[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

30 setembro 2007

"Palavras são sombras, as sombras viram jogos"

37. Terminei "Collor: A Cocaína dos Pobres" e "O Beijo no Asfalto" (Nelson Rodrigues) anteontem, e "Brás, Bexiga e Barra Funda" ontem. São 37 livros concluídos em 2007. Faltam três para que eu alcance a minha meta temporária. Mesmo assim, como diria a velha frase ("Quem supera um ideal vai além dele."), posso tentar ler mais neste ano. Digamos que eu tirei este segundo semestre para exorcizar todos os demônios do ócio mal aproveitado, passando a utilizá-lo para fins mais úteis. Não que eu tenha abandonado velhos hábitos sedentários; por exemplo, ainda assisto à TV (aliás, tive um sono bem fragmentado na noite passada, porque estava passando F1... mais detalhes no decorrer do post) e uso o PC por dezenas de horas semanais. Apenas sacrifiquei algumas horas de sono (antes eram quase 7 diárias, atualmente são pouco mais de 5), afinal sou muito jovem e pretensioso para desperdiçar minha vida dormindo.

Ah, é verrdade, li a peça do Nelson Rodrigues mesmo. Ótima, diga-se de passagem. Personagens cativantes, trama bastante tensa, picos de ironia, um desfecho arrepiante... enfim, "O Beijo no Asfalto" faz justiça ao seu subtítulo "Tragédia Carioca em 3 atos". Aliás, quero ver se acho "Bonitinha, mas Ordinária" e "Vestido de Noiva" para ler.
Já "Brás, Bexiga e Barra Funda" é uma compilação de contos sobre o cotidiano dos imigrantes italianos na cidade de São Paulo da década de 20. A idéia é boa, e os enredos em termos gerais também (especialmente um chamado "Corinthians 2 x Palestra 1", sobre uma garota que é protótipo de maria-chuteira), mas... o estilo do autor é entediante. Sei que é intencionalmente que ele utiliza pontos em excesso, para 'marcar' cenas mais descritivas; entretanto, o texto fica travado demais. Prefiro muito mais o diâmetro oposto a isso, verificado, por exemplo, nas obras de Jack Kerouac e Clarice Lispector, com o fluxo de consciência. Para piorar, o livro tem um quê de datado, até mesmo pela temática da imigração. Pode ser que eu tenha sido chato e fresco em relação à obra, mas prefiro acreditar que existem livros bem melhores que este de Antônio de Alcântara Machado.
Comecei hoje a ler "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Holanda. Se o ensaio for tão bom quanto as 40 páginas de textos introdutórios - feitos por Maria Odila Leite da Silva Dias e Antonio Candido - deixam a entender, então estou diante de uma ótima leitura. Interessante notar que a visão historista dele é muito válida para análises na área das ciências sociais, fornecendo um ênfase à cultura, aos valores e tradições acumulados pelos povos durante o processo histórico; estes são muito negligenciados pelos pensadores mais materialistas. Começarei a ler "Raízes" propriamente dito amanhã.

É claro que eu não me limitaria a simplesmente ler, mas também a preparar a minha ida para o outro lado do balcão. Trocando em miúdos, continuo escrevendo Megalomania Psíquica. Estou cheio de idéias para a obra, desde alternância constante de vozes narrativas até doses cavalares de metalingüística e crítica musical e literária. Também decidi mudar o nome da personagem porra-louca: chamar-se-á Alice a antiga Leila. Considero tal nome mais adequado para a lisergia que a caracterizará. De quebra, já estipulei uma 'dead line' para o livro: Setembro de 2008. Até lá, já terei vivido experiências (ou mesmo apenas divagações) suficientes para compor o enredo da obra. Também seria tempo mais do que suficiente para reescrevê-la e quem sabe até preparar uma sequência, por que não?

Para fechar o post, F1. Poxa, o GP do Japão foi provavelmente o melhor do ano. A chuva tornou a corrida bem mais emocionante, dramática e instável. A batida de Alonso, a bela ultrapassagem de Massa sobre Kubica na última curva e o ótimo desempenho dos pilotos que formaram o pódio - Hamilton (cada vez mais próximo do título), Kovalainen e Räikkönen - foram os destaques da prova.

Good night, little creatures.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]