, ter amigos, ter filhos, etc.). Nem todos são tratados da mesma forma.

Cada dia que passa, cada hora que passa, cada minuto que passa você deve dedicar totalmente à Acrópole. Todos os dias devemos trabalhar para a Acrópole, e tentar fazer um membro, colocar cartazes, fazer todo o trabalho necessário de traduções, de trocas, que nos permitam ter cada vez mais irmãos, mais mãos unidas, mais braços erguidos para apontar para o horizonte. .

Bastião Nº: 60-1: Mensagem de Ano Novo do MM. JAL. 1982. Janeiro 1982. Jorge Ángel Livraga

Em nosso Movimento não pedimos que você seja um anacoreta, mas comece a quebrar cadeias inúteis com amigos que não participam de seu Ideal apesar de conhecê-lo, e com qualquer pessoa, quem quer que seja, que se oponha à sua atual Visão Espiritual, mantendo bem esses velhos relacionamentos prejudicarão você e aquelas pessoas que ainda não despertaram como filósofos; que se envergonhem de Ti ou zombem do que há de mais sagrado para Ti: o teu ideal acropolitano.

Bastião Nº30: Alguns conselhos práticos para novos Acropolitanos. Fevereiro 1979. Jorge Ángel Livraga


Nova Acrópole é a semente da sexta sub-raça:

Livraga afirmou que NA era a semente da sexta sub-raça (uma raça mais evoluída de acordo com a Teosofia). No entanto, HPB nunca afirmou que as raças surgiram de grupos seletos de pessoas. A evolução das raças era um fenômeno natural que iria ocorrer naturalmente. Não tinha nada a ver com "evoluções espirituais" de grupos seletos (não dizemos isso para acreditar em HPB, mas porque Livraga disse que ele era um discípulo fiel dela). Ele também afirmou que a águia que Julian viu marchando para o leste é a águia no emblema de NA, porque NA reviverá os "Mistérios" que foram fechados depois que Julian morreu e a Idade das Trevas se seguiu.

Dentro da cosmovisão acropolitana, há uma ideologia política filosófica. Os seus rudimentos estão integrados no 1º e 2º níveis do nosso Programa de Estudos. Seu desenvolvimento permitirá forjar o Homem Novo, portador da Estrela da 6ª Sub-raça .

Bastião Nº: 55-6: O ideal político se encaixa no ideal acropolitano? Agosto de 1981. JAL

Encontramo-nos, então, em um mundo completamente corrupto, cujos pedaços moribundos lutam entre si. Quero que todos os Acropolitanos do mundo estejam cientes de que trazemos a Mensagem da Sexta Sub-Raça que precede a Sexta Raça, a Mensagem do Novo Homem.

Bastião Nº: 60-1: Mensagem de Ano Novo do MM. JAL. 1982 Janeiro 1982. Jorge Ángel Livraga

Ele é um homem fundamentalmente esotérico e mágico. Tudo o que é "oculto" lhe interessa... enquanto vigia sua ameia. Pois uma Voz Interior diz a ele que ele é ameaçado quando criança e que outros homens são de alguma forma seus inimigos. .. Seus "Irmãos Inimigos" como nos antigos Mitos de Osíris e Seth ou Abel e Caim."


Bastion No.: 44-3: Esboço das relações da Nova Acrópole e a 6ª sub-raça da 5ª raça. Junho de 1980. Jorge Ángel Livraga

Nossa Fé é uma Luz que os ventos úmidos não apagam. Essa luz brilha em nosso arco onde carregamos como emblema uma Águia Dourada, a Águia Dourada da sexta sub-raça . Aquele que segundo a profecia do Imperador Juliano retornaria à Terra com um sinal mágico entre as pernas.

Bastião Nº: 77: Remando na tempestade. Julho 1977. Jorge Ángel Livraga

A parte econômica e todos os elementos possíveis de sobrevivência também devem ser fortalecidos: estamos nos aproximando de uma era bárbara em que os fracos desaparecerão do teatro da História. Devemos ser fortes e educar nosso povo em força e pureza, porque os mais jovens precisarão dessas fontes de poder para que essa nova tentativa de estabelecer um módulo da sexta sub -raça da quinta raça não falhe sem antes sair, pelo menos , pegadas profundas que os futuros viajantes podem seguir.

As cerimônias devem ser mantidas, mas alternadas ou associadas a trabalhos e esforços que nos "endureçam" e nos tornem resistentes às adversidades e ataques.

Comando No.: 52: Atenção às mudanças e eventos. Jorge Angel Livraga


Esses tipos de pessoas são às evoluídas?! Esse tipo de pessoa é o novo homem, o homem do futuro?! Gente atrasada, supersticiosa, ignorante. É quase inacreditável que em pleno século 21 ainda existam pessoas assim, se dizem tão cultos e sábios, como podem ser tão tolos?! Será que a busca por um sentido na vida os levam a aceitar qualquer sentido só para tê-lo?! Pobres miseráveis...


Estive os últimos dias a ler estes comentários e sendo brasileiro que está morando faz pouco em Portugal decidi ir a Nova Acrópole como meio de conhecer um pouco mais e conhecer pessoas também.
Fiquei de pé de atrás com algumas menções a monarquia, liderança absoluta, gosto pela aristocracia com alguns palestrantes e professores, meio subtil sim mas eles demonstram de forma indireta o que querem dizer.

Eles demonizam muito a filosofia de faculdade constantemente justificando que eles lá são uns "caducos", intelectuais e que não são filósofos.
A formação de faculdade ainda que não deva ser idolatrada é fundamental sim, se aprende muito mas muito porque é dedicação de muitas horas diária, leituras de texto no original. É a base, claro que isso não faz de ninguém filosofo, mas é importante; e claro que não faz de ninguém educado ou sábio mas é essa formação que permite saber pensar e estudar.

Quando à NA comecei a estranhar muita coisa não vou mencionar porque já foi mencionado. E aqui não tem expressão que tem no Brasil...

Aqui na Europa também os meios de comunicação que eles tanto odeiam, são melhoras como já falaram o The Guardian etc toda a gente fala inglês e muitos vêm inúmeros orgãos de informação muito diferente do Brasil onde os orgãos de informação são quase todos de ideologia e tem muita perspectiva enviesada. isso também faz com que o europeu seja mais critico e estas organizações não tenham tanta importância aqui (já tiveram sim mas no tempo das ditadura em Espanha à muitos anos). Tanto que aqui se houvesse suspeita de crime, ou armamento etc a policia aqui que é faz investigação e desmantela esse tipo de grupo na hora.

Tendo dito isso eu sei do Brasil pelas ideologia políticas loucas pela adulação de gente como Olavo etc... (nem quero falar) mas me encontro aqui neste blog meio "obscuro" no bom sentido com os melhores textos de reflexão, de questionamento, e pensamento critico sem enviesamento, sem ofensa emocional, sem arrogância do que foi a experiÊncia que vocês tiveram na NA.

A NA pode lavar o cérebro mas também dos seus "Decidente/ desistentes" criou verdadeiros Filósofo e me deu uma esperança louca na Humanidade e no Brasil!

Entre muitas análises equilibradas coerentes e justas a da pessoa que participou no curso do ZOOM que escreveu diversos textos dou os meus Parabéns! mas a tantos outros.
Estou com orgulho do meu pais hoje.
Era essas pessoas que eu um dia gostaria de conhecer pessoalmente e agradecer por Existirem!

Não desistam de estudar, continuem por próprio pé! Vocês são incríveis e obrigado por me ajudarem a perceber o que esta organização é porque já tinha muita desconfiança...










