[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

02 outubro 2006

... E comentários sobre esse primeiro turno.

1. Lula 48,6% x Alckmin 41,6%. Felizmente, haverá segundo round para presidente. Debates e discussões (no bom e no mau sentido) não faltarão, e a bipolarização PT x PSDB dominará o Brasil nas próximas semanas. Dos males, o menor, para mim, é Geraldo, que, como eu já disse em outras oportunidades, é mais tolerante a reformas nos impostos e menos populista. Mesmo que o petista vença, no entanto, já se verifica uma vitória - ele abaixou a bola, largou a arrogância e vai ter que ajoelhar pra muita gente atrás de apoio. Além do mais, o risco de um governo autoritário da parte de Lula é agora mínimo, pois ele agora tomou consciência de que o eleitor brasileiro não é tão acomodado e que a oposição ao seu governo soma mais de 40% do eleitorado, índice considerável.

2. Em Goiás, duelo de discípulos dos caciques políticos. Maguito Vilela (PMDB), apadrinhado por Iris Rezende, estava na frente em todas as pesquisas até agora, mas caiu na reta final e terminou o primeiro turno com pouco mais de 41% dos votos, 7 a menos que seu adversário, Alcides Rodrigues (PP/PSDB), que se apoiou totalmente em Marconi Perillo, ex-governador e eleito o senador proporcionalmente mais votado de 2006 (com mais de 75%), para virar uma eleição quase perdida. Maguito seria mais rígido com os pelegos do funcionalismo público, e Alcides continuaria o projeto modernizador da economia que foi elaborado por seu padrinho político, mas ambos apostam alto em programas sociais. Promete ser uma briga boa.

3. Collor foi eleito senador por Alagoas. Eis a notícia que mais alegrou meu domingo. O presidente mais injustiçado da história do Brasil voltará ao Congresso, 14 anos depois de ter sido cassado pelo mesmo. Finalmente o povo brasileiro ficará por dentro de todas as falcatruas de 1992. Além disso, Fernando sempre foi um político comunicativo, e pode ser bem atuante na sua passagem pelo Senado.

4. Alguns resultados surpreendentes e/ou curiosos - Jacques Wagner e uma reviravolta na Bahia, vencendo uma eleição que poucos esperavam que ele sequer conseguisse forçar uma 2º turno; Rigotto de fora do páreo no Rio Grande do Sul, prejudicado pela transferência de votos dos seus eleitores para Yeda Crusius; Clodovil como o terceiro mais votado entre os deputados federais eleitos por São Paulo ("Brasília nunca mais será a mesma..."); Eduardo Suplicy e José Sarney tendo dificuldades na reta final para se reelegerem senadores...

5. Retornos já aguardados à Câmara dos Deputados - Paulo Maluf, Antônio Palocci, José Genoino, Ibsen Pinheiro, Ciro Gomes, entre outros.

6. E o Bivar ficou em último lugar, atrás até do Eymael, mas provou que existem 61 mil brasileiros inteligentes e com idéias liberais.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]