[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

07 fevereiro 2007

Will Wii Win?

O ritmo de vendas dos consoles da Nintendo está elevadíssimo. O Nintendo DS já alcançou a marca de 37 milhões de cópias, quase o dobro do seu concorrente, o PSP (20 milhões). Se, até o início de 2006, a guerra entre ambos estava bem equilibrada (principalmente nos EUA), nos últimos meses a vantagem da Big N cresceu de maneira vertiginosa, sustentada por jogos divertidos e acessíveis (Nintendogs e Brain Damage alcançaram até o público mais idoso!) e a grande aprovação do público ao modelo Lite do DS.
Já entre as plataformas da "Next Generation Wars", quem anda se dando bem é o Wii. Em apenas dois meses e meio, ele já vendeu 4,5 milhões de cópias, ou seja, a metade do que vendeu o Xbox 360 (9 milhões), que foi lançado um ano antes. É provável que a distância diminua ainda menos durante 2007, já que, ao contrário do Wii, o X360 tem péssimas vendas no Japão, um mercado consumidor que faz a diferença. Isso sem falar que a estratégia nintendista de apostar mais na jogabilidade que nos gráficos e optar por um console mais barato e menos 'sofisticado' agradou a grande fatia dos consumidores, os quais estão muito ansiosos por alguns dos futuros lançamentos.
Talvez seja justamente por isso que o PlayStation 3 esteja mal das pernas - o fato de ele ser caro e ainda não ter muitos jogos disponíveis em razão de sua complexidade fez as vendas caírem muito em Janeiro, provando que a histeria em seu lançamento foi efêmera. Provavelmente ele só reagirá no ano que vem (ou já no Natal desse ano), quando chegarão alguns de seus principais lançamentos (como Metal Gear Solid 4, Resident Evil 5 e Final Fantasy XIII) e a Sony finalmente terá condições de reduzir o preço do PS3 (que está dando um grande prejuízo graças também ao seu altíssimo custo de produção). Alguns dizem que será tarde demais, pois a Microsoft e a Nintendo terão tempo de sobra (um ano faz muita diferença no mercado dos videogames...) para possuírem maiores bases instaladas que as sonystas.
Para muitos, essa situação já era esperada - uma hora ou outra, a Sony cairia na soberba e passaria a ter grandes chances de perder a liderança do mercado por acreditar que os jogadores colocam o hardware, e não os softwares, como prioridade. Após dois grandes hits comerciais (PS1 e PS2, que venderam juntos mais de 200 milhões de unidades), ela amarga uma esmagadora derrota no duelo dos portáteis e já começa mal a competição entre os consoles domésticos. E a Nintendo, quem diria, após 10 anos (1985 a 1995) como a líder, graças ao NES e ao SNES, e outros dez (1996-2006) amargando a vice-liderança com o N64 e o GameCube, pode muito bem estar reiniciando tal ciclo. Aguardemos pelos próximos números, jogos e movimentos da indústria de games para que tais teorias se confirmem.

 

Comentários:

 

 

Aí, Caio, parabéns pelo seu Blog, é muito bom. Bacana ver um cara de apenas dezesseis anos que escreve bem e tem opinião formada sobre (quase) tudo. Eu já sou meio que uma 'metamorfose ambulante'... mas tudo bem, deixa quieto! :)
E continue prestigiando o 'Blog do Budrush', ok? Um abraço! ;)

BUDRUSH!!!


Postar um comentário

[ << Home]