Aqui você pode ver Jorge Ángel Livraga, o fundador da Nova Acrópole vestindo uma túnica branca e uma espécie de estola com várias suásticas pretas. Esses tipos de cerimônias não são mais realizados hoje. Estaremos fazendo upload de mais imagens sobre as cerimônias que estão ocorrendo atualmente.

https://nuevaacropolissecta.blogspot.com/2021/12/imagenes-internas.html


Almena nº 63; 9/87 - 1

[...]
Portanto, o Machado deve aceitar como natural procurar e encontrar sua companheira. O que você não deve fazer é ir a bordéis ou reuniões onde possam se manifestar drogas, pornografia e degeneração homossexual. E também não mantém uma vida de promiscuidade sexual que o expõe a confusão psicológica e doenças corporais, incluindo o terrível flagelo da AIDS.
[...]


Eu sou cético e agnostico, mas tenho acompanhado há um tempo os vídeos da Nova Acroplole pois tenho interesse em antropologia, história, filosofia, psicologia e comportamentos humanos no geral, mas não tinha desconfiado o quanto eles levam isso à serio até me deparar meio por acaso aqui. Dá pra desconfiar de que são meio esotéricos mas não imaginva que eles tinham suas próprias crenças que vão além das grandes religiões tradicionais. Não sou um estudioso da teosofia, mas me pergunto se as ideias que nortearam o fundador na NA vieram dela ou de outro lugar. Chego a pensar se esse JAL na época não criou tudo isso já mau intencionado para extorquir dinheiro dos outros, mas parece que ele acreditava mesmo naquilo que ele estava pregando o que me leva a crer que o sujeito era psicotico mesmo. Já vi seitas parecidas em que os líderes chegavam até afirmar que eram reencarnações de seres que viveram em Atlantis, e o pior é que acreditavam nisso mesmo. Interessante tambem notar que é a pessoa de fora que não crê que é cega e está impedida de ver a verdade, algo presente em quaquer religião ou seita usado para dar sustentabilidade às suas proprias crenças. Interessante ainda como depois da morte desse fundador e todas as polemicas desmascarando a escola ela continuou com novos líderes (esses aproveitadores ou também "crentes"?!) e cresce ainda pelo mundo, ainda mais quando temos um quadro de crise global como temos tido o que leva às pessoas a procurarem desesperadamente por algo e se apegarem à crenças que seriam cômicas se não fossem trágicas e que nem meu filho de 10 anos acreditaria. Fico admirado com a complexidade da mente humana, ainda que por outro lado chega a ser perturbador...


NINGUÉM TÁ LIGANDO PRO FATO QUE ROLA DINHEIRO DEMAIS ALI, MAS NO FUNDO NINGUÉM SABE PRA ONDE TÁ INDO? KS OS ADVOGADOS DESSE BLOG? NGM PRA ACIONAR A PF? ISSO NÃO É ÓBVIO? TODO MUNDO VOLUNTÁRIO, MAS DINHEIRO PRA MENSALIDADE, DINHEIRO DE CURSOS... GENTE, PLMDDS... OS CARA TEM UMA FAZENDA MEU IRMÃO, FAZENDA ESSA CONSTRUÍDA PELAS MÃOS DE VOLUNTÁRIOS FANÁTICOS. A GALERA SEM INSTRUÇÃO ALGUMA...

POXA VIDA...


Turma da Delia – ano 2015
Dirigido a todos os MN (Comandos Nacionais) em RIMM (Encontro Internacional)

Sobre el COPROCON. Secretaría de Contra Propaganda
DSG:

Resposta aos ataques:
Muitos de vocês, de uma forma ou de outra, descobriram que nas últimas semanas algumas difamações começaram a se espalhar na Internet também na América – especialmente no México – mas em alguns outros países. Basta que algo apareça na Internet de um país, para que depois se torne uma corrente imparável. Cadeia para a qual contribuímos, abrindo essas páginas, lendo-as e comentando entre nós, com o que aumentamos suas entradas.
Esse fenômeno não é novidade, estamos nessa situação desde a década de 1980. Agora estamos tentando analisá-lo e pará-lo, pois através do Maat, em algumas páginas, material difamatório já foi removido, ou vídeos são removidos ou páginas inteiras são removidas. Foi fortemente solicitado e foi alcançado.
Devemos ter uma atitude solidária porque, quando essas críticas aparecem em meios de comunicação tão amplos como a Internet, é todo o IONA que é afetado e não apenas um ou dois ou três países. Todos devemos ter uma atitude coerente e coesa para que nossa resposta seja a mesma em qualquer ponto da Terra.
Essa situação, principalmente a que vem surgindo ultimamente, é sempre causada por algum membro insatisfeito que sai e serve de divulgador da situação, pois essa pessoa é rapidamente apreendida e utilizada por grupos anti-seita.

(Nota dos compiladores: As acusações do México foram contra Lidia Pérez e foram feitas por FFVV e Hachados. Somos todos FFVV, não membros e não contatamos nenhuma associação anti-seita para "nos usar". Por que não falam sobre o que aconteceu em México ou em muitos outros países e escolas? Por que não discutem com os fatos reais para poder debatê-los ou criticá-los, se quiserem?)
Essa situação nos fez reconsiderar a possibilidade de reativar o COPROCON, que está em stand-by há anos. Façamos uma história ao contrário, de mais de 20 anos em que a Internet não existia e a JAL viu a necessidade diante dos crescentes ataques que começaram a cair sobre nós de criar um SI de Propaganda e Contrapropaganda, daí a sigla COPROCON. Em outras palavras, a possibilidade de nos defendermos da difamação, por um lado, e fazer uma boa propaganda sobre o que nós mesmos somos, por outro. Durante muitos anos funcionou muito bem, foi muito útil para nós e foi um bom suporte.
Passaram-se mais de 20 anos, entretanto surgiram Institutos, SS II que são responsáveis por assegurar esta situação, como é o caso do Imagem SI. Neste encontro serão dados elementos muito práticos, muito concretos, muito sintetizados para saber como agir e a quem recorrer nestas situações, de imagem ou jurídicas. E lançar nosso famoso COPROCON, dando-lhe novas nuances, novas possibilidades, para ter uma melhor possibilidade não só de defesa, mas também de ação no mundo, porque nem tudo consiste em se defender, mas é preciso agir, saber agir.


(Nota dos compiladores: em apenas 4 dias fomos fechados por 3 Facebook, 1 twitter e 2 Instagram. Temos que ter muito cuidado onde nos conectamos porque em NA existem hackers. E sabemos que “o fim justifica os meios ” Nós não estamos nos sentindo especialmente bem…)
Usei esta introdução porque quando algo assim acontece, procuramos ver se somos os únicos atacados ou se esse fenômeno de difamação e insultos sempre existiu. Sempre existiu e todas as organizações que se prezem têm. Basta lembrar o julgamento de Sócrates para entender que quando há interesses escusos, a justiça desaparece. Não é algo novo, toda grande instituição tem sido alvo de críticas muito duras. HPB tem sido alvo de duras críticas.

(Nota do compilador: Em NA sempre se diz: “Os grandes sempre foram criticados”. Em vez de usar argumentos, são usadas frases que nada têm a ver com o problema real. De qualquer forma, não estamos criticando, apenas colocando o textos internos para todos lerem. Faremos os depoimentos depois).
Estou interessado em descobrir que conselhos eles deram um ao outro em situações tão especiais. Para nós são sempre palavras muito familiares, mas como tendemos a ler nossos próprios ensinamentos muito rapidamente, muito superficialmente, não paramos naqueles conselhos que estão em nossas mãos há 30 anos.

