[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

26 julho 2010

The Dark Side of Sophia

Eu sou muito cauteloso com qualquer coisa que me soe a "culto", "seita", "ocultismo". Não gosto de nada que invoque gnosticismo ou qualquer outra doutrina que fale em "divinização da sociedade" (os Ivan Karamázov da vida, hehe). Afinal, se não sigo religiões há 7 anos, preciso ter um mínimo de coerência, e também não me ligar a grupos esotéricos. Acredito que eu seja um livre-pensador, com influências - e predileções - pelo Libertarianismo (política/economia) e pelo Humanismo (artes/filosofia). Além disso, mesmo que eu ainda seja um 'baby intelectual', procuro me apoiar naquilo que é consensualmente tido por canônico, clássico; enfim, os grandes livros e autores do Ocidente (é uma delimitação deliberada, afinal, a vida é curta e não sei se terei tempo e paciência para estudar o pensamento oriental).
Sou tão temeroso que, mesmo ouvindo quase todos os dias o curso de História da Filosofia de Olavo de Carvalho (em meu celular-mp3, no caminho para a UnB), sou bem cético quanto a algumas de suas afirmações. Sua exaltação da revelação do cristianismo, por exemplo, não me convenceu. Também não levo muito a sério o lado mais politizado de Olavo, que tende ao conspiracionismo, mesmo que vez ou outra acerte em suas delações (a existência do Foro de S. Paulo, por exemplo; aliás, Índio da Costa foi sensato ao associar o PT com as FARC). Porém, concordo com boa parte de suas críticas à filosofia (e sociedade) moderna (s), e admito que ele tem um estilo expositivo interessante.

Minha inspiração para esse texto foi a Nova Acrópole. Lembram-se que ontem eu estava bastante interessado pela "escola", e até pensava em fazer um curso por lá? Pois bem, hoje à tarde perguntei para um professor meu que tem muito interesse por Filosofia o que ele sabia ou achava da N.A. Um colega meu que estava ouvindo a conversa imediatamente disse: "Não vale a pena, Kaio! Já estudei lá, e posso lhe dizer: é uma seita! O discurso é humanista, mas pregam o relativismo religioso" Meu prof. corroborou, falando que eles têm fama de esotéricos.
Hoje à noite, resolvi pesquisar mais sobre eles na internet, e o que li não foi nada animador. Os podres do fundador, as ligações de Blavatsky (uma pensadora muito citada na palestra que vi ontem) com o ocultismo, relatos de "lavagem cerebral" e "táticas de guerrilha", símbolos suspeitos e por aí vai.
O mais curioso é que ontem mesmo eu tive alguns indícios de que a Nova Acrópole não cheirava bem. Na hora pensei que era apenas exagero de minha parte, mas hoje as peças se encaixaram. Não tomem isso como evidências, mas apenas impressões e desconfianças:

1 - A palestrante não parava de sorrir, de uma maneira assustadora, e falando em uma linguagem que, embora clara, era espalhafatosa. Além disso, no máximo 25% da fala dela foi sobre os Cavaleiros do Zodíaco, o resto foi propaganda da escola e pregação anti-cristã (sutil, diga-se de passagem), ode ao aperfeiçoamento humano e críticas ao materialismo. Quando eu fiz uma pergunta/comentário sobre a temática da depressão (Seiya, A Batalha de Abel), ela respondeu algo que tinha pouco a ver, sobre síntese do conhecimento e tal;
2 - A secretaria também era excessivamente sorridente, e tinha um discurso muito na ponta da língua para soar espontâneo;
3 - O imenso sucesso da organização pelo mundo inteiro, com uma disseminação veloz no próprio DF (já são 10 sedes!) me deixaram meio "encucado", pois é difícil de acreditar que tantas pessoas se interessam realmente por filosofia;
4 - A maioria dos temas que eles estudam, por mais que insistam em falar que é filosofia "à maneira clássica", pouco me pareciam ter a ver com os grandes debates filosóficos. Algumas coisas, como o próprio festival de desenhos animados em que fui, até que são interessantes, mas a maioria das discussões soam como "vamos enfiar filosofia oriental e auto-ajuda em tudo que der!" Procurem um encarte deles e vocês entenderão o que quero dizer.
5 - A ênfase em filosofia prática e trabalho voluntário causou-me estranhamento, na medida em que essa história de "aprender fazendo" não era o que eu esperava de uma genuína escola filosófica, por mais que isso seja um preconceito elitista da minha parte.

