30 janeiro 2007
"A Montanha Mágica" me surpreende mais a cada dia.
Não bastasse o mix de filosofia, ciência, história, geografia, sociologia, física, humanismo, Romantismo, Realismo e até biologia, o livro tem até um trecho em francês! Justamente em uma das cenas mais importantes do livro (pelo menos até o que eu já li - estou na pág. 483), são quase dez páginas quase inteiras de diálogos na língua francesa, sem tradução! A culpa não é do tradutor, é do autor mesmo, o que faz sentido com o contexto da conversa.
Isso não é tão ruim, já que eu consegui entender alguns trechos da conversa, e, além disso, o livro me deu vontade de aprender Francês! Vou ver se consigo encontrar alguma gramática para me ajudar a estudar por autodidatismo.
Falando em estudar, o ano letivo continua muito bom para mim. Em tempo recorde, consegui recuperar a disposição para os estudos que eu tinha, por exemplo, no 1º ano. Além do mais, já tenho meu primeiro grande desafio - conseguir pelo menos 80% de aproveitamento em uma prova objetiva de Inglês que terei amanhã, a qual terá 50 questões. Vou me esforçar bastante, afinal, se eu conseguir passar na prova, eu vou ser dispensado das aulas de Inglês, o que significa que eu poderei ir nas aulas do Café Filosófico, que são no mesmo horário.
Aliás, era só isso mesmo que eu tinha para falar hoje, back to studies. Se eu quiser filosofia, vou ter que lutar por ela! (frase retirada do meu "Guia Mental de Frases Melosas e Patéticas que querem soar Heróicas")