No compêndio de Decretos, há um Avanço dos propósitos da JAL do ano de 1982 que constitui quase uma Bíblia para mim. Leio-o, reli-o e continuo a encontrar elementos práticos para qualquer momento e para qualquer situação. Eu recomendo que você sempre os tenha à mão.
JAL fala nesse Preview de algo que me chama a atenção, que é algo que sempre falamos mas nem sempre entendemos, ou pelo menos, não entendemos como ele queria explicar. Ele escreveu sobre a solidão do Comando. Isso pode ser interpretado como um isolamento do Comando, mas não é, pelo menos não o que JAL quis dizer. Ele explica que é uma atitude interior de reflexão e execução. Se cada um de nós não puder refletir com calma antes de tomar uma decisão, antes de executar algo, tudo o que fizermos será apressado e poderá nos levar a novos erros. Não vamos ignorar essas dicas saudáveis.
Se houver possibilidade de reflexão e execução, poderemos aproveitar os esforços de todos os acropolitas e evitaremos a perda de energia. JAL usou em 1982 algumas palavras que são as favoritas de Sri Ram, só nos últimos anos descobri até que ponto Sri Ram penetrou na alma de JAL, e até que ponto muitas palavras que pensávamos ter descoberto através da JAL, elas já diziam um longo tempo antes. JAL nos diz:

Energia não deve ser desperdiçada, vazamentos tangenciais devem ser evitados.


São coisas que nos escapam nas superfícies, nas tangentes. Não conseguimos captar a energia e antes de usá-la adequadamente ela se perde. Se imaginarmos uma esfera, um vazamento tangencial é a energia que passa pela superfície. Perdê-lo na superfície significa ações que não fazem sentido, não ir ao fundo das coisas. A energia se perde pela superfície, porque sempre agimos externamente, rapidamente, sem reflexão, sem pensar.
Para os mesmos propósitos, a JAL estava se referindo a algo com que a GAP iniciou o curso.

Dê ao movimento maior coesão e maior eficiência.

Salvar a União e preservar a coesão é exatamente a mesma coisa. Para estarmos verdadeiramente unidos além de iniciativas individuais, iniciativas que possam surgir em um país ou em uma área – que são muito boas e todas as características individuais devem ser respeitadas – mas acima de tudo isso deve haver uma coordenação em nível mundial que nos relacione e que justifique nosso Ideal . Porque às vezes até perdemos de vista o significado da nossa sigla: OINA, e não percebemos que estamos falando de uma Organização Internacional. Mas a internacionalidade é fornecida por nós e a coesão internacional é fornecida por nós. Se não estivermos unidos, não há coesão.

Dicas gerais
Medidas de curto, médio e longo prazo.

Medidas de curto prazo:
Encontrei essas medidas de curto prazo não apenas na JAL, mas também em HPB e Sri Ram, é sempre a mesma, todas dizem a mesma coisa.

Declare claramente e da maneira mais inteligível possível o que é NA.

Não há melhor defesa ou atitude contra um ataque negativo do que a clareza da exposição do nosso Ideal. Por isso, o GAP falou da importância de capacitar nosso pessoal desde o início. Não só para saber onde estão, mas também para explicar o que é NA, para que possam explicar da forma mais clara possível. Quanto mais claro o que expormos, mais fortes seremos e mais defendidos estaremos.

Você me dirá: somos muito claros. Mais ou menos. Porque queremos esconder algumas coisas e porque no fundo nos sentimos culpados por algo que não sabemos o que é, essa culpa que não existe e essa dissimulação que existe, confundem muitas das nossas expressões. Isso faz com que as pessoas nos perguntem: mas afinal, o que é NA? Essa pergunta não deveria existir, se nos perguntam isso é porque não fomos claros. Este é um dos erros que eu recomendo verificar.


(Nota do compilador: O treinamento para apresentar NA como uma “frente de associação filosófica” está em andamento dentro do Círculo Interno. Perguntas e respostas são ensinadas e praticadas, resistência a um público crítico ou mesmo agressivo é praticada e campanhas massivas usando frases de personalidades famosas, bem como atividades de voluntariado. Todas essas atividades de cultura e voluntariado não têm interesse. Não são discutidas em reuniões internas. Apenas perguntam "quantas pessoas se inscreveram". Para mais informações, leia o Comando nº 14 - Como atrair e manter membros? O mais curioso é que muitos FFVV acabam acreditando no figurino).
Ser claro não significa dizer tudo, nem conhecer uma pessoa e desde o primeiro minuto explicar a ED (Escola de Discipulado). Ser claro significa que tudo o que dizemos é exatamente o que fazemos e como fazemos, o que pensamos e como pensamos sobre isso. Nós decidimos a quantidade de informações que damos, mas essa quantidade deve ser muito clara. Ser claro não é o mesmo que dizer tudo.

Outro ponto importante:

A formação do nosso povo.

Estou lendo coisas que têm 30 anos. O nó fundamental de onde emergem nossos Instrutores e Líderes será sempre nosso programa teórico-prático de estudos e experiências acropolitas, que constituem o ideológico. Não temos que procurar coisas novas ou inventar nada. O nó fundamental está em nosso programa que é teórico e prático, que nos permite nossas experiências acropolitas e que constitui a própria raiz do ideológico, que se expressa em um conjunto de símbolos, celebrações, cerimônias comuns em toda a arena internacional.
Na medida em que começamos a introduzir mudanças em nosso programa de estudos ou variações nas denominações, nas celebrações ou nas cerimônias, na medida em que rompemos nossa unidade nos tornamos fracos e é muito importante nos fortalecermos na unidade que temos.

Outra dica da JAL

Dar conteúdo espiritual a todas as nossas atividades.

Não percamos tempo com atividades às quais não damos conteúdo espiritual. Uma atividade sem sentido pode ser atraente, mas tudo que é atraente não vem do 3º Círculo. Não podemos esperar abrir muitos grupos com pessoas interessadas e interessantes se nos preocuparmos apenas com a atratividade. Devemos dar um conteúdo espiritual, JAL insiste muito que nosso movimento filosófico tem que ir além do meramente cultural. Dê um significado espiritual às coisas.


JAL diz: "Quando falamos do espiritual recorremos a uma terminologia confusa, muitas vezes inexplicável, em que as explicações se sobrepõem e transformam tudo numa massa informe que rola laboriosamente no tempo, desfazendo-se ao mesmo tempo que se constrói".
O espiritual contém o moral. Quando dizemos conteúdo espiritual estamos nos referindo à moralidade que sempre foi a base e o suporte de toda espiritualidade. Não podemos reivindicar acesso espiritual se nossa moral for fraca.

Mais dicas:

Melhorar a nossa imagem externa mas também a nossa imagem interna.

Não nos importamos o suficiente com os exemplos que oferecemos em nossas próprias Escolas. A imagem não é apenas para ficar bem no exterior e com a mídia. A imagem interna é fundamental. Esse é o espelho no qual todos os probacionistas que vêm até nós vão se ver. Existe uma imagem interna e também um ambiente interno que é muito importante.
Manter toda a estrutura internacional fortemente comunicada sabendo que um dos males do nosso tempo é o separatismo.
Desse mesmo adiantamento de propósitos extraí uma ideia que me permitiu modificar o Decreto de Edições:

Dar a todas as nossas publicações e apresentações um nível ideológico e material de acordo com a grandeza de nossa ideologia.

Publicar para publicar, não. Tudo o que publicamos tem que refletir nosso ideal.
A questão não é tanto atribuir direitos autorais, mas sim, toda vez que alguém publica algo através de uma editora acropolita, deve pedir permissão ao MM; para que todas as editoras acropolitas também tenham coerência com o nosso Ideal e coesão no que vamos publicar. Que uma coisa não seja dita em um ponto da terra e outra seja dita em outro, temos que ter um selo comum.

