[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

03 março 2007

Meanwhile, in the America...

Rudolph Giuliani (sim, ele, o destacado ex-prefeito de NY) , segundo uma notícia que eu acabei de ler no Terra, é o favorito para ser o candidato do Partido Republicano para as eleições de 2008.
Esta é uma ótima notícia, na minha opinião. Há grandes chances de, pela primeira vez em muitos anos, tanto democratas quanto republicanos terem candidatos interessantes. Me arrisco a dizer que a ultima oportunidade em que isso ocorreu foi em, pasmem, 1980, com Reagan e Carter disputando o cargo. Desde tal ocasião, quase sempre a agremiação de Kennedy teve presidenciáveis com os quais eu me simpatizei mais.
Não nego que gosto mais dos democratas, alguns dos meus presidentes dos EUA 'favoritos' eram de tal partido - Thomas Jefferson, Woodrow Wilson, Franklin Roosevelt, John Kennedy, Jimmy Carter, Bill Clinton... O discurso "left-liberal" deles me agrada quanto à preocupação com a área social e o maior respeito às liberdades individuais, apesar de que eu não concordo com algumas posturas econômicas deles, como o aumento dos impostos e o protecionismo.
Afinizo-me com os republicanos economicamente falando, em razão de sua retórica liberal e pouco intervencionista, mas politicamente são conservadores do tipo "sou careta, e daí?", antiquados, moralistas, belicistas e completamente despreocupados com o meio-ambiente (exceto o Schwarznegger lá na Califórnia, espero que mais partidários dele sigam tal tendência). Mesmo assim, alguns deles foram bons presidentes, como Abraham Lincoln e Ronald Reagan.
Os democratas, provavelmente, lançarão Hillary Clinton para a corrida presidencial do ano que vem. Gosto muito do discurso dela, e, ao que parece, ela anda atuando muito bem como senadora - e venceu o próprio Giuliani na corrida para o Senado de Nova York de seis anos atrás. Todos os escândalos pelos quais passaram os Clinton nos últimos anos não foram suficientes para despertar rejeição no eleitorado - felizmente, aliás, pois a vida privada do político não deve ser tão levada em conta quanto a pública, pelo menos para mim.
Caso tais pré-candidaturas sejam ratificadas, a eleição de 2008 promete bastante. Após a decepcionante Era Bush (que, a dois anos do fim de seu mandato, está com rejeição de 2/3 da própria população dos EUA), já estava mais do que na hora dos Estados Unidos da América terem um estadista que não fosse tão fraco ao ponto de ser execrado e desprezado pelo resto do mundo.

 

Comentários:

 

 

http://danfingerman.com/bush.html
hahaha. ri demais com isso.


fora republicanos! fora direitistas! fora centristas!
fora hillary que é mais conservadora do que parece...e obama imperialista em pele de cordeiro...
kucinich para presidente!!!!!


haha entendo...
bem como eu já fui "direitista" (comodista/conformista)...
acontece que hoje em dia ser um republicano passivo é quase como ser niilista...e quando são ativos (ainda mais em uma super potência) são altamente perigosos rs
os EUA precisa de alguém que governe não só pelo próprio país, mas pelo resto do mundo, ciente de toda a influência no mundo que já a um bom tempo não é tomada como positiva...
os EUA precisam de alguém como Dennis Kucinich que votou contra o Patriot Act, foi o único político eleito que deixou claro que não haviam evidências de armas de destruição em massa do Iraque na época da invasão e votou contra a escalação da guerra contra o Irã agora. Se eleito vai banir a pena de morte, a guerra contra as drogas, a privatização da segurança social, assinar Kyoto, educação e saúde universal de graça e restorar a fazenda familiar. Além de ter um histórico político e pessoal invejável.


haha
genial seu professor...isso é uma espécie de equilíbrio cármico socio-político (?) que acontece de tempos em tempos...me admira tratarem da "nova onda" liberal americana como se fosse a primeira...só espero que esta dure mais tempo...não pelo simples caráter de "diferente e moderno" que fazem tantos simpatizarem por ela...mas porque de fato os políticos partidários do burrico sempre tem projetos menos individualistas e mais diversificadas...e já que não somos americanos (ainda bem) só nos resta torcer pela vitória democrata nas próximas eleições (e enquanto der)...pode ter certeza que seremos melhor atingidos por isso (nós como brasileiros)...

p.s.-leio seu blog sempre que posso...seus textos são ótimos
abraços


Postar um comentário

[ << Home]