[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

30 maio 2008

Sexta-feira muito louca

Como o título do post sugere, hoje foi um dia divertido. Além das últimas palestras da Semana Política, passei boa parte do dia conversando e “perambulando” com uns colegas meus, a maioria deles do 2º semestre.
Estou cada vez mais perto da conclusão de que o "culpado" por eu me considerar anti-social no Ensino Fundamental e, principalmente, no Médio, não era exatamente eu mesmo, mas também o meio social. Ou seja, minha socialização era dificultada pela cidade e as pessoas com quem eu tinha que conviver.
Não, isso não é determinismo e/ou encantamento exagerado com a faculdade. É um pouco difícil explicar, mas parece-me que os seres humanos da universidade criam menos obstáculos (entenda-se 'frescuras' e 'panelinhas') para que eu possa me interessar pela hipótese de tentar um diálogo com eles. É claro que conheci muitas pessoas legais em Goiânia, no Colégio Ávila, no Classe etc.; seria horrível de minha parte negar esse passado. A diferença é que, pelo menos por enquanto, estou tendo mais facilidade para me socializar do que antes, mesmo não tendo mudado em nada a minha personalidade e minha receptividade a novos contatos.
De qualquer maneira, torço para que isso continue nos próximos anos. Adoro a solidão resultante de morar sozinho, mas não nego que também é ótimo aproveitar a UnB não só nos estudos, mas também como oportunidade de fazer colegas - e, quem sabe, amigos(as).

Sobre as palestras:
- A primeira do dia, sobre Ditaduras na América Latina, foi de longe a melhor não só da sexta, como também da Semana Política. O fato de que nenhum dos três palestrantes era esquerdista (dois deles tinham algumas idéias social-democratas, mas nada realmente abominável ou inconciliável com uma visão que repudiasse o autoritarismo e a falta de autocrítica da esquerda tradicional) facilitou, mas eles realmente discutiram bem a temática proposta, abarcando idéias bem pertinentes; por exemplo, o papel das próprias elites locais na fomentação de uma tradição autoritária, a crescente e preocupante desconfiança da população latino-americana em relação à alternativa democrática e os riscos de um populismo não só político, como também econômico.
- A segunda (Populismo) e a terceira (Encerramento da Semana Política) não me agradaram tanto, por um motivo que, em parte, é culpa minha: os palestrantes falaram em portunhol ou simplesmente em castelhano! De quebra, a barreira lingüística não seria tão problemática se as próprias abordagens deles não fossem tão maçantes e cansativas, principalmente na palestra de Encerramento.
Esta última, aliás, notabilizou-se por uma insististente (e inconvincente) tentativa de desmerecer a importância do neoliberalismo na política e economia latino-americanas. Pouco me importa se o professor argentino de tal palestra seja genial, conceituado e convidado especial: assim como os direitistas devem admitir que realmente houve problemas e distorções sérias na implantação do programa neoliberal na América Latina, os seus opositores políticos não podem ignorar que tal agenda econômica ainda é extremamente influente e importante. Mesmo Lula e Bachelet, apesar de ligados a partidos de esquerda, não abandonaram as práticas de austeridade, políticas antiinflacionárias, cooperação e abertura econômica, acordos de livre comércio, redução do estatismo e do intervencionismo etc.
É claro que estas reformas poderiam ser mais profundas, mas é inegável que só o fato de, apesar de tudo, a esquerda que está no poder estar consciente de que, independentemente da ideologia defendida, o crescimento e o desenvolvimento econômico só são possíveis a partir de certas condições indispensáveis, já é um progresso imenso em relação à geração de antes da queda do Muro de Berlim. Países como o Brasil e o Chile, após décadas de ditaduras, parecem ter descoberto que o caminho da servidão e do autoritarismo jamais será o melhor para um país que vise a um futuro melhor.

Recebi hoje o livro do Keynes que encomendei pelo Submarino. Assim que eu terminar "Walden" (Thoreau), pretendo lê-lo.

Acho melhor parar por aqui. Boa noite.

 

Comentários:

 

 

Resolvi me manifestar, apesar de que já havia te dito que lia seu blog x)
Apesar de o nome do tópico ser quase um tema da sessão da tarde haha, essa sexta foi "muito louca" mesmo né não ?
É isso aí rapaz, sem (muitas) 'frescurinhas' e 'panelinhas' sem mudar em nada sua personalidade, aí estamos nós, seus "colegas - e, quem sabe, amigos(as)" !


Postar um comentário

[ << Home]