[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

31 julho 2007

Dois anos de Racio Símio

É com muito orgulho e satisfação que eu anuncio que hoje, 31 de Julho de 2007, completa-se o segundo aniversário de meu principal blog, Racio Símio. Foram 24 meses e 365 posts (pois é; ironicamente, este é o número de posts até hoje!) de uma gradual evolução de meus textos e, obviamente, a minha vida como um todo.
No post de 1 ano, eu fiz uma programação mais especial, com direito a seleção dos 20 posts mais importantes dos primeiros tempos do blog. Não repetirei tal agora, visto que tive um dia exaustivo e creio que não terei paciência para escrever um texto demasiadamente longo.

Durante esse segundo ano, Racio Símio foi um registro das 'metamorfoses' pelas quais eu passei no provável melhor ano de minha vida. Após um período um pouco estranho (fim de 2004 a julho de 2006), eu consegui consolidar a minha personalidade quanto a várias coisas, desde o foco nos estudos até a capacidade retórico-argumentantiva. Não por acaso, houve uma melhora substancial nos meus textos, com um uso mais abusado de intertextualidade, sarcasmo, auto-indulgência e até metalingüística.
Não vou negar que a maioria dos posts que eu escrevi nos primeiros tempos do blog eram fracos e bobos. Felizmente, foi através da auto-crítica que eu pude progredir. A minha juventude é bem sistemática e pouco exposta a instabilidades (ainda bem, aliás), mas há alguns fatos importantes de minha vida que foram relatados em Racio Símio. Seguindo a minha tradição de fazer listas e tópicos a partir de qualquer pretexto, citarei certas ocorrências.

-> O blog funcionou como uma espécie de divã em várias situações. Alguns dizem que auto-análise é algo fajuto, mas deve ser um efeito placebo dos melhores, visto que passei a compreender a mim mesmo de uma maneira cada vez maior graças a Racio Símio. A quantidade de insights e epifanias que tive nos últimos tempos pode não ser algo do nível da Julie de "A liberdade é azul" ou da Macabéa de "A hora da estrela", mas permitiu a mim ótimas repensadas e reflexões.

-> Pude conhecer vários colegas virtuais graças a RS. Ainda mantenho contato com alguns deles, a propósito.

-> Quanto à vida amorosa, há dois períodos de relativo destaque. Entre Outubro e Novembro de 2005, eu gostei de uma garota três anos mais velha que eu. Pelos posts da época, parece que foi algo intenso e sofrido, mas creio que superestimei a situação: hoje, já entendo que nem chegou a ser uma paixão. Usando termos à la Cure, acho que foi uma 'strange attraction', talvez porque eu identifiquei-me com os gostos dela para música, literatura e cinema.
Outro caso foi em Outubro do ano passado, em relação a uma amiga virtual minha à época. Foi um sentimento mais sereno e alegre, embora efêmero, visto que as diferenças de personalidade levaram-me a rapidamente notar que seria dificílimo para mim gostar de uma pessoa com um emocional extremamente instável.
Em ambas as situações, meu lado racional prevaleceu, provando a mim algo que eu já suspeitava há tempos. Aliás, duas coisas. A primeira é que a única garota pela qual eu realmente me apaixonei até hoje foi a Tainara, entre a 3ª e a 4ª série. Pode até ser um trauma ou uma mera auto-defesa de possíveis mágoas, mas o fato é que eu nunca namorei e/ou fiquei até hoje. A segunda é que, talvez, meu egocentrismo esteja certo, e eu só conseguirei ter um relacionamento com uma moça que seja bastante parecida comigo. "Uma versão feminina de mim", como dissera no post passado.

-> Meu intelecto foi consideravelmente ampliado desde o mês de Agosto de 2005. Não foi por acaso que eu elaborei uma teoria há algum tempo de que meus anos não começam em Janeiro, mas sim em Agosto ou Setembro. Após um fim de 05 bem produtivo, renovei-me completamente no segundo semestre do ano passado, contornando a arrogância patética que me caracterizou nos 7 primeiros meses de 2006 - a qual, por sinal, está bem evidenciada nos textos da época.

-> Li escritos de muitos autores fantásticos: George Orwell, Nietzsche, Goethe, Rimbaud, Baudelaire, Roland Barthes, Sartre, Jack Kerouac, Ginsberg, Dostoiévski, Franz Kafka, Álvares de Azevedo, Erasmo, Clarice Lispector, Cícero, Aristóteles, Cunningham, Sêneca, Aristóteles, Schopenhauer, Mises, Milton Friedman (aliás, sobre estes dois últimos falarei mais nos próximos textos) etc. Pelas minhas contas, li mais de 70 livros (sendo, felizmente, a massacrante maioria formada por ótimas obras) desde Agosto do ano retrasado.

-> Comecei a ouvir várias bandas nos últimos 24 meses, as quais são provavelmente 80% das minhas prediletas: Joy Division, New Order (inclusive estive em um dos shows deles no Brasil no ano passado, o qual foi caracterizado por mim na época como o... "melhor dia da minha vida", rs), The Cure, Smiths, My Bloody Valentine, Primal Scream, Violeta de Outono, Los Hermanos, Ira!, Cansei de Ser Sexy, Oasis, Pavement, Stone Roses, Talking Heads, Smashing Pumpkins, Duran Duran, Chemical Brothers, Daft Punk, Prodigy, Blondie...

-> Quanto à política, estou cada vez mais convicto do que defendo, e mais livre e desimpedido para estudar as mais diversas opiniões e posturas. Minha migração para o pólo direito do espectro ideológico foi bem-sucedida e agradável. Quem diria, o garotinho que se auto-proclamava "socialista democrático" até as primeiras semanas de seus 15 anos já está há bastante tempo ligado aos libertários e liberais!

-> Fundei uma corrente filosófica em Setembro/06, o Anfisismo, com uma proposta de criar uma linha de pensamento que pudesse permitir uma relação entre idealismo, individualismo, perspectivismo, cinismo e existencialismo. Os "ismos" demonstraram-se menos sectários do que o esperado nesta fusão elaborada por mim. Confio em progressos no futuro de minha filosofia.

-> Consegui até passar no vestibular 2/2007 da UnB para Ciência Política, embora não pudesse entrar pelo fato de ainda não ter concluído o ensino médio. Acredito até que meus familiares, colegas e amigos ficaram mais felizes e contentes do que eu com o resultado. Ou a aprovação não é tão orgástica quanto aparenta ser, ou eu sou muito chato com estes pensamentos de que "não fiz mais do que a minha obrigação"!

-> Voltei a gostar de ler sobre videogames no início desse ano. Cheguei até a passar tardes inteiras conferindo estatísticas de vendas no VG Chartz. A Nintendo voltou ao topo, mas foi tão fácil que nem achei tão emocionante. Tudo bem que, frente a um PS3 com um preço abusivo e um X360 com os problemas das 3 luzes vermelhas, ficou fácil para o Wii crescer exponencialmente, mas esta 'guerra de consoles' começou menos equilibrada do que poderia ter sido.

-> Estou passando pela fase mais otimista e repleta de planos e sonhos de minha vida. Tudo vem ocorrendo de acordo com as minhas pretensões, e minha auto-confiança e força de vontade esmagaram supostos sofrimentos pelos quais eu teoricamente passaria nesta reta final de minha adolescência. De fato, o 17º ano de minha existência vem revelando ser tão fantástico quanto eu desejava que fosse.

Noto também que este texto foi um certo contraste ao tom mais auto-crítico e ácido de "Auto-consciência em momento oportuno". O que é compreensível, já que eu realmente precisava daquele tapa dado por meu superego antes de me recompor, rs.
Enfim, parabéns para você, Racio Símio! Que possamos comemorar mais aniversários nos próximos anos! Você é o diário/histórico/memorial de um período decisivo para Kaio Felipe, e seria excelente se continuasse o sendo. Quem sabe daqui a alguns anos você será reconhecido como "o registro do amadurecimento de um dos maiores pensadores do século 21", ou mesmo "um dos primeiros indícios da loucura egomaníaca que despedaçariam a sanidade de KF"?

 

Comentários:

 

 

Agosto já começou, e pelo q vc me disse a melhor parte do ano pra vc...

Bom, qql dia a gente se fala (ou não), mas seria legal =)


Superar a fase dos sonhos comunistas é difícil mesmo, mas eventualmente a mídia nos convence. Sempre há a esperança do "livre comércio" e do microcrédito realmente funcionarem.

Você devia ler Ana Karenina. Está, talvez, apenas atrás de Irmãos Karamazov, na minha opinião.

Parabéns :)


Postar um comentário

[ << Home]