[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

15 fevereiro 2012

Minhas férias so far - 22/1 a 15/2

- 22/1: Peguei carona com o Gino, a Rayssa e o Fernando e voltei para Goiânia.

- 23/1: Terminei de ler "O Crime de Sylvestre Bonnard" (Anatole France). É uma obra que prima pela elegância, clareza e coerência interna, pois tudo se relaciona – mesmo um pequeno detalhe no início de um capítulo pode mais tarde se revelar decisivo para o desenrolar da trama.
É uma pena que Anatole seja um autor tão desconhecido, quando não subestimado - vide o mestre Carpeaux, que o acusou de "evasionismo barato", ou os surrealistas, que fizeram graça até da morte dele!

- 25/1: O 1º episódio da nova temporada de Skins ficou excelente! É um dos melhores "season première" da história da série.
A primeira metade é bem no espírito "Skins party" (sexo, drogas e humor), mas mesmo quando dá uma guinada para o drama, o ep. não fica piegas, mas continua muito bom. Meus três personagens favoritos (Alo, Rich e Grace) proporcionam alguns dos melhores momentos deste 6x01.

- 24 a 26/1: Li "Pais e Filhos" (Turguêniev). É um belo romance, que reforçou minha admiração pela literatura russa do sécullo XIX. Os personagens são extremamente bem construídos, especialmente o aristocrata Pável e o jovem médico Bazárov. Outro destaque do livro é a sensibilidade com que Turguêniev trata de temas como a família e a redenção pelo amor. O debate entre liberais x niilistas que permeia a obra me lembra os que ocorrem e "A Montanha Mágica". Tema para um artigo: será?

- 27/1: À noite, aproveitei um passeio no Goiânia Shopping para comprar o CD "Magical Mystery Tour" (Beatles) e o livro "A Mulher do Tenente Francês" (John Fowles). O primeiro, porque é um clássico e há tempos eu estava procrastinando para comprá-lo; o segundo, porque estava com desconto de 80% e a contra-capa tinha um resumo instigante.

- 28/1: Entrei na internet pelo computador do meu irmão para ver o resultado do vestibular (aliás, parabéns a ele, que passou para Geografia - Bacharelado na UFG! Ele fez a prova só para "treinar", afinal ele acabou de começar o 3º ano, e o curso que ele quer mesmo é Engenharia. De qualquer forma, congratulations!) e descobri que meu mix de Skins Party virou um hit no 8tracks! Naquele sábado já eram 464 likes e 1311 listens, e estava até na página principal do site! Duas semanas depois, meu mix alcançou 1630 likes e mais de 5000 listens. Para quem quiser ouvir minha seleção de 20 músicas dançantes que tocaram em "Skins", clique aqui.

- 29/1: Reassisti ao filme "Curtindo a vida adoidado" (que estava passando na VH1), que é mesmo um dos melhores teen movies de todos os tempos. O Ferris é um anti-herói canalha dos mais carismáticos!

- 1º/2: Melhor notícia do dia foi a estréia do canal Comedy Central, que passa 24 horas por dia só sitcoms, filmes de comédia e programas de humor em geral. Finalmente poderei matar a saudade que tinha de grandes séries que passavam em canais como a Sony, como "Married... with Children", "Third Rock from the Sun" e "Newsradio". Isso sem falar nas doses cavalares de "South Park", que agora está passando em dois canais ao mesmo tempo (o outro é a VH1).

- 5/2: Meu irmão do meio fez um churrasco com os amigos dele aqui em casa. Aproveitei para comer bastante provolone e picanha e jogar Mario Kart Wii no multiplayer. Uma boa notícia no Campeonato Paulista: o Palmeiras fez 2 gols e virou o jogo contra o Santos nos 4 minutos finais!

- 27/1 a 7/2: Período de leitura de "Os Demônios" (Dostoiévski). Houve dias em que li até cem páginas, de tão envolvente que era a leitura. (Prometo um post sobre ele!) Estou até com vontade de fazer um artigo sobre a representação do liberalismo e do niilismo nessa obra, quem sabe comparando com "Pais e Filhos".

- 7/2: Descobri a hilária página no FB (e no Twitter) da Saori Anthena. Já ganhou o meu título de meme de fevereiro. Confiram!

- 9/2: Li as primeiras 70 páginas do instigante "Crítica e Profecia: A filosofia da religião em Dostoiévski" (Luiz Felipe Pondé); fiz selagem e cortei o cabelo (aliás, fazia 11 meses que eu não o cortava!); meu pôster (Bildung e Liberdade em "A Montanha Mágica") foi aprovado para ser exposto no AT de Teoria Política da ABCP, que ocorrerá em agosto.

- 10/2: Apesar de ter acordado com dificuldades (afinal, ontem à noite só fui dormir às 2h30), meu dia melhorou consideravelmente com a viagem para Brasília. Peguei carona com a Lyanna, que eu não via há 4 anos, e tivemos uma longa e vibrante conversa durante o percurso. Ela tem uma enorme bagagem cultural, então assunto não faltou. Falamos predominantemente sobre música e literatura, mas também sobre política e a época do ensino médio (ela também estudou no Classe, e foi corretora de redação na época em que eu estava no 2º e 3º anos). Só lamento o fato de ela não ser mais liberal/direitista (se bem que ser anarquista ainda é melhor do que ser de esquerda...). Inicialmente ficquei meio chocado com essa mudança, afinal a Lyanna é uma das principais "culpadas" por eu ter me desiludido com o socialismo, 6 anos e meio atrás! Porém, acho que isso não é tão "grave" assim... Além do mais, ela é tão culta que nem ligo para essa diferença ideológica.

