[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

13 junho 2008

Atravessando o Grande Rio

As 60 páginas diárias de "O Senhor dos Anéis" realmente moldaram meu cotidiano nesta semana que está a se encerrar. Fiquei com a impressão de que o tom que o livro adotava correspondia a como eu me sentia: feliz, irônico, chateado, preocupado, renovado, esperançoso, meticuloso...
Faltam só treze páginas para que eu conclua "A Sociedade do Anel", e provavelmente as lerei antes de dormir. A trama é bem envolvente, e fiquei surpreso ao constatar que, mesmo durando três horas e sendo tão bom, o primeiro filme omitiu e reduziu muita coisa da 1ª parte da saga. Obviamente, refiro-me a Tom Bombadil e o próprio desenrolar de certos momentos-chave (Conselho, Moria, Lothlórien...), o que leva-me a um novo caso (vide Laranja Mecânica, nos posts de Fevereiro) em que um filme que eu adoro não consegue ser superior ao livro que o inspirou. O que eu acho disso? Uma maravilha, que apenas prova que o talento de autores como Tolkien jamais conseguiria ser reproduzido em outra arte com a mesma potência que o foi na literatura.

Cheguei a comprar "A Democracia na América" (Tocqueville) nessa semana, mas descobri que a edição que eu adquirira, que era da Biblioteca do Exército, era condensada. Por mais que eu já tenha ouvido falar da prolixidade e do detalhismo de Alexis no decorrer da obra, não acredito que valha a pena comprar um livro que não contenha o texto integral - ainda mais se estamos falando de um clássico do Liberalismo. Logo, após muito refletir, tomei a decisão de devolvê-lo, e no lugar dele comprei outro da vendedora: "Na Virada do Milênio", do também liberal Roberto Campos. Foi o último livro que ele publicou em vida, e contém ensaios publicados entre 94 e 98. Será uma de minhas leituras em Julho.

A Itália está se esforçando para me deixar frustrado. Após a derrota para a Holanda e o empate com a Romênia (1x1), a equipe tem poucas chances de se classificar. Nem fiquei tão feliz com a goleada que a França levou dos holandeses (4x1), pois a classificação antecipada destes poderia levá-los a descansar e levar pouco a sério o duelo contra os romenos, na próxima rodada; lembrando que, caso percam o jogo, de nada adiantaria a Itália vencer os franceses. Poxa, não quero que a Azzurra novamente caia logo na 1ª fase da Euro!
Quando aos demais grupos da Eurocopa, podem ser feitas as seguintes observações:
- De cara, Portugal desponta como um dos favoritos ao título;
- A Alemanha decepcionou, ao sofrer uma derrota para a Croácia (2x1). Agora precisará pelo menos empatar com os austríacos para não repetir os fiascos de 2000 e 2004, quando não passou para as quartas-de-final;
- Amanhã os espanhóis poderão confirmar se, desta vez, estão ou não entre as seleções mais consistentes do momento. Além disso, a Rússia de Hiddink poderá ressuscitar no torneio ou deixar os suecos ganharem tranqüilamente a outra vaga do grupo;
- Ao que parece, os anfitriões (Suíça e Áustria) serão eliminados da Euro já na primeira fase;
- Eis a minha aposta de quais serão os jogos das quartas (obviamente, há grandes chances de eu errar em minhas previsões) -> Portugal x Alemanha, Croácia x República Tcheca, Holanda x Suécia, Espanha x Itália.

Não gostei muito da acumulação de provas que terei na reta final de Junho. Pensei que os professores tentariam 'dispersá-las' durante o mês, mas a situação ficou assim:
21: Economia
23: História
24: Antropologia e Direito (e na mesma manhã! Help!)
25: Sociologia
26: Ciência Política
A propósito, o professor de Introdução ao Estudo das Relações Internacionais ainda não definiu a data de sua avaliação.
Se eu sobreviver a essa maratona sem nenhuma cicatriz (entenda-se: nenhum MM), já me darei por satisfeito. Ficarei ainda mais se houver alguma 'glória quantitativa' (a.ka. pelo menos quatro menções SS).
O que fazer? Dividir-me em várias frentes, afinal Junho também reserva-me outras metas - terminar "O Senhor dos Anéis" antes de meu aniversário (29) e fazer uma apresentação realmente boa em ICP (19). Vamos à luta, portanto!

Apesar do título criador de expectativas, nada tenho a oferecer para justificá-lo; encerrarei o post por aqui. Hasta la vista!

 

Comentários:

 

 

[ << Home]