[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

28 fevereiro 2007

Answer

Sei que não há nenhuma lógica no que eu vou dizer, que esta é apenas uma opinião subjetiva... mas eu acho que já virou clichê, moda, estereótipo falar mal do Big Brother Brasil. Parte-se do preconceito de que quem assiste ao programa é alienado, manipulado e desligado da vida real. Será mesmo?
Eu sou a prova mais concreta de que trata-se de uma mentira essa idéia.
Não assistia ao programa com afinco desde a 3ª edição, a qual havia sido a última realmente interessante. Eu gostei desta porque ela é até divertida, uma boa distração para as minhas noites, depois que eu saio do computador. Gosto de analisar como as pessoas agem em uma convivência mais do que forçada, a personalidade (ou falta da mesma) de cada um, a carisma (ou, novamente, a falta dele) de cada confinado, além, claro, de me divertir vendo a desgraça alheia (aliás, esse é o principal motivo. O BBB é o melhor humorístico da Globo no momento, hehe).
É mais do que óbvio que a vida real proporciona tais coisas em doses cavalares, bem maiores que as dos reality shows - não é à toa que eles se chamam REALITY SHOWS, por serem uma representação (fiel ou manipulada) da realidade. E pensar que logo a MTV foi uma das pioneiras do formato, com o "Real World" lá nos anos 90...

Claro que a minha opinião não é muito válida, afinal, eu, como tantas vezes já disse aqui, sou auto-indulgente; nunca acho que estou errado. Se eu gosto de um programa de TV/livro/filme/banda/idiossincrasia, não há argumento sequer científico que me faça crer que ele (a) não tem algum pró ou vantagem compensadora; se eu não gosto, ele (a) pode ser unanimidade de crítica e público, mas eu sou cabeça dura o suficiente para não mudar de idéia a não ser que me seja apresentado um bom motivo para gostar.
Nem vou dar exemplos, pois cada texto do meu blog expõe isso descaradamente. Até porque se eu fosse um formador de opinião e tivesse argumentos embasados e inquestionáveis, eu não estaria escrevendo aqui no Racio Símio, mas sim trabalhando como colunista em NoMínimo!
Não que meu sonho de "carreira" seja ter uma coluna em um site/revista/jornal prestigiado e famoso, mas existem níveis de respeito a um blogueiro, e certamente o meu não é dos melhores. O que até bom, pois isso me concede uma liberdade criativa bem maior. Posso escrever merdas sem me preocupar com o que os leitores vão achar. Se eu fosse um cronista com uma fama ao menos razoável, não poderia ser tão subjetivo e egocêntrico, pois ficaria muito mais exposto às opiniões e aos julgamentos errôneos dos meus leitores, à pressão de sempre escrever bem, de nunca deixar de ter boa retórica e ironia aos montes... e eu não quero tais "obrigações", pelo menos não tão cedo.

Modéstia à parte, eu sou bom para falar, escrever e ler. Bom, mas não excelente, pois às vezes falo rápido, freqüentemente interrompo leituras porque não consigo me interessar muito pelo livro (por melhor que ele seja) e meus textos, como você está comprovando pela leitura deste, são criticáveis ao extremo (admito isso mesmo gostando muito deles, já que sempre os leio 4 vezes quando termino de postar, hehe). Mesmo com pequenas falhas, eu consigo ter um desempenho satisfatório nos três campos. "O segredo do sucesso?" Justamente o que algumas pessoas tanto condenam - a solidão.
Se eu fosse mais sociável, leria bem menos, minha oratória seria mais vulgar e meus textos seriam recheados de senso comum. Como, felizmente, isso não aconteceu, eu tive muito mais tempo dedicado a mim mesmo. Aprendi a ler e a escrever aos 3 anos de idade, e pratiquei tais constantemente e das mais diversas maneiras durante toda a minha existência.
Não há dúvidas de que eu fiz escolhas acertadas durante todos os meus 16 anos, não tenho nenhum arrependimento. Até coisas que eu considerava fracassos e fiascos até bem pouco tempo atrás, atualmente já não passam para mim de "meros acidentes de percurso que me instigaram a corrigir eventuais falhas". Precisei de 13 anos para começar a ouvir Beatles e decidir o meu futuro como universitário e trabalhador, mas tive a virtú, as coisas aconteceram na hora certa, no momento certo.
É óbvio que eu não sou um exemplo a ser seguido. Faça melhor proveito da sua vida. Não vá estudar latim e outras coisas extracurriculares; evite ler livros que não farão a mínima diferença na sua vida; esqueça o rock alternativo das décadas passadas; ignore a crença em um amor idealista/platônico/perfeito/romântico (é sério, eu sou meio que um "último romântico" em certos contextos! "Por trás de todo egocêntrico, existe um sujeito louco para amar alguém absolutamente, além de si mesmo."); seja indiferente quanto à política; jamais seja sóbrio e celibatário; e o principal: não se elogie tanto ao ponto de você desvirtuar totalmente um post que era sobre reality shows! Isso é uma tremenda "fuga ao tema"!
Até mais.

 

Comentários:

 

 

Rapaz, não diga estas coisas de "faça melhor proveito e não aja como eu". Dá uma lida neste texto aqui que você vai deixar de pensar assim: http://www.polzonoff.com.br/?p=508


Acredito que as pessoas perderam um pouco a noção da palavra clichê. Muito pelo contrário escrever sobre o BBB é que é clichê. Por que? Porque simplesmente todo mundo assiste.

Você se engana, escrever em uma grande mídia é uma grande irresponsabilidade. É um campo fértil ao egocentrismo, aos discursos apaixonados, a intolerância a opinião alheia e principalmente a parcialidade. Se quer ser neutro, emitir opiniões equilibradas e claras, continue escrevendo em seu blog.


a silvia ai disse tudo.
e eu to vendo isso no meu curso! o jornalismo imparcial nunca existiu...

e eu só não to asssitindo esse BBB pq eu sou cabeça dura. falei que não ia assitir de jeito nenhum. e pro meu azar (ou sorte) esse tá sendo um dos BBBs mais interessantes...


Adoro o BBB!!! ;)


Paulo Francis é leitura obrigatória para que segue por esse caminho, concordando com ele ou não, é um jornalista dos mais lúcidos, possui conhecimento de causa. Além de ser uma verdadeira enciclopédia ambulante.
Quem tem a pretensão de escrever deve, no mínimo, aprender a ler antes.

Suas críticas são ácidas, desprovidas de promiscuidades com instituições de qualquer tipo. Sim, o cara é irritante, muito irritante, porque não há assunto ao qual ele não tenha base para discussão.

É o tipo de polemista que faz falta, pois incomodava, e muito.


Postar um comentário

[ << Home]