[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

07 março 2008

Rumo à capital do fim do mundo

Não postei no decorrer desta semana porque houve alguns problemas com a conexão da internet, os quais só se resolveram hoje. De qualquer maneira, não estou certo de que voltarei a publicar algum texto a curto prazo, pois amanhã vou me mudar para Brasília, e não será de imediato que assinarei um serviço de internet de banda larga. Além disso, minhas aulas começam já na segunda-feira.
Enfim, se eu achar alguma LAN House ou qualquer outro estabelecimento com um computador (com acesso à internet) disponível, volto a postar em Racio Símio já na próxima semana. Mesmo assim, não ficarei tanto tempo longe do blog; na pior das hipóteses, uma semana.

Ainda sobre Brasília, foram ratificadas 6 das 7 matérias em que me matriculei, sendo 5 delas obrigatórias (Direito, Ciência Política, Economia, Sociologia e Antropologia) e 1 optativa (Relações Internacionais). Só não consegui em Filosofia, pois as vagas para o horário que escolhi haviam se esgotado. Mesmo assim, pretendo ir ao Departamento de Filosofia no primeiro dia de aula para tentar conseguir um outro horário. Se eu não conseguir, já tenho um plano B: minha segunda optativa será História.
De qualquer maneira, continuo empolgadíssimo com a proximidade das aulas. Minha vida universitária finalmente começará!
Obs.: Todas as matérias que citei são Introduções, haja vista que não têm pré-requisitos.

Sobre as malas que preparei para a mudança, é óbvio que eu separaria uma só para colocar livros e CDs. Quanto a estes, levarei 34, sendo 24 em um porta-CDs e 10 em suas respectivas caixinhas. A respeito dos livros, levarei ceca de 50, sendo a maioria deles sobre política e economia e/ou ainda não lidos. Destaque, por exemplo, para "A Riqueza das Nações" (Smith), "As Benevolentes" (Litell) e, principalmente, "O Senhor dos Anéis" (Tolkien).
O porquê? Anos atrás, consciente de que SdA era um livro muito volumoso para se ler durante o Ensino Fundamental ou o Médio, resolvi guardá-lo para ler apenas quando estivesse na faculdade. Minha idéia era ler as aventuras de Frodo e cia. sentado na grama do campus, assim como fizeram os bons e velhos universitários nerds dos anos 60, 70, 80 e por aí vai.

Terminei a leitura de "A Utopia" (Thomas Morus). Apesar de predominantemente chato, o livro tem lá um fundo humanista, embora suas idéias proto-socialistas não sejam despidas de um certo autoritarismo, principalmente no que tange à conduta dos indivíduos. Morus tinha idéias que realmente estavam à frente de sua época (meados do século 16), mas, ao meu ver, em intensidade consideravelmente menor do que La Boétie com seu "Discurso da Servidão Voluntária". Bastam-me três tópicos para provar a diferença de mentalidade entre eles, sendo este mais avançado e aquele mais de acordo com o seu contexto histórico: escravidão, liberdade individual e como vêem o Estado.

Encerro o post por aqui. Desejem-me uma boa mudança, rs.

 

Comentários:

 

 

Kaio: com orgulho acompanhei o fim dos seus tempos no ennsino médio, 2º grau, científico, whatever. Foi um prazer L~e-lo e conversar com você nesse período, nem tão curto assim. Fiquei feliz em poder corrigir algumas de suas redações (ótimas como sempre). Agora, é uma nova fase, mas assim mesmo qero acompanhar seu sucesso mais que provável na UnB. Sucesso que você terá na vida, meu caro. Não abandone seus leitores. Será chato ter que esperar notícias suas só quando você estiver na ONU. Abraço. Ah, claro, boa mudança.


Este comentário foi removido pelo autor.


Postar um comentário

[ << Home]