[Meu Facebook] [Meu Last.FM] [Meu Twitter]


 

 

Kaio

 

Veja meu perfil completo

 

 

 

 

18 abril 2006

Considerações kaionistas - parte 1

Pauta do dia - A ROBOTIZAÇÃO DOS ALUNOS

Nota-se uma discrepância no sistema educacional privado do Brasil (nossa, que início onipotente! Gostei) - a negação do indivíduo, e o principal motivo para isso é o vestibular. Viramos criaturas que se preocupam excessivamente com números e resultados, e chegou-se a um ponto em que ou nos adequamos a isso, ou estamos fadados a ir pra fila do desemprego.
Viramos monomaníacos por estudar - robôs sem sentimentos, cuja "assistência técnica" são os professores. Só nos importamos com o sucesso profissional, este passou a ser um valor mais importante que a individualidade e a criatividade. Qualquer fuga dessa realidade é mal vista, o maniqueísmo "alunos que passam em vestibulares / alunos que não passam" chegou ao ápice.
Se eu fosse apontar o principal motivo para isso, seriam, muito provavelmente, as próprias escolas particulares. São elas que financiam a permanência dos vestibulares, e burocratizaram a mera passagem do aluno de Ensino Médio para a faculdade. O modelo americano de entrevista com os reitores e testes que são apenas parâmetros (e não a "peneira" que seleciona) é bem mais interessante, mas os tupiniquins preferem continuar com essa tecnocracia, afinal, no século XXI, a técnica superou a principal função da escola: a transmissão de conhecimento.
A globalização é um "capitalismo comunista", pois homogeneizou tudo, ao invés de facilitar a circulação de idéias e informação. Nisso, a esquerda venceu a direita, por incrível que pareça - o coletivo e o suposto 'bem-estar' esmagaram a liberdade de cada um.
Estudamos inúmeras coisas objetivas (e inúteis) na escola: nas ciências humanas, a informação e o senso comum superaram a formação e o bom senso; nas exatas, a teoria é mais valorizada que a prática; e nas biológicas, detalhes e notas de rodapé valem mais do que o pleno entendimento dos estudantes.
Não se preocupem - tudo isso que eu citei é em nome de uma "democracia nefasta", afinal, somos todos uma massa de manobra, meros tijolos no muro. No muro do sistema educacional falido que é o do nosso querido Brasil, a república dos bananas. E quem ousa levantar a voz contra isso? Ninguém, afinal é mais bonito dizer que é punk ou comunista do que realmente levantar-se do sofá e fazer algo pelo mundo. Que sejamos felizes nesse admirável mundo novo do século 21.

 

Comentários:

 

 

Como disse meu professor hj: "Escola para as massas"
Isso, ele disse pra escola pública, mas, sem querer por mta praticidade nessas coisas, o que importa mesmo, e todo mundo sabe é ganhar dinheiro, sinto muito aos sonhadores de plantão q ainda esperam seu talento ser desenvolvido na escola, e sinto mais ainda pelos desinteressados, q so ficam zuando em ves de estudar, sabe, nao é chatice, é apenas o obvio, ou estuda ou padeça no mundo, pq tenha certeza, o governo nao vai te ajudar em mais nada.


Sinceramente, eu não acho que os estudantes, pelomenos a maioria, está realmente pensando em números, e aprovações. É o que eu vejo até o segundo ano do ensino médio, onde aparentemente o medo de um vestibular ainda não apareceu... Concordo que esse sistema de aprovações é bárbaro e amedrontador, e que sim, as escolas particulares contribuem para seu longo futuro. O que fazer ?!? Se rebelar contra os números ou correr em busca de um emprego melhor ??! É a lei da sobrevivência, que os outros que deixem o vestibular pra lá... Meu futuro eles já escreveram !!


Hey! Eu (acho que) tinha postado aqui... não vou repetir o que escrevi.
Mas a verdade é que mesmo indiretamente as coisas se voltam pro vestibular, pois os professores, ao invés de ensinar a base dos assuntos corretamente, ficam usando aqueles macetes decorativos.


Postar um comentário

[ << Home]