[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

27 maio 2008

Ceteris paribus

Será que eu - e o outro colega de meu grupo - conseguiremos resumir os tópicos a seguir em 15 minutos de apresentação?

Tema escolhido:

LIBERTARIANISMO: TEORIA E PRÁTICA

1. As origens das idéias libertárias

a) O pioneiro: La Boétie;
b) A contribuição do liberalismo britânico (Locke, Hume, Burke) e francês (Montesquieu, Tocqueville, Bastiat);
c) O individualismo americano: Thoreau e a desobediência civil;
d) A Escola Austríaca: ênfase em Mises e Hayek;
e) Os libertários dos EUA no século XX: Ayn Rand, Nozick e Rothbard.

2. Os princípios do libertarianismo

a) Filosofia Política: Estado-mínimo, individualismo e “governo de leis”;
b) Economia: propriedade privada, livre mercado e livre comércio.

3. Temas contemporâneos sob a ótica libertária

a) Alan Greenspan e o Fed;
b) O ‘lobby’ libertário nas Eleições dos EUA: Ron Paul e os republicanos;
c) As think tanks: CATO, Mises Institute, Instituto Liberal;
d) A globalização como processo de abertura econômica e política.

4. Críticas e desafios para o século XXI

a) Críticas de liberais, conservadores, socialistas e social-democratas;
b) Perspectivas para a liberdade.

De fato, tenho um grande desafio pela frente. É por isso que decidi dividir o trabalho em duas frentes:
I - Redigir um texto contendo comentários mais aprofundados sobre todos esses assuntos, a ser distribuído para o pessoal de minha sala no dia da apresentação.
II - Focar-me nos pontos mais fundamentais e importantes, principalmente o tópico 2.
Só sei de uma coisa: se este trabalho der certo, já tenho um esboço do que será minha monografia, a ser feita daqui a 3 ou 4 anos.

A seguir, um rápido resumo dos meus últimos seis dias:

- Assim como eu previa, terminei de ler "Análise das Relações Internacionais" (Deutsch) na quinta de manhã, minutos antes de pegar o ônibus para ir a Goiânia. No mesmo dia, comecei a ler "A Virtude do Egoísmo", de Ayn Rand, mas resolvi interrompê-lo para aproveitar uma obra que eu acreditava ser mais adequada para o fim de semana prolongado: "Uma Crítica ao Intervencionismo", de Ludwig von Mises.
Embora eu a tenha lido como um 'warm-up' para "Ação Humana", isso não me impediu de ter gostado bastante dos seis ensaios compilados no livro. Escrito em meio à instabilidade política da República de Weimar e meses antes do Outubro Negro da Crise de 1929, o autor analisa de maneira pertinente as falácias das políticas intervencionistas e sua desmedida pretensão de ser um meio termo em relação às economias de propriedade privada (capitalismo) e pública/estatal (socialismo). De quebra, desconstrói o raciocínio dos Socialistas de Cátedra, intelectuais estatistas que, embora fossem geralmente antimarxistas, tentavam adaptar as idéias socialistas para o plano de uma Alemanha com um Estado forte e centralizado, idéias que já eram influentes desde os tempos de Bismarck. As conseqüências da expansão dessa mentalidade foram nefastas, e nem precisamos coçar nossos bigodes para saber no que este nacional-socialismo resultaria.
Concluí tal leitura na segunda, pela manhã. Resolvi retomar o livro da Rand, e, tudo o mais constante, amanhã à noite eu já conseguirei terminá-lo. Ainda estou na metade de "A Virtude do Egoísmo", mas já posso adiantar que adorei a maneira como a autora desmistifica e justifica o egoísmo racional, a ética intrínseca no auto-interesse.

- O que posso falar sobre o feriado em minha cidade natal? Bem, gastei tanto tempo jogando Pokémon Emerald no GBA que nem tive tempo para julgar positiva ou negativamente tais dias, hehe. Insensibilidade à parte, foi legal, embora nada de excepcional.
Mesmo assim, aproveitei para ir junto com minha mãe a alguns sebos do centro da cidade, na sexta-feira. Comprei "Retrato de um Artista Quando Jovem" (James Joyce) e uma dobradinha do Blur: o DVD "The Best Of'", com os clipes dos singles de 1990 a 1999, e o álbum "The Great Escape", relativamente raro, pois nunca foi sido lançado no Brasil (o CD que comprei é da tiragem americana). Aproveitei para encomendar pelo Submarino a obra-prima do Keynes, a "Teoria Geral"; provavelmente a correspondência chegará amanhã para mim.

- Horas antes de pegar o ônibus da volta, vi o GP de Mônaco de F1. Foi uma corrida boa, em que a Ferrari cometeu erros de estratégia que atrapalharam o desempenho de seus pilotos, principalmente Felipe Massa. Lewis Hamilton surpreendeu, e venceu a corrida de maneira inquestionável. Além da vitória, ele assumiu a liderança do campeonato, com 3 pontos de vantagem sobre Kimi e 4 sobre Massa.

Espero que meu próximo post seja menos sobre o passado e mais sobre o futuro. Veremos se isso será possível.

 

Comentários:

 

 

Alguma sugestao de quais sejam os melhores livros em defesa do liberalismo economico e do capitalismo?
Obrigada.


Postar um comentário

[ << Home]