[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

21 outubro 2007

Um campeão de Asgard

Acertei praticamente todas as previsões do meu "bolão" da F1 no post passado. Räikkönen venceu a prova, e Fernando e Hamilton quase bateram na primeira curva. Com uma combinação de resultados das mais inesperadas - o espanhol em terceiro e o britânico em sétimo -, coube à Ferrari selar o destino de Kimi, ao fazer o jogo de equipe e deixar Massa em 2º e o finlândes com a vitória.
Vi pela internet afora muitos comentários bobos de pessoas que não gostaram do resultado. Alguns alegavam que Räikkönen não merecia ser campeão; outros ainda diziam que Felipe Massa agiu como um pau mandado, comparando-o com Rubinho nos tempos de Schumacher. É óbvio que tais críticas são refutáveis.
1. Kimi já foi vice-campeão em duas oportunidades. Em 2003, sua regularidade quase tirou o caneco de Michael Schumacher (o placar final dos pontos foi de 93 a 91) - e olha que ele só venceu uma corrida naquele ano! Dois anos depois, sua McLaren teve problemas em três corridas que ele liderava (San Marino, Europa e Alemanha), e isso lhe custou o titulo, o qual foi obtido por Alonso. De quebra, em 2007 ele foi um piloto que emplacou uma série de ótimos resultados na segunda metade do campeonato, com 9 pódios (sendo 5 vitórias) em 10 corridas. Além disso, foi o que mais chegou em primeiro: 6 vezes. Por um bom tempo, no entanto, isso foi insuficiente para ultrapassar os dois pilotos da McLaren na classificação, mas ele permanecia coladinho neles na pontuação. A reviravolta veio justamente no derradeiro GP do ano.
2. Felipe esteve em condições de disputar o título durante quase todo o campeonato, mas a Ferrari falhou em pelo menos 3 ocasiões (Hungria, Itália e Japão), e isso lhe custou a chance de ser campeão. Com o quarto lugar garantido e o contrato renovado, qual o problema em fazer o possível para ajudar o colega de equipe? Ele mesmo já dizia em entrevistas que colaboraria com Räikkönen se este ainda tivesse alguma chance de ser campeão, até porque o piloto da Finlândia faria o mesmo na situação dele. Como a prova em Interlagos ofereceu uma combinação favorável, Massa auxiliou seu colega, já consciente de que isso não só lhe daria moral na equipe, como também geraria uma dívida de gratidão para o 'ice man'. Quem sabe o favor não poderá ser retribuído em 2008?

A temporada desse ano foi a mais emocionante da Fórmula 1 desde, hã... poxa, realmente faz tempo que a categoria não teve um campeonato tão equilibrado e tenso. A comparação que poderia ser feita é com 86, quando a Williams, mesmo tendo os dois favoritos ao título (Piquet e Mansell), não soube disciplinar a disputa de egos durante a temporada, e ainda teve o azar de os pneus de Nigel estourarem, o que obrigou Nelson a trocar os seus e perder a vitória (e o campeonato) para Alain Prost.
Hamilton e Alonso passaram boa parte do campeonato se desentendendo, e o clima de instabilidade na McLaren foi agravado pela denúncia (e comprovação) de espionagem. Os dois ainda conseguiram errar na hora H: o espanhol bateu no GP japonês, e Lewis cometeu erros infantis na China e no Brasil. Resultado: dividiram o vice-campeonato, com apenas 1 ponto atrás de Kimi, e ainda terão que correr ano que vem com os carros de números 22 e 23, pois a equipe foi a última colocada no campeonato de construtores em razão da punição da FIA pelo escândalo já citado.
Já Kimi Räikkönen fez justiça à tal frieza que a imprensa adora lhe atribuir, e foi o terceiro campeão vindo de terras nórdicas. Antes dele, Keke Rosberg (1982) e Mika Hakkinen (1998 e 1999) já haviam faturado o Mundial de F1. Pode-se até dizer que ele não tem carisma, mas isso é apenas um detalhe perante à sua competência - e, claro, virtú. Parabéns para a dupla da Ferrari, que conseguiu superar as trapalhadas feitas pelo próprio time, garantindo o título graças a um oportuno 'team work'.

Obs.: Fico triste pela fraca temporada de Barrichello. Ele completou 15 das 17 provas, mas não pontuou em nenhuma delas. O carro da Honda realmente deixou a desejar em 2007, sendo absurdamente lento. Espero que as coisas mudem no ano que vem, quando ele poderá quebrar o recorde de corridas disputadas, o qual pertence a Riccardo Patrese (256).

 

Comentários:

 

 

Kimi é um excelente piloto, mas fiquei surpreso com a imaturidade do Negro Veloz. Mas, lendo seu blog, lembrei-me de quantas vezes o Professor foi vice-campeão antes de sua carreira tão vitoriosa. Prost perdeu um título por 0,5 ponto. A Finlândia é o país da F1.


Postar um comentário

[ << Home]