Algumas considerações sobre os decretos
Para não alterar todo o Compêndio dos Decretos, que inclui a partir do ano 70 em diante, em todos os Decretos foi deixada apenas a palavra MM, que inclui as duas pessoas, exceto quando uma especificação for realmente necessária, se não basta dizer MM.
Um decreto que quero citar é aquele que trata de não levar em conta a orientação sexual, e permite que todos sejam acropolitas e, portanto, tenham acesso ao FFVV.


Eu entendo que há pessoas muito ortodoxas que trazem à tona o que JAL disse em algum momento. A JAL disse o que disse, mas a mesma JAL em 1985 - e você tem isso no Compêndio de Decretos - disse: que não devemos congelar o que foi dito ou feito há 20 anos, porque nos últimos 20 anos o mundo psicologicamente mudou vários séculos. Dito isto, é certo que a JAL teria escrito este mesmo Decreto. JAL disse isso, porque em seu tempo, isso tinha um valor. Eram os anos da AIDS quando se pensava que essa doença e outras doenças gravíssimas de natureza venérea eram transmitidas por meio de homossexuais, era outra situação.

(nota do compilador: JAL chamou os homossexuais de "invertidos". Não era uma questão de AIDS. Você pode ler os bastiões 23, 100, 106, 119, Mandos 1, 95... Nas ameias também há vários comentários, e sobre Os decretos proíbem sua entrada. Por que então o DSG diz isso? Por outro lado, os homossexuais são atualmente aceitos porque sua rejeição seria insustentável no mundo de hoje, não porque JAL a associava à AIDS, porque como você pode ver nos textos, a causa foi homofobia deliberada).
O que nos interessa neste momento é, por um lado, entender JAL, que escreveu o que escreveu porque queria proteger a OINA. Não podemos retirar a JAL do seu século, do seu momento histórico e daquilo que era considerado uma ameaça à saúde, à integridade. A gente tem que saber interpretar a JAL na hora. Estes Decretos não são leis imutáveis da natureza. Boa parte dos nossos Decretos são, em grande parte, Regulamentos e temos que aprender a adaptá-los às mudanças temporárias que sofremos. Há decretos que são inamovíveis porque dizem respeito diretamente à ideologia acropolita e há outros que devem ser adaptados.

Da mesma forma que tentamos entender HPB e seu século 19, e as lutas que ela teve com os cientistas de sua época, também devemos tentar entender JAL e o que ele conseguia pensar nos anos 1970. JAL Ele também teve suas lutas em seu tempo. Mas certamente hoje eu teria apresentado de forma diferente.

Temos que nos colocar em nosso contexto e analisar, assim como a JAL fez, quais são os perigos em cada momento. Hoje um homossexual não é realmente um perigo, desde que não seja um elemento de propaganda dentro da Escola. Hoje, para mim, as redes sociais são muito mais perigosas que a homossexualidade. Há mais perigo no mau uso das redes sociais do que dar a um homossexual uma oportunidade de experiências morais e espirituais.


Infelizmente, o mundo atual tornou as orientações sexuais na moda, que é outra forma de viver a sexualidade, não é uma mudança hormonal, é uma mudança psicológica. Os mestres da caverna forçaram as pessoas a viver a sexualidade de outra maneira, a vivê-la. Contanto que isso não afete sua ansiedade de crescimento e desenvolvimento espiritual, não nos importamos. Você tem que dar uma opção porque é possível que muitas pessoas sinceramente encontrem um caminho que de outra forma não teriam encontrado. E fomos nós que os marginalizamos. Mas você tem que entender esse fenômeno e também entender o quão depravados existem, e às vezes mais, fora do mundo homossexual. Pederasts são muito mais sérios, temos que ter cuidado com esse problema, sabendo que temos Tables e Janos em alguns lugares. Evite também o problema das drogas, especialmente alucinógenos.

JAL disse o que precisava ser dito naquela época, entre os anos 70 e 80. Se estivesse aqui, hoje falaria desses outros males ainda mais perigosos que surgiram em nossa sociedade. Às vezes, um jovem gay pode ou não se reorientar ao longo do tempo. O que podemos dizer sobre algumas expressões que nos chamam a atenção nos diálogos de Platão. Platão era um Iniciado, o que significa que não tinha consciência no sexo, e é isso que todos nós tentamos fazer e insistimos nas aulas de ED. Elevar os estados de consciência é elevá-los, se possível, acima do umbigo e a partir daí alcançaremos diferentes graus de elevação de consciência. Quem pensa sempre na mesma coisa estraga a sua evolução.

Medicamente é mais perigoso ter esquizofrênicos ou obsessivos compulsivos do que um homossexual com comportamento mais saudável.

(Nota do compilador: não vamos comentar muito aqui... as comparações feitas estão totalmente erradas.)
E continuamos mantendo pessoas assim, que são muito perigosas porque suas reações são completamente inesperadas. Já tivemos casos desse tipo e fizemos esforços incríveis para salvá-los. É mais prudente, quando percebemos que existe uma pessoa com essas características, abrir portas porque é melhor que esse tipo de pessoa saia durante o Provacionismo ou quando for um membro muito novo e não entre no FF VV. Cuidado com os comportamentos esquizofrênicos que têm estágios em que são maravilhosamente doces, bons e adoráveis e, de repente, se tornam terríveis. Se você encontrar esse problema e esses sintomas, o Seraphis pode ajudá-lo.


Pelos últimos comentários acima vocês percebem o QUÃO doentes eles são.


O que vocês tem a ver com a sexualidade das pessoas? Vão cuidar da própria vida.

Vão se tratar.


O Brasil Paralelo deixa claro qual a posição política que apoia,diferente da OINA.
Só assiste ou assina quem deseja esse conteúdo.
Nâo tem como comparar BP com OINA


Deve ser acropolitana, ignora completamente a democracia e a liberdade de expressão.


O treinamento para apresentar NA como uma “frente de associação filosófica” está em andamento dentro do Círculo Interno. Perguntas e respostas são ensinadas e praticadas, resistência a um público crítico ou mesmo agressivo é praticada e campanhas massivas usando frases de personalidades famosas, bem como atividades de voluntariado. Todas essas atividades de cultura e voluntariado não têm interesse. Não são discutidas em reuniões internas. Apenas perguntam "quantas pessoas se inscreveram". Para mais informações, leia o Comando nº 14 - Como atrair e manter membros? O mais curioso é que muitos FFVV acabam acreditando no figurino).


M - 014

COMO OBTER E RETER MEMBROS?

Pergunta: (é um resumo) À medida que uma Organização Nacional envelhece e cresce, ela desenvolve, pouco a pouco e quase imperceptivelmente, novas atividades de todos os tipos. Como poderíamos fazer para selecionar essas atividades para manter as lucrativas e descartar as demais? Não existe a possibilidade de que, ao realizar muitas atividades no exterior que podem dar um relativo prestígio, ou melhor, uma "máscara de prestígio", estejamos perdendo a oportunidade de dar aos nossos membros a atenção e o controle necessários? É possível selecionar, depois de estudar esta circunstância, a atividade "para fora" para dar mais atenção ao interno e mais coesão aos nossos Integrantes, não só ao nível do grupo humano, mas individualmente, para que cada um possa de forma real começar a se encontrar? A superabundância de atividade externa não seria contraproducente para a formação de um discipulado filosófico que é, em essência, o que quase todos que vêm até nós vieram para nós? Muitos Membros não ficarão desapontados com o que a NOVA ACROPOLIS lhes deu ao longo dos anos?

