[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

18 setembro 2010

Prancheta

Passei a maior parte do sábado de maneira "peripatética", ou seja, andando e pensando. Por quê? Bateu uma inspiração (ou, pelo menos, indagação) sobre o meu futuro romance. Ainda não sei o nome, tendo em vista que qualquer pessoa sã não intitularia o seu livro de "Megalomania Psíquica" ou "(Des)construção Psíquica".

Discussões à parte sobre o título, o fato é que foquei os meus pensamentos na criação de 2 dos 6 personagens, que terão uma participação um pouco maior no romance do que os demais. Estou falando de César e Júlia. Tentei os mais diversos métodos para me autoesclarecer sobre as semelhanças e diferenças entre eles.

Talvez por inspiração da "Arte Poética" (Aristóteles), preocupei-me muito com a verossimilhança dos personagens. Percebi que havia muitas incoerências na construção deles, principalmente da Júlia. Decidi retirar algumas características delas e adicionar outras. O resultado é uma aproximação entre ela e César quanto ao individualismo e alguns valores e pressupostos (desde o ceticismo quanto a religiões até o realismo quanto à possibilidade de conhecimento objetivo), e a distinção em outros. Norteei-me pela oposição clássica entre Platão e Aristóteles: idealismo x realismo, normativo x substantivo, julgar x descrever... isso além de outras, tais como filosofia x arte, política x economia, libertarianismo x liberalismo clássico, agnosticismo x ateísmo, valores x utilidades etc. No final das contas, ele é um jovem escritor, apaixonado por Filosofia Política e preocupado em refletir sobre o que há de eterno e universal na ética e na moral, enquanto ela é uma estudante de Economia dotada de aguçada sensibilidade artística, além de modernista na maioria de suas preocupações e pretensões.

Uma outra oposição entre eles é entre escritores favoritos: Thomas Mann (linguagem clara, diálogo com a tradição, preocupação com a liberdade e a bildung) x James Joyce (linguagem experimental, reconstrução da tradição, preocupação com a estética e a universalidade do particular). Mais detalhes, em breve.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]