[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

14 setembro 2005

Duendes e máquinas de ossos

Vocês já sabem que música é uma das minhas maiores paixões. Toda semana eu escolho uma banda pra ficar viciado (é sério!). Nessa semana, optei por Smiths e Pixies, sendo estes principalmente.
Gravei uma coletânea nova com as 31 melhores músicas do quarteto de Boston - é a quarta que eu faço em apenas sete meses (indecisão, já que sempre alguma tem que ser sacrificada pra não ultrapassar os 80 minutos do CD-R).
Pode parecer muito, mas não é, levando em conta que as músicas deles duram não mais do que 2 minutos e meio, salvo raras exceções, como "Where Is My Mind" (3'46), "Vamos" (4'20) e "Gigantic" (3'12). A melhor música dos caras é "Bone Machine" (3'02), e mostra o quanto uma banda alternativa pode soar sonoramente perfeita sem ser técnica - o riff de guitarra é perfeito e não sai do cérebro do ouvinte, a linha de baixo é incrível, a bateria é fenomenal e os vocais... sem comentários!
Aliás, o Pixies, sem exagero, é pra mim a melhor banda dos anos 80. Falo sério. Afinal, qual outra banda que surgiu naquela década fez um trabalho tão consistente quanto eles? Talvez os Smiths e o Joy Division cheguem perto, e um pouco abaixo, The Cure, Stone Roses, Titãs e Legião Urbana (afinal, o auge do Rock nacional foi a década de 80).
Claro, levando em conta que Nirvana e Blur é noventista, The Clash, David Bowie, Pink Floyd e Queen são setentistas, Rolling Stones são sessentistas. Se for só entre bandas oitentistas puras, Pixies é realmente a melhor. Se você duvida, baixe as 15 faixas a seguir. Se gostar deles, pegue mais 15 e faça a coletânea como eu, hehe (fazendo isso, eu me poupo de continuar justificando porquê essa banda indie é tão fenomenal - mas, já entrando no assunto, ENTENDAM UMA COISA - TODO O GRUNGE OU QUALQUER OUTRO TIPO DE ROCK ALTERNATIVO DOS ANOS 90 FOI INFLUENCIADO PELOS PIXIES ):
1 - Bone Machine / 2 - Where Is My Mind / 3 - Debaser / 4 - Here Comes Your Man / 5 - Monkey Gone To Heaven / 6 - Hey / 7 - Broken Face / 8 - Gigantic / 9 - Velouria / 10 - Vamos / 11 - River Euphrates / 12 - Alec Eiffel / 13 - Head On / 14 - Dig For Fire / 15 - Nimrod's Son

Obs.: Não deixem de conferir os reviews que eu fiz dos dois melhores discos deles Surfer Rosa e do Doolittle no meu outro blog, o The White Riot , ok?

 

Comentários:

 

 

[ << Home]