[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

26 dezembro 2010

Sobre livros e posts

1. O que ganhei de presente de D.M. Cap.? Dois livros que "me" comprei: "O Cânone Ocidental" (Harold Bloom) e "A Vida Intelectual" (Antonin Sertillanges).
O primeiro é uma longa obra de crítica literária na qual o autor procura mapear os 26 autores fundamentais da literatura do Ocidente. Do Bloom, já li o interessante "Onde encontrar a sabedoria?" em 2007. Será, no entanto, que sua mais conhecida empreitada contra a "Escola do Ressentimento" foi bem-sucedida?
Quanto ao padre Sertillanges, é um escritor que eu não conhecia, mas como a obra tinha uma sinopse interessante e faz parte da coleção Biblioteca Clássica da editora É Realizações (a mesma que publicou "O Trivium"), fiquei curioso e resolvi comprar.
2. Na segunda-feira passada, terminei de ler "As Regras da Atração". Aproveitei para rever o filme. Este é um dos posts que pretendo fazer entre 27 e 31/12: uma análise deste romance. Spoiler alert: a versão cinematográfica, embora seja bem porra-louca, é menos sombria e pesada que o texto original de Easton Ellis.
3. Um dia depois, comecei a leitura de "Doutor Fausto" (Thomas Mann). Talvez terminarei de ler a 1ª metade ainda amanhã, então é provável que ele também será dissecado em uma de minhas próximas postagens. Já posso ir adiantando que estou adorando esse livro! Serenus Zeitblom e Adrian Leverkühn já estão, pelo menos por enquanto, no mesmo patamar de vários personagens da "Montanha Mágica"!
4. Outros textos que pretendo escrever para Racio Símio nos próximos cinco dias: I - Uma retrospectiva de 2010, provavelmente o melhor ano de minha vida (se bem que ainda tenho minhas dúvidas... 2007 e 2008 também foram ótimos); II - Assim como no ano passado, farei vários "top 5": melhores canções do ano, melhores discos e melhores bandas que descobri em 2010 (talvez serão necessárias algumas menções honrosas...); III - Planos para o ano que vem (há quem chame isso de "resoluções", mas procurarei dar um tom menos vago ao meu planejamento).

 

Comentários:

 

 

[ << Home]