Há 25 anos, em 25 de Abril de 1994, o Blur lançou Parklife, um dos melhores e mais importantes álbuns britânicos dos anos 90. Foi o primeiro de vários discos da banda que alcançariam o 1º lugar das paradas inglesas, e representou o estouro definitivo do britpop - embora os primeiros passos do estilo já houvessem sido dados dois anos antes pelo próprio Blur, com o single "Popscene" (cuja letra debochada sobre a indústria musical parece uma herdeira de "Top of the Pops", dos Kinks).
Já escrevi sobre Parklife em 2014:
"Após apostar numa sonoridade genuinamente inglesa e em letras irônicas e sociológicas no álbum Modern Life is Rubbish, a banda deu prosseguimento a essa nova estética (e ética) em Parklife. O resultado foi um álbum criativo e eclético: temos a dance music 'Girls & Boys', o pop beatlemaníaco de 'End of a Century', o deboche à classe média londrina de 'Parklife' e 'Tracy Jacks', o romantismo desiludido de 'To the End', a psicodelia de 'Far Out', o hardcore de 'Bank Holiday' e, por fim, a épica 'This is a Low'."
O que eu teria a acrescentar?
1. Phil Daniels (ator principal do filme Quadrophenia, baseado no álbum homônimo do The Who e retrato dos mods, uma das inspirações estéticas do britpop) foi convidado pelo Blur a cantar em "The Debt Collector", mas Damon Albarn achou que esta canção ficava melhor como instrumental, então Phil acabou emprestando seus vocais para os versos da faixa-título. Deu tão certo que ele aparece no clipe e foi convidado para cantar Parklife em várias ocasiões, inclusive nas turnês de 2009 e 2012/13.
2. Embora a proposta de escrever letras baseadas no cotidiano britânico fosse uma continuidade em relação a Modern Life, Parklife adiciona um olhar mais aguçado, por vezes cáustico - e isso será levado às últimas conseqüências no álbum seguinte, The Great Escape. Ex.: "London Loves" ("London loves / The way people just fall apart / London loves / The way you just don't stand a chance"), "Jubilee" ("He not keen on being like anyone else / So he just plays on his computer games") e, de forma mais melancólica, em "End of a Century" ("Sex on the TV / Everybody's at it / The mind gets dirty / As you get closer to thirty").
3. "This is a Low" foi gravada na última sessão de estúdio antes da finalização do álbum. O produtor Stephen Street disse à "Uncut" em 2009 que foi esta faixa que levou Parklife a outro nível, graças à inspirada guitarra de Graham Coxon e à bela letra de Damon.