[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

20 setembro 2008

Uma semana para esquecer... ou não

Prefácio.
Sábado à noite. Torneira Mecânica (1). Shows bons, principalmente os de Lucy and the PopSonics e Wander Wildner (2). Discotecagem terrível, paradoxalmente eclética e repetitiva (3). Fórmula 1 no domingo de manhã (4). Reunião da SINUS.

(1) Peguei carona com dois colegas de Ciência Política.
(2) Virei fã dele e de seu estilo tão debochado e intimista de escrever e cantar. Já conhecia algumas músicas antes do show, e praticamente todas elas foram tocadas ao vivo. Destaque para as clássicas "Bebendo Vinho", "Eu tenho uma Camiseta escrita Eu Te Amo" e "Eu não consigo ser Alegre o Tempo Inteiro", além das hilárias "Empregada" e "Lugar do Caralho". Não por acaso, foi o campeão da semana passada - e será um dos três primeiros na atual - no meu top de artistas mais ouvidos no Last.FM.
(3) Houve, no entanto, lampejos de bom gosto, como quando tocaram "Helter Skelter".
(4) Corrida bem tensa, em razão da chuva. Massa poderia ter ido melhor, mas saiu no lucro ao diminuir a diferença em relação a Hamilton para 1 ponto. Com o novo fiasco de Kimi, seu colega de equipe, a Ferrari praticamente já definiu o brasileiro como prioridade para as quatro corridas finais. Mal posso esperar pelo GP noturno de Cingapura!
(5) Foi no domingo à tarde. Gostei bastante, e estou bem ansioso em relação à SINUS 2009, embora ainda não tenha começado a procurar fontes e escrever o rascunho da minha parte do guia de estudos.

O post em si.
Ação Humana (6). Minhas desventuras quanto ao processo seletivo do PET/POL (7). Ensaio de Política e Economia Mundial (8). Prova de FPP (9). Sonhos malucos e curiosos (10).

(6) Entre sábado e domingo, dei uma pausa na masterpiece de Mises para ler outro escrito dele, o curto, ácido e interessantíssimo "A Mentalidade Anticapitalista". Na segunda-feira de manhã, retomei "Ação Humana" e, após 210 páginas lidas em três dias, terminei-o no dia 17 de Setembro. O que tenho a dizer dele? Oras, imagine uns dez elogios. Então, todos eles se aplicam a esse tratado de economia. Preciso dizer mais? Ah, sim: ele esclareceu várias dúvidas teóricas que eu tinha sobre ciclos econômicos, crédito e moeda, os problemas inerentes a intervencionismo e socialismo, cálculo econômico, o papel do economista, as vantagens de um mercado não obstruído, utilidade marginal, preferência temporal, metodologia e epistemologia da ciência econômica, em que consiste a praxeologia etc. Indubitavelmente, um dos cinco melhores livros que já li; possivelmente, o #1 dentre os de política e economia.
(7) Foi uma cruzada infernal. Estava tão ansioso e preocupado com a falta de tempo que eu teria para responder às questões da prova de seleção, elaborar meu currículo e escrever a carta de intenções que acabei tendo bloqueio criativo justamente nas poucas horas disponíveis. Só às 9h da manhã de ontem veio o 'insight' que me inspirou! Porém, mesmo com meu esforço para escrever bem e cumprir a 'dead line' (17h de sexta), tive o azar de as impressoras tanto da xerox da FA quanto da secretaria do IPOL falharem insistentemente. Até imprimir tudo e tirar todas as xerox necessárias, acabei entregando os documentos com alguns minutos de atraso (algo entre 30 e 45). Resultado: a tutora (professora-orientadora) disse que ainda vai discutir com os outros membros do grupo a possibilidade de, mesmo se eu passar na prova, ser ou não eliminado da próxima etapa do processo seletivo. Quando contei isso para os meus veteranos que estavam no CAPOL na hora em que eu corria contra o tempo para terminar a prova, eles duvidaram da hipótese de eu não ser selecionado. Queria eu ser tão otimista assim...
(8) Porém, já tenho um plano B caso eu não seja escolhido para o PET: montar minha própria pesquisa e procurar um professor-orientador para encampar o projeto e, quem sabe, transformá-lo em PIBIC/PIC. Como tive essa idéia? Justamente graças ao ensaio - o qual, aliás, também escrevi na atribulada sexta-feira 19. A propósito, se vocês não sacaram ainda, ele é o texto que publiquei ontem, sobre Mises, Hayek e suas contribuições teóricas para o liberalismo (e libertarianismo) contemporâneo. O professor de Política e Economia Mundial também pediu que os alunos preparassem um seminário, e eu escolhi o tema do meu grupo: "Globalização e Liberdade". Minha parte será justamente sobre teoria política e econômica, então tenho mais um pretexto para aprofundar-me no assunto e ver se isso é ou não válido como tema para algo mais ambicioso. A propósito, acabei de me lembrar que, na aula de depois de amanhã, tenho que entregar uma versão preliminar da pesquisa, com algo entre 3 e 5 páginas. Espero que amanhã eu tenha a inspiração necessária para tal tarefa, rs.
(9) Outra atividade que me deixou totalmente atribulado nesse semana foi a prova de Fundamentos de Políticas Públicas, realizada na quinta-feira. Demorei para admitir isso para mim mesmo, mas o fato é que o professor não explicou direito o conteúdo, e o que eu respondi na avaliação foi muito mais fruto de estudo "por fora" do que as aulas expositivas (nas quais prestei bastante atenção, aliás). Espero que eu tenha ido bem...
(10) Um dos melhores momentos da semana foi meu retorno a uma carga horária de sono adequada - ou seja, 8 horas diárias ou mais. Os benefícios logo vieram, como a maior disposição no decorrer do dia e alguns sonhos bem excêntricos que andei tendo. Há tempos que eu não tinha historinhas tão peculiares durante minha soneca! Algumas delas tinham até participação especial de pessoas que conheci entre 2005 e 2008 (principalmente as mais, hã, "indies", no bom sentido), festas estranhas com gente esquisita (mas sem birita, é claro), conversas histriônicas durante a carona (sim, as pessoas são solícitas até nos meus sonhos), garotas com quem desenvolvo diálogos divertidos e assexuados, situações não tão inverossímeis (bom, pelo menos demorei para notar depois de acordar que "it was just a dream"), e por aí vai. Se dormir às 21 ou 22h e acordar às 6 da manhã tiver tais consequências, vou parar mesmo de dormir só cinco ou seis horas diárias!

Pois é, talvez esta foi a semana mais cansativa do ano. Se será recompensadora ou não, é algo que descobrirei nos próximos dias. À bientôt.

Posfácio.
Pergunta do dia (11).

(11) Será que o fato de eu estar ouvindo Madonna, Santana e Bon Jovi com frequência nos últimos dias tem alguma conotação de contra-ataque à guinada 'alternativa' das semanas anteriores - ou seja, Hives, Breeders, Neutral Milk Hotel, o próprio Wander Wildner etc.?

 

Comentários:

 

 

[ << Home]