[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

01 outubro 2005

Radio, live transmission...

Mais uma música pro top 31 + 3:

-> Love Will Tear Us Apart
O maior clássico do Joy Division era inevitável na minha lista. Bateria perfeita, vocais magnifícos, letra triste (e que funciona como uma despedida do Ian Curtis), teclados bem melódicos... enfim, uma música que prende o ouvinte até o fade-out. Prova, de uma vez por todas, a importância do Joy Division na música mundial. Afinal, eles foram uma das poucas bandas em que todos os membros tiveram grande importância:

O produtor, Martin Hannet, que inovou com seu jeito de mixar, ao colocar a bateria e o baixo mais altos que a guitarra e os vocais. Bernard Sumner, que melhorou com o tempo na guitarra e virou, após o fim do JD, o líder da (também) grande banda New Order, a primeira de música eletrônica e influência básica para tudo que veio de eletrônico dali pra frente.
Peter Hook, baixista excepcional, responsável por riffs lendários como os de "Shadowplay", "Transmission" e "She's lost control"; Stephen Morris, um dos melhores bateristas de todos os tempos, que se aproveitou do ênfase dado ao seu instrumento e mandou ver, com destaque para as performances em "Isolation", "Love Will Tear Us Apart" e "Ceremony"; e, claro, ele, Ian Curtis, com seu vozeirão, os ataques epiléticos que influenciaram a "dancinha" de vários artistas do pós-punk, como Renato Russo e Morrissey, e seu jeito depressivo e pessimista de ser, que acabou gerando a morte do cara, em 1980, um dia antes da viagem para os EUA, aonde eles fariam a turnê que consagraria a banda.
A influência do Joy Division na música mundial é indiscutível. Até bandas indies de sucesso nos dias de hoje, como o Interpol, não negam a inspiração. E os caras do JD fizeram tudo isso em 3 anos e apenas dois LPs oficiais (sendo o segundo póstumo)... se bem que o New Order continuou a revolução, só que pelo caminho da música eletrônica.

And love, love will tear us apart again...

 

Comentários:

 

 

[ << Home]