[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

16 maio 2008

Saldos e balanços

Terminei de ler "Economia Internacional", do van Meerhaeghe. É um bom livro, e provavelmente ajudou-me a esclarecer algumas dúvidas que eu tinha sobre balanço de pagamentos, taxas de câmbio, sistema monetário e comércio internacional em geral.
Assim como aconteceu na primeira prova, que ocorreu bem na época em que eu estava a ler "Entre os Cupins e os Homens" (Og Francisco Leme), a segunda prova de Economia será exatamente um dia depois de eu concluir uma leitura que, quase sem querer, pode vir a ser bem útil para meu exame de amanhã. Mesmo assim, adoto o discurso da cautela, pois a matéria da prova não é fácil, haja vista que não faltam jargões e termos técnicos que certamente podem dificultar as coisas para mim. De qualquer maneira, espero que a revisão que farei na manhã de sábado seja de alguma valia.
Aliás, em 17 de Maio, após a prova de Economia, irei a um evento do pessoal de POL chamado Feijoada Política. Apesar do fato de que o estilo do evento é muito 'pagode' para o meu gosto, espero que eu não me frustre com ele. Além do mais, 17/05 é o aniversário de uma das personagens do meu 'futuro primeiro livro', "Megalomania Psíquica": Júlia, um dos meus alteregos na trama. Falando nisso, preciso urgentemente voltar a escrever tal obra, mas ainda faltam aquelas palavrinhas mágicas: inspiração e paciência...

Ainda sobre provas:
- Estou indo bem em Sociologia. Tirei nota máxima nos dois primeiros trabalhos no Moodle (o último será daqui a umas três semanas), e fui relativamente bem na avaliação: a nota máxima era 3, e tirei 2,7.
- Até que tirei uma nota boa na primeira prova de Antropologia: 9. Pelo visto, a infame analogia-trocadilho "o pacífico se tornou atlântico" que fiz em certo momento do texto não me prejudicou, hehe.
- A maior surpresa foi em Ciência Política. Eu estava preocupadíssimo, pois jurava que minha nota não seria boa. De quebra, antes de entregar o resultado, a professora fez um discurso que me deixou mais pessimista ainda. Porém, a aflição foi substituída pelo alívio quando eu li: "9,7. Excelente prova." Um sorriso brotou dos lábios de Kaio Felipe...

Para encerrar, três coisas que eu tenho que resolver nos próximos dias; as 'dead lines' estão entre parênteses:
a) Um texto para a próxima edição do Outr'Análise (sábado à noite). Acho que vou escrever algo sobre o Maio de 1968, com uma perspectiva fora do clichê exaltativo.
b) Descobrir se o pessoal lá do Classe deixará que eu seja o orientador dos alunos do colégio no PoliOnu (segunda ou, no mais tardar, terça). A viagem seria na quarta, e eu preciso saber logo para já começar a preparar as malas e ter a certeza de que não ficarei desocupado durante o feriado de semana que vem.
c) Apresentar um trabalho na aula de Ciência Política (definir o tema até dia 23, apresentação no dia 10 do mês que vem). É quase certo que será sobre Libertarianismo, tratando das origens do mesmo, assim como suas idéias nos âmbitos de filosofia política e economia, sua importância em temas contemporâneos, as críticas de seus adversários político-ideológicos e as perspectivas para o futuro.

 

Comentários:

 

 

Kaio Felipe para você ver como a blogsfera ainda te trará surpresas. Hoje, ao ler seu blog, notei sua preocupação quanto ao "pessoal do Classe" sobre o PoliOnu. Infelizmente abortamos a ida a S.José dos Campos para este fim. Coisas da administração, que posteriormente te explicaremos. Continue com sua lida e aprendizagem por ai. Certamente estamos torcendo por você.
Prof. Nikolas


Postar um comentário

[ << Home]