Up, down, turn around, please don't let me hit the ground
"Everything's Gone Green" (81) é literalmente uma faixa de transição, pois foi a última a ser produzida por Martin Hannett (produtor dos tempos de Joy Division), e a primeira a usar intensivamente os sintetizadores; destaque para o ritmo dançante da bateria.
"Temptation" (1982) é talvez a canção mais característica do New Order, com melodia ensolarada e uma letra levemente melancólica, ainda que certamente mais otimista do que as feitas por Ian. Bernard finalmente perde a timidez para cantar. A versão compilada em Substance é uma regravação de 87, bem superior à original.
"Blue Monday" (1983) é uma das músicas mais dançantes de todos os tempos, e foi um sucesso imediato nas paradas. Ao misturar influências de Donna Summer, Giorgio Moroder e Kraftwerk com uma letra repleta de ressentimento e um uso criativo dos sintetizadores, ela inspirou toda a música eletrônica posterior, desde o synthpop até o techno. "Blue Monday" ainda soa atual, tal como um clássico futurista.
"Confusion" (83) é a primeira parceria com o DJ nova-iorquino Arthur Baker. Mais uma que foi regravada especificamente para Substance, e também ficou melhor do que a primeira versão.
"Thieves Like Us" (1984) tem uma longa introdução instrumental, e é uma das canções mais românticas do New Order.
"The Perfect Kiss" (1985) atinge vários momentos sublimes ao longo de seus mais de oito minutos de duração. A irreverente letra beira o nonsense, e a parte com barulhos de sapo é sensacional.
"Sub-culture" (85) é uma versão remixada de uma canção do álbum Low-life. São tantos efeitos que por vezes parece que o CD está pulando. A letra versa sobre solidão e frustração sexual.
"Shellshock" (1986) entrou na trilha sonora de A Garota de Rosa-Shocking (Pretty in Pink), e novamente temos dois minutos de introdução, além de um refrão empolgante.
"State of the Nation" (86) tem uma vibe oriental, e seus versos têm mais conteúdo social do que a média das canções do New Order.
"Bizarre Love Triangle" (86) é a canção que introduziu muita gente (inclusive eu) ao NO, seja pela sua presença constante em festas Anos 80 ou pelo cover acústico do Frente. Tanto sua letra quanto sua melodia são inesquecíveis.
"True Faith" (1987) foi o carro-chefe de Substance (conseguindo as melhores colocações até então do New Order nas paradas inglesas e americanas) e antecipa a sonoridade que o conjunto adotará nos próximos anos. Seu divertido clipe contribuiu para a crescente popularidade da banda.