[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

21 fevereiro 2006

Lendo Freud e Schopenhauer

1. Enquanto eu não concluir a leitura das três obras do Freud compiladas no fascículo da coleção Os Pensadores (Cinco Lições Sobre Psicanálise - História do Movimento Psicanalítico - Esboço sobre Psicanálise), não pretendo atualizar o blog. Estou gostando muito das teorias e idéias do Freud, como o complexo de Édipo e a libido desenvolvida já na infância. Pelo menos nos que eu estou lendo, a linguagem é acessível e um leigo em psicanálise como eu pôde compreender - e se interessar também. Pretendo ler depois a obra-prima dele, A Interpretação dos Sonhos.
2. Eu terminei de ler A Arte de Escrever (antologia de textos a partir do livro Parerga e Paralipomena), de Schopenhauer. Não vou fazer um artigo porque o escritor me esmagou. Isso mesmo. Agora eu sei porque dizem que ele faz críticas contundentes e realistas (eu não digo pessimistas porque quem inventou essa história de Schopenhauer ser negativo e melancólico são os que não entenderam seus escritos). Aliás, ele escreve extremamente bem, e muita coisa que ele diz ainda soa bem atual, como, por exemplo: dizer que os professores só trabalham por dinheiro, não procuram o conhecimento, mas sim aparentar tê-lo; que os alunos se preocupam apenas com a informação e o superficial (o que, hoje, se traduz em uma coisa que chamamos de vestibular); que os eruditos são específicos demais, não têm um conhecimento amplo e floreiam demais sua escrita para parecerem ininteligíveis e geniais; e quanto à literatura de consumo, formada por obras descartáveis, que após grande alvoroço, são esquecidas com o tempo (o Código da Vinci ainda vai passar por isso, aguardem...); e por aí vai.
Nem vou me estender muito porque ele, metaforicamente, me esbofeteou. Mas foi uma pancada merecida. É a mesma coisa de ler Nietzsche: ele destrói tudo que você acredita, de ídolos a 'verdades absolutas', mas você se sente renovado após a leitura. Dá vontade de reconstruir tudo, mesmo que numa missão solitária. Contudo, não chega a ser um niilismo, mas sim um despertar, a tal da transvalorização. Uma revolução individual.

 

Comentários:

 

 

Gostei do post, vc não falou de uma coisa especifica e no final, chegou onde pretendia chegar, com um pequeno conselho: Revolução Individual.
Daria um bom título de livro de auto-ajuda, mas além disso, nos leva a outra questao: Porque as pessoas nao mudam o jeito q vivem, agem e pensam?
Talvez pq ainda estejam presos a velhas idéias conservadoras.
Um dia tudo se desmancha aos seus olhos, e vc vê q nunca fez nada...


O problema das pessoas que lêem Nietzsche e Schopenhauer é que elas fingem que não leram e continuam a fazer merda.


Postar um comentário

[ << Home]