[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

24 junho 2007

Hello Hello!

Após 23 dias sem postar em Racio Símio, creio que devo algumas explicações...
1º Estive muito, mas muito ocupado nos últimos dias, como ficará mais claro durante o post.
2º Bloqueio criativo. Estava sem idéias sobre o que escrever.
3º Precisava praticar mais os outros 2 dos 3 pilares do conhecimento, a fala e a leitura. Tanto que aproveitei o descanso do blog para melhorar a minha oratória (não estou falando tão rapidamente quanto antes!) e ler vários bons livros (ok, eu comecei vários e não terminei quase nenhum deles - foram 15 concluídos em 2007, e sobre o provável décimo sexto eu falarei daqui a pouco).

A seguir, utilizando-me um pouco de formatos ortodoxos e heterodoxos de fazer um diário, direi como foram esses últimos dias.

06 de Junho: viagem para São José dos Campos, visando ao PoliONU 2007. Se no ano passado eu fui como ministro da Alemanha pela OMC, desta vez seria como conselheiro (inclusive com direito a uma credencial!). No ônibus, pude conversar bastante com os alunos de 1º e 2º ano que iriam participar do evento. Os assuntos foram os mais variados, indo da boa e velha política até momentos autobiográficos. À noite, passei o filme que eu havia trazido, "Trainspotting". Foi uma escolha relativamente elogiada pelos meus colegas de viagem, que, na sua maioria, eram bastante extrovertidos e interessadíssimos na área de Humanas.

07 de Junho: primeiro dia em SJC. Os (as) meninos (as) foram até bem no primeiro dia, algo bom pro ego deles, já que puderam ver que seus futuros "adversários" nos debates de cada comitê não eram tão imbatíveis quanto eles imaginavam a priori. A cerimônia de abertura foi ótima, destacando-se o discurso de um convidado especial, que é embaixador do Brasil em vários países (dos que eu me lembro, Indonésia), e o coquetel (ênfase nos salgados e na Coca-Cola, rs).
No turno noturno, fomos ao shopping, e eu, obviamente, passei a maior parte do tempo em uma livraria. Esta não era grande coisa, mas o suficiente para que eu começasse meus velhos dilemas sobre qual livro comprar. Continuei indeciso, e resolvi adiar o veredicto para os dias seguintes. Quando voltamos para o hotel, passei um tempão ajudando meus colegas a preparar seus documentos de posição. Tive a oportunidade de me deparar com o duelo que seria mais evidente dali pra frente: dois amigos meus, que representariam Itália e Bolívia respectivamente, discutiriam na OMC a questão dos subsídios agrícolas. Ambos estavam bastante preparados, e eu sentia que isso poderia ser produtivo para os debates.

08 e 09 de Junho: o PoliONU começou para valer. Já no primeiro dia, o comitê do CSH, que discutia a Guerra da Coréia, entrou em crise devido ao impasse entre o bloco comunista e o capitalista. Na OMC, o embate entre “Norte rico x Sul pobre” era intenso, e um consenso parecia distante. No CS, a posição de europeus e asiáticos a favor do reconhecimento tanto do Estado de Israel quanto da Palestina esbarrava na intransigência dos EUA. No PNUMA, apesar do tema ser Recursos Hídricos, os delegados desviavam tanto do assunto que se chegou a falar sobre energia nuclear! Isso sem falar nas pérolas, como “É preciso desmistificar a lenda de que os peões colocam cacos de vidros na vagina do boi” e “[Nós da Colômbia] não temos exército para atacar os Estados Unidos, só se for com cocaína!”. O DSI discutia um tema delicado (tráfico ilegal de armas), mas desde o início houve a idéia de criar um órgão chefiado pela ONU que tratasse especificamente de tal prática. Já o CDH, que debatia sobre o tráfico de seres humanos, parecia mais devanear do que chegar a algo concreto.
Comprei dois livros: “Utilitarismo” (Stuart Mill) e “O Povo Brasileiro” (Darcy Ribeiro), sendo este o que eu pretendo ler primeiro, após tantos elogios feitos à obra que eu já vi e ouvi.
Quanto às atividades “extra-PoliONU”, houve uma péssima festa à fantasia (tema: cinema) organizada pelos alunos do Poliedro, com direito a funk e “eletrônico vagabundo e popularesco”. Era para irmos embora às 2h, mas o consenso de que não havíamos gostado do ‘jeito paulista’ de festejar permitiu que partíssemos já pela meia-noite. O lado bom foi que eu pude conversar bastante com meus amigos, enquanto torcia mentalmente por uma música boa. Minha fantasia de Rob Gordon (protagonista de “Alta Fidelidade”) foi em vão, hehe...
Na madrugada entre sábado e domingo, houve um problema com um aluno alcoolizado e fora de si (ironias do destino, justamente o meu colega de quarto!), mas nem quero falar muito do assunto de tão irritante que foi o ocorrido; felizmente, conseguimos resolver o problema e fazer com que o professor que levou a turma nem ficasse sabendo do fato, o que seria terrível. Após a confusão causada pelo menino imbecil durante umas duas horas e meia, acabei indo dormir no quarto de uma colega minha, mas só consegui ‘cochilar’ das 4:30 até as 6:30 de tão puto que estava. Claro que isso impediu a viagem de ser perfeita, mas contribuiu um pouco para a maturidade minha e dos outros colegas envolvidos, visto que tivemos que controlar uma situação tão delicada como aquela.

10 de Junho: O domingo foi ótimo. Todos os comitês, após muita discussão e braços torcidos, conseguiram concluir os seus trabalhos, e à tarde tivemos a cerimônia de encerramento. O clima de despedida não impediu que todos continuassem animados até o fim, com muitas promessas de reencontros. Já no ônibus, foi quase instantâneo: lá pelas 20h (saímos às 18h30), todos já estavam dormindo, exaustos pelos quatro dias agitadíssimos que tivéramos.

11 de Junho: chegamos em Goiânia, e eu tive de encarar o retorno da rotina.

14 de Junho: na aula de Redação, assisti a um dos filmes que eu mais gostei até hoje: “Donnie Darko”. Mais detalhes sobre ele em uma redação que eu publicarei em breve!

15 de Junho: véspera das provas da UnB. A cada segundo eu estava mais ansioso, e nem as aulas com dicas dos professores que eu tive pela tarde minaram minha tensão.

16 de Junho: além de um pesadelo no qual bolhas (ou plasmas, não me lembro bem) gigantescas engoliam um prédio ao som de "Paranoid" (Black Sabbath) - adoro sonhos metalingüísticos! - , fiz a prova de Ciências Humanas e Língua Estrangeira. Fui muito bem, tendo obtido 95 na primeira (105 acertos e 12 nas questões do tipo A e 1 acerto do tipo B = 95 pontos) e 20 na segunda (25 / 5). O teste estava uma delícia de fazer; adorei questões como uma sobre as últimas eleições na França. Fiz uma excelente redação, mas fiquei triste quando soube que ela terá um peso mínimo na composição do argumento final.

17 de Junho: realizei a prova que eu tanto temia, a de Exatas e Biológicas. Foi tão difícil quanto eu esperava, e eu saí arrasado do exame. Três dias depois, quando fui conferir o gabarito, fiquei menos triste: dos 107 itens que eu fiz, acabei acertando 77 e errando 29 do tipo A e 1 do tipo B. Total – 48 pontos. Segundo o site Vestunb.com, a nota que eu obtive na prova da UnB seria suficiente para que eu passasse em Ciência Política nos últimos três anos. Espero que eles estejam certos; não é porque eu fiz esse vestibular como treineiro que eu não gostaria de ser aprovado!

20 de Junho: no Cineclasse, os professores passaram e comentaram “O Labirinto do Fauno”. Gostei do filme e da sua combinação do contexto histórico da Espanha franquista com o universo imaginário e onírico criado pela garotinha Ofélia (Ivana Baquero). As metáforas também são geniais, indo do freudiano até a mitologia greco-romana.

22 de Junho: finalmente chegou uma encomenda que eu fiz pelo Submarino, contendo um livro que eu estava morrendo de vontade de ler: “Física Moderna para Iniciados, Interessados e Aficionados – Volume 1”.

23 de Junho: comprei o Volume 2 em uma livraria. Também descobri, através da Folha de S. Paulo, que um grupo de físicos dos EUA sugeriram que buracos negros não existem. Sim, Kaio está cada vez mais interessado pelas Ciências da Natureza!

24 de Junho: antes de usar o PC, já li umas 47 páginas do Vol. 1. O livro, sempre combinando cálculos matemáticos para demonstrar as fórmulas com uma linguagem envolvente e agradável, inicia seus trabalhos recapitulando os princípios da Física Clássica, mas já apontando o que os “modernistas” poderiam relacionar e retificar. Fiquei com a mente bem viajada após a leitura, de tanta informação que absorvi! E olha que ainda nem cheguei na parte em que há um aprofundamento sobre Relatividade, Mecânica Quântica, Física Nuclear etc.

Enfim, por hoje é só. Espero que, nos próximos dias, eu volte a postar no blog com a mesma freqüência de antes.
P.S.: Daqui a 5 dias eu completarei 17 anos. Como já disse em textos anteriores, aguardo essa data há dez anos, quando comecei a fazer planos para o meu 17º ano de vida e tentar provar o quanto o número dezessete é e continuará a ser importante na minha vida (e não por motivos astrológicos, mas sim porque eu confio no fato de que o período 29/06/07 - 28/06/08 será decisivo na minha existência). See ya!

 

Comentários:

 

 

Unn, unnn... Uma biblioteca ambulante como já havia dito. Sim o PNUMA foi o campeão em pérolas :T!! Pois muito bem, adoreiiiii o seu Racio Símio, gracinha!!! Vou passar por aqui sempre que possível. *:
Mariana do Crasse.


Ps: Marri é meu nome de guerra tem uns 3 dias.


Postar um comentário

[ << Home]