[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

19 novembro 2005

Music is my radar

Já que eu cansei de bancar o romântico chorão e de falar de amor, o assunto principal do blog volta a ser música e livros. Pelo post sobre o Nirvana, vocês já perceberam isso. Agora, um que resgata aqueles antigões que eu fazia sobre minhas músicas favoritas. Esse é especificamente sobre as 10 melhores de todos os tempos, na minha opinião. Enjoy. (É só o gosto pessoal do autor da lista, não estou querendo dizer que estas são as melhores e ponto, beleza?).
Antes de tudo, as menções honrosas: Stairway to Heaven (Led Zeppelin), Imagine (John Lennon), Blitzkrieg Bop (Ramones) e Bohemian Rhapsody (Queen).

10. Bigmouth Strikes Again (Smiths)
A melhor música dessa grande banda oitentista. Boa melodia, performances matadoras nos vocais, na guitarra e, principalmente, na bateria. A letra é ácida, uma bela crítica a Margareth Thatcher, a quem Morrissey "queria quebrar até os dentes e esmagaria o rosto". Bigmouth strikes again, and I have no right to take my place in human being...
9. Another Brick In The Wall (Pink Floyd)
Essa me lembra dos meus 12 anos de idade, quando eu comecei a ouvir Pink Floyd... ô, música contagiante essa! Qualquer um sai por aí cantarolando seus versos... ela consegue perfeitamente ser ao mesmo tempo uma sátira ao niilismo punk e uma crítica ao conservadorismo das escolas britânicas. Destaque pros vocais de Waters, que finalmente tinha aprendido a cantar bem.
8. Song 2 (Blur)
1998. Eu ganhei o jogo FIFA 98. De repente, começa a tocar no game uma musiquinha curta, de apenas dois minutos de duração. Começa calma, e subitamente, guitarra distorcida, baixo potente e gritos de "Woo-hoo". Sim, esta é Song 2, a mais conhecida música do Blur. Uma das canções mais dançantes de todos os tempos, definitivamente.
7. Smells Like Teen Spirit (Nirvana)
Mais uma viagem no tempo. Voltamos a 2001. Pego emprestado com meu tio o CD de um "tal" de Nirvana. Tinha um bebezinho na capa... "será que isso presta?". Faixa 1. Já começa com um riff de guitarra perfeito. Depois entram os outros instrumentos, e os vocais do Kurt. E o refrão grudento. Anos depois, eu leio a letra da música e constato algo. Smells like teen spirit é magnífica em todos os aspectos possíveis.
6. Bizarre Love Triangle (New Order)
Ouvi pela primeira vez dois anos atrás, pelo cover fofinho do Frente!. Quando comecei a ouvir New Order no início desse ano, relembrei a música e sua letra fantástica. Sente só: Every time I see you falling / I get down on my knees and pray / I'm waiting for the final moment / You'll say the words that I can't say. Definitivamente, essa será a música que eu indicarei para a primeira namorada que eu tiver na minha vida, mesmo se isso ocorrer daqui a 20 anos. É sério.
5. Metal Contra As Nuvens (Legião Urbana)
Quando eu tinha uns 13 anos, escutava essa música todos os dias. Era a época em que eu só ouvia Legião. 11 minutos e meio de uma experiência inesquecível. A banda melhora consideravelmente sua técnica para tocar; a letra é maravilhosa; os arranjos são impecáveis; a música muda de ritmo várias vezes; as críticas à Era Collor são certeiras, etc.
4. Should I Stay Or Should I Go (The Clash)
Quando eu comecei a ouvir Clash no ano passado, eu senti que aquela era uma banda realmente boa. Mas quando ouvi essa maldita música, confirmei isso. O riff de guitarra mais viciante de todos os tempos! A letra simples, mas simpática também contribui para esse quarto lugar, assim como os bons vocais e a bateria precisa. Alguns devem se lembrar que os Mamonas fizeram uma sátira a ela com Chopis Centis. Mas nada supera a original. Should I stay or should I go now?
3. Bone Machine (Pixies)
Que Pixies é uma das minhas bandas prediletas, todo mundo sabe. Já ouvi mais de 53 canções dos caras, mas essa música chamada Bone Machine realmente não sai da minha cabeça. Primeiro entra a bateria inesquecível, depois o baixo melódico, e por último, a guitarra detonante e os vocais furiosos. Essa canção é um verdadeiro guia de "como fazer uma canção de Rock alternativo que soe ao mesmo tempo suja e acessível, e agrade a todos".
2. Love Will Tear Us Apart (Joy Division)
Se o Joy Division só tivesse feito essa música, eu já os consideraria uma banda sensacional. Mas como eles fizeram dezenas de outras grandes canções, eles são muito mais do que isso, são a "dream band". São compostos pelo meu baterista favorito, Stephen Morris, o incrível baixista Peter Hook, o ótimo guitarrista Bernard Sumner e, claro, pelo vocalista, letrista e ícone do pós-punk, Ian Curtis. Em seus arranjos maravilhosos e na sua letra triste, confirma-se a perfeição que é Love Will Tear Us Apart.
1. I Am The Walrus (The Beatles)
O auge criativo dos Beatles, e a mais psicodélica das composições de Lennon no mágico ano de 1967. Quando eu conheci I Am The Walrus, em abril de 2004, imediatamente eu me apaixonei por ela. Versos como "I am the eggman / They are the eggman / I am the walrus, goo-goo-g'job" ou "Elementary penguin / Singing Hare Krishna / Man, you should have seen them kicking Edgar Allan Poe" provam que valeu a pena o fato de John ter se dopado de ácido quando compôs essa música. A atmosfera alucinante e viajante que a mesma cria no ouvinte é indescritível, só ouvindo para entender o que eu estou falando. A única música que eu tenho coragem de ouvir 20 vezes seguidas. Goo-goo-g'job!

 

Comentários:

 

 

Aew kaio, pretensão Rulez!!! Apesar de não concordar com TODAS as músicas, eu acho que ficou bom! Goo-goo-g´job!

MatheusDória


Oiii...

ótima a seleção de músicas!!!
nüsga...você gosta de Muse!
Que raro!!!
e de Blur também!
Quando você achar que tem poucos amigos, não esqueça de contar com a gente viu?!!!
Beijoquitchas...
Saudades
________________Dani e Déia.


Postar um comentário

[ << Home]