[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

15 novembro 2007

Discurso para o Diclassetadas de amanhã

É com muito orgulho que estou aqui para representar os meus colegas de 3º ano. Estamos finalizando um ciclo de nossas vidas, mas este não é um momento para despedidas, e sim para comemorarmos a chegada de uma nova etapa. Etapa esta que há de se iniciar em 2008, quando entraremos na pós-adolescência, e passaremos a lidar com um novo mundo de possibilidades, descobertas e progressos.
Estou convicto de que acertamos ao escolher o Colégio Classe para cursar o ensino médio. A escola nos ofereceu inúmeras oportunidades de enriquecimento intelectual e cívico. Não foram poucos os Cafés Filosóficos, os Multitemas, os Painéis de Notícias, os Cineclasses, os Biodebates e até mesmo os saudosos Luzes da História que eu considero inesquecíveis. Todas as equipes de todas as áreas realizaram um trabalho respeitável, humano, sempre instigando os alunos a adquirirem mais conhecimento.
Somos personalidades das mais heterogêneas que se encontraram. Foram muitas conversas produtivas, debates, divagações... Intrigas também, mas nada que uma boa dose de indulgência não resolvesse.
A atmosfera do colégio nos motivou a ter consciência da autodeterminação para os estudos; a não sermos robôs comandados pela supostamente inquestionável autoridade do corpo docente; a desenvolvermos a autonomia, a flexibilidade e a independência.
Todos os três passos foram fundamentais. Durante o 1º ano, começamos a lidar com novas responsabilidades, que exigiram de nós mais maturidade. No 2º, em meio a um ano de transição e inseguranças, pudemos fazer um exame de consciência, ao repensar atitudes e, quem sabe, a própria existência. E agora, no 3º ano, que estamos a encerrar, sacrifício e definição foram palavras de ordem. Foi o momento em que mais nos dedicamos aos estudos, na expectativa de que tal aplicação venha a valer a pena.
Em 2008, ao adentrarmos no campus da universidade para a qual formos aprovados, seja ela a UFG, a UnB, a USP, a UNICAMP ou outra, o sentimento de vitória nos acompanhará. Talvez alguns de nós jamais voltarão a se encontrar pelo resto de nossas vidas. É o caminho natural, afinal fizemos nossas escolhas: curso, universidade, carreira, ambições. Resta-nos seguir em frente, portanto.
Não farei agradecimentos em específico, até porque precisaria de muito tempo para enaltecer os seres humanos incríveis com que convivi no último triênio. Provavelmente não me esquecerei dessa geração que tanto me marcou. E a festa nunca termina; prossigamos com o Diclassetadas!

 

Comentários:

 

 

[ << Home]