[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

25 abril 2010

600 posts! - parte 2

UnB em greve, pois é. Desde 9 de Março, a universidade está (teoricamente) parada. Porém, isso não significou "greve de pijamas" para mim, pois continuei precisando - e até mesmo querendo - ir à Universidade de Brasília ao longo das últimas semanas.
-> Em meio à burocracia para transformar os Estudos Humanistas em projeto de extensão, fiz amizade com o pessoal do IPOL.
-> Apesar da paralisação das atividades de ensino, por motivos óbvios, o PET/POL continuou bem ativo em pesquisa e extensão.
- Continuamos com as reuniões acadêmicas, e estamos discutindo os livros do ciclo sobre Formação e Dinâmica do Mundo Moderno. Dois já foram debatidos (Arendt, Polanyi), semana que vem começa Hayek (mais detalhes abaixo) e ainda teremos pela frente Arrigui, North, Habermas e Huntington. Os debates alternam entre o informal e o filosófico, e estou gostando das interpretações que estamos extraindo dos textos. Meu tema de pesquisa - e também de monografia - já está praticamente definido: "A Liberdade em 'A Montanha Mágica'", com uma discussão sobre livre-arbítrio, virtude cívica e a relação sempre complicada, mas nem por isso menos necessária, entre o espaço público e o foro individual.
- Quanto à extensão, iniciamos o projeto E Eu Com Isso?, realizado em um colégio de Ensino Médio em São Sebastião. A proposta é fazer um acampamento de 3 dias, com diversas atividades, dinâmicas e oficinas, sendo um para cada série (já fizemos com o 1º ano; em Junho e Julho teremos a participação do 2º e do 3º, respectivamente). O 1º 'camping' foi legal. Tudo bem que a melhor coisa que tive por lá foi a descoberta (e leitura em ritmo acelerado) de "O Liberalismo - Antigo e Moderno", do Merquior, hehe. Porém, a dinâmica que ajudei a organizar, cujo tema era Consumismo, foi melhor do que eu esperava. Os(as) alunos(as) suscitaram questionamentos interessantes, e passar a faixa "1406", dos Mamonas, e o documentário "Criança, a Alma do Negócio" foram boas idéias. Admito que não fiquei tão empolgado com o projeto como os demais extensionistas, mas isso é fruto mais do meu temperamento do que do evento em si.
-> O Grupo de Estudos Humanistas está indo de vento em popa, com suas reuniões quinzenais. Estou até testando algumas possibilidades pedagógicas; no 2º debate sobre "Os Irmãos Karamázov", por exemplo, utilizamos músicas do Joy Division para elucidar temáticas dostoievskianas. Embora com baixo público, esta última reunião teve até a participação de um ator que viu um de nossos cartazes pregados no ICC! Nosso próximo encontro será sobre "A Democracia na América", obra de Alexis de Tocqueville. Aliás, 30 de Abril será uma espécie de Dia do Liberalismo, pois haverá reunião do PET sobre "O Caminho da Servidão" (Hayek) - aberta ao público! - e, às 15h, Tocqueville no GEH. Para maiores detalhes, acessem o blog Estudos Humanistas. Os colóquios semanais continuam, e amanhã, às 19h30, haverá o 13º deles, sobre Benjamin Constant, excepcionalmente no Blenz Café (409 sul).
-> Sobre a política estudantil, nem vou me prolongar muito. Só posso dizer que o DCE vem tomando decisões equivocadas, radicalizando-se e distanciando-se dos reais interesses dos estudantes. Arrisco-me até a dizer que eles nem estão tão preocupados com a pauta principal da greve (a URP), mas sim com a possibilidade que esta trouxe para incluir pautas próprias, inclusive a esdrúxula e cega oposição às fundações privadas. A invasão da nova Câmara Legislativa (que, por ainda estar em construção, é propriedade privada, o que justificou a reintegração de posse) e a briga com a polícia no dia das eleições indiretas são sinais lamentáveis da gradual perda de sensatez das "lideranças" do movimento estudantil unbista.

Cultura pop: o que se pode dizer?
-> Passei a ouvir várias bandas interessantes nos dois últimos meses: Wire, Françoise Hardy, Public Image Ltd. e Ravel (bem, pelo menos o seu adorável "Bolero"...). Também redescobri Hüsker Dü (viciei-me em "Never Talking To You"!), Teenage Fanclub, Charlatans e A Certain Ratio. Escutei bastante o novo disco dos Gorillaz, "Plastic Beach"; destaque para o single "Stylo" e a parceria com Lou Reed em "Some Kind of Nature". E, é claro, comecei a ouvir mais Moby, para não chegar despreparado no show dele, rs.
- Já tem data marcada para minha próxima discotecagem: 20 de Maio, no Velvet Pub, às 22h. O DJ Walrus promete um repertório com bastante post-punk, new wave e britpop (em termos de décadas, anos 80 e 90, predominantemente), e uma singela homenagem ao Joy Division, tendo em vista os 30 anos da morte de Ian Curtis (18/5); quatro das 14 ou 15 músicas que tocarei serão do quarteto manchesteriano.
-> Sobre games, o que posso dizer é que Março já foi um mês farto, com Final Fantasy 13, Pokémon HG/SS, God of War 3 e o novo Battlefield. Porém, no mês que vem, com Super Mario Galaxy 2, começará uma série de lançamentos muito hypeados para 2010. Teremos desde Metroid produzido pelo Team Ninja (Wii) e o lançamento do Nintendo 3DS até Project Natal (X360) e Gran Turismo 5 (PS3). Isso sem falar nos aguardadíssimos Pokémon Black & White para DS, que chegam ainda no fim do ano no Japão.
-> Em matéria de cinema, há alguns filmes que pretendo ver assim que possível: "Alice no País das Maravilhas", "Uma Noite Fora de Série" e "Como Treinar seu Dragão'.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]