Mises, Professor Mises
Mises é dotado de uma capacidade argumentativa notável, capaz de encantar o leitor com seu raciocínio preciso. Fecharei o post de hoje com um trecho de "Liberalismo" que, se associado a certos fatos que cercam meu cotidiano, mostra que, afinal, a realidade de 1927 não é tão distante assim de 2008:
"Uma ação racional se distingue de uma ação irracional pelo fato de envolver sacrifícios provisórios. Tais sacrifícios são apenas aparentes, uma vez que são contrabalançados pelos resultados favoráveis que surgem mais tarde. A pessoa que evita uma comida saborosa, mas prejudical faz, simplesmente, um sacrifício provisório e aparente. O resultado - a não ocorrência de males à sua saúde - demonstra que ela não perdeu coisa alguma: ao contrário, ganhou.
Agir desse modo, entretanto, exige que se vislumbrem as conseqüências da ação de alguém. O demagogo se aproveita desse fato. Opõe-se ao liberal, que aconselha sacrifícios provisórios e simplesmente aparentes, e o denuncia como um frio inimigo do povo, ao mesmo tempo em que se coloca como um amigo da humanidade. Em socorro às medidas que advoga, o demagogo sabe muito bem como tocar o coração dos que o ouvem e levá-los às lágrimas, com alusões à necessidade e à miséria."