Depois de tudo isso, nem pretendo voltar lá nessa semana para conhecer o curso. Ganho mais lendo os textos para o GEH e o PET.

Em off: a campanha eleitoral já começou na UnB! Visite o Blog da Liberdade para conhecer mais sobre a chapa 5, a Aliança pela Liberdade.

 

Comentários:

 

 

Você fez muito bem em não voltar lá.
Para quem quer saber o que é a Nova Acrópole, sugiro uma visita ao Facebook e ao Blog indicado abaixo. Em ambos existe um ótimo material sobre o assunto.

Aonde ha fumaça ha fogo!

Nova Acrópole - O Lado Podre | Facebook
www.facebook.com/novaacropole.oladopodre

Nova Acrópole - A Seita Esotérica?
seitaacropole.blogspot.com/


Olá, gostaria de saber mais sobre esse assunto, o material do facebook foi retirado..


realmente é mais fácil querer ganhar algo lendo do que levantar do seu comodismo e ir trabalhar por um mundo melhor.


Kaio é um rapaz inteligente, percebeu logo que nova Acrópole é uma arapuca muito bem disfarçada. É exatamente tudo isso que vc falou. Estive lá por longos anos e demorei muito para entender o que se passa neste lugar. São tão perigosos que retiram da web tudo que é dito contra eles...


Veja o link

http://ddata.over-blog.com/xxxyyy/5/12/15/21/Manual-sobre-la-secta-destructiva-Nueva-Acropolis.pdf


Deixem de hipocrisia! Mostrem as provas ou fatos ou qualquer coisa que justifique o que disseram... Ou cuidem das suas vidas ao invés de criticarem esta Organização (nome correto e não seita).


Ao DOENTE aí do post acima!! Se fosse para procurar um emprego ou ajudar a família duvido que se enfureceria dessa forma, bem como se fosse para protestar nas ruas por um país melhor!! hipócrita!! isso é prova que ele está no nível máximo da lavagem cerebral! e para dobrar essa sua língua que se acha muito afiada, quero ver se seria voluntário em um hospital cheio de doentes, com os moradores de rua, com as crianças abandonadas! não isso vc não quer!!! sabe porque??? isso não dá ibope , não é??? na NOVA BOSTOLE uns querem comer aos outros vivos para ver quem se aparece mais, pq é uma dita "organização " que está em mais de 50 paises aí sim vc enche a boca e diz : Sou voluntário!! Voluntário do quê??? de uma nova seita uma nova ORDA de perversos, de um novo esquema de tirania, de conspiradores podres e doentes sobre o mundo atual??? ou como vcs PSICOTICOS dizem: Mundo Velho! é isso mesmo pessoal! esse doentes nos tacharam de "os que sofrem" " que vivem na caverna", filhos do mundo velho, e onde eles acham que constroem um mundo novo??? só se for uma nova legião de demonios, onde a desgraça reina!! bando de URUBUS, CARNICEIROS E LOBOS que famintos pela desgraça alheia por causa dessa "ideologia" doentia estão provocando males inimagináveis na vida de muitas pessoas e apenas acumulando dívidas espirituais. Desse lugar tenho nojo!!


Meus caros...

Vocês querem juntar-se à minha Seita? É

fácil: no dia em que os pagãos adoram o

Deus do Sol, eu me reúno com outras pessoas

para simbolicamente comer o corpo de um

homem morto em um instrumento de tortura

romano e tomar seu sangue...

O nome da minha seita? Cristianismo.

É claro que estou sendo irônico. Não tenho

nada contra e sou eu mesmo cristão. Mas

vocês entram na onda de pânico, dúvida e

medo, demontrando falta de conhecimento

próprio...

Como a maçonaria, os rozacruzes e a

teosofia é óbvio que a nova acropole estuda

temas esotérico e de filosofia natural. Mas

caso vocês não saibam, também o fazem os

padres católicos, os pastores evangélicos e

qualquer filósofo que se enamore da

verdade. Existe uma vertente esotérica e

exotérica em cada religião, ciência, arte,

política... É estudar suas multifacetas

também é papel do enamorado da sabedoria: o

filósofo.

