[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

14 setembro 2007

"Tô cansado de me cansar!"

Foi necessário um acidente aéreo para que parte da classe média/alta tivesse uma epifania e descobrisse que o mundo é cruel e as instituições estatais são ineficientes. Sendo o avião um dos símbolos da dita elite econômica, foi até previsível a reação indignada dos riquinhos. Pena que indignação não necessariamernte significa consistência ideológica, e o resultado disso foi uma das maiores piadas políticas da década: o Movimento Cansei.
É até comum que alguém se canse de ser sexy, ingênuo ou inútil, mas o cansaço deste (autoproclamado) Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros é completamente vago de sentido. Chega até a ser metalingüístico: "Tô cansado de me cansar!" Ei, na verdade quem disse tal frase foram os Titãs, em uma música de vinte anos atrás! Ou seja, chegou-se ao ponto em que não são os radicais de classe média que estão inconformados com o país, mas sim o diâmetro oposto a eles: os conservadores, a famigerada 'classe média hipócrita'!
A própria organização da OAB já demonstra o caráter corporativista do Cansei. Já se passou a época em que os advogados tinham uma opinião política digna de respaldo. Que se diga o mesmo de médicos e industriais, representados respectivamente pelo CRM e a FIESP. Aliás, a única ideologia que é visível nos "cansados" é a do falso moralismo. A contribuição da maioria deles por um Brasil melhor foi mínima; até impostos alguns sonegam. Logo, que não venham eles falar em solidariedade e reformismo, até porque só mesmo a Revista Veja acredita que as "elites" fazem realmente o seu papel na construção de um país menos deplorável.
Mesmo assim, que não se cometa o equívoco de tachar o Movimento Cansei de direitista. Eles não defendem bandeiras liberais, internacionalistas e/ou libertárias; pelo contrário, vários de seus militantes são tucanos (portanto, centristas) ou até mesmo pró-Lula. Logo, as críticas que parte dos governistas e "vermelhos" fizeram ao movimento são tão inócuas quanto o próprio. Alguns apelaram até para o "conspiracionismo", alegando a existência de uma ameaça golpista. Tal argumento não passa de um tolo saudosismo em relação à Marcha da Família com Deus pela Liberdade (Março/64), que reuniu meio milhão de manifestantes. A própria matemática desmente tal analogia, visto que as passetas do Cansei nunca passaram da marca de 5 mil pessoas.
Considero infelizes determinadas perguntas dualistas, como as que pretendem resumir os "cansados" a uma prova de egoísmo elitista ou um ato legítimo. A última coisa da qual a análise política se necessita é de simplismo, de generalizações. O ser humano é essencialmente egocêntrico, assim como qualquer passeata pacífica (e até mesmo algumas mais violentas) é legítima. Logo, a pergunta mais sensata a se fazer seria: "Movimento Cansei: existe uma retórica séria por trás dele ou é apenas um chilique oportunista?" Após a leitura das últimas linhas, fica claro que a segunda opção é a mais condizente com a realidade. Enquanto isso, em Brasília, o Estado continua na ineficácia e burocracia excessiva costumeiras...

[Mais um 10 na redação! A corretora até disse que o texto ficou melhor que os da coletânea, rs. Ando em uma fase ótima, praticando bastante os três pilares do conhecimento (ler, escrever e conversar). Já terminei de ler a biografia do Paulo Francis que um amigo me emprestou, e agora lerei uma obra do próprio Franz: "O Afeto que se Encerra". Ah, e a 'fase sociável' continua, felizmente.]

 

Comentários:

 

 

Puta merda, excelente texto! Já havia comentado esses dias que o movimento vai cansar e morrer de tão cansado, mas em parte o Cansei tem lá sua razão de ser - ou seja, eu defendo quando falam mal e falo mal quando defendem, hehe.

Ah, outro texto que eu gostei bastante sobre o assunto foi o do Pedro Dória: http://pedrodoria.com.br/2007/08/06/cansei/


Eu não daria 10 nesta redação. A corretora deve ser daquelas comunistinhas que ouvem as novidades da Billboard (que compra com o caraminguados das correções) e usam All Star com camiseta do Che Guevara. Essa redação caberia na edição da Caros Amigos que trata do tema.
Se as passeatas do Cansei levaram poucas pessoas às ruas, talvez seja por que a imprensa esquerdista (a corretora deve carregar uma Carta Capital na bolsinha da Puma)não divulgou o movimento como deveria. Plus, andar de avião não tira a legitimidade de quem quer protestar. Somos, teoricamente, um país livre e, se um só cidadão quiser protestar, é direito dele reclamar das mazelas do Brasil, mesmo com dinheiro no bolso. Cansei dos comunistinhas fashionistas. ;-) [abraço]


Os trechos "que não se cometa o equívoco de tachar o Movimento Cansei de direitista. Eles não defendem bandeiras liberais, internacionalistas e/ou libertárias", "as críticas que parte dos governistas e "vermelhos" fizeram ao movimento são tão inócuas quanto o próprio" e "qualquer passeata pacífica (e até mesmo algumas mais violentas) é legítima" deixam claras as minhas posições ideológicas. Nada mais a declarar, rs.


Postar um comentário

[ << Home]