Cheguei no apartamento e imediatamente me direcionei à Universidade de Brasília, com o intuito de almoçar na Subway e usar a internet. À tardei comprei comida no Big Box, cochilei, li um pouco de "Crítica e Profecia", tomei banho, peguei o ônibus para o Boulevard Shopping, desci no ponto errado e, chegando lá, reencontrei a Nathalia após quase dois anos! Ela continua a mesma, rs.

Assistimos ao filme "A Dama de Ferro", que é bom, mas poderia ter sido melhor. Embora a narração seja meio proustiana (ou seja, com palavras e objetos evocando memórias involuntárias), achei de mal gosto colocar o "foco narrativo" na Thatcher já senil. Obviamente as cenas de que mais gostei foram as que envolviam política, como a eleição de 1979, a Guerra das Malvinas e a renúncia de 1990. Porém, outra que muito me agradou foi uma em que, no médico, ela faz uma reflexão sobre pensamentos, palavras, ações, hábitos, caráter e destino.

Naquela Friday night fui a uma festa na Cult 22 com o Fernando (amigo, não o irmão) e a Nathalia. Aproveitei mais pelas conversas que pelos shows, pois só gostei do Dinamites; a banda principal da noite (Mary Lee & The Sideburn Brothers) não me empolgou tanto.

- 11/2: Acordei às 10h e fui tomar café na CLN 410; aproveitei para passar na LAN House. Peguei o nº do Saulo com o Mateus, e descobri que haveria reunião do DCE/Aliança às 16h. (Dejà vú?) Conversei com o Saulo sobre moradia no Rio de Janeiro (pois é, até agora não resolvi isso! E as aulas começam dia 12/3...); ele me deu várias dicas. Já a reunião não foi tão boa, mas no final o clima melhorou, a ponto de irmos tomar sorvete na Palato, hehe.

Enquanto esperava o Thiago chegar, o Saulo ficou na minha kit, e batemos um papo sobre o mestrado, e fiquei sabendo de várias coisas sobre o IESP. Quando aquele chegou, convidei-o para ir ao show do Let it Beatles que haveria na 904 Sul. Ele disse que ia ver, e casofosse me daria carona. Meia hora depois, quando eu já estava saindo do prédio, o Thiago me ligou e disse que ele e o Kim iriam. Quando chegamos na festa, esperamos meia hora até a Nathalia (e umas amigas dela) aparecerem por lá.

Como eu esperava, a festa foi ótima. Os DJs mandaram bem, e o Let it Beatles fez mais um grande show; tocaram até algumas faixas mais obscuras, como "Rain". Nem preciso dizer que dancei loucamente, né? Ah, e fiquei feliz pelo fato de a Nathalia ter ficado amiga do Kim.

12/2: Acordei só ao meio-dia, almocei Miojo de Calabresa (nossa, estava muito apimentado!), dei uma passada no apartamento do Kim e, no fim da tarde, fui com o Thiago e uma amiga dele à exposição Game On, no CCBB.

Adorei essa expo de videogames! Joguei de tudo um pouco: Pokémon Yellow, Super Smash Bros. Melee, The Beatles Rock Band (mandei super bem cantando "I Am The Walrus" - tirei 94 - e "Don't Let Me Down" - 81), Super Mario Kart, Mario Kart: Double Dash, Soul Calibur I, Donkey Kong (o arcade de 1981!), Ridge Racer I, Street Fighter I (jogabilidade horrível!) e até Legend o Zelda: Ocarina of Time. Depois ainda fomos ver um documentário sobre István Bibó, intelectual e Ministro de Estado húngaro que resistiu bravamente à invasão soviética de 56.

- 13/2: Anotações que fiz no ônibus da "comeback tour":

"Este livro do Pondé sobre Dostoiévski está aguçando a minha preocupação ocm questão religiosas e morais, a qual cresceu bastante no ano passado (vide [o fato de que me assumi um] "agnóstico cristão", em julho) e disparou nas últimas semanas.

Ler "Os Demônios" de Dostoiévski aumentou (ou desmascarou?) minha angústia existencial. Já devo ter dito isso anteriormente, mas repito: os romances dele me fazem sair de minha "zona de conforto", da "estabilidade emocional" e "serenidade intelectual" que eu juro ter. Pondé, em seu "Crítica e Profecia", fez uma análise bem interessante da obra dostoievskiana, principalmente por realçar o aspecto religioso (ortodoxia e misticismo) e filosófico (ceticismo e crítica ao [humanismo naturalista])."

De volta a Goiânia, após um ótimo fim de semana em Brasília! À noite assisti ao vivo ao novo episódio de Skins: 6x04 (Franky). Gostei bastante, pois manteve o alto nível desta sexta temporada.

- 14/2: Passei boa parte do dia na internet e lendo o livro do Luiz Felipe Pondé.

- 15/2: Após ver alguns vídeos de shows antigos dos Titãs no YouTube, li os dois capítulos finais de "Crítica e Profecia". Próxima leitura? Estou pensando em continuar nessa 'vibe' religiosa e me arriscar em "O Homem Eterno", do Chesterton.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]