Resposta sugerida: penso que, na nossa ânsia, nobre de intenção, mas nem sempre evidente, estamos a descurar a formação dos que já são deputados e que isso faz com que percamos constantemente pessoas moderadamente integradas, numa sangria que não não paramos, vendo-nos assim condenados, a cumprir os decretos de crescimento, a um trabalho exaustivo de recrutamento através de inúmeras atividades que se multiplicam pouco a pouco em detrimento do trabalho interior, mesmo meramente escolar, onde as pessoas não progridem ou o fazem muito devagar. É minha opinião que teríamos os Comandos Nacionais, que se centrariam numa seleção muito verídica e na ausência de preferências pessoais em relação às atividades externas que se por um lado nos dão aquela "máscara" de atividade eclética, por outro levam nossa identidade com nossos próprios Princípios e Ideais. Acredito que se continuarmos nos dedicando tanto à "fachada" da nossa Instituição, descuidando das pessoas que já a compõem, a perda anual de Membros continuará, o que nos leva a um círculo vicioso de nos lançarmos cada vez mais numa espécie de correria para captar novos jovens, o que, no melhor dos casos, não rende, mas mal compensa, com uma margem de crescimento mínima e com o efeito secundário de que os novos devem ser treinados em tudo, não ganhando muito em número e perdendo em qualidade, pois as pessoas que nos deixam, sem litígio, já estavam treinadas. Parece-me que colocamos demasiada energia em atividades externas sem fazer uma análise prévia de quais são as que realmente nos convém e convém a cada um dos acropolitanos que não devemos decepcionar. Sei que há pessoas que entendem certas "manobras" para atrair novos deputados e que para isso é necessário sacrificar os mais antigos em vários aspectos... mas também sei que há muitos que não entendem isso. Os mais fortes não saem, mas ficam sem força interior, como máquinas burocráticas, restringindo cada vez mais sua própria participação, recusando qualquer esforço extraordinário, dando mil desculpas, sem, em suma, ter aquela Força Espiritual e mesmo psíquica, laboriosa e econômica que se esperaria deles. De alguma forma estão "desencantados" com a NOVA ACROPOLIS, embora continuem acreditando e aceitando Ideais e Mestres.


Resposta de M.M.: Eu noto esse fenômeno há anos e acho que não podemos superá-lo se não fortalecermos a disciplina interna e externa. Com o crescimento dos Movimentos Nacionais, novos elementos são assimilados, cada um dos quais nos traz suas tendências particulares, seus gostos e suas rejeições. A falta ou diminuição da disciplina descentraliza o personagem, a imagem e o próprio Ser da NOVA ACROPOLIS. Se, por excesso de zelo em não perder pessoas, permitirmos que cada um use a NOVA ACROPOLIS como um banco de provas para quanta fantasia juvenil ou frustração não tão juvenil que abriga em seu Corpo de Desejos, quase tantas modalidades serão criadas à medida que os Membros são recebidos, e isso deve ser contido e canalizado com cuidado; algumas preocupações podem ser realmente válidas e, por outro lado, interromper essas iniciativas fortalece a reputação que elas nos fizeram de inimigos de toda liberdade.
Por outro lado, os Comandos Nacionais costumam, sem muita reflexão ou análise prévia, lançar um projeto atrás do outro, sem esperar que o anterior se consolide.


É urgente deixar MUITO CLARO o que é NOVA ACROPOLIS e o que NÃO É NOVA ACROPOLIS. Nosso ecletismo deve abranger planos de curto, médio e longo prazo. No momento não podemos cobrir tudo e devemos focar no que é mais necessário e mais prático. Devemos impressionar nossos componentes mais inteligentes que nosso trabalho não é para alguns anos, mas para séculos e que, quem quer que lance as fundações do templo, é muito difícil para ele ver seus telhados se erguerem. Devemos ensinar e despertar em todos um princípio de austeridade, boa administração, racionalização de meios. E para aqueles que não gostam de disciplina, depois de um tempo pedagogicamente lógico, devemos convidá-los a buscar a Verdade de outras formas ou esperar outro momento mais propício para sua própria Alma. O MEDO DE PERDER PESSOAS É O QUE NOS FAZ PERDER MAIS PESSOAS.

Também acredito que uma racionalização saudável de nossas atividades no exterior nos permitiria fortalecer os laços internos e dar ao Acropolitano uma oportunidade REAL de crescimento espiritual. Também não acho que devemos exagerar no que diz respeito às “máscaras”, pois “TUDO EM EXCESSO É RUIM” como nos ensinaram os estóicos; com a ressalva de que é necessário um cerimonial interno bem ajustado e também uma apresentação forte e imaginativa voltada para o exterior, não tentando bajular, mas dar OPORTUNIDADES ESPIRITUAIS REAIS.
E quero enfatizar que não só se perdem integrantes, mas também atitudes saudáveis, padrões de trabalho, costumes saudáveis, elegância e cortesia, em prol de uma permissividade que muitas vezes se confunde com as mudanças e evoluções necessárias.


Embora as situações sejam muito diferentes nos 40 países onde estamos estabelecidos e cada Comando Nacional deva ter sua própria característica que lhe permita progredir em seu próprio campo, existe uma "Regra de Ouro" que ofereço a todos os MM NN: NÃO NUNCA PERCA A INICIATIVA. Todo projeto que eles trazem para você deve ser devidamente analisado; é preciso manter o controle pessoal sobre pessoas e coisas para evitar burocracias e desordem; dar a conhecer aos que procedem os Decretos do M.M. e colocá-los em execução imediatamente e sem cortes; dar aos jovens oportunidades reais de trabalho e contribuição... e tirar de sua vista os velhos acropolitanos que não dão o exemplo com suas vidas do que deve ser um homem ou uma mulher com um Ideal Espiritual. A esses velhos acropolitanos também deve ser dada a oportunidade de rejuvenescimento interior, deslocando-os do trabalho ou do lugar.

Estou convencido de que, salvo as oscilações naturais do pêndulo da fortuna, que devem ser aceitas desta forma, o reencontro da NOVA ACROPOLIS consigo mesma também levará seus componentes a um estado espiritual e psicológico semelhante... podar demasiado alguns ramos, frondosos, para que a árvore continue a crescer forte e sem deformações. Uma boa gestão de energia é garantia de um futuro promissor e estável.
seu MM


Testemunho de LILIANA
Liliana. França

(Estuvo en Nueva Acrópolis 5 anos)

Ao longo de vários anos (entre 2010 e 2020) venho compartilhando o que muitos membros de NA sinceramente pensavam (alguns ainda acreditam) ser um belo “Ideal”, pelo qual vale qualquer sacrifício. Fui uma Força Viva, parte da Brigada da Mulher em um dos centros franceses de NA.

Este depoimento não é contra os membros de NA, mas para eles, bem como para todo o público interessado em saber mais sobre esta organização. Eu poderia escrever um livro completo (um dia farei), mas aqui vou resumir brevemente apenas alguns pontos significativos.

Como muitas outras pessoas, conheci NA através de suas atividades culturais públicas (para o 3º ciclo, como aprendi mais tarde) e logo após concordar em seguir seu curso de filosofia. Eu era novo na cidade, procurando redes sociais significativas , e este curso tem sido de alguma forma intelectualmente provocativo para mim como pessoa com formação científica. Naquela época eu não tinha interesse em esoterismo e tinha apenas conhecimento histórico e político básico , indo bem na minha vida de todos os pontos de vista.

Tínhamos 15 anos para começar o curso de 1º ciclo e no final éramos apenas 3, “alunos” iam embora sem se despedir, o que me era estranho. Bem, algumas discussões eram bastante desconfortáveis, os treinadores eram hipócritas e muitas vezes nos fazendo sentir culpados (até mesmo para atividades básicas de lazer como sair com os amigos depois do trabalho). Também, aos poucos, foi surgindo a ideia de que NA é uma “escola de filosofia” única com missão civilizadora (para um mundo novo e melhor), nos foi sugerido que os que ficam são de alguma forma espiritualmente superiores aos demais… “ não é por acaso que você está aqui ” nos diziam, o que reforçava nosso apego e dedicação à causa.


