[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

03 novembro 2009

A Loucura Sentimental

É uma história meio confusa, mas vou tentar explicá-la.

Antes de mais nada, uma breve introdução. Meu nome é Júlia, tenho 19 anos e estudo Relações Internacionais na UNICOS (na verdade, majoritariamente faço matérias de Letras e Economia, mas isso não vem ao caso).
5 meses e meio atrás, César, meu melhor amigo, começou a namorar uma garota chamada Cristine, a quem apelidamos de "strawberry girl" em razão da música homônima do Siouxsie and the Banshees.
O problema é que, de certa maneira, ele refletiu o platonismo que sentia por mim em sua namorada. Em outras palavras, embora sempre a tratasse por Cristine, inclusive quando entre amigos(as), ele escrevia textos chamando-a de Júlia. É algo do tipo "minha amada se equipara ao meu ideal romântico, a algo que antes eu considerava intangível". Estranho, não?
Não foi a primeira vez que ele fez isso; o mesmo tinha acontecido com as pobres coitadas da Melissa e da Flor, que tiveram que aguentar esse Werther ambulante projetando suas utopias femininas nelas.
Eis a complicação: ele gostava muito dela, mas amava a idéia que fazia dela. Porém, não foi uma paixão tão contemplativa quanto as outras quatro ou cinco que já teve, pois ele tomou a iniciativa quando precisou - ou pelo menos se deixou levar quando usualmente não deixaria. A despeito de todas as brigas e complicações, o namoro César-Cristine foi repleto de momentos genuinamente felizes, e de fato houve atração não apenas psicológica, mas também física. Enfim, existiram reciprocidade, cumplicidade e companheirismo na relação dos dois, e não um, digamos, "unilateralismo platônico".

A trama se complicou quando eu também comecei a delirar. Talvez porque também estava absurdamente apaixonada pelo César, eu comecei a achar que ele estava namorando a mim (sic), que eu estava no lugar de Cristine. O fato de que ela é colega minha; e, por sermos confidentes, ela vivia me contando detalhes de seu relacionamento, afinal jamais imaginaria que sua interlocutora gostava de seu namorado. Isso me fez enlouquecer mais ainda, pois eu me imaginava em situações que ela passara com ele. O Post-silence foi a expressão literária de como ele e eu, de uma maneira intermediária, nos amamos nesses últimos meses. Ele, idealizando Cristine como se fosse eu; quanto a mim, colocando-me no lugar dela.
As coisas começaram a ir longe demais quando tanto eu quanto ele começamos a adulterar os diálogos que nossos 4 melhores amigos escreviam sobre nós. César colocava "Júlia" onde estava "Cristine", e eu fazia o mesmo quando envolvia conversas nas quais estive presente. Leiam, por exemplo, o menos-ambíguo-do-que-parece What ever happened.
O mais bizarro de tudo é que eu e ele quase não nos falamos nesses 5 meses e meio! Foi um distanciamento estranho, para dois amigos que não se desgrudaram nos últimos 3 anos.

Enfim, tudo acabou na semana passada, quando ele e a Cristine brigaram em uma viagem acadêmica na qual eles, eu e o Henrique fomos. Em meio às palestras e festas, as diferenças de personalidade e os problemas mal resolvidos dos dois alcançaram patamares que não podiam mais ser superados. Para piorar, houve um lance meio "bizarre love triangle", sobre o qual até não me sinto à vontade de comentar.

Eu e César voltamos a nos falar nesse fim de semana, e aos poucos ele vem se recuperando da separação - e eu, da correspondência mental e silenciosa (pois também reservei-a à minha produção textual) a esse delírio romântico. Deixei claro para ele o quanto essa amizade é importante para mim, mas também que não estamos em condição de ter um relacionamento mais avançado. Ainda não somos maduros e equilibrados o bastante. Só no momento em que ele deixar de me tratar como um pedestal, e eu parar de ter medo de amar alguém, nós poderemos pôr um final (feliz) a essa tensão melodramática.
Enquanto isso, empresto-lhe meu recém-adquirido "Alta Fidelidade", enquanto ouço uma coletânea dos Smiths que ele gravou para mim meses atrás. Stop me if you think you've heard this one before.

 

Comentários:

 

 

"bizarre love triangle" auehauheuaheuaehua boa!


Sensacional, principalemnte pra quem te acompanha mo twitter.


Postar um comentário

[ << Home]