[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

14 março 2008

Diário de um universitário

Enfim, na faculdade! Após tanto aguardar por este momento, finalmente estou no Ensino Superior.

INTRODUÇÃO

Morar sozinho é realmente uma experiência ímpar. É provável que eu tenha aprendido mais coisas nos últimos quatro dias do que nos 17 anos e 8 meses anteriores. Até comecei a lavar louça, algo que estava completamente longe do meu dia-a-dia até... semana passada! Isso sem falar no considerável aumento na liberdade e na autonomia, inclusive quanto à maneira de programar minha rotina.
PRIMEIRO DIA

Cheguei cedo, mas demorei meia hora até achar a sala da primeira aula. Só descobri depois que fui ao Departamento de Sociologia me informar sobre o local em que seria ministrada a matéria. Por sorte, achei a sala a tempo de pegar um lugar bem na primeira fila. A aula foi ótima, e o pouco que eu sabia sobre Giddens e a terceira via ajudou-me a passar uma boa primeira impressão, rs.
Introdução à Economia foi melhor ainda, e o fato de que esta matéria será provavelmente a mais exigente e pesada do primeiro semestre não me desanimou nem um pouco. Além do mais, o professor é bem experiente, e tem bastante domínio sobre o assunto.
Depois do almoço, comprei um livro do Stuart Mill que eu procurava há tempos: "Ensaio sobre a Liberdade", em edição popular da Escala. Já li mais da metade do livro desde segunda-feira, e é provável que eu conclua tal leitura até amanhã.
À noite, vi um pouco de TV e dormi pouco depois das 22h.

SEGUNDO DIA

Acordei às 6h, e 45 minutos depois, já estava indo a pé até a faculdade. Se na 2ª a trilha sonora do meu (recém-adquirido) MP3 player foi o Oasis, na terça-feira a banda escolhida foi o Blur. Como se não fosse suficiente o fato de que esta é a melhor banda para se ouvir em uma viagem, o conjunto britânico também é ótimo para se escutar durante as caminhadas de 25, 30 minutos que faço para ir ou voltar da universidade.
A professora de Antropologia está viajando, e só volta daqui a uma semana e meia. Logo, foi a monitora que deu a primeira aula de tal matéria. Realizou-se uma dinâmica em duplas: um "exercício biográfico" com várias perguntas aparentemente banais, mas que davam uma noção da pesquisa que o antropólogo deve fazer no início de seus trabalhos de campo. Bem interessante. Fiz a atividade com um colega de Ciência Política que também pegou horário alternativo de Introdução à Antropologia.
Como a aula acabou mais cedo, deu tempo de me matricular na optativa que escolhi para substituir Filosofia. A matéria em questão é Introdução ao Estudo da História.
Em seguida, aula de Direito. Peguei o horário do pessoal de Relações Internacionais. Também gostei da aula. É provável que será outra matéria complicada, mas valiosa que terei em meus primeiros meses de faculdade.
Lá pela uma da tarde, fui à FA. Eu teria aula de Introdução às Relações Internacionais (uma das matérias opcionais que peguei), mas o professor faltou. Em compensação, aproveitei o tempo livre para papear bastante com o pessoal que está no segundo semestre de Ciência Política. Até fui a um bar com eles, embora não tenha consumido nenhuma bebida alcóolica. Felizmente, eles respeitaram a minha postura sóbria, rs.
A professora de Introdução à Ciência Política também não veio, mas o monitores fizeram algumas atividades com os alunos, além de pedirem para cada estudante se apresentar. Como era de se esperar, eu fiz um resumo bem idiossincrático sobre a minha pessoal: "Meu nome é Kaio, tenho 17 anos. Estou no primeiro semestre de Ciência Política. Sou libertário de direita, e escolhi esse curso porque sou viciado em teorias e ideologias políticas desde os 13 anos de idade". De quebra, acabei dizendo para o pessoal não ficar muito preocupado, pois sou "arrogante por natureza", hehe.
Após a aula, fui novamente ao bar para encontrar com outros neófitos (eis o meu termo para substituir o esdrúxulo 'calouros'). Tomei uma Coca-Cola, conversei um pouco e fui embora um pouco depois das 21h. Ciente de que eu não poderia me arriscar muito em andar a pé a essa hora da noite, resolvi pegar um caminho entre vários prédios, visto que era bem iluminado e pouco arriscado.
Quando cheguei em casa, assisti ao BBB8, e fiquei chateado com a eliminação do Marcelo. Prometo que só voltarei a ver o programa na final, ou se acontecer algo realmente interessante na casa nos próximos dias (o que é quase impossível, visto que os cinco remanescentes, como satirizou certa vez a Globo, estão agindo como Backyardigans).