Dos 3 alunos que terminaram o 1º ciclo fui o único que decidiu continuar, convicto de que posso dar o meu contributo para um mundo melhor, mas também por curiosidade. Qual é o próximo? – alguma pequena voz interna me empurrava para continuar, eu sentia que o caminho que eu estava avançando não era comum.

Depois de algum ritual leve tornei-me membro (2º círculo) e logo notei que tudo parecia mais sério, até rígido, quase não podíamos fazer perguntas durante o curso , na verdade fazer perguntas era tolerado, mas visto como uma espécie de fraqueza (mais tarde chamada Kama Manas, uma espécie de mente calculadora inferior e não espiritual).

Foi-nos explicado pela primeira vez que Jorge Angel Livraga (conhecido como JAL pelos discípulos) fundou a NA a pedido de Sri Ram, um Mestre da Sociedade Teosófica (aprendi mais tarde que a Sociedade Teosófica realmente expulsou JAL por mau comportamento) , fundada por Helena Petrovna Blavatsky (HPB para os discípulos). Seus retratos agora estavam pendurados nas paredes de NA (na verdade, eles sempre estiveram lá, eu só não prestei atenção antes). Algum tipo de mistério começou a ser planejado no ar, alguma promessa oculta de que quanto mais se aprofundar na NA, mais ela será desvendada.

Naquela época eu confiava e não procurava na internet informações sobre a organização.

Passei a investir cada vez mais tempo com o grupo, sentindo-me emocionalmente ligado como uma família de almas e acreditando genuinamente que juntos faremos do mundo um lugar melhor. Não morávamos juntos, mas passávamos muito tempo juntos, quase diariamente, tínhamos nossas músicas, algum tipo de linguagem específica e muitas atividades culturais, espirituais, de serviço público.

Uma sombra apareceu durante um curso (introdução à sabedoria do oriente e do ocidente) falando sobre a evolução da raça, onde fomos claramente informados pelo treinador sobre a superioridade da raça branca , mas isso foi depois borrado como se não tivéssemos entendido bem (como nosso “nível de consciência ainda é baixo” – como se repetirá muitas vezes depois, também “olha, NA está em todos os países e tem membros de pele de cor”). Mais tarde encontrei este curso escrito, ele menciona literalmente a superioridade da raça branca.

Também nos disseram que a história oficial não é a real, que os sistemas políticos atuais são todos um fracasso, que estamos saindo em um mundo decadente onde, como “acropolitas” ou “filósofos” terão um impacto significativo (como a história é sempre feito por pequenos grupos de elite, certo?). Perguntei ao formador se a NA tem planos políticos, disseram-me “não, somos uma escola de filosofia, tipo clássico”.

Com o tempo, comecei a negligenciar significativamente minha família e amigos que não são de NA (na verdade, isso foi incentivado por membros mais velhos de NA, mas também veio naturalmente, pois eu queria me afastar da minha antiga vida, como um pano inútil, pois a “semente precisa morrer para se tornar uma árvore”).


depoimento ANA
Ana. Espanha

(Ele esteve em Nova Acrópole de 19 a 29. Ele entrou no “Círculo Interno” aos 21)

Já se passaram 6 anos desde que deixei Nova Acrópole. Levei muito tempo para tomar a decisão de escrever este depoimento. Quando saí, estava ciente de como tinha sido ruim, mas também estava confuso. Havia coisas que me machucavam, mas também havia pessoas que eu considerava boas. Teve gente que me prejudicou, mas só eu vi esse mal, o resto do grupo teve uma boa impressão dessas pessoas. Houve atos que me feriram internamente, mas foram justificados sob a ideia de que "um Mestre te testa, um Mestre sempre faz as coisas para o seu bem, mesmo que te machuquem". Eu tinha certeza do que sentia, mas também sabia que não podia esperar nenhum tipo de compreensão.

Entrei em Nova Acrópole aos 19 anos através de um audiovisual do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Eu tinha passado por uma adolescência difícil, sentia que não me encaixava em lugar nenhum, sentia que ninguém conseguia me entender. A psicologia de Jung se encaixava com minhas experiências e eu também era muito aberto a questões “esotéricas”, talvez porque o mundo real parecesse muito grosseiro para mim. Se o que me machucava fosse aceito, se ninguém pudesse me ver por dentro, se ninguém pudesse me entender, onde eu pertenço?

Em Nova Acrópole me senti bem. Ninguém nunca tinha olhado para mim do jeito que eles olhavam para mim. Eles me olharam como se me vissem. Não julgavam minhas manias e sempre foram muito atenciosos comigo. No entanto, você não sentiu que estava sendo resgatado ou que sentiu pena deles. Você não sentiu que eles estavam fazendo um favor. Lá eu senti que tinha um lugar. Um lugar legítimo, pela minha própria condição. Era como ter uma casa.

Depois de 2 anos, aos 21, já estava dentro do que chamam de "Forças Vivas" (Grupo interno da Organização).

Quem me pede este testemunho, pergunta-me se posso explicar sobretudo as práticas violentas que são realizadas durante a formação para entrar neste Grupo Interno. Vou começar com isso. Vou tentar dar o máximo de detalhes possível para que seja entendido e não distorça as coisas. Foi muito longo, mas eu não queria tirá-lo do contexto.


PRÁTICAS VIOLENTAS DURANTE A FORMAÇÃO PARA AS “FORÇAS VIVAS”:

Depois de um ano lá, um dos meus professores me disse que estava abrindo um novo grupo de treinamento para as “Forças Vivas”. Vi que vários amigos meus entraram e aceitei o convite. As práticas violentas começaram depois de alguns meses. Eles expulsaram várias pessoas dizendo que "ainda não estavam prontos para entrar", então aqueles de nós que permaneceram eram algo como os "discípulos mais aceitos".

Separavam as aulas por sexo: as meninas faziam algumas aulas e os meninos outras. Um dia, durante uma reunião de meninas, fomos deixadas sozinhas na sala de reuniões e nos disseram para olhar para um ponto branco no quadro. Eles nos disseram “não falem um com o outro, apenas olhem para o ponto”, e então apagaram as luzes, deixando-nos meio no escuro. Eu já estava acostumada a fazer exercícios de concentração assim, mas depois começaram a nos chamar individualmente. Chamaram você pelo nome completo e falaram de você em tom muito solene e sério: "Ana López García, venha comigo, por favor".

Em silêncio, fui levado para outra sala e, ao entrar, fui recebido por um homem usando luvas de boxe. Eu conhecia aquele homem, ele era um instrutor da organização. O homem fez uma cara de concentração, porque tinha que fazer isso despersonalizado (disseram algo como se ele não estivesse batendo, mas cumprindo um papel). Eu não achei que eles fossem me bater a sério, mas sim, eles me bateram. Eles me deram vários socos até eu cair no chão. Fiquei no chão de costas para me proteger. O diretor veio e gritou na minha cara: “É assim que você lida com os problemas? virando as costas para eles? Você é um covarde!" Levantei, tentei bater e não consegui, fiquei paralisado e como que sufocado. O homem, que estava com muita dificuldade porque não queria continuar me batendo, abriu os braços e gritou para mim: “Ana, me bate, me bate!” Mas, literalmente, meus braços não funcionaram. Eu tive que repetir o exercício outro dia com um homem diferente. Naquela ocasião, como não havia fator surpresa, eu estava mais consciente do que tinha que fazer e o exercício ficou melhor para mim.

