[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

24 setembro 2008

Civilização ou Barbárie? Perhaps...

A pergunta do título do tópico foi tirada de uma frase do meu professor de Teoria Política Moderna, o liberal-conservador Paulo Kramer - e, obviamente, foi inspirada por uma das discussões clássicas da Antropologia.
Qual o contexto dessa dicotomia, pelo menos no caso que eu tratarei no post de hoje? Oras, as eleições para reitor da UnB. Claro que maniqueísmos tendem a ser simplistas e perigosos, e eu mesmo não estou de profundo acordo em opor as duas chapas de maneira tão intensa. Porém, há algum sentido em estabelecer tal dicotomia.
Tentarei não comentar muito sobre o perfil dos candidatos, afinal, se o meu voto nessa eleição (Pimentel em ambos os turnos) não foi em pessoas e si em idéias, vamos a elas.

Direita e esquerda seria outro confrontamento fácil, mas, sinceramente, José Geraldo (chapa 76), por mais que goste de besteiras como o "direito achado na rua" e simpatize com movimentos sociais, o MST e vários setores da esquerda estudantil, é responsável o suficiente para não desconsiderar a importância de mecanismos como as fundações privadas, as empresas juniores e o mercado. Em contrapartida, Márcio Pimentel (73) está longe de ser um liberal de carteirinha, embora defenda coisas imprescindíveis como meritocracia, eficiência administrativa, autonomia universitária, captação de recursos, liberdade de cátedra e mais incentivos e investimentos em pesquisas.
Progresso e estagnação é outra oposição interessante, mas, posso sincero? Nenhum dos dois candidatos, ao meu ver, de fato combaterá vários dos problemas recorrentes em universidades públicas, como o peleguismo, a concentração de poderes do grupo da situação (o que é o primeiro passo para desmandos e corrupção), os problemas de infra-estrutura, os entraves para a contratação de professores (obviamente, não estou falando de mestrandos substitutos) a falta de planejamento administrativo e orçamentário, a falta de suporte e integração dos alunos recém-chegados, entre outros pontos. Logo, é simplesmente uma escolha de quem é menos demagogo e populista, quem é menos simpático às idéias da ala radical do movimento estudantil, quem vai desviar menos das finalidades e objetivos da universidade (como, acima de tudo, a excelência no ensino e a produção de conhecimento capaz de contribuir para a sociedade), quem vai prometer menos 'mundos e fundos' etc.
Pensei em ordem ou baderna, mas o risco de novas invasões à reitoria ou tolices do tipo é alto em ambos os casos; um, porque desagrada aos comunistinhas por ser do grupo político genericamente chamado de 'timothista', e o outro porque se sustenta em brechas para a instabilidade como as idéias de 'controle social', orçamento participativo e 'gestão compartilhada'. Outras questões que poderiam entrar no âmbito da estabilidade institucional (não quero soar schumpeteriano, mas todos nós sabemos como isso é indispensável) também não têm grandes chances de ser consolidadas pelos dois lados, seja pelo jeito clientelista de fazer política do 73 ou das pretensões 'superdemocráticas' de seu oponente - as quais, ainda por cima, podem subitamente ser substituídas por um estilo de gestão mais oligárquico ou mesmo personalista.
Usando a teoria política contemporânea, poderia ser elitismo x marxismo, mas a chapa de Pimentel parece estar mais disposta a não violar a liberdade de expressão que seus adversários, o que não é algo tão coerente com a "lei de ferro da oligarquia" de Robert Michels. José Geraldo, por sua vez, não aparentar cair (tanto) na conversa fiada dos jargões, esquemas e limitações teóricas e práticas da esquerda mais convencional.
Voltamos ao civilização x barbárie. Porém, após tudo isso, concluímos que, sob várias perspectivas, não há tanto dualismo assim. Um Kaio otimista diria que ambos são moderados, e não vão comprometer seriamente o gradual desenvolvimento da Universidade de Brasília. Já uma versão pessimista de mim acredita que, para início de conversa, nem deveria haver eleição para reitor, e que as falcatruas, abusos de poder e a falta de transparência e compromisso com a instituição continuarão com as duas chapas. E o realista? Diria certamente: "Quem mandou estudar em uma universidade pública? Você sabia muito bem que teria que aturar tais problemas intrínsecos a (praticamente) tudo em que o Estado põe seus dedos. Agora, faça o mínimo que lhe cabe; na medida do possível, defenda e divulgue idéias que combatam a mentalidade estatólatra, relativista, conformista, antiliberal e retrógrada que domina o seu meio."

Por último, lembre-se, Kaio: uma de suas metas nesses próximos semestres é justamente acumular o arcabouço teórico indispensável para formular teorias aptas a analisar e compreender a sua realidade e a propor melhorias e profilaxias. Por mais que tal estilo ambicioso seja típico da pós-adolescência (afinal, depois dos 25 anos corre-se o risco de se perder todo esse idealismo), aproveite ao máximo a fase da vida em que você ainda jura que pode colaborar para uma universidade e um mundo melhores.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]