[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

25 julho 2008

Novas idéias para o livro

Nesta minha curta estadia em Goiânia, (re)descobri o tanto que andar a esmo no quintal da minha casa facilita a circulação de idéias. Foi em uma dessas 'caminhadas peripatéticas' que tive uma nova luz para o meu livro.
Resolvi mudar os nove meses em que se passam as ações (e devaneios) da trama. Se antes começava em 21 de Setembro de 17 d.M. e acabava em 29 de Junho de 18 d.M., agora iniciar-se-á em 19/Fev/18 e encerrar-se-á em 9/Nov/18.
O principal e mais óbvio motivo para tal mudança é que eu terei mais quatro meses para "esperar" que algo emocionante aconteça na minha vida, o que forneceria material para os capítulos que se passam entre Julho e Novembro. Tudo bem que eu já desisti de deixar o livro 80% autobiográfico (desde aquela minha pseudo-epifania em Fevereiro, decidi reduzir para uns 20%, rs), mas alguma situação inusitada nas próximas semanas poderia até elevar minha inspiração.
Sei que já é tarde demais para virar um hedonista, afinal, agora que eu tenho 18 anos e já possuo maioridade penal, perdeu-se a graça em tentar viver perigosamente. Virei um pós-adolescente e continuarei a ser apenas um intelectualóide abstêmio. Isso, no entanto, não é desculpa para evitar uma ocasião divertida e inesperada que não necessariamente diminua (muito) meus pontos nos testes de pureza - a propósito, o último deu quase 90%, hehe.

Algumas informações básicas:
- Continuam a ser dezessete capítulos, só que eu não pretendo mais limitar o número de páginas. Se passar de 300, não tem problema;
- Cada um deles terá como pretexto 17 datas diferentes, em uma ordem não-linear. Mesmo assim, os flashbacks remetendo a eventos que ocorreram entre 13 e 17 d.M. serão constantes;
- Tentarei diversificar ao máximo a maneira de narrar em cada capítulo: 'stream of consciousness', narração em 3ª pessoa com discurso indireto livre, diálogos (quem sabe com estilo teatral), narração onisciente em 3ª pessoa, narração polifônica em 1ª pessoa etc. Isso sem falar no egoperspectivismo, pois o 'jeito de ser' de cada personagem será determinante na condução da narrativa (juro que tive essa idéia antes de ver "Skins" e ler "Uma Casa no Fim do Mundo");
- Tenho a intenção de fazer muitas referências literárias, políticas, musicais e filosóficas, mas preciso praticar a sutileza no uso de pressupostos para que este recurso não fique pedante demais - e olha que já ficará muito;
- Como deixa a entender o novo período em que se desenrolará a história, o foco agora é a chegada aos 18 anos, e o espaço oportuno que tal acontecimento dá para um acerto de contas com o passado e uma reflexão sobre o presente e o futuro de cada um dos seis protagonistas;
- Só Alice (13 de Janeiro) não fará aniversário durante estes nove meses, mas em um dos capítulos haverá uma rápida recordação de como foi a aquisição da maioridade pela mais velha do grupo;
- Depois de tantas minúcias, que tal começar a escrever "(Des)construção Psíquica" logo e/ou terminar de ler "Ulisses" (ainda faltam 166 páginas, Kaio)? Boa idéia. Tchau.

 

Comentários:

 

 

Muita gente idiota usa "rs", mas você num é um deles...


Postar um comentário

[ << Home]