[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

12 outubro 2005

Hoje é meu dia! Ou não?

Dia das crianças. Tenho 15 anos e ainda me considero criança, só pra ganhar presente. Sem querer ser arrogante, mas já sendo: acho que tenho uma mentalidade muito mais adulta e madura do que a maioria dos adolescentes da minha idade. Motivos não faltam. Vamos à 34971ª listinha do blog - por que eu sou mais evoluído que a maioria dos jovens de 15 anos:
1) Não considero Harry Potter e Código da Vinci como os melhores livros de todos os tempos. É até possível acreditar que existem pessoas que nunca leram ou mesmo ouviram falar de Dostoiévski, Orwell, Nietzsche ou Huxley, mas é foda ver o pessoal vangloriando literatura de consumo. A J.K. Rowling e o Dan Brown apenas usaram fórmulas mercadológicas e acessíveis ao povão, não há nada de sensacional em suas obras.
2) Eu adoro política, e tenho idéias relativamente convincentes e passo grande parte do dia debatendo sobre o assunto. Adolescentes normais abominam tanto esse assunto que acabam indo para caminhos bem tristes, como o petismo, ou o consumismo desenfreado, ou o comunismo acéfalo. De qualquer jeito, estão fadados à alienação.
3) O amor ao Rock. Contudo, não ao Rock das rádios, e sim ao alternativo. Fodam-se CPM, Avril Lavigne, Charlie Brown Jr. e suas atitudes posers, palavrões e pseudo-rocks, e Coldplay, Maroon 5, e os outros Pop sonolentos e com vocais medíocres e canções superestimadas. Rock bom é o punk de The Clash e Ramones, o progressivo de Mutantes e Pink Floyd, o Rock Pop perfeito dos Beatles, o grunge-indie de Nirvana e Pixies, o pós-punk de Smiths e Joy Division, o Rock britânico de Blur, Placebo e Stone Roses, a criatividade de David Bowie e Velvet Underground, a nostalgia de Franz Ferdinand e Interpol, entre tantos outros.
4) Eu não sou rebelde sem causa. Tenho minhas razões pra ser meio estressado e revoltado. Razões políticas, ideológicas e existenciais. Agora, eu vejo esses teenagers brigando com os pais pra ir em show do Babado Novo, pra ir na festa da amiga da amiga, pra ganhar dinheiro (e muito, levando em conta a mentalidade deles de quec quanto mais caro, melhor) pra comprar Nike Shox ou roupa de sei-lá-qual-a-marca... haja consumismo e pobreza intelectual. Pessoas que acham que ficar na moda é melhor do que ser autêntico e original não devem ser consideradas como alguém que valha a pena conversar. É sério.
5) Minha mentalidade para a escola. Não sou do tipo que apenas passa de ano. Eu gosto da escola. Aprender coisas novas, manter contato pessoal com várias pessoas, discutir idéias... tirando biologia, adoro todas as matérias. Não estudo que nem louco, como vocês já estão cansados de saber (de tanto eu repetir essa afirmação). Minha concepção de estudo é diferente da do jovem normal, que é "decorar como se faz os exercícios daquela porra de matéria, e ficar com nota acima da média". Pra mim, estudar é descobrir novas coisas, debater sobre ela com os professores e os colegas de classe, e sair da aula feliz por ter mais conhecimento (ou menos burrice). Não é algo formal e patético, e sim uma experiência de vida, um aprendizado.
Enfim, me entendam como um cara alternativo e com futuro, ou outro maluco auto-indulgente.

 

Comentários:

 

 

[ << Home]