[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

26 novembro 2005

Resenha - CD novo do Franz Ferdinand

O Franz Ferdinand era uma das maiores promessas do Rock dos últimos anos. Estrearam em grande estilo com seu primeiro álbum no ano passado, e fizeram muito sucesso com músicas como "Take me out", "The Dark of the Matinée", "ThIs Fire" e "Darts of Pleasure". Mas todos temiam que eles não repetissem a dose no segundo LP, e tivessem o mesmo caminho das "bandas de um só disco".
Felizmente, o álbum You could have it so much better é muito melhor do que o esperado. Enquanto que o primeiro disco deles tinha algumas músicas medianas ("Cheating on you", "40 Ft", "Come on Home"), o novo trabalho dos escoceses não tem nenhum ponto fraco. É sério.
A sequência das quatro faixas que abrem YCHISMB é impressionante. "The Fallen", com seus vocais rápidos e boa melodia, é a minha favorita. "Do you want to" é a mais acessível e engraçada de todas, e candidata a hit do ano. "This Boy" é um Rock bem agitado e empolgante. A fantástica "Walk away" me lembra The Cure, e é o segundo single do disco. "Evil and a heathen" tem uma pegada mais punk, mas o indiepop retorna com "You're the reason I'm leaving", e seu refrão grudento. A influência dos Beatles é clara em "Eleanor put your boots on", uma bela balada.
"Well that was easy" pode parecer pretensiosa pelo título, mas é uma maneira inusitada de dizer "Eu te perdi com mais facilidade do que te conquistei" - é um dos pontos altos de YCHISMB. "What you meant" é uma canção bem alegre. E logo depois começa a criativa "I'm your Villain", com suas mudanças de ritmo. Já "You could have it so much better" é bem britpop, assim como a (também) beatlemaníaca "Fade Together". E, para fechar,
"Outsiders", dançante e sensacional tanto nos versos quanto nos arranjos.
Enfim, se o primeiro disco já era incrível, o segundo leva a qualidade deles ao extremo. Definitivamente, o Franz Ferdinand é uma das melhores bandas da década 00. Se eles fizerem mais um disco tão bom quanto seus dois primeiros CDs, já fixarão de vez seu nome na história do Rock atual.

 

Comentários:

 

 

como assim vc tem uma coletanea do joy division?!!
...


Calma, gente, não é o que vocês estão pensando. Não consegui encontrar um CD original do JD, e provavelmente jamais conseguirei enquanto nenhuma distribuidora decente aqui no Brasil se oferecer para lançar os discos deles.
É que eu gravei um CD duplo com as 39 (!) melhores músicas deles, passando pelo EP da Warsaw, os compactos (lados A e B) de Digital, Transmission, Autosuggestion, Love Will Tear Us Apart, Atmosphere e Komakino, além dos discos Unknown Pleasures e Closer completos e quatro sobras de estúdio selecionadas pro Still.
Ficou bem ampla minha coletânea, sobraram boas músicas. E o legal é que deu pra separar as duas fases da banda - 1977-79, com músicas mais sombrias e simples, e 1980, com canções mais elaboradas e melódicas.


Quem precisa ler jornal com uma explicaçao como essa?


Postar um comentário

[ << Home]