Eles deveriam te dar esses exercícios para controlar suas emoções. Naquela época eles não nos explicaram muito bem, mas pelo que li em algum texto do fundador, o que eles tentaram com esses exercícios foi tirar a agressividade para que ela não ficasse dentro e se tornasse mais sutil. e agressividade prejudicial. Também quero acrescentar que não tenho nada contra quem me acertou. Ambos são boas pessoas, como a maioria de nós que estivemos lá. E que as coisas te afetam de acordo com o significado que você dá a elas, e eu, naquele momento, apesar do medo que senti, apesar de estar paralisada, senti que fizeram isso por mim e fiquei grata por isso.


Fiquei muito tempo e sai por tudo o que já é relatado aqui, como chefe de filial autoritário, sem a capa de "reta ação"; sofri preconceito por ser de cor e preconceito por ser homossexual. Tudo bem eles não aceitar homossexuais. Problema é manter as pessoas que eles consideram inferior de raça (conforme é dito sutilmente e explicitamente em aulas de força viva) e tratá-las desta forma. Saí quando "caiu a a ficha" de que era mantido dentro da organização apenas como força de trabalho. Eu tinha que ir todos os dias para trabalhar e não tinha mais aulas.

E eles vão dizer, "mas você assinou o termo de voluntário". Assinei, mas no termo não estava agressão psicológica, preconceito, cobranças de presentes (reconhecimento pelo trabalho de mestre) por parte do chefe de filial (sem reta ação nenhuma), e trabalho de dia inteiro sem comer ou dormir.



Gratidão a todos que escreveram neste blog, até os fanáticos da seita me ajudaram a entender a lavagem cerebral que acontece nesta seita.

Comecei a suspeitar por eles nunca falarem de Jesus e defenderem pessoas de índole podre como HPB e seu fundador.

Amava assistir as palestras da Lucia Helena, mas comecei observar como o conteúdo tenta te afastar afasta de Deus.

Obrigada mais uma vez


Nas minhas observações e experiência consegui perceber algumas poucas e marcantes diferenças entre movimentos sectários e não sectários:

Não sectário: respeita plenamente a integridade física, moral e espiritual dos seus membros.

Sectário: Há culto a personalidade, falta de transparência na parte financeira e rejeição da família e da sociedade.


Pelo pouco tempo que passei lá percebi certas situações fora do comum. No intervalo das aulas eles insistiam muito para que eu saísse da sala de aula e interagisse com os outros. Percebe-se que os temas das aulas são voltados para te moldar a ser um bom participante da organização. Quando se começa a fazer o curso, parece que se está estudando filosofia, mas alguns temas são um pouco fora de lógica para quem não acredita em coisas espirituais como reencarnação. Como a pandemia fez cair o número de participantes, eles estão a todo custo procurando novos voluntários, pois na escola onde eu estava os voluntários estavam sobrecarregados. Fiquei com pena de um que trabalha na portaria. Ele disse que tinha que ir quase todos os dias. Outra coisa são os produtos que se vendem na escola. Tudo é absurdamente caro. Parece que tudo é segredo. Ninguém te mostra a escola. Ninguém te fala do próximo nível. Se perguntar, eles dizem apenas que são temas mais profundos. Fica a experiência.


Neste seite abaixo está tudo o que acontece internamente, inclusive o que acontece nos próximos níveis, incluso depoimentos, fotos e arquivos somente para membros internos, diretores, machados e etc.:

https://nuevaacropolissecta.blogspot.com/

A sociedade teosófica não acredita que seja um corpo em decomposição (como é constantemente afirmados nas aulas e reuniões e etc.)... rsrs... e sim, afirmam que a NA é uma dissidente por motivos egoístas.
É preocupante a postura de racismo, totalitarismo ... isso não se vê de forma institucional ou sistêmica na maçonaria, na AMORC ou no martinismo.


Veja aqui o que a ST diz quando questionada sobre isto:

"Bom dia! em atenção a sua dúvida gostaríamos de esclarecer que a Sociedade Teosófica não coaduna com as informações repassadas pela Instituição filosófica e ao contrário do que foi dito, a Sociedade Teosófica continua viva mantém firme o propósito para o qual foi criada pelos Mestres. De forma alguma está em decomposição, ao contrário, cresce a cada dia. Esclarecemos também que o Sr. Sri Ram, não fundou a Nova Acrópole, em seu discurso ele apenas deu liberdade àqueles que queriam criar essa organização para que assim fizessem. Não houve uma autorização expressa. E muito menos incumbiu essa organização de substituir a Sociedade Teosófica que dentre seus objetos de estudo, a filosofia é apenas uma das questões. A ideia era de colaboração entre as instituições, mas de forma alguma sucessão. Temos muito respeito pela Instituição Nova Acrópole pelo belo trabalho de divulgação da filosofia hermética, mas estão equivocados quanto a condição da Sociedade Teosófica, esta sim, criada por vontade dos Mestres e fundada por HPB Blavatsky. Estamos a disposição para esclarecimentos de maiores dúvidas."

Resposta de outros estudiosos:

"De fato, a ST falhou em sua missão e os Mestres dela retiraram seu apoio, não na época de Sri Ram, mas logo após a morte de Judge, que faleceu não muito tempo depois de Blavatsky. Lembrando que a falha não deveu-se a Blavatsky, mas a seus continuadores imediatos como Annie Besant.
Contudo, a alegação de que os Mestres escolheram a Nova Acrópole como canal exclusivo é completamente falsa. Eles continuaram apoiando as Ordens tradicionais legítimas como a Rosacruz, a Maçonaria, o Martinismo, o Sufismo entre outras. A Nova Acrópole é só mais uma das organizações pseudo-iniciáticas modernas que pretenderam continuar a missão da Sociedade Teosófica, mas essa missão encerrou-se, como dito, logo após a morte de HPB. Após isso a Grande Fraternidade Branca continuou com seu apoio às organizações estabelecidas há muito, Iniciáticas e confirmadas. E a Nova Acrópole não é uma delas, apesar das suas boas intenções."

Estou a disposição para mais informações.



"Nova Acrópole é uma farsa, eu vi por dentro. O esotérico é tudo muito legal e até interessante, mas é dirigido por pessoas famintas de poder, e tão corruptas quanto o mundo que lutam.
No México, a maior parte da estrutura foi separada por uma disputa de poder entre a diretora nacional Lidia Perez e a diretora internacional.
No Brasil tiveram que separar o diretor internacional da Bodhidharma Tallal Hussein (artes marciais) por fraude criminal contra membros e externos. A diretora brasileira Michelle Etchenique, já falecida, foi implicada.
Na Argentina, eles tiveram que separar o diretor Omar Restom por assédio sexual em mais de dez casos.
No Peru, eles fazem os membros trabalharem na semiescravidão para financiar empresas e bancos acropolitanos.
Mundialmente, houve uma briga entre a diretora internacional Delia Steimberg e o codiretor Jorge Alvarado, com acusações cruzadas de feitiçaria e manipulação.
O diretor internacional mantém um relacionamento amoroso secreto com o diretor da Espanha há décadas, mostrando favoritismo e causando brigas como a descrita acima.
Eu poderia continuar.
Eu desafio você a negar isso."


Leiam o livro El Gran Engaño, escrito por ex-membros da Nova Acrópole México.

https://redune.webnode.es/_files/200000520-01e3c02dcf/EL%20GRAN%20ENGA%C3%91O.pdf



Caro Anônimo |21/3/22 10:15

Como faço para entrar em contato? Gostaria de ter acesso ao material do qual você falou.