Vocês são crianças, com psiquês infatis,

tomando o velho caminho de condenar o

desconhecido: não são filósofos. Tenho

grande amor por estas organizações pois

seguem o modelo das sociedades naturais e

esotéricas que são sempre símiles:

"Formar um núcleo de fraternidade independentemente de cor de pele, condição social, religião, sexo..."

Isto é base para o estudo comparado de ciências, religiões, artes, para que então cheguemos à verdade.

Se vocês não conseguem beber de fontes como filosofia budista, cosmologia tibetana (através de blavatsky, sim pq não?) é pq fazem parte da "seita do cristo" que como na idade média condena tudo o que não conhece.

Lembro as palavras do Salvador que diz:

"Amai os vossos inimigos."
"Vos sois deuses."
"Não julgai para que não sejais julgados".

Incrível como são sempre os mesmos apaixonados (paixão - pathos) por estas seitas cristãs, os primeiros a não seguir os mandamentos de seu Cristo: são doutores de livros que nunca leram e críticos maravilhosos de sociedades que nunca compreenderam...

Medíocres...


Eu ando na Nova Acrópole e estudo as matérias lá leccionadas. Como em tudo na vida não podemos saber onde está ou não a verdade. Mas há que fazer escolhas e o conhecimento que lá transmitem, parece-me o mais verossímil. Não há lavagem cerebral. Acontece sim, encontrarmos pessoas que pensam como nós. Na prática, talvez seja isso o que mais assusta aqueles que tanto mal dizem... Uma sugestão, pensa por ti!


Vivemos numa época muito "mental", por passarmos tanto tempo criticando e julgando as coisas, acabamos por esquecer dos valores mais básicos e fundamentais de nossa vida em conjunto. O que a Nova Acrópole busca é resgatar um homem melhor, e sim, é pura filosofia! Porque filosofia, pelo menos para os clássicos, não é o puro e simples intelectualismo, mas o amor por um saber, saber de vida... e esse saber também condiz que quem fica sentado somente pensando, pode até desenvolver uma mente bem intelectual, mas não faz muita diferença pra si e pro mundo... é por termos tantos homens que disputam suas razões, que buscam criticar uns aos outros, é que vivemos numa realidade de miséria física e moral...


Sou aluna lá e vou sair! O que me desespera é saber que meu namorado é completamente cego em relação a devoção ao "ideal" e com a minha saída eles vão conduzi-lo sem a minha proteção. Eu to fudida! é como se dessem uma dose cavalar de LSD pra ele e tudo o que eu fizer não vai ser capaz de tira-lo desse transe.


Já fui Força Viva da N.A. Muita história, momentos bons e ruins... resumindo. Saí.


a


Estive nesta instituição por 15 anos, fui fffvv e chefe...e sei muito bem sobre o q falar...espero q um dia façam um documentário, como fizeram da cientologia ou o livro do opus dei, é só me chamar...até hoje tenho pesadelos e traumas que só curo na proxima encarnação...


Boa Jornada a todos!!!


A escola de filosofia é uma "faixada" de uma escola esotérica, que por sua vez, é uma "faixada" de algo que não fiquei para descobrir... rsrs.

Algumas pessoas entram na escola procurando um lugar, um caminho, que possam conduzi-las a serem pessoas melhores neste mundo e outra para se sentirem melhores. Estes vão adorar a "faixada" filosófica e após estarem lá vão atrair pessoas com essa carência, sendo atraídos pelo entusiasmo, e como já foi citado:
- "A palestrante não parava de sorrir, de uma maneira assustadora, e falando em uma linguagem que, embora clara, era espalhafatosa."
- "A secretaria também era excessivamente sorridente, e tinha um discurso muito na ponta da língua para soar espontâneo;"
Pois existe um grande trabalho de marketing para atrair idealistas e voluntários. Por isso, quem visitar irá ver muitos discursos prontos, até em conversas informais, "parecendo" algo ensaiado.

Agora para quem busca uma orientação para SER melhor e fazer um mundo melhor pode ser um bom lugar também, como alguns outros, já que o crescimento pessoal é íntimo.

A Busca (a Jornada) é o mais importe.


Fui em uma Nova Acropole do Lago Norte sobre KANT e a Liberdade. Destrui a paletra: Falei que o relativismo de kant visa substituir a moral cristã. E o declinio da sociedade ocidental comecou com humanistas e materialistas do iluminismo. Velho , a mulher que tava dando paletras quis me matar kkkkk


Postar um comentário

[ << Home]