TERCEIRO DIA

Novamente, Sociologia e Economia pela manhã. Aulas boas, como de praxe.
O fato lamentável que ocorreu naquela quarta-feira foi a chuva pesada que peguei. Justamente no único dia em que me esqueci de levar o guarda-chuva, choveu consideravelmente. De quebra, o motivo pelo qual eu fui à universidade naquele dia (pegar a aula de História) malogrou, pois a professora faltou! O resultado não poderia ser outro: cheguei ensopado na minha kitnet. Ñão fiquei gripado, pois tomei uns 2 copos com Redoxon (vitamina C).
Para compensar a frustração, resolvi locar uma comédia besteirol para rir um pouco (e comer pipoca, é claro): "Todo Mundo em Pânico 4". Não é o melhor da franquia (o primeiro e o terceiro são melhores), mas há boas cenas, como as piadas que o presidente dos EUA (Leslie Nielsen) fez na ONU e a paródia da visita de Tom Cruise ao programa da Oprah.
Acabei dormindo mais cedo, enquanto assistia ao Jornal Nacional.


QUARTO DIA

Enquanto andava até chegar na faculdade, li umas 14 páginas do já citado livro do Stuart Mill.
Na aula de Antropologia, foram ensinadas aos alunos as normas bibliográficas. Já a de Direito focou-se na diferenciação dos conceitos da palavra "direito", introduzindo bem gradualmente o conteúdo que virá a ser lecionado.
À tarde, comprei outro livro: "Política e Relações Internacionais", do Marcus Faro de Castro. Apesar de curto (cerca de 180 páginas), a obra lida bastante com a parte mais teórica de ambas as matérias, bem do jeito que eu gosto.
A primeira aula de IERI, apesar de curta, foi bacana. O professor pediu para que os alunos se dividissem em grupos para acompanhar várias questões internacionais distintas, como as Eleições no Paraguai, a crise Colômbia x Equador, a independência do Kosovo etc. Junto com alguns colegas gerontos (é assim que chamo os 'veteranos') de POL, farei um grupo sobre as Eleições nos EUA.
ICP foi ótima, também. Além da exposição inicial sobre os campos de trabalho do cientista político, a professora perguntou aos alunos quem se interessava pelo quê. Descobri que pertenço a uma minoria que quer seguir a carreira acadêmica. Um geronto até já havia me avisado: "Em cada semestre, geralmente são 39 que querem ganhar dinheiro e um que quer seguir na Academia".
"After class", novamente fui com o pessoal ao bar, e novamente não bebi algo alcóolico. Preferi uma Sukita, e também tomei caldo de feijão (delicioso, diga-se de passagem). É muito bom saber que eu sou um dos poucos que é sóbrio... Espero manter tal postura até o fim da faculdade, e, se possível, até o fim dos meus dias. Minha vida não seria nem um pouco melhor se eu passasse a usar drogas, mesmo as lícitas (álcool e tabaco). A cafeína continua sendo a única que utilizo, mas um capuccino, um chocolate ou uma Coca-Cola trazem pouquíssimos malefícios para o corpo e a mente.
Pronto, por hoje é só. Mais notícias de Kaio Felipe na UnB, em breve. Estou escrevendo de uma LAN House, mas espero já ter internet na minha kit-net (rimou?!) na semana que vem. See ya.

 

Comentários:

 

 

Tirando o péssimo trocadalho do final do texto, o texto é delicioso. Ri muito da folga de nossos professores universitários. Vamos privatizar a UNB, UFG, USP etc. ;-) Boa sorte na vida acadêmica. E no bar. ;-)


Depois de um "trazem pouquíssimos malefícios para o corpo e a mente", tenho que ressaltar de novo: você é um calouro estoíco.


Interessante!
Você está gostando da UnB, então? Os professores são dedicados? (fora as faltas um tanto quanto... freqüentes) Está no nivel intelectual que você esperava?
Boa sorte com o curso!


Postar um comentário

[ << Home]