[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

11 fevereiro 2007

Mais condenado a ser livre do que esperava

Fiz um teste há alguns minutos, sobre qual seria a corrente filosófica com a qual eu mais me aproximo nas minhas idéias. O resultado foi interessante:

Your life is guided by the concept of Existentialism: You choose the meaning and purpose of your life.

“Man is condemned to be free; because once thrown into the world, he is responsible for everything he does.”
“It is up to you to give [life] a meaning.”
--Jean-Paul Sartre

“It is man's natural sickness to believe that he possesses the Truth.”
--Blaise Pascal

Existentialism 95%
Strong Egoism 70%
Kantianism 65%
Justice (Fairness) 55%
Hedonism 45%
Utilitarianism 40%
Nihilism 25%
Apathy 15%
Divine Command 0%

Pois é, minhas idéias se assemelham bastante às do Existencialismo. Aliás, não por acaso - gosto muito do pensamento de caras como Nietzsche, Sartre e Kierkegaard. É óbvio que isso influenciou no meu Anfisismo, sempre coloquei um caráter fortemente individualista, laico e libertário na sistematização dele.
O teste me deixou com vontade de ler mais obras de cunho existencialista. Vou procurar por "O Estrangeiro", do Camus. Certa vez no ano passado, li umas 40 páginas dele na livraria, mas tive que ir embora. Espero esbarrar novamente com ele qualquer dia desses em uma das livrarias da vida, hehe. Também desejo ler mais obras do Jean-Paul Sartre. Discordo dele na parte político-ideológica (ele é esquerdista, eu já estou mais pra centro-direita), mas o pensamento filosófico dele segue em umaa linha parecida ao meu.

Aos possíveis interessados, recomendo bastante tal teste. As perguntas são bem elaboradas e podem revelar mais sobre você do que possa imaginar (ok, esta foi uma afirmação bem clichê, além de não muito confiável, afinal quem vos escreve é um viciado em fazer testes).

Obs.: A propósito, meu livro de cabeceira no momento é "Ética a Nicômaco", de Aristóteles. Gostei bastante, ele escreve de maneira clara e bem lógica, e sua teoria sobre o meio-termo é interessante. Pretendo voltar a ler "A Montanha Mágica" nos próximos dias - parei na leitura porque o livro era emprestado de uma amiga minha, e ela vai morar no RJ já que passou no vestibular da federal de lá; portanto, precisava do livro de volta. Felizmente, meu professor de Literatura também tem o livro, e irá me emprestar.

 

Comentários:

 

 

teste legal! vou registrar o resultado em meu blog. 100% existentialism =o


Postar um comentário

[ << Home]