[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

20 fevereiro 2007

Yes, I guess WII WILL WIN!

Que bom começar essa "nova fase" do blog com uma ótima notícia: o Wii, console de nova geração da Nintendo, foi o mais vendido em Janeiro nos EUA!
O NPD, instituto de pesquisas norte-americano, liberou hoje os números (fonte: Videogame Charts):

1º Wii: 435,503
2º PlayStation 2: 299,352
3º Xbox 360: 293,774
4º PlayStation 3: 243,554
5º Nintendo DS: 238,869
6º PlayStation Portable: 210,719
7º Game Boy Advance: 179,482
8º GameCube: 33,806
9º Xbox: 833

Análise dos números, com o economista (de araque), Kaio Felipe:
I - O Wii, apesar de ainda não ter o estoque que a Nintendo pretende (e precisa) para atender a demanda, 'queimou' praticamente todo o disponível, hehe. Vendendo 50% a mais que o X360 e quase o dobro do PS3, ele provou que a combinação de preço acessível, uma razoável linha inicial de jogos, uma proposta direcionada para um público mais amplo (e não apenas nerds e jogadores hardcore) e um controle com uma jogabilidade bastante inovadora seria digna de grande sucesso de público e crítica.
II - O PS2 continua vendendo bem, apesar de já ser de uma geração, digamos, defasada. O que não é surpreendente, pois ele, que é a plataforma mais vendida de todos os tempos (mais de 110 milhões de unidades vendidas), ainda tem público interessado em mais um ano repleto de jogos inéditos. God of War II, por exemplo, chegará em breve.
III - A forte queda das vendas do Xbox 360 em relação ao mês passado provam uma tradição que já seguia o seu antecessor - ele é um console que só desaparece das prateleiras movido a one-hits. No XB, Halo 1 e 2 foram responsáveis diretos pela vantagem acumulada sobre o GameCube. Foi assim com Gears of War, que fez as vendas do X360 dispararem nos últimos meses, mas agora que tal apelo já não é tão grande, a queda logo veio. Mesmo assim, são ótimos números, levando em conta que ele está bem na frente do...
IV - ... PS3, que mesmo com os estoques finalmente estabilizados, já não interessa tanto aos consumidores, que parecem ter percebido que não basta o hardware, o software também conta muito. Conseqüentemente, enquanto os blockbusters Metal Gear Solid 4, Resident Evil 5, Final Fantasy XIII e Gran Turismo 5 não chegarem pro Play 3 (e, na melhor das hipóteses, Metal Gear chega no Natal, os outros só em 2008), a Sony ainda vai amargurar altos prejuízos; leve em conta que, mesmo tendo um preço absurdo de 600 dólares, o PS3 custa à Sony cerca de 800 doletas por unidade para ser produzido! Enquanto ele não vender bem, muito bem (o que, obviamente, tornaria a produção mais barata), a arrogância sonysta não será compensada.
V - Fiquei surpreso com as fracas vendas do DS, mas descobri que é por falta de aparelhos disponíveis. Após duas milhões de cópias vendidas em Dezembro nos States, faltou Nintendo DS nas lojas; portanto, pode parar de comemorar, torcida pró-PSP, vocês continuam amargando o segundo lugar na guerra dos portáteis! Não se esqueçam da lavada que vocês levam no Japão! [Vide lista no final do post]
VI - O GBA ainda vende bem por lá, por incrível que pareça. O GC ainda conseguiu umas 30 mil unidades, mas o motivo é o Zelda novo mesmo (lançado tanto pro Wii quanto pra ele), hehe. Quanto ao Xbox "One", sem comentários, ainda existem 833 ianques sem dinheiro (ou bom senso) pra comprar um console melhor.

A seguir, as vendas de consoles no Japão na semana retrasada (5 a 11 de Fevereiro) - estas eu não vou nem comentar, os números falam por si mesmos:

1º Nintendo DS: 197,500
2º Wii: 76,750
3º PlayStation Portable: 31,500
4º PlayStation 3: 24,750
5º PlayStation 2: 17,000
6º Xbox 360: 5,250
7º Game Boy Advance: 2,000

 

Comentários:

 

 

Saudade do tempo q eu jogava N64 =/
E saudade do tempo q eu tinha tempo, mas agora mesmo q eu tivesse grana pra comprar o Wii, não teria tempo pra ele...

Vc podia fazer um post sobre o último ano de escola, o fim de tudo... E o começo verdadeiro de nossa velhice!


Postar um comentário

[ << Home]