Podes entrar em contato através do email: nuevaacropolis.secta@gmail.com
;)


https://www.youtube.com/watch?v=c8zejnnvrV0&t=5s

Aí explica tudo


Coloquei minha filha lá em 2021, ela ia aos sábados e ficava 3 horas. Cheguei até a levá-la em 2022 ao acampamento que fizeram na região de Silva Jardim. Só fiquei sabendo desses relatos através da professora particular dela que ficou intrigada com a proposta da escola e entrou para saber como era. Ela acabou descobrindo muitas coisas estranhas e saiu. Após sair avisou a mim e a minha esposa sobre o perigo dessa seita. Agora tirei a minha filha de lá.


Isso foi um tratado!!! parabéns!


Apesar de eu achar que as pessoas na NA realmente sofrem uma lavagem cerebral e que elas abdicam de muito para estar lá, não consigo ver isso como um grande problema, e talvez, seja justamente esse o ponto que faz funcionar a lavagem cerebral. Me pergunto: se as pessoas lá estão acreditando em algo, se este algo as faz criar amizades, achar que estão crescendo como pessoas e fazendo um mundo melhor, que seja uma seita. Agora, fora toda conspiração de achar que a NA leva a uma paramilitarização ou esteja ligado a qualquer discurso de ódio, a organização lava as mãos para os muitos problemas sociais que permeiam as culturas e países que esta organização se insere, contribuindo para preconceitos e elitismo claramente notados. Se por um lado eles lá são tão fãs de criticar o materialismo e em exaltar a união dos homens para atingir uma "sociedade melhor", por outro eles entram em uma tremenda hipocrisia ao defender a elevação do individuo e desconfiança das "grandes verdades impostas" num discurso que beira sempre o liberalismo, quase olavista.

Acho que o maior dano que isso causa é a psique dos envolvidos. Esta "busca pela felicidade" é sempre um negar de emoções. A NA jura que entende de psicologia, mas tá muito longe de fazer seus membros atingirem a felicidade.


"A Acrópole é o lugar para você se você está fugindo de si mesmo, se você não tem família, sem guia, sem senso de si mesmo, sem auto-estima, e você quer urgentemente um lugar e um ideal para se entregar, independentemente de perder sua individualidade, porque, vamos admitir, existem pessoas para quem isso é um objetivo, ser aceito por alguém. Mas não está crescendo ou evoluindo. É fazer parte de um pequeno rebanho, com a alcunha de "filósofos" mas que só têm isso, a alcunha.

Sou o primeiro a admitir que durante anos também evitei meus problemas em vez de resolvê-los. A Acrópole me proporcionou belas experiências, mas chegou um momento em que não cabia mais naquele lugar. E quando eu queria muito crescer, o diálogo com eles, com as lideranças, se tornou impossível.

Agora, não só eu tinha fortes problemas emocionais e deficiências, mas também meus colegas de classe, forças ativas e meus instrutores e líderes. Desde famílias desintegradas, a dificuldades de convívio, vaidade, inseguranças, falta de auto-estima. Eu vi tudo isso no meu mundo acropolitano.

É por isso que entendo quando os membros ou forças vivas defendem com unhas e dentes sua instituição, com fúria cega, porque sentem que é seu refúgio. Porque se sentem fracos, desprotegidos e, se não têm acrópole, sentem que não têm nada.

Mas isso, desculpe-me por dizer de novo, é ser fraco. É mentira que os líderes acropolitanos são fortes, essa ideia é apenas uma aparência, no fundo eles são fracos e têm medo do mundo, por isso não "se unem" a ele. Por isso evitam debates, colaborações com instituições educacionais sérias ou com o Estado.

Os líderes seniores não expõem suas ideias ao mundo, mas apenas "ousam" falar sobre elas com seus pequenos grupos, escondidos em suas sedes ou em suas casas de campo. Eles parecem medrosos e cheios de complexos. E escondem uma terrível intolerância para com aqueles que pensam diferente deles.

Eles são fortes na aparência, mas precisam do aplauso de seus discípulos, você não percebeu?
Por que você acha que condecorações, prêmios, ofícios e títulos são dados em cerimônias copiadas dos maçons ou rosacruzes?
Porque eles precisam estar se incentivando de forma superficial para se manterem artificialmente excitados.

Machados de primeira, segunda, terceira de cadeia, você acha que Blavatsky incentivou algo assim? Eles nem mesmo leem HPB... eles apenas leem o que seus líderes lhes dão de HPB.

O que é preciso coragem para abrir uma filial em um país desconhecido, que não seja um mérito partir em uma aventura pelo ideal? É verdade, mas também fazem isso missionários cristãos, evangélicos ou católicos, ou hare khrisna, ou pessoas com alto grau de fanatismo. Ou voluntários de instituições sociais.
O mesmo fazem movidos por fontes que não conhecemos plenamente: ambição, obediência cega, desenraizamento da própria família e sociedade? Como saber?

Agora, para ser justo, eu diria que se alguém tem uma vida tão vazia, tão carente de afeto, tão carente de suas próprias motivações e significados, e se sente sem rumo e as opções que a sociedade pode oferecer não lhe servem, talvez na acrópole você encontrará um descanso.

Você pode encontrar pessoas com quem compartilha interesses, experiências, ideias e que também estão perdidas na vida, etc. Se você quiser ficar lá, porque nunca conseguiu seu próprio motor, a decisão é sua. Se você gosta de fazer parte de um sistema que exige subordinação “espiritual” ou moral, e não tem problema com isso, deixe-o ficar. Se, além disso, conhece os abusos que podem ocorrer nos locais da acrópole, e você prefere isso à sua própria vida, a decisão é sua.

Mas deixe-o saber que para crescer como pessoa, ele precisa viver no mundo real. E a Acrópole se recusa a fazer parte disso. Para crescer, você precisa enfrentar e resolver problemas, e a Acrópole apenas o mantém entretido. Eles te dão uma vassoura para esquecer os problemas. É como estar tomando remédio. É por isso que também pode se tornar um vício."


Que tal perguntar o que houve com Ada Albrecht, esposa de Jorge Angel Livraga?
Talvez perguntar também porque é proibido falar dela dentro de nova acrópole?

Ela ainda está viva, veja:

https://www.indembarg.gov.in/event_detail/?eventid=506


Vamos criar um grupo no whatsapp


Olá, sou o administrador do blog https://nuevaacropolissecta.blogspot.com

Uma pergunta foi feita na página inicial sobre o caso de um jovem que foi morto a tiros nas instalações da Nova Acrópole no Brasil. Se alguém souber de algo, agradeceríamos se você explicasse nos comentários do blog. Como você sabe, em Nova Acrópole tudo está sempre escondido, e as pessoas que são de outros países não sabem nada sobre o que aconteceu. Você pode escrever em português porque há um tradutor.

obrigada


Podemos tentar contato com a mãe dele: Elza Maria Parreira Lopes Tonetto


https://portalcontexto.com/me-se-diz-punida-apenas-pelo-seu-inconformismo/


Hoje foi dia de homenagem no Senado Federal

Invejosos dirão que é conluio, kk

https://youtu.be/QvWrYX1cB1w

Antes de falar lixo, asiste pelo menos.


Não é de surpreender que certos poderes políticos promovam seitas e grupos religiosos. É uma forma de obter o reconhecimento da sociedade. Na Europa isso seria impensável porque há mais informações sobre o que é Nova Acrópole. Nenhum político procuraria dar uma boa imagem com a Nova Acrópole porque todos sabem que é uma seita.


Sim é uma seita destrutiva. Na NA a “administração “ identifica cada Anônimo. Eles entram nas redes sociais de quem eles querem. Observem. A escuridão faz morada naquele lugar. A NA me persegue há apenas 30 anos.


Postar um comentário

[ << Home]