[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

31 dezembro 2011

Diário de Dezembro

(Outro post "retroativo", também escrito em 5/1/2012)

1/12: À noite, no Fran's Café e depois no Girrafa's, tive uma conversa bem legal com duas amigas sobre os mais diversos assuntos: "dondocas", existencialismo, relacionamentos, o curso de Ciência Política etc.

2/12: Após alguns alarmes falsos, finalmente fiquei imerso em "Crime e Castigo".
Reler o capítulo dos homens ordinários e extraordinários (3ª Parte, V) me fez lembrar o quão genial - e central para o romance - ele é.
Ao contrário de 2005, Raskólnikov não foi o personagem com o qual mais me identifiquei; desta vez, o mais "humano", alegre e atrapalhado Razumíkhin se tornou o centro de minhas atenções. Além das situações cômicas que proporciona ao longo da obra, ele ainda fez em certa passagem uma crítica contundente à teoria socialista do crime, hehe.

4/12: No ante-antepenúltimo domingo do ano, curti as emoções da última rodada do Brasileirão. Palmeireinse, torci para meu time impedir o título do Corinthians, e aproveitei para depositar a minha confiança numa vitória do Vasco sobre o Flamengo, uma equipe com a qual não me simpatizo. Infelizmente foram dois empates, e os corinthianos se sagraram pentacampeões brasileiros. Porém, o destaque da rodada foi o ridículo fiasco do Atlético-MG, que, tendo a chance de rebaixar o arqui-rival Cruzeiro, conseguiu a proeza de perder de goleada (6 a 1)! É como diz um amigo meu: os atleticanos fazem companhia aos botafoguenses como os 2 times mais patéticos do Brasil.

5/12: Ensaio de formatura, seguido do debate das chapas. Soltei uma pérola: "CAPOL não tem que ficar defendendo minoria não!" Modéstia á parte, acho que a POLeDance foi melhor que as concorrentes; meus colegas de chapa também mandaram bem em suas colocações.

6/12: Acho incrível a atualidade de "Crime e Castigo". Eis um exemplo: a hipocrisia e o cinismo do socialista Lebeziátnikov são uma vívida descrição de muitos dos "progressistas" do século XIX, XX e até do XXI. Morri de rir da parte em que ele fala que a coleta de fezes, numa comuna, é mais nobre do que a obra de um Rafael ou um Púchkin, pois o critério que deve ser levado em conta é a "utilidade". Isso sem falar que Lebeziátnikov certa vez espancou a vizinha, mas ainda assim se diz feminista, hihi!

À noite, fui ao aniversário de uma amiga, no Balaio. Como ela demorou muito para chegar, aproveitei para ficar lendo o romance dostoievskiano. No início e no meio (quando ela, eu e os demais amigos/as fomos para o apartamento dela) foi legal; deu para ouvir vários dos bons CDs que ela tem. [P.S.: Ela é uma das poucas pessoas que tem uma coleção de discos que considero tão boa quanto a minha, rs!] Porém, quando já eram 5 da manhã, resolvi ir embora, pois eu tinha aula no dia seguinte e a festa tinha começado a ficar chata.

8/12: Chapa POLeDance perde eleição. Recebemos apenas 35 votos e ficamos em 3º lugar, mas cumpriu seu papel: tornar a eleição do CAPOL mais divertida! Além disso, felizmente a chapa feminazi (Rosa dos Ventos) perdeu para a chapa "peemedebista", do discurso vago (União para Integração): 69 e 74 votos, respectivamente.
Após três semanas, finalmente terminei de ler "Crime e Castigo"! Uma vez mais este romance dostoievskiano me marcou profundamente. É impossível ler a errante saga de Raskólnikov sem se contagiar pela atmosfera da obra.

10/12: Em Pokémon HeartGold, passei um sufoco para vencer a Clair. Em uma batalha duríssima, venci o forte Kingdra dela graças a uma tática marotamente improvisada: U-Turn do Schyter + Psybeam do Kadabra. Além disso, demorei um bom tempo até conseguir capturar o Ho-Oh. Ganhei um Dratini com o golpe Extreme Speed na Dragon's Den; o ideal seria deixá-lo já como Dragonite para enfrentar a Elite Four, mas já me dou por satisfeito com um Dragonair lv. 50. Também preciso deixar os demais (Kadabra, Haunter, Schyter, Ho-oh e Red Gyarados) nesse nível, para não sofrer mais nas batalhas decisivas.

Minha mãe veio me visitar, e aproveitamos para ir na Livraria Cultura do Iguatemi; mais tarde, jantamos pizza na Valentina. Comprei a antologia de ensaios do Thomas Mann lançada pela ed. Jorge Zahar ("O Escritor e sua Missão") e também meu presente de Natal: a coleção completa de "História da Literatura Ocidental", do Otto Maria Carpeaux. Adorei a idéia da Livraria Cultura de relançar esta obra-prima! Até resolvi "me dá-lo" como presente de Natal: coloquei em uma embalagem e só abrirei no dia 25, rs!

11/12: Quando eu ia estudar, caiu a energia. Resolvi jogar Pokémon pra passar o tempo. Quando eu ia dormir, voltou a energia! Back to studies? Sim...

12/12: Entreguei a prova de Filosofia da Arte, depois fui para a FA, onde conversei com um colega enquanto ele jogava Pokémon Blue. Depois fui para casa, almocei um panetone que minha mãe tinha deixado para mim e resolvi descansar um pouco.
Ainda faltavam três trabalhos para entregar, mas eu já estava em ritmo de férias. Viva a procrastinação! Em plena segunda-feira, uma maratona "How I Met Your Mother": awesome!

13/12: Almocei com uma amiga, e depois fomos numa papelaria para ela comprar umas coisas.

14/12: Passei o dia lendo os capítulos mais importantes de "A Cultura do Renascimento na Itália", obra do admirável Jacob Burckhardt. Agora, preciso ler alguns textos sobre ele para finalmente fazer o meu artigo para Teoria da História II. Detalhe: a data de entrega é amanhã, às 10h! Só espero que o mantra que aprendi com uma profª funcione: "Não existe criatividade, apenas prazos."

15/12: Entreguei o artigo para Teoria da História 2 e aproveitei para enviá-lo para a revista Tempo de Conquista. Descobri-a por acaso, enquanto procurava fontes bibliográficas para o meu trabalho. Por sorte, visitei o site justamente no último dia do prazo para entregar artigos!
Eu mostrei para meus amigos do DCE o Political Compass. Virou uma febre: todo mundo fez o seu! Inclusive eu, que fiquei mais direitista e um pouco menos libertário do que na última vez que fiz. Confiram:

Ainda naquela tarde, o Facebook quase me proporcionou um ataque cardíaco: o que acontece quando a 1ª garota pela qual você foi apaixonado te adiciona no Fb, 10 anos depois? Sério, fiquei gelado! Ela me descobriu graças ao fato de um amigo em comum ter feito uma conta no Facebook, e eu ter postado na página dele.

16/12: Entreguei o trabalho final de Estética, e agora só faltava uma coisa para que meu 8º semestre de UnB (e, por tabela, minha graduação) chegasse ao fim: terminar o artigo para a disciplina Política & Sociologia na 2ª feira (19/12).

17/12: Hoje ela ficou online. Tomei coragem e resolvi puxar conversa. Até botei Legião Urbana no som, para reforçar a nostalgia (P.S.: 11 anos atrás, fiquei fã da banda graças a ela). Eis a última "pendência", "issue" que tenho a resolver com o meu passado: vê-la como apenas amiga e não "the girl that I liked". Acho que estou indo bem. Tirando o susto inicial, estou lidando serenamente com esse reencontro.
Vi no Cinebeijoca um documentário sobre Ceilândia, chamado "A Cidade é uma só?". Achei até legal; considerando meu desapreço por documentários de temática "social", até que achei este razoável. Depois houve happy hour, mas estava tão chato que fui com o pessoal do DCE à festa Cerrado Virtual. Voltei mais cedo; não curto reggae e maconha, hehe.

18/12: Terminei de assistir à 3ª temporada de "How I Met Your Mother". Barney se tornou meu personagem favorito, embora ele seja meu exato oposto, rs.
Como preparação para o artigo de Política & Sociologia, fichei a maior parte dos capítulos de "Doutor Fausto" (Thomas Mann).

19/12: Acordei bem cedo e fichei o resto dos capítulos.
À tarde, enquanto o escrevia, cheguei à marca de 70 mil faixas escutadas no Last.FM! Como estou cadastrado no site desde 29/10/2005, isso dá uma média de 11,6 mil músicas por ano! A "septuagésima décima milionésima" execução foi Isolation (Joy Division).
Fui ao Sebinho à noite, e comprei de novo o 1º CD da minha vida ("Domingo", Titãs), 15 anos e meio depois. Desta vez adquiri a edição com bonus tracks; porém, quando cheguei em casa a faixa "Pela Paz" estava dando problemas. Paciência... ela nem é uma das minhas prediletas, hehe.
Poucos minutos depois da meia-noite... pronto! Entreguei meu artigo de Política & Sociologia! Finalmente estou de férias!
Foi gratificante fazer este trabalho, pois agora já tenho um roteiro do que estudar nos próximos 2 anos para a minha tese de mestrado.

20/12: Aproveitando a carona do meu room-mate Gino, voltei mais cedo que o programado para Goiânia. Semana que vem ainda passaria em Brasília para buscar as coisas que faltou trazer, mas desta vez já será como turista, e não como graduando da UnB, rs!

21/12: Em um só dia comecei e terminei de ler "O Poder das Idéias" (uma biografia do Mises, de autoria coletiva) e li "Nobreza de Espírito" (Rob Riemen) até a metade.

22/12: Terminei de ler "Nobreza de Espírito", que superou minhas expectativas. A obra como uma antologia de diálogos e pensamentos humanistas. Thomas Mann, Spinoza, Nietzsche e Albert Camus são alguns dos pensadores que povoam este ensaio de Riemen. A parte sobre o 11/9 também foi interessante.

23/12: Com subsídio materno, comprei o resto dos meus presentes natalinos, os quais farão companhia à coleção do Carpeaux: uma eição especial em CD duplo de "Nevermind" (Nirvana); o CD do show "Stop Making Sense" (Talking Heads); a peça teatral "Os Bandoleiros" (Schiller); uma coletânea de artigos sobre "Arte e Filosofia no Idealismo Alemão"; a edição Saraiva de Bolso de "A Vida Como Ela É" (Nelson Rodrigues).

24/12: Descobri a 8Tracks, uma rádio online muito legal, e já publiquei um mix por lá: Interzone. Enquanto minha família se diverte cantando no videokê, fiquei no meu quarto, sendo misantrópico e ouvindo música no 8tracks. Porém, mais tarde fiquei mais animado e fui fazer a social. Pois bem, dentre várias músicas com performances épicas, cantei a plenos pulmões o tema de Cavaleiros do Zodíaco no videokê. Agora ninguém (nem eu mesmo!) tem o direito de me chamar de autista, hehe.

28/12: Terminei mais uma leitura: "O Marido de Minha Mulher", de Luigi Pirandello. Os contos deste italiano são bem espirituosos, mesmo quando lidam com temáticas delicadas, como a guerra e a morte.

29/12: Eu e o meu irmão Aderson zeramos Pokémon Sapphire em apenas dois dias! Começamos a versão no dia anterior e na noite deste dia 29, vencemos a Elite Four e o campeão Steven. Valeu a pena ter passado a noite inteira treinando todos os pokémons do time (Torkoal, Kyogre, Crawdaunt, Sceptile, Salamence e Glalie) até o nível 50, pois a vitória contra os cinco treinadores finais foi facílima!

30/12: Vim com minha mãe buscar o resto das minhas coisas em Brasília. Quando voltar para cá, em meados de Janeiro, será como turista (ou, para ser chique, flanêur), e não estudante universitário, hehe.
Almocei na Spoleto do Pátio e passeei na Saraiva e na Leitura; porém, não encontrei nada de interessante.
À noite, na Livraria Cultura, eu comprei: os dois volumes do "Fausto" de Goethe pela edição de bolso da Editora 34, que tem a mesma ótima tradução e os prefácios e comentários da edição "de luxo" que a mesma editora lançou anos atrás; o CD "Daydream Nation" do Sonic Youth, completando assim a trilogia com "Goo" e "Dirty", os quais eu já havia comprado neste ano.
A Play, festa na qual eu não ia há mais de um ano, foi até melhor do que eu esperava. Encontrei a UnB inteira por lá, rs. O pessoal de Ciência Política, então, estava em peso na festa! Tocaram muita música boa, desde clássicos como "Lust for Life" até novidades como "Pumped Up Kicks"!
Além disso, fiquei com uma garota, quebrando a “maldição dos 6 meses”: desde 2010 eu só beijava fêmeas que conhecia em festas nos meses de março e setembro. Sendo assim, nada como encerrar 2011 destruindo este tabu, hehe. O melhor de tudo é que foi ela quem deu em cima de mim: durante a festa inteira ela ficava me olhando de um jeito "flertante", até que, lá pelas duas da manhã, resolvi me arriscar. Em questão de minutos já estávamos nos beijando, hehe. Acho que essa é a única vantagem de ser tímido: só fico com garotas que têm iniciativa!

31/12: No último dia do ano, poucos antes de uma súbita e irritante dor de ouvido que estragou meu Reveillon, fiz no 8Tracks um mix com as que considero as 12 melhores músicas do ano: My Favourite Songs from 2011.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]