[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

24 setembro 2010

The Book I'm Writing

Já devo ter comentado isso por aqui: voltei a ter idéias para o meu livro. Hoje de manhã, depois que perdi a concentração para ler "Ação Humana", resolvi fazer um resumo dos temas de cada um dos capítulos. Não se preocupem, pois há poucos spoilers. =)
Espero que, assim, minha inspiração para voltar a escrevê-lo flua melhor.

Cada um dos capítulos terá um diálogo (ou monólogo) filosófico, em busca de uma resposta, conclusão ou, ao menos, definição mais clara das posições em jogo.
Capítulo 1 – debate -> César x Henrique, análogo a Sócrates x Trasímaco, Settembrini x Naphta. Liberdade, responsabilidade, individualidade, x revolta, moral revolucionária, coletivismo.
Capítulo 2 – todos, sobre vestibular -> Júlia e Mário guiam discussão sobre a véspera do “o início de tudo”, uma nova etapa na vida dos seis.
Capítulo 3 – primeiros meses de UNICOS -> Henrique e Alice x Júlia e César sobre invasão da reitoria e os aspectos políticos, éticos e até estéticos do movimento estudantil.
Capítulo 4 – mudanças e experiências no primeiro ano de universidade -> Giovana relembra seus tempos de feminista/LGBT. Fim da 1ª noite.
Capítulo 5 – festas e vida social -> ainda na ressaca, Alice se diverte com algumas histórias de baladas nas quais foi em 18 d.M.
Capítulo 6 – videogames e pessoas -> Mário conta anedotas de sua vida pacata, papeando com os demais sobre o mundo nerd e relacionamentos.
Capítulo 7 – política estudantil -> Henrique relata a vitória de sua chapa para o diretório central, e discute com Júlia e César sobre ideologias e causas defendidas.
Capítulo 8 – dilemas e angústias -> Mário & Giovana e suas principais dúvidas e indagações no crucial segundo ano de UNICOS, muito embora ela seja mais “complexada” que ele.
Capítulo 9 – amizade perfeita ou amor não-declarado -> Júlia & César conversam e relembram seus primeiros namoros, e como isso afetou a relação entre eles.
Capítulo 10 – passado e presente -> Júlia, no final do 2º dia, faz um solilóquio para refletir sobre sua trajetória pessoal, discutindo desde razão e arte até seus sentimentos por César.
Capítulo 11 – elogio do senso comum -> o futuro engenheiro Mário, uma versão brasileira de Hans Castorp, constata que sua vida é tranqüila, e que não há nenhum mal em não ser assim.
Capítulo 12 – caminhos da “bildung” -> César se isola para pôr os pensamentos em ordem. Os assuntos vão desde a excelência de 20 d.M. até o platonismo aristotélico (?) por Júlia.
Capítulo 13 – como resolver uma crise espiritual -> Giovana conta para os demais como, ao longo dos anos de universidade, abandonou o niilismo e se reconverteu ao catolicismo.
Capítulo 14 – tensão e desespero -> após uma séria confrontação com Júlia e Giovana, que criticaram fortemente seu relativismo, Alice entra em colapso e chora compulsivamente.
Capítulo 15 – o revolucionário e a hedonista -> Henrique & Alice relembram os primeiros meses de sua amizade (e até namoro), e procuram entender suas crises de consciência.
Capítulo 16 – a longa e definitiva conversa, parte 1 -> no fim da 3ª noite, Júlia & César falam sobre tudo, desde vida acadêmica e literatura até música e filosofia.
Capítulo 17 – a longa e definitiva conversa, parte 2 -> o assunto que não queria calar veio à tona: amor ou amizade? Com a ajuda de flashbacks, Júlia & César tentam se decidir.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]