[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

12 março 2007

Philosophia naturalis

Desde a quinta série eu já desconfiava que Física era uma matéria apaixonante, mas parece que fui adiando a confirmação dessa paixão através dos anos. O Ensino Fundamental só começa a ensinar Física na 8ª série (antes disso, eu até me arrisquei algumas vezes a ler alguma obra sobre o assunto, mas nunca entendia bulhufas, ou então não me esforçava o suficiente para isso). Quando tal matéria finalmente passou a ser ministrada para mim, meu interesse foi despertado, e eu lia vários livros didáticos (em especial um ótimo da editora Scipione, escrito por Beatriz Alvarenga e Antônio Máximo; nele, dava-se muito valor à parte teórica, parecia um livro de Humanas) e obtive boas notas na Filosofia Natural. tanto que, entre a oitava e o primeiro ano, consegui sete médias 100 consecutivas. Eu gostava muito de Mecânica e Termodinâmica, mas ainda estava entediado quanto à Eletricidade.
O segundo ano, definitivamente, foi um saco para o estudo da Física. Eu só estudava o suficiente para não passar vexame nas provas; não tive problemas graves no boletim (exceto um 70 no último bimestre), mas estava sem o mesmo afinco pela teoria como em tempos passados.
O "terceirão" veio para retificar esse empecilho. Interessei-me até pela parte elétrica, e comprei "A Dança do Universo" para me ajudar a ter um aprofundamento que eu não veria na sala de aula, até mesmo em razão da mentalidade pragmática e voltada para o vestibular. Saber mais sobre a vida de grandes pensadores, como Tales de Mileto, Pitágoras, Copérnico, Kepler, Galileu e Isaac Newton fez-me ter uma nova luz sobre as idéias e teorias dos mesmos, sem vê-las do mesmo jeito 'seco e frio' de antes. Mal posso esperar pela parte na qual lerei sobre a Física Moderna...
Aliás, terei prova de Física no próximo sábado, e posso até não tirar uma nota excelente, mas isso é o de menos - considero muito mais importante gostar de estudar e aprender a matéria do que conseguir bons desempenhos nas provas. Estes, aliás, virão a médio (ou, em alguns casos, até a curto) prazo, como uma mera conseqüência do interesse.
Quero terminar ainda nessa semana o livro do Marcelo Gleiser, mas não irei me apressar tanto na leitura - meu tempo está metodicamente organizado para que eu possa desempenhar as mais diversas atividades no meu dia-a-dia, mas isso não me dá o direito de extrapolar em algumas delas como eu fazia antes. Ou seja, nada de ficar passando as tardes inteiras deitado no sofá à tarde, comendo pipoca de microondas e vendo reprise de seriados velhos na Sony e na Warner, hehe.

Espero que esse meu interesse aparentemente amadurecido pelas Ciências da Natureza (ou 'As Exatas', como preferem dizer os vestibulandos) não seja apenas uma empolgação temporária, mas sim algo definitivo e que enobreça meu conhecimento. Minha prioridade como estudante não é simplesmente fazer o feijão-com-arroz (passar o ano, vestibular, emprego estável), mas sim buscar ampliar meu conhecimento durante todos os dias da minha vida. Não quero chegar aos 70, 80 anos arrependido por não ter ampliado meu leque cultural o bastante. Aproveitarei os meus "golden years" para iniciar tal 'jornada', portanto.

 

Comentários:

 

 

Ainda bem que voce deixou bem claro a sua posição egocêtrica nesse blog!Sabe, eu adimiro a coragem das pessoas que REALMENTE gostam de Física, pois a maioria deles vai chutando até onde der!

Ah! eu fico feliz com a Química mesmo, ela me deixa super satisfeita com os olhares agraciados da minha professora quando me entrega as notas.

Aliás, não, eu não vejo graça na Física, talvez tenha sido diferente se a professora não tivesse feito rombos nos meu anos letivos.

A Física é muito óbivia pra mim...não tem graça, eu me divirto brincando no laboratório de química mesmo.

OPSSSSSS esqueci que o blog é seu...escrevi demais*


Postar um comentário

[ << Home]