[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

31 julho 2011

Seis anos de blog

Hoje o Racio Símio comemora seu 6º aniversário! Parabéns, hehe.

(Como eu havia acabado de chegar de Caldas Novas e estava meio cansado, terminei de escrever este post uma semana depois, em 8 de Agosto)

Comecemos esta celebração falando sobre um livro que terminei de ler dia 26: "Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister". Já fiz tantos posts sobre ele que mais um seria desnecessário, não fosse o fato de que me surpreendi ainda mais com os capítulos finais. E mais: os comentários de Schiller sobre esta obra, na correspondência que manteve com Goethe, são valiosos.

Porém, deixarei para falar mais sobre o Meister no artigo que escreverei comparando este romance goethiano com "A Montanha Mágica". Já tenho até título - um bem óbvio, mas inevitável: "Os Anos de Aprendizado de Hans Castorp: A Bildung em 'A Montanha Mágica'".

Por enquanto, fiquem com mais passagens saborosas do 1º dos bildungsroman:

"Tudo o que nos acontece deixa-nos rastros, tudo contribui, ainda que de maneira imperceptível, para nossa formação; é perigoso, no entanto, querer prestar contas disso. Pois ou nos tornamos orgulhosos e negligentes, ou abatidos e desalentados, e tanto um quanto outro é embaraçoso demais para o futuro. O mais seguro consiste sempre em fazer o mais imediato, o que está à nossa frente." (p. 406)

Personagem desconhecido, em conversa com Wilhelm

"Pois saiba, meu amigo (...), o que me descreveu não foi o teatro, mas o mundo, e eu poderia encontrar em todas as classes sociais personagens e ações suficientes para suas duras pinceladas. (...) Perdôo ao ator todos os defeitos do homem, mas não perdôo ao homem os defeitos do ator." (pp. 417-418)

Jarno

"A razão é cruel - replicou ela -, melhor é o coração." (p. 466)

Mignon

"Não é obrigação do educador de homens preservá-los do erro, mas sim orientar o errado; e mais, a sabedoria dos mestres está em deixar que o errado sorva de taças repletas seu erro. Quem só saboreia parcamente seu erro, nele se mantém por muito tempo, alegra-se dele como de uma felicidade rara; mas quem o esgota por completo, deve reconhecê-lo como erro, conquanto não seja demente." (pp. 470-471)

Abade

"'A verdadeira arte', exclamou ele, 'é como a boa sociedade: obriga-nos da maneira mais agradável a reconhecer a medida segundo a qual e para a qual está formado nosso ser mais íntimo.'" (p. 492)

Wilhelm

"Posso falar, pois sofri como ninguém: da suprema e mais doce plenitude da exaltação aos mais erríveis desertos da impotência, do vazio, do aniquilamento e desespero; das supremas premonições de seres sobrenaturais à mais completa descrença, a descrença em mim mesmo. (...) Agora que a bondosa natureza voltou a me curar com seus melhores dons e com seu amor; (...) agora, querem revelar-me as chamas de seus infernos, de seus purgatórios, que só uma imaginação doentia podem crestas, e as opõem ao vivo, verdadeiro e indestrutível gozo do amor puro!" (p. 551)

Harpista

"É incrível o que um homem culto pode fazer por si mesmo e pelos outros quando, sem querer dominar, tem o ânimo de ser tutor de muitos, prepará-los para fazer no momento propício o que de bom grado todos desejariam fazer, e conduzi-los aos objetivos que em geral têm diante dos olhos, e só tomam o caminho errado." (p. 573)

Lothario

2. Falando em monografia, ela está indo bem, obrigado. Já escrevi mais da metade dela, e nos próximos dias, como mencionei acima, escreverei um artigo que será o capítulo mais "literário" dela.

3. Algumas palavras sobre a importância de Racio Símio em minha vida. Este blog foi criado num momento decisivo de minha adolescência (15 years old), no qual eu estava consolidando minha visão de mundo, do gosto cultural à perspectiva sociopolítica. Aquele foi um momento repleto de conflitos existenciais, é verdade, os quais só começariam a ser apaziguados no início de 2007. Porém, uma marca registrada do blog, desde seus primórdios, é a sinceridade, a franqueza. Às vezes acho que sou até mais "transparente" do que seria aceitável, porém como aqui é um espaço de catarse, isso não chega a ser um problema.

4. 12 posts, 1 por semestre, que marcaram a história do blog

5. Ansiedade e misantropia; meus "anos de aprendizado"

6. As férias mais estudiosas da minha vida

7. Volta às aulas; menções e matérias

(em post a ser escrito no dia 13/8, comentarei estes últimos quatro pontos)

 

Comentários:

 

 

[ << Home]