[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

29 abril 2010

Foot-pol

Futebol
- Palmeiras, com gol de pênalti no último minuto de jogo, vence o Atlético-GO por 1 a 0. Que alívio, pois os atleticanos costumam ir muito bem jogando no Serra Dourada (pergunte, p. ex., para Goiás e Santa Helena, rs), então toda vantagem, por mínima que seja, é bem-vinda.
- A Internazionale é finalista da Liga dos Campeões. Torço pela Inter há cerca de 11 anos, e aguardava há muito por esse momento. A equipe, hegemônica em sua terra natal, não conseguia ir bem no torneio da UEFA. Porém, com uma disciplina tática notável, superou o ótimo e até então imbatível Barcelona. Após contar com a eficiência do ataque e as defesas de Júlio César no primeiro jogo (3x1), o time treinado por José Mourinho recorreu à melhor maneira de enfrentar o futebol ofensivo dos catalães: retranca. Sim, retranca das mais nojentas, porém eficazes. Com 25% de posse de bola e quase nenhuma finalização, a Inter de Milão passou o jogo inteiro na defesa, e só falhou uma vez, quando já eram 36 do 2º tempo. Resultado: 1x0 pro Barça, placar suficiente para classificar os milaneses. E que venha o Bayern de Munique!
- A Copa do Mundo já está se aproximando, hein? Veremos o pentacampeonato da Itália, certo? Torço por isso. Porém, acredito que as favoritas ao título sejam mesmo Espanha, Argentina e Brasil. Querem meus palpites de oitavas-de-final? França x Nigéria; Inglaterra x Gana; Holanda x Paraguai; Brasil x Chile; Argentina x México; Alemanha x Argélia; Itália x Dinamarca; Espanha x Portugal. Sim, acredito que 3 seleções africanas passarão da 1ª fase, levando em conta três fatores: torcida, bom desempenho na CAF 2010 e o fato de que os "segundos europeus" de seus grupos não são tão fortes (Grécia, Eslovênia e Sérvia).

Eleições
- No Reino Unido, teremos a eleição mais equilibrada das últimas décadas. Sem conseguirem maioria parlamentar há exatos 100 anos, os liberais (Lib-Dems) têm chances reais de alcançar uma ótima votação. Nick Clegg capitaneia essa campanha surpreendente. Os conservadores (Tories), que já não têm um favoritismo tão claro quanto possuíam meses atrás, ainda assim são os mais cotados para ficarem em 1º lugar, favorecidos não só pelo sistema majoritário (que prejudica a terceira-via liberal) mas também pelo bom desempenho de seu líder David Cameron no último debate. Longe do poder desde 1997, eles estão bem cotados para derrotar Gordon Brown e os trabalhistas (Labour), desgastados por desastradas tentativas de recuperar a economia britânica da crise por métodos intervencionistas. Para mim, o ideal seria uma vitória dos liberal-democratas (com ou sem coligações), mas se o Partido Conservador vencer, mas com menos de 50% dos assentos, e precisar se aliar com eles, também já me dou por satisfeito.
- Quanto ao Brasil, é uma pena essa polarização Serra vs. Dilma. Dois social-democratas sem pretensões de tirar o peso do governo de nossas costas (reforma tributária, privatizações, corte de gastos públicos, descriminalização do aborto, diminuição de controles sobre mercado e iniciativa privada, legalização da união civil entre homossexuais etc.), com o agravante para a candidata petista de ter um perfil mais tecnocrático e potencialmente autoritário. Além disso, o PNDH, embora superestimado pelos seus adversários (sou otimista, logo não creio que este plano terá a grande maioria de suas diretrizes postas em prática), inspira temor. Temos Marina Silva correndo por fora; com a saída de Ciro, sua importância estratégica para o 2º turno só aumenta. Em quem votarei? Provavelmente no Américo de Souza, do PSL. Mais detalhes em breve...

Nos próximos posts, falarei sobre Hayek e Tocqueville. Até mais!

 

Comentários:

 

 

[ << Home]