[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

30 novembro 2006

Um "Carpe Diem" possível

Mais desejado do que de fato consumado, o ócio é indispensável para qualquer produção artística ou filosófica. Nos últimos séculos, porém, o trabalho passou a ser bem mais valorizado. Obviamente, a possibilidade desse "tempo livre" se tornou mais complicada. Algumas pessoas (especialmente esquerdistas chatos) acusam o capitalismo de ter sido uma absoluta negação do ócio. Será mesmo?
Antes de tudo, voltemos a Roma Antiga, na qual já se discutia constantemente a necessidade desses momentos para pensar, meditar e usufruir da vida. Várias correntes filosóficas pós-socráticas questionavam o negócio e o pragmatismo excessivo dos romanos, especialmente o estoicismo. Sêneca escreveu várias obras condenando o materialismo descontrolado e as agitações inúteis, propondo como "soluções" para o homem uma maior tranqüilidade da alma, explorando virtudes como a modéstia, a serenidade e, claro, maior dedicação ao ócio. O próprio Sêneca praticou esse estilo de vida, pois, sempre que a vida pública (ele era estadista e conselheiro de Nero) o deixava angustiado e exausto, ele se retirava para o campo.
Voltando ao século 21, claro que estamos em condições (bem) diferentes das da Roma de dois mil anos atrás, mas esse ideal estóico não se tornou anacrônico - será que realmente precisamos de tanto trabalho, estresse, inquietações e prazeres curtos e superficiais (como álcool, drogas e libertinagem)? Não seria isso uma anulação do indivíduo, o qual estaria sacrificando boa parte da sua vida com atitudes e comportamentos que só lhe trarão infelicidade?
O próprio homem é o culpado por esse padrão de vida obcecado por trabalho; culpar o sistema capitalista é se isentar do problema. Mesmo nas escolas, os próprios alunos ditos "esforçados" refletem isso - bitolados por números e resultados, mentalidade limitada (ou se resumindo a provas e vestibulares), conteúdos aprendidos de maneira tecnocrática... Pouquíssimos são os "alternativos" a isso. Não por acaso, são justamente os que que se interessantam muito por música, filosofia, discussão de idéias e artes em geral que se sobressaem. Podem até não rechearem o boletim de notas 10 como os "esforçados", mas sabem e entendem mais sobre a vida do que aqueles.
Só não concilia trabalho com ócio quem não quer. Oportunidades não faltam, o que falta é empenho das pessoas, que reclamam demais e fazem de menos. Esquecem elas que o próprio capitalismo estimula a criatividade, afinal, os profissionais mais valorizados no mercado são justamente os mais ousados e inventivos. De nada adianta o sujeito ser um workaholic se ele não tem idéias próprias e uma mente ociosa para criar e inovar. Cabe a cada um de nós, portanto, escolher como aproveitar o tempo livre que nos é disponível: ou se contentando com formas rasas de entretenimento (TV, filmes pipoca, festinhas banais, futilidades), ou lendo bons livros, ouvindo música e filosofando sobre como o mundo poderia ser melhor se quiséssemos e fizéssemos que ele o fosse.

1. Este texto foi a minha última redação do ano. Tirei nota 100, o que me deixou bastante orgulhoso.
2. Terminei de ler "A Dama das Camélias". Estava pensando em partir para "O Idiota" (estou na pág. 166), mas acho que antes vou ler "Madame Bovary". Em breve, resenha da obra de Alexandre Dumas Filho.
3. Viciado novamente em Pavement, uma das bandas mais cool que os EUA nos proporcionaram nos anos 90. Recomendo a todos que gostam de rock alternativo de qualidade.
4. Amanhã tenho simulado, e domingo, prova do PAS.

 

Comentários:

 

 

Parabéns pelo texto! ;)


texto mto bom , todavia apresenta demasiada arrogancia em alguns momentos ,como em :" ou se contentando com formas rasas de entretenimento (TV, filmes pipoca, festinhas banais, futilidades), ou lendo bons livros, ouvindo música e filosofando sobre como o mundo poderia ser melhor se quiséssemos e fizéssemos que ele o fosse.", pois filosofar , ler bons livros e ouvir música podem ser classificados como "formas rasas de entretenimento". Desse modo, a escolha do útil e aprazivel é individual.


Olá.
Vc já escreveu algo sobre o fime "A Dama das Camélias"????
Abraços


Postar um comentário

[ << Home]