[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

17 abril 2019

Hey, must be a devil between us or whores in my head



17 de Abril de 1989: neste dia, os Pixies lançaram a sua segunda obra-prima: Doolittle.

Após o imenso sucesso de crítica de Surfer Rosa, principalmente na Inglaterra, a banda resolveu gravar um sucessor que mantinha a fórmula do álbum anterior (canções curtas com versos calmos e refrões furiosos + letras sobre violência, sexo, morte e temáticas bíblicas), mas a aperfeiçoava até seu limite. Em entrevista para a revista Uncut em 2004, o produtor Gil Norton (que também trabalhou em Ocean Rain, do Echo and The Bunnymen) relata que buscou, junto do vocalista e guitarrista-base Black Francis, clarificar estilisticamente a dinâmica sonora "loud-quiet-loud" (que inclusive é o nome de um documentário sobre a banda). 
Francis estava particularmente inspirado naquela época, e colocou no álbum pelo menos seis das canções mais famosas dos Pixies: os singles "Monkey Gone to Heaven" (repleta de simbologia religiosa: "If man is five, then the devil is six, then God is seven") e "Here Comes Your Man" (sonoridade extremamente pop e cativante), além de "Debaser" (eletrizante faixa de abertura que cita Luis Buñuel e cuja dinâmica Kurt Cobain admitia ter inspirado "Smells Like Teen Spirit"), "Wave of Mutilation" (que meses depois foi regravada em uma versão lenta e acústica, a qual realçou sua letra mórbida), "Hey" (a guitarra de Joey Santiago garante momentos inesquecíveis) e "Gouge Away" (uma no mínimo inusitada interpretação da história de Sansão e Dalila).


Doolittle, contudo, é um disco tão consistente que todas as outras nove faixas também são espetaculares. "Tame" é de uma tensão sexual palpável; "I Bleed" tem como destaque tanto a linha de baixo de Kim Deal quanto o seu backing vocal; "Dead" é um elo com a estética crua de Surfer Rosa; "Mr. Grieves" é um empolgante reggae; "Crackity Jones" é a mais acelerada - e curta - do álbum; a divertida "La La Love You" conta com vocais do baterista David Lovering; "No. 13 Baby" é a composição mais sofisticada, com direito a um coda de quase 2 minutos; "There Goes My Gun" retoma o clima sombrio; e "Silver", composta por Francis e Deal, é uma faixa country com atmosfera desoladora.
Os B-sides dos singles também possuem várias canções de alto nível que poderiam perfeitamente ter entrado no álbum, em especial "Into The White", que conta com ótimos vocais de Kim Deal e uma bateria notável.
Doolittle manteve o êxito entre os críticos, mas também foi um relativo sucesso comercial: o álbum alcançou o top 10 na Inglaterra (e, duas décadas e meia depois, conseguiu disco de platina) e seus dois singles foram top 5 nas paradas de rock alternativo nos EUA, onde superou a marca de 1 milhão de cópias às vésperas de seu 30º aniversário. 
A turnê de divulgação do álbum, contudo, marcou o início da desintegração da banda, com o crescente choque de personalidades - mas também estético - entre Black Francis (que chegou a fazer uma turnê solo) e Kim Deal (a qual lançaria, no ano seguinte, o primeiro álbum dos Breeders). Doolittle encerra, portanto, a melhor fase dos Pixies, a qual deixou frutos em várias bandas de rock alternativo nas três décadas seguintes; além do supracitado Nirvana, o legado deles se estende sobre Radiohead, PJ Harvey, Weezer, The Strokes etc.


 

Comentários:

 

 

[ << Home]