[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

06 outubro 2008

Mayor

Farei uma rapidinha hoje, afinal estou com sono, mesmo com tantas tarefas e responsabilidades para cumprir nos próximos dias. Também, quem mandou ficar a noite passada inteira no PC, conferindo a apuração do 1º turno das eleições municipais?

Falando nisso, vamos a alguns destaques:

1. Parabéns para Gilberto Kassab (DEM), que avançou ao 2º turno com 33,6% dos votos, praticamente empatado com Marta Suplicy (PT), que ficou com 32,8%. Foi uma grata surpresa, pois, embora eu já esperasse que ele fosse passar para o '2nd round', não imaginaria que conseguisse fazê-lo já à frente da candidata petista. Felizmente, o atual prefeito de São Paulo é o favorito, se levarmos em conta o provável apoio do PSDB (que sai da eleição com um Alckmin queimado e, espera-se, menos petulante em relação a outros caciques tucanos) e a migração de eleitores de Maluf e, talvez, Soninha.

2. Na capital fluminense, Eduardo Paes (PMDB), 32%, e Fernando Gabeira (PV), 25,6%, passaram com louvor do primeiro teste. Fiquei satisfeito com o bom desempenho de Gabeira, o que prova que a classe média carioca já encontrou o candidato que corresponda aos seus anseios de uma pertinente e real alternativa política à morosidade peemedebista e ao oportunismo evangélico de Crivella. Não me surpreenderia se César Maia resolver apoiá-lo, até mesmo como parte de uma aliança anti-governista que une direita e esquerda comuns na oposição ao projeto político do PT. Paes tem chances de vitória maiores, no entanto.

3. Em Goiânia, não teve jeito: Iris Rezende (PMDB), 74 anos, foi reeleito com 3/4 do eleitorado. A vitória foi fácil, movida pelo asfalto, os viadutos, o estilo centralizador e, é claro, as trapalhadas e baixarias de seu principal adversário, Sandes Junior (PP) - o qual, aliás, teve pouco mais de 15%. O candidato em que votei, Gilvane Felipe (PPS), foi o terceiro, com 5,2%. Como um voto de confiança na possibilidade da agremiação renovar seu discurso e adotar bandeiras realmente liberais e não patrimonialistas e arcaicas, optei por um certo partido (DEM) no escrutínio para vereador.

4. Em BH, Márcio Lacerda (PSB) é a prova de que aliados fortes não são o bastante para transferir confiança do eleitorado e votos suficientes para faturar o pleito já em 1º turno. Porto Alegre viu um Fogaça (PMDB) com ampla distância em relação à segunda colocada, Maria do Rosário (PT), que teve uma vantagem maior que a esperada sobre a jovem Manuela (PC do B). Por último, ACM Neto (DEM) decepcionou em Salvador com seu terceiro lugar, mas será uma peça-chave para a definição do vencedor